Nossas experiências resultados com OV...

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.



Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Nossas experiências resultados com OV...

Mensagem por Tó Miguel » domingo jul 16, 2006 5:54 pm

agora falando das nossas experiências resultados com ov.
como já havia postado anteriormente o meu discovery 200, actualmente anda a 90% de ov e 10% de gasolina.
o resultado tem sido notoriamente melhor, pois atinge a temperatura ideal mais rápido e noto uma melhor resposta do motor.

agora fica aqui o quadro, para que todos possamos mostrar as nossas experiências e resultados:

marca: land rover

modelo: discovery 200 tdi

1.força do carro - melhor

2.poder de desenvolvimento - melhor

3.arranque a frio - igual

4.cheiro – farturas e churros.

5.consumo - igual

6.estilo – muito melhor gasóleo todos põem.

7.barulho do motor – melhor (depois de quente)

8.desgaste das peças – ainda é cedo para falar, portanto (???)

9.temperatura do motor – melhorou em relação aos 100% ov (levava muito tempo a aquecer)

10.km percorridos com óleo vegetal “ov”- num total de 1500 km:
a) 50% ov e 50% gasóleo - 600 km.
b) 100% ov - 500 km (com o carro de origem, para quem faz pequenos trajectos não é ideal, quando meter o sistema de pré aquecimento, volto a tentar).
c) 90% ov e 10% gasolina - 400 km (para mim é o melhor, com o carro de origem é o que mais se assemelha ao bio diesel).
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16



inside
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 05, 2006 9:03 am
Estado: Desligado

Mensagem por inside » quarta ago 02, 2006 9:34 am

boas,

tas a usar oleo usado ou oleo novo?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » quarta ago 02, 2006 11:27 am

boas
uso óleo novo neste país, se não formos nós a produzir o usado, sai mais caro, não sei porquê.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


inside
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 05, 2006 9:03 am
Estado: Desligado

.

Mensagem por inside » quarta ago 02, 2006 11:52 am

boas, estou atentar lavar oelo usado mas é complicado..qual é o preço que compras o oleo usado? o preço melhor que encontrei foi no continente a 0.55 cent.

eu tenho um merceddes 300d de 1979 e queria começar a usar seja o k for pa poupar dinheiro, e para mandar para o #$%& os lobbies do petroleo, poeque isto ta impossivel e so piora.

achas qua é na boa expermientar no meu motor 30% oleo vegetal novo e 70 % gasoleo, so pa começar, e sem fazer nenhuma adaptação?

cumprimentos
filipe amorim

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » quarta ago 02, 2006 11:59 am

parece que o teu mercedes é de injecção indirecta mas aguenta sempre 50%.
eu nunca usei oleo usado, só uso óleo novo, que se consegue por 66 ou 70 centimos o litro é necessário andar a pau com as promoções. o ultimo que comprei era da marca aro 2€ cada 3litros.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


inside
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 05, 2006 9:03 am
Estado: Desligado

Mensagem por inside » quarta ago 02, 2006 2:25 pm

humm entao se for mesmo injecção indirecto não aguenta mais de 50%?

é que me tinham dito que op meu motor é dos melhores para usar estes oleos, em termos de problemas..

em relação ao óleo relamente ja vi promoções dessas que falas..mas no continente o oleo tre-ge ou ve ge,, ou coisa assim..que custa apenas 0.55..é isso..é procurar e mais nada..

mas vou tentar saber mais pormenores sobre o meu motor.
abraço
filipe amorim

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » quarta ago 02, 2006 7:31 pm

mete já os 50% e investiga depois, para saber se podes ir parta mais
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...
Estado: Desligado

Mensagem por Fry » quarta ago 02, 2006 7:56 pm

???????????????????????? não percebi esta!!!!!!!!!!!
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » quarta ago 02, 2006 8:51 pm

"mete já os 50% e investiga depois, para saber se podes ir para mais"

eu qureia dizer para mais...e não parta mais...esta lingua portuguesa..
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


inside
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 05, 2006 9:03 am
Estado: Desligado

.

Mensagem por inside » quinta ago 03, 2006 4:36 pm

ehe curti essa..vou ver entao o que é que meu motor 3000 diesel de 1979 aguenta..pk ele é um bebado..


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am
Estado: Desligado

oleo vegetal Mercedes 123 220d

Mensagem por mtavares » sábado ago 26, 2006 2:13 am

ola!

acabei hoje a 1º experiencia com 25% de oleo vegetal, quando a receita tava acabar no deposito o carro comecou a fazer fumo !

sobre o cheio, nota-se alguma coisa, quando estou para ou faço marcha atraz.

o fumo desapareceu quando acrescentei mais 17 litros de gasoleo ao deposito, e tenho agora mais 5 litros pra fazer a mistura com 5 oleo e a gasolina e o oleo de 2t.

ab mtavares

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » sábado ago 26, 2006 11:32 am

não há nada no mundo melhor que a exprimentação, foi assim que o homem evoluiu
continuação de bons testes tavares
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


inside
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 05, 2006 9:03 am
Estado: Desligado

boas

Mensagem por inside » segunda ago 28, 2006 9:14 am

eu no mercedes 300d tou a usar cerca de 30% de oleo e noto ke as vezes ele soliça um pouco..e se vou na via rapida a 90/kmh e ponho em ponto morto o carro vai abaixo.. mas isso deve-se resolver com uma afinação..nao?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » segunda ago 28, 2006 1:35 pm

sim deve de ser afinação porque até aos 50% de ovd não se nota nada
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve
Estado: Desligado

Mensagem por padrinho » segunda ago 28, 2006 1:41 pm

ca para mim deves estar com o filtro de combustivel entupido.
tambrm pode ser so uma afinação na abertura dos injectores.
boas experiencias.
abraços do padrinho
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms


inside
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jul 05, 2006 9:03 am
Estado: Desligado

.

Mensagem por inside » segunda ago 28, 2006 2:32 pm

boas
exacto..eram essas duas variaveis que eu tinha em mente..vou ver como aquilo esta d dp mando noticias.

por menos fumo no nosso ar..ou pelo menos um fumo melhor.

abraço e obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL
Contacto:
Estado: Desligado

Mensagem por Tó Miguel » segunda ago 28, 2006 2:35 pm

sou da mesma opinião só pode ser isso
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


scoorpy
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 30, 2006 10:33 am
Localização: Coimbra
Estado: Desligado

A minha experiencia!

Mensagem por scoorpy » quarta ago 30, 2006 6:28 pm

olá pessoal!
sou de coimbra, comecei agora e venho partilhar!!

voltei de férias no fim de semana passado, com baterias recarregadas, e novas ideias na cabeça.

pelo meu primo rui tomei conhecimento do vosso fórum. já vinha bastante incentivado, e depois de passar 5 horas a pesquisar e a ler tudo o que encontrei aqui, ponderei experimentar! comecei no domingo! agora relato a minha experiência!!


a minha máquina:

marca: seat
modelo: cordoba sport 1.4 tdi
ano: set 2005
cilindrada/potência: 1422 / 75
bomba injectora: bosch edc 15
km no inicio da experiência: 37330

nota:
o manual de instruções informa que o motor pode consumir biodiesel sem nenhuma alteração.

dica:
motores volkswagon, ver bomba injectora aqui:
http://www.madabout-kitcars.com/kitcar/kb.php?aid=240


decidi começar por uma mistura de 20% oleo vegetal + 80% diesel!
comprei óleo no jumbo do dolce vita em coimbra. não tinha marca, era o mais barato, em garrafões de 3 litros, custando 2,09€. abasteci 20,00€ de diesel na galp do calhabé, ficando com aproximadamente 22 litros de diesel. entornei para o depósito, com um funil, os 6 litros de óleo que tinha acabado de comprar, e estava feito! fiquei com 28 litros de combustível, a 21%!!

adianto que depois de pesquisar o mercado encontrei os seguintes preços em coimbra:

lidl coimbra
marca: alvolino 0,79€

carrefur fórum coimbra
marca: finóleo 0,79€

jumbo dolce vita coimbra
marca: óleo alimentar 0,71€

continente coimbra shopping
marca: por do sol 0,69€

pingo doce coimbra
marca: euro shopper 0,69€

desde o dia 27 de agosto, já percorri mais de 370km, e ainda tenho mistura para mais 200km, visto que o meu motor é bastante económico!

a experiência está a ser positiva, e no próximo abastecimento vou alterar a mistura para 40%-ovd-60%.


alguém quer comentar ou dar uma dica extra?

um grande abraço!
Cordoba 1.4 TDi 75cv 2005
Bomba Injectora Bosch EDC 15
27 Agosto 2006
1º Depósito = 20%-OVD-80%


karlitos
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
Estado: Desligado

Mensagem por karlitos » quarta ago 30, 2006 7:20 pm

a minha máquina:

marca: seat
modelo: cordoba sport 1.4 tdi
ano: set 2005
cilindrada/potência: 1422 / 75
bomba injectora: bosch edc 15
km no inicio da experiência: 37330

nota:
o manual de instruções informa que o motor pode consumir biodiesel sem nenhuma alteração.
nao te esqueças que oleo vegetal directo nao é biodiesel.. nao confundas... eu a ti nao abusava de oleo directo nesse motor, inda por cima porque esses motores 1.4 de 3 cilindros os injectores ja encravam com gasoleo, quanto mais com oleo... e olha que substituires injectores num carro desses até doi...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2134
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu
Estado: Desligado

Mensagem por hynek » quarta ago 30, 2006 10:38 pm

scoorpy,
o karlitos tem razão quanto aos injectores. na minha máquina (land rover discovery 300 tdi) ando experimentar várias misturas. tenho um kit de aquecimento nos tubos de chegada aos injectores (neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc). a penúltima mistura foi 95% do ovd (usado+filtrado) e 5% da gasolina 95. com esta mistura, passado alguns dias, comecei notar um ruído suspeito. fiz uma verificação de afinação das válvulas, estava tudo ok. então desmontei os injectores e verifiquei a atomização, estava ok. a pressão da abertura dos injectores é 180 bar. mesmo assim passava-se qualquer coisa com os injectores (o preço de um injector original anda nos 90 €, sem marca 60 €). no depósito ainda estavam uns 40 l da mistura, adicionei 20 l de gasóleo e passado alguns 100 km (na autoestrada) o ruído desapareceu e está tudo ok.

na minha opinião o ovd tem, entre outros, um inconveniente que altera as suas características em contacto com o calor e o ar. solidifica, torna-se uma espécie de cola. por isso vou passar a adicionar pelo menos 10% de gasóleo para impedir a solidificação do ovd e a obstrução dos injectores (do cilindro que se desloca com a pressão e permite a passagem do combustível para os orifícios de atomização). no caso de um kit com 2 depósitos isso não acontece, pois o motor pára com o gasóleo no circuito bomba-injectores.

quanto aos motores tdi, parece-me que até 30% de ovd não precisa da adaptação, acima disso precisa pré-aquecimento, no mínimo até 70 ºc (a bomba injectora não deve ultrapassar estas temperaturas por razão de dilatação). isso também depende das temperaturas exteriores. no verão as misturas do ovd podem ser mais altas, no inverno mais baixas.

aconselho comprar um filtro de combustível de reserva. quando o motor começar perder a potência nas rotações mais altas, o filtro estará a ficar colmatado e terá de ser substituído (o ovd liberta as impurezas que contém o gasóleo e que estão depositadas no sistema).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”