Parte Eléctrica e Electronica

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:
eletrico Escreveu:
flamingo Escreveu:electrico, é preciso que entendas uma coisa: desse jeito eu tenho corrente no aquecimento apenas com a chave na ignição, certo? . ...
errado.
se tens três condições para ter um sinal porque e que ade ser só com a chave eu faço te um desenho só por gentileza.
Imagem
eletrico,
sinal a partir da chave não serve. posso ter a chave ligada e o motor parado, logo o combustivel também parado, por isso não interessa.

sinal a partir da lampada de pressão de oleo também não serve, com o motor a trabalhar esta só acende se não tiver oleo ou se não tiver pressão de oleo, por isso também não interessa.

sinal a partir de um relé paralelo à bobine do motor de arranque também não interessa. a bobine do motor de arranque só é alimentada quando se põe o carro a trabalhar, depois fica sem corrente.

sobre a luz da lampada da bateria é o mesmo que a de pressão de oleo, por isso também não serve.

eu preciso é de conseguir corrente positiva para alimentar a bobine do relé, mas que essa corrente apenas exista com o motor a trabalhar, só com o motor a trabalhar é que eu garanto que o combustivel está em circulação...
por ultimo, se perceberes porque é que eu utilizei aquela valvula/termocontacto fixada no aquecedor que fiz, começas a perceber o que eu preciso aqui para este projeto...

red, força nisso. logo que me seja possivel espero ir a um eletricista auto aqui para esclarecer tudo o que preciso, tim tim, por tim tim...
um abraço...

bem flamingo ainda tens muito a aprender de electricidade ,eu não falo de sinais isolados mas de condições conjuntas que geram um sinal.

o primeiro conjunto de sinais e o que uso no equipamento do meu carro e garanto-te que não falha,mas garantir para que ....

com respeito a lâmpada da bateria e o local por excelência para tirares o sinal para o que tu queres isto e,se percebesses só um cadinho de electricidade porque para tua informação ,esta lâmpada acende com corrente depois da chave que e interceptada por um contacto fechado de um rele que liga quando o alternador gera corrente.para perceberes melhor ,eu disse que existe um rele que liga quando o gerador esta a gerar corrente,mais que isto e só perca de tempo mas tudo bem quando uma pessoa usa todos os argumentos para dizer que não da, fazer o que ....
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

njay Escreveu:as bombas de combustível só estarão a trabalhar quando há combustível a circular, pelo que, se não precisares de muita corrente, podias usar o fio da alimentação positiva que vai para uma dessas bombas.

nota: com um fusível entre a bomba e o teu circuito para não parar a bomba se houver um problema no teu circuito.
mas tanto quanto eu conheço, apesar de só trabalharem com o motor em marcha, logo que se liga a chave ficam alimentadas, quer trabalhem ou não. mas não esqueças que isso é assim nos carros a gasolina e em alguns a diesel. a minha carrinha não tem nada disso...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

e só tens sinal no relé do aquecimento quando o motor está em marcha???
eletrico, quando for a um eletricista auto logo vejo se é assim como dizes...
já agora o meu circuito também não falha e não precisei desses sinais todos...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu:e só tens sinal no relé do aquecimento quando o motor está em marcha???
eletrico, quando for a um eletricista auto logo vejo se é assim como dizes...
já agora o meu circuito também não falha e não precisei desses sinais todos...
pergunta um eletricista auto e depois diz aqui
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

flamingo Escreveu:(...)mas tanto quanto eu conheço, apesar de só trabalharem com o motor em marcha, logo que se liga a chave ficam alimentadas, quer trabalhem ou não. mas não esqueças que isso é assim nos carros a gasolina e em alguns a diesel. a minha carrinha não tem nada disso...
nos diesel não sei, mas nos a gasolina ela tipicamente liga mas apenas por 1 ou 2 segundos, para encher a régua dos injectores de gasolina de modo a ser mais fácil o motor pegar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:.............
pergunta um eletricista auto e depois diz aqui
eletrico, eu nunca te respondi mal a nada, nunca!!! e se ignorei algo que disseste, é porque entendi que o comentario não servia, ou porque tive outras respostas mais bem fundamentadas. se desse resposta a todas as mensgens que vão sendo colocadas no forum, aos poucos o forum ficava entupido, e cheio de comentarios sem valor aparente, ou cheio de smiles coisa que eu evito utilizar... falo quando entendo que devo ou quando o meu comentário possa ser util, coloco post quando me parece relevante ou de utilidade.
tendo em conta o teu anterior comentario, ficas com o teu conhecimento e sabedoria e eu fico com a minha, ok?

um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

njay Escreveu:....................
nos diesel não sei, mas nos a gasolina ela tipicamente liga mas apenas por 1 ou 2 segundos, para encher a régua dos injectores de gasolina de modo a ser mais fácil o motor pegar.
nos a gasolina há carros, mecânicas mais antigas, em que a dita bomba era mecânica e não eletrica...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

flamingo a questão nada tem que ver com sabedoria ...mas sim com duvidas... pois quando não sabemos perguntamos e se perguntamos e se nos respondem porque sempre havemos de por em causa? e bom lembrares-te que este tópico foi aberto por ti assim isso mostra que haveria alguma dificuldade com o assunto.como tal quando aparece alguém a tentar ajudar porque ades tentar contradizer? pelo que sei ate nem e a tua área. posso não ter sido muito correcto no poste anterior mas quando fases uma pergunta como fizestes e depois dizes que vais perguntar a outro o que esperavas que te dissesse ? gostas quando alguém te pede para fazer um trabalho e diz "faz a tua maneira" e tu ate sabes fazer e fazes de boa vontade e com gosto e quando volta te diz "não percebes nada disso tenho e de dar isto para fazer a outro"? eu pessualmente não gosto.para que possas ter uma ideia já ando nisto da electricidade a quase vinte anos e não e a ligar interruptores e tomadas eu sempre trabalhei na área industrial e isso da-me uma ampla margem de trabalho.de qualquer forma se preferes que não faça comentários tudo bem, podes ficar descansado que não te vou atrapalhar mais.fica bem.

há e boa sorte para o teu projecto
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Njay »

flamingo Escreveu:
njay Escreveu:....................
nos diesel não sei, mas nos a gasolina ela tipicamente liga mas apenas por 1 ou 2 segundos, para encher a régua dos injectores de gasolina de modo a ser mais fácil o motor pegar.
nos a gasolina há carros, mecânicas mais antigas, em que a dita bomba era mecânica e não eletrica...
muito antigas, já não deve haver muitos. o carro do meu pai é de 1995 e já tem injecção electrónica.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:flamingo a questão nada tem que ver com sabedoria ...mas sim com duvidas... pois quando não sabemos perguntamos e se perguntamos e se nos respondem porque sempre havemos de por em causa? e bom lembrares-te que este tópico foi aberto por ti assim isso mostra que haveria alguma dificuldade com o assunto.como tal quando aparece alguém a tentar ajudar porque ades tentar contradizer? pelo que sei ate nem e a tua área. posso não ter sido muito correcto no poste anterior mas quando fases uma pergunta como fizestes e depois dizes que vais perguntar a outro o que esperavas que te dissesse ? gostas quando alguém te pede para fazer um trabalho e diz "faz a tua maneira" e tu ate sabes fazer e fazes de boa vontade e com gosto e quando volta te diz "não percebes nada disso tenho e de dar isto para fazer a outro"? eu pessualmente não gosto.para que possas ter uma ideia já ando nisto da electricidade a quase vinte anos e não e a ligar interruptores e tomadas eu sempre trabalhei na área industrial e isso da-me uma ampla margem de trabalho.de qualquer forma se preferes que não faça comentários tudo bem, podes ficar descansado que não te vou atrapalhar mais.fica bem.

há e boa sorte para o teu projecto
tens razão eletrico, tens toda a razão... as minhas desculpas pelo ocorrido.
olha, eu nem sequer sou capaz de distinguir eletricidade industrial de eletricidade automovél. pra mim é tudo o mesmo, mas cá me arranjo á mesma...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

caríssimos participantes desta discussão.
vou apresentar aqui o que penso sobre o assunto em discussão e que não corresponde ao tema deste tópico.
é absolutamente saudável, e faz parte da condição humana, que quando conversamos nem sempre estamos de acordo no total ou em parte do assunto em discussão.
em primeiro lugar quero dizer que o facto de ser moderador não me retira os defeitos que também tenho tal como todos vós, mas a minha experiência diz-me que esta busca de " onde está a culpa" em nada contribui para o esclarecimento de dúvidas que é o objectivo desta discussão.
temos aqui pessoas, tal como eu e todos os outros, com valor e estou a ver que está-se a gastar as teclas para reafirmar as diferenças, e somos todos diferentes, em vez de as aceitar e tolerar, às vezes custa um bocadinho e fica o orgulho ferido mas tem que ser.
pedir desculpa mesmo sabendo que se tem razão é um acto que revela nobreza de carácter e humildade, que só não serve quando há apenas dois intervenientes numa discussão.
neste caso há milhares de olhos que todos os dias lêem as afirmações aqui postadas, esses sim é que são o grande júri e é perante esse publico que o bom ou mau feitio vai ficar escarrapachado, por isso vou pedir que ponham uma pedra sobre o vosso desacordo e falem apenas do que é necessário.
como já disse, este foi o texto que tentei arranjar para que ninguém fique sentido, não sei se fui feliz nos meus intentos, o futuro o dirá.
ficaria satisfeito se assistisse aqui a um aperto de mão com sinceridade.
vou aqui, publicamente, pedir desculpa pela minha intromissão na vossa discussão e de vos estar a maçar com este meu mau feitio.
podem contar sempre comigo para que os nossos popós continuem a andar oleados.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:caríssimos participantes desta discussão.
vou apresentar aqui o que penso sobre o assunto em discussão e que não corresponde ao tema deste tópico.
é absolutamente saudável, e faz parte da condição humana, que quando conversamos nem sempre estamos de acordo no total ou em parte do assunto em discussão.
em primeiro lugar quero dizer que o facto de ser moderador não me retira os defeitos que também tenho tal como todos vós, mas a minha experiência diz-me que esta busca de " onde está a culpa" em nada contribui para o esclarecimento de dúvidas que é o objectivo desta discussão.
temos aqui pessoas, tal como eu e todos os outros, com valor e estou a ver que está-se a gastar as teclas para reafirmar as diferenças, e somos todos diferentes, em vez de as aceitar e tolerar, às vezes custa um bocadinho e fica o orgulho ferido mas tem que ser.
pedir desculpa mesmo sabendo que se tem razão é um acto que revela nobreza de carácter e humildade, que só não serve quando há apenas dois intervenientes numa discussão.
neste caso há milhares de olhos que todos os dias lêem as afirmações aqui postadas, esses sim é que são o grande júri e é perante esse publico que o bom ou mau feitio vai ficar escarrapachado, por isso vou pedir que ponham uma pedra sobre o vosso desacordo e falem apenas do que é necessário.
como já disse, este foi o texto que tentei arranjar para que ninguém fique sentido, não sei se fui feliz nos meus intentos, o futuro o dirá.
ficaria satisfeito se assistisse aqui a um aperto de mão com sinceridade.
vou aqui, publicamente, pedir desculpa pela minha intromissão na vossa discussão e de vos estar a maçar com este meu mau feitio.
podem contar sempre comigo para que os nossos popós continuem a andar oleados.
red estou completamente de acordo com tudo o que dizes.ja expliquei as razões do meu comportamento.não vou acrescentar mais nada.ainda não disse que não estava mais disponível para ajudar.so não respondi ao ultimo poste do flamingo não foi para o desconsiderar ,mas sim para tentar parar com o assunto.por mim tubo bem.
flamingo Escreveu: tens razão eletrico, tens toda a razão... as minhas desculpas pelo ocorrido.
olha, eu nem sequer sou capaz de distinguir eletricidade industrial de eletricidade automovél. pra mim é tudo o mesmo, mas cá me arranjo á mesma...
flamingo não há problema de maior simplesmente agradecia que não não contestes logo a partida as coisas explora-as primeiro e depois se vê no que da ,se precisares continuo a estar disponível só depende se que queres ajuda ou não.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por RED BARON »

electrico.
interpreto a tua mensagem como uma mão estendida para o flamingo, vamos esperar pela participação do flamingo para encerrar a discórdia.
espero que tudo corra pelo melhor.

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por xptosempre »

ola a todos li este topico todo e estou de acordo com o eletrico, mas ha ainda uma solução não explorada e pode ser usada pelo flamingo, como sabem a tenção nominal de uma bateria carregada são 12v, e quando está a ser carregada, tem aos seus terminais aproximadamente 13,5v, ou mais, e isso só acontece quando o motor esta em marcha, e só desce deste valor se a corrente pedida pelo circuito for mais alta que a dada pelo alternador, possivelmente até existem relés desses, não sei, se quiserem que faça um circuito eletrónico é só pedir, é muito simpes

um abraço

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

xptosempre Escreveu:ola a todos li este topico todo e estou de acordo com o eletrico, mas ha ainda uma solução não explorada e pode ser usada pelo flamingo, como sabem a tenção nominal de uma bateria carregada são 12v, e quando está a ser carregada, tem aos seus terminais aproximadamente 13,5v, ou mais, e isso só acontece quando o motor esta em marcha, e só desce deste valor se a corrente pedida pelo circuito for mais alta que a dada pelo alternador, possivelmente até existem relés desses, não sei, se quiserem que faça um circuito eletrónico é só pedir, é muito simpes

um abraço
xptosempre
o principio que descreves e correto.ha algum tempo atraz tive um problema com o alternador do meu carro.a parti dai montei um amperímetro,pelo que tenho visto a bateria carrega em media em cerca de 1 minuto de dia e em 2 de noite em media.acontece porem que este tempo e o tempo em que o motor esta fora do relamtim ,pois quando em relamtim carrega pouco ou quase nada.tambem no arranque a tenção dada pela bateria baixa drasticamente e por isso que quando damos a chave tudo se apaga no carro.o que medi ate aqui foi a intensidade não a tenção.agora a questão e se baixar o debito do alternador e continuar a tenção não baixa? e se baixar corres o risco de quando o motor estiver ao relantim por períodos mais prolongados ,de que o circuito indique motor parado? nota não estou a contestar a tua ideia ,simplesmente estou a juntar a ela a experiência que tenho observado.cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por xptosempre »

eletrico Escreveu: xptosempre
o principio que descreves e correto.ha algum tempo atraz tive um problema com o alternador do meu carro.a parti dai montei um amperímetro,pelo que tenho visto a bateria carrega em media em cerca de 1 minuto de dia e em 2 de noite em media.acontece porem que este tempo e o tempo em que o motor esta fora do relamtim ,pois quando em relamtim carrega pouco ou quase nada.tambem no arranque a tenção dada pela bateria baixa drasticamente e por isso que quando damos a chave tudo se apaga no carro.o que medi ate aqui foi a intensidade não a tenção.agora a questão e se baixar o debito do alternador e continuar a tenção não baixa? e se baixar corres o risco de quando o motor estiver ao relantim por períodos mais prolongados ,de que o circuito indique motor parado? nota não estou a contestar a tua ideia ,simplesmente estou a juntar a ela a experiência que tenho observado.cumprimentos
sim em principio pode acontecer, até porque este circuito consome alguma corrente, mas não tem que acontecer, aliaz, se acontece-se, estando muito tempo ao relentim, correria-mos o risco de o carro parar por falta de bateria, não estou a ver isso acontecer, mas é fácil testar liga um voltímetro também.

existe mais uma questão que se poderia colocar (corrijão-me se estiver errado),que potencia poderia fornecer um alternador de um carro ao relentim? na minha opinião quase máxima porque a poli da cambota é umas 4x maior que a do alternador ou seja , se estiver a 800rpm o alternador está a umas 3200, que se não estou em erro,já é uma rotação boa para o alternador.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

xptosempre
e pena que não tenho nenhum voltímetro para baixa tenção e o multímetro e a prova de esquecidos (desliga sozinho quando esta muito tempo sem actividade).tenho ainda outra dificuldade estou sem pendura por agora e conduzir e fazer registos ao mesmo tempo não da (porque para fazer um ensaio capaz tem de ser com teste de estrada em diversas circunstancias ,dia ,noite ,etc).daqui por um mês já devo ter pendura se te der para esperar posso tentar depois.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por xptosempre »

o que disse foi mais uma forma de expressão no meu carro tenho os 13.5v ao relenti e com luzes ligadas, mas inda vou confirmar melhor, posso estar errado.
ja agora um circuito que ligaria um contacto seco de um rele com 13.4v (um pouco no limite)
Imagem

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por Eletrico »

xptosempre Escreveu:o que disse foi mais uma forma de expressão no meu carro tenho os 13.5v ao relenti e com luzes ligadas, mas inda vou confirmar melhor, posso estar errado.
ja agora um circuito que ligaria um contacto seco de um rele com 13.4v (um pouco no limite)
Imagem
o esquema e bem simples mas para o caso de não haver certeza da tenção correta podia ser usada em alguma parte do circuito uma resistencia regulável para poder calibrar ?(não sei se a tenção e igual em todos os carros ,assim terias hipótese de com um único equipamento cobrir uma ampla gama de casos )


estava-me a esquecer de uma coisa mesmo sem voltímetro da para ter uma ideia do que se passa em termos de tenção.e assim para controlar a tenção da bateria e dar informação ao autómato que tenho no carro tive que criar um pequeno circuito onde tiro um sinal de tenção (são duas resistências em série uma com 680oms e outra com 320 nas pontas alimento a 12vdc e do meio e o sinal para o autómato) acontece que após o arranque a tenção fica por volta de +/- 11.5vdc entre 1 a 2 minutos depois com alternador em carga maxima da 12.5vdc e se não abusar de consumo passado mais algum tempo passa a 13vdc assim ja da para teres uma ideia.

cumprimentos
Última edição por Eletrico em quinta abr 03, 2008 11:41 pm, editado 1 vez no total.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Parte Eléctrica e Electronica

Mensagem por hynek »

red baron Escreveu:caríssimos participantes desta discussão.
vou apresentar aqui o que penso sobre o assunto em discussão e que não corresponde ao tema deste tópico.
é absolutamente saudável, e faz parte da condição humana, que quando conversamos nem sempre estamos de acordo no total ou em parte do assunto em discussão.
em primeiro lugar quero dizer que o facto de ser moderador não me retira os defeitos que também tenho tal como todos vós, mas a minha experiência diz-me que esta busca de " onde está a culpa" em nada contribui para o esclarecimento de dúvidas que é o objectivo desta discussão.
temos aqui pessoas, tal como eu e todos os outros, com valor e estou a ver que está-se a gastar as teclas para reafirmar as diferenças, e somos todos diferentes, em vez de as aceitar e tolerar, às vezes custa um bocadinho e fica o orgulho ferido mas tem que ser.
pedir desculpa mesmo sabendo que se tem razão é um acto que revela nobreza de carácter e humildade, que só não serve quando há apenas dois intervenientes numa discussão.
neste caso há milhares de olhos que todos os dias lêem as afirmações aqui postadas, esses sim é que são o grande júri e é perante esse publico que o bom ou mau feitio vai ficar escarrapachado, por isso vou pedir que ponham uma pedra sobre o vosso desacordo e falem apenas do que é necessário.
como já disse, este foi o texto que tentei arranjar para que ninguém fique sentido, não sei se fui feliz nos meus intentos, o futuro o dirá.
ficaria satisfeito se assistisse aqui a um aperto de mão com sinceridade.
vou aqui, publicamente, pedir desculpa pela minha intromissão na vossa discussão e de vos estar a maçar com este meu mau feitio.
podem contar sempre comigo para que os nossos popós continuem a andar oleados.
...altamente de acordo......
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”