Nossas experiências resultados com OV...

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

o gasóleo normal congela a -5 ºc (negativos). o de inverno aguenta mais frio - no centro da europa é, julgo, -30 ºc. muitos motores tem equipamento standart para aquecimento do combustível (uma peça no filtro). ouvi falar de pessoas que tiveram problemas destes cá em portugal. a solução era a tal peça de aquecimento do filtro.

recentemente me foi oferecido o filtro completo com suporte e com esta peça. vou montá-la brevemente e fazer as experiências. queria montar este aquecimento também na saída do depósito. depois relato.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


pinokiu
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta set 08, 2006 8:34 pm

m

Mensagem por pinokiu »

ola gostaria de esclarecer umas coisas
1º mercedes antigo era o carro que eu queria comprar nao o que avariu
2º o que avariou foia nissan
minha idade-37
ja que alguns me confundiram com um miudo.
o meu objectivo e ajudar as pessoas nao de desestabolizar o furum
muito menos de confundir as pessoas
desculpem se vos confundi


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

creio que existem aditivos para reduzir o ponto de congelação do gasoleo, como a gasolina por ex. o que sucede é exactamente o que sucede com o oleo a uma temperatura superior (infelizmente) como a viscosidade aumenta na razão inversa da temperatura, o gasoleo deixa de passar no filtro, provocando sobreesforço na bomba de injecção e arranques mais difíceis. isto não é novo para nós, só que sucede a uma temperatura mais baixa. os filtros com permutador acoplado também são conhecidos e estão referenciados nos nossos linques. as peugeot e os umm têm filtros destes de série e devem poder encontrar-se nos sucateiros. o problema está no metal de contacto que, em corroendo, provoca a contaminação do gasoleo com água e o esvaziamento do fluido de refrigeração, qualquer dos dois causa a ruína do motor, conforme o [***************] advertiu.
aqui vai a referencia: http://www.roulemafleur.free.fr/centpourcent.htm existe ainda outra com pormenores mais detalhados e indicando aspectos a ter em conta e vedantes que não resistem, mas não encontro agora...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

europecon - componentes para kit ov em portugal

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 1930#11930
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

faria
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 29, 2006 4:35 pm

Mensagem por faria »

boas...

hinek, a fazer span nos posts do forum??? inda + sendo moderador??
ao que tenho ouvido por aki, publicidade a produtos comercializados por menbros, sò nos classificados... já vi "meio forum" cair em cima de um membro por muito menos que isso...
________
AbRRaço

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve

Mensagem por padrinho »

pois é....
o exemplo deve sempre de vir de cima.......
afinal as regras são ditadas por.....
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

bem, se tiveram oportunidade de seguir esse link, podem verificar que é um link para os classificados deste forum e não é só tipo vendo isto por tanto e quem dá mais, mas é um documento bastante esclarecedor sobre os kit's, seus componentes, sua função, etc. tanto quanto sei não existe uma informação tão abrangente por aqui. dá uma orientação bastante boa e clara a quem faz perguntas neste forum. já que estou a dar me uma trabalheira de tratar essa informação toda, acho que pode ser útil para todos e qualquer um pode beneficiar dela. optei por não fragmentar a informação e pôr tudo junto, nos classificados e fiz links a partir dos tópicos que referem ou recomendam o uso dos kit's.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve

Mensagem por padrinho »

ok, agradeço a informação e acho-a bastante util, so que quando abri o mail assustei-me com a quantidade de mensagens referentes a respostas a topicos, quando abri era sempre a mesma msg.
abraços e vai relatando mais.
era bom saber uma estimativa de preços para montagem dos referidos kits ou tempos de montagem para o caso de adquirirmos e não sermos comidos nuima oficina qualquer.
abraços
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

desculpem lá o susto, não me apercebi disso.

quanto ao tempo de montagem de um kit completo, segundo europecon este tempo vai desde 20 a 40 horas, sendo média de 30.

cá para mim eu acho algo exagerado. vou tentar esclarecer melhor.

eu pessoalmente quero montar uns kit's para saber exactamente o trabalho e horas necessárias. aliás tenho condições todas para fazer a montagem.

eu posso, eventualmente, assegurar a montagem no centro e arranjo quem a pode fazer noutras zonas do país.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

padrinho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 129
Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
Localização: Faro/Algarve

Mensagem por padrinho »

30 horas????????????? fs...........
se for a 15 euros a hora da 450€.....
è nais caro que o material....
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

não há duvida que com a temperatura a baixar e não foi muito, para que tem mono tanque, andar além dos 50% de ov e se ainda por cima faz percursos curtos como eu devo dizervos que acredito que estamos a danificar alguma coisa ou motou ou componentes.
actualmente 50% ov novo e 50% gasóleo.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

mono tanque é pra esquecer
e quem faz pequenos percursos tb nao compensa!

mas vale ter um carro a gpl ...


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

mtavares Escreveu:mono tanque é pra esquecer
e quem faz pequenos percursos tb nao compensa!

mas vale ter um carro a gpl ...
com os 50% ov penso que está a funcionar, mas se não funcionar aumento a % de gasóleo
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


ovidio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 27, 2016 2:03 pm

Re: Nossas experiências resultados com OV...

Mensagem por ovidio »

Boa tarde ao forum,

Gostaria, se possível, que alguém me desse uma explicação para uma anormalidade (considero eu) acerca de uma factura exorbitante que recebi da EDP. Instalei recentemente uma bomba de calor para aquecimento central, visto que para águas sanitárias uso painéis solares. Esta é a minha questão; pedi à EDP que aumentasse a minha potência eléctrica de forma a "aguentar" com a bomba de calor. A bomba em questão é uma Technibel, modelo PHRT9, monofásica, com uma potência calorífica de 9,24 kW. Deixei a trabalhar 24 h/por dia no mês de Fevereiro para ver se tudo estava de acordo com o fornecedor. Este mais tarde programou a mesma para ter horas de vazio e horas de funcionamento. Ora, para meu espanto, recebi uma factura de electricidade no valor de 488€!!! Pergunto, isto é uma situação normal??? Se for, então a instalação de uma bomba de calor fica mais dispendiosa do que uma caldeira a gasóleo. Por favor, esclarecem-me sobre este assunto. Obrigado.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Nossas experiências resultados com OV...

Mensagem por hynek »

ovidio Escreveu:Boa tarde ao forum,

Gostaria, se possível, que alguém me desse uma explicação para uma anormalidade (considero eu) acerca de uma factura exorbitante que recebi da EDP. Instalei recentemente uma bomba de calor para aquecimento central, visto que para águas sanitárias uso painéis solares. Esta é a minha questão; pedi à EDP que aumentasse a minha potência eléctrica de forma a "aguentar" com a bomba de calor. A bomba em questão é uma Technibel, modelo PHRT9, monofásica, com uma potência calorífica de 9,24 kW. Deixei a trabalhar 24 h/por dia no mês de Fevereiro para ver se tudo estava de acordo com o fornecedor. Este mais tarde programou a mesma para ter horas de vazio e horas de funcionamento. Ora, para meu espanto, recebi uma factura de electricidade no valor de 488€!!! Pergunto, isto é uma situação normal??? Se for, então a instalação de uma bomba de calor fica mais dispendiosa do que uma caldeira a gasóleo. Por favor, esclarecem-me sobre este assunto. Obrigado.
Olá, este poste está no sítio errado, coloque-o antes aqui:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 31&t=16671
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”