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atencao scoorpy ,

Enviado: quinta ago 31, 2006 1:28 am
por mtavares
ola scoorpy

cuidado com as misturas do oleo nesses motores novos.

ve a receita do sr torres, que adiciona oleo 2t para ajudar na lubrificacao da bomba injectora.

recorda-te, que o oleo vegetal tem uma viscosicade muito diferente do gasoleo , na alemanha só está aprovado o uso de oleo vegetal quando existe um equipamento que aqueça o oleo, antes de este entrar na bomba injectora e no filtro do gasoleo. as bombas injectoras de hoje, estao desenhadas pra gasoleo e nao oleovegetal. o sr.diesel fez um motor completo pra oleo vegetal e nao gasoleo. hoje saofeitos pra gasoleo e nao oleo.
eu apenas fiz uma experiencia porque o meu mercedes tem uma bomba bosch em linha com autolubrificação, como poderás ver no forum automoveis.

tem alguem aqui no forum que aconselha a fazer a mistura do oleo com o gasoleo + gasolina + oleo2t, antes de meter no deposito, mas uma mistura forte durante 10 minutos, o gasoleo andar aos saltos com o oleo, nao é muito interresante, faz a experiencia numa garrfa de litro e meio , sem misturar fortemente e com agitacao leve. ao fim de 10 horas nota-se diferenças.
para fazeres um agitador basta um pequeno ferro de vigas de cimento, dobrar a ponta e acrescentar um berbequim.

no meu carro por vezes cheira mais a torresmos e outras mais a pipocas, isto pk a mistura foi feita dentro do deposito de gasoleo, estou á espera de acabar com esta mistura e ver o que dá depois de limpar o deposito do gasoleo.

ab a todos
mtavares

Enviado: quinta ago 31, 2006 3:34 pm
por scoorpy
olá rapazes.

eu li bastante este forúm antes de experimentar a mistura 20%ovd + 80%diesel, e comprendo que o curcuito de combustivel tem que ser devidamente aquecido. aproveito para dar os parabens ao hynek pela simplicidade do kit!

estou a projectar o meu prórpio kit, mas todas as dicas são importantes, até porque tenho muito pouca experiencia com motores diesel.


tenho estas duvidas:

usando um processo de aquecimento do oleo, posso utiliza-lo a 100% no depósito?

alterando o retorno do combustivel, fazendo-o entrar novamente no filtro, para aproveitamento de temperatura, não vai criar uma sobrecarga de pressão na bomba de combustivel? ou ela aguenta-se?


no meu caso concreto, como 50% das viagens semanais são de 10-15 minutos, 30% de 30-45 minutos, e apenas as restantes de algumas centenas de km, se calhar vou optar por instalar um deposito pequeno para diesel no arranque afrio, e fazer depois a comutação quando se justificar, utilizando apenas sistemas de aquecimento externos para manter depois a temperatura ao oleo durante o funcionamento, poupando energia electrica e tempo nos arranques a frio! concordam?

um abraço!

ac scoorpy

Enviado: quinta ago 31, 2006 7:35 pm
por mtavares
ola !

usando um processo de aquecimento do oleo, posso utiliza-lo a 100% no depósito?

na minha opiniao sim, uma vez que este oleo vai todo quentinho para a bomba injectora.

alterando o retorno do combustivel, fazendo-o entrar novamente no filtro, para aproveitamento de temperatura, não vai criar uma sobrecarga de pressão na bomba de combustivel? ou ela aguenta-se?

achas que vale a pena aproveitar a temperatura?, quando tens um bloco de aquecimento "motor" que so tem 60% perdas por temperatura, faz um permutador de calor , liquidio refrigeracao / oleo grande, que este vai debidar sempre 80 a 90 ºc de temperatura de oleo. nao é verdade ?

no meu caso concreto, como 50% das viagens semanais são de 10-15 minutos, 30% de 30-45 minutos, e apenas as restantes de algumas centenas de km, se calhar vou optar por instalar um deposito pequeno para diesel no arranque afrio, e fazer depois a comutação quando se justificar, utilizando apenas sistemas de aquecimento externos para manter depois a temperatura ao oleo durante o funcionamento, poupando energia electrica e tempo nos arranques a frio! concordam?

concordo plenamente. alias , atg, bio-car, e elsbet, apostam neste metodo para a propulsao por ovd.

ab mtavares

Enviado: sexta set 01, 2006 1:07 pm
por Hugo
acho que um sistema de 2 tanques se justifica para qualquer motor com qualquer bomba... e curiosamente até é mais barato e facil de fazer.


h

Enviado: terça set 05, 2006 4:35 pm
por camaleao
o consumo de ovd é uma modalidade recente?

aqui no forum existe alguem já com 15 ou 20.000kms de consumo?

pergunto isto porque daquilo que li por aqui os problemas que poderam surgir não serão a curto prazo mas mais a médio ou longo.
bombas injectoras, borrachas, filtros...

tou a ver bem o filme ou nem por isso?

Enviado: terça set 05, 2006 5:48 pm
por Fry
tens toda a razao...... por isso nao arrisques sem saberes bem como usar sem correr riscos.

Enviado: terça set 05, 2006 6:17 pm
por karlitos
fry Escreveu:tens toda a razao...... por isso nao arrisques sem saberes bem como usar sem correr riscos.
eu ja passei os 15mil a algum tempo e 0 problemas... tive problemas com a bomba de agua que começou a verter, mas nao esta relacionado com o oleo.

Enviado: terça set 05, 2006 7:24 pm
por Fry
há carros com 200 mil mas usam o kit, por isso aconselho a ler os posts de quem tem mais experiência.

Enviado: terça set 05, 2006 8:29 pm
por karlitos
fry Escreveu:há carros com 200 mil mas usam o kit, por isso aconselho a ler os posts de quem tem mais experiência.
eu sei. embora nao participe muito, ja estou dentro do assunto a bastante tempo...

Enviado: terça set 05, 2006 8:56 pm
por camaleao
karlitos Escreveu:
fry Escreveu:tens toda a razao...... por isso nao arrisques sem saberes bem como usar sem correr riscos.
eu ja passei os 15mil a algum tempo e 0 problemas... tive problemas com a bomba de agua que começou a verter, mas nao esta relacionado com o oleo.
acho que a experiencia do karlitos, já "é coisa que se veja".

conta-nos lá... pois aqui neste topico de partilha de experiencias ainda não nos falas-te da tua.

qual o motor, tens alterações, % ovd/gasolina/oleo 2t ??

karlitos, desculpa se estou a ser chato mas 15 mil, já te dá "estatuto"

Enviado: terça set 05, 2006 9:08 pm
por karlitos
camaleao Escreveu:
karlitos Escreveu:
fry Escreveu:tens toda a razao...... por isso nao arrisques sem saberes bem como usar sem correr riscos.
eu ja passei os 15mil a algum tempo e 0 problemas... tive problemas com a bomba de agua que começou a verter, mas nao esta relacionado com o oleo.
acho que a experiencia do karlitos, já "é coisa que se veja".

conta-nos lá... pois aqui neste topico de partilha de experiencias ainda não nos falas-te da tua.

qual o motor, tens alterações, % ovd/gasolina/oleo 2t ??

karlitos, desculpa se estou a ser chato mas 15 mil, já te dá "estatuto"
tenho o mesmo carro que o sr fernando que e conhecido aqui no forum.

fiat punto 1.7td 70cv.

bomba da bosch.

o motor nao tem alteraçoes para o oleo, apenas tem um filtro de ar de algodao (da k&n) tem ligeiramente mais debito de gasoleo.

destes km's que ja passaram seguramente os 15mil, nao fiz bem as contas, uns 10mil foram feitos em auto-estrada com viagens normalmente de 70km's de duraçao (140 total). nunca tive problemas de aquecimento nem de barulhos estranhos.

fiz a pouco tempo uma viagem ate bragança (desde faro) e eu aqui deixo o carro na rua, mas la nao, pus na garagem. resultado, reparei umas pingas de liquido. fui ao mecanico e era pelos vistos os retentores da bomba que estavam nas ultimas. eu preferi trocar a bomba por uma nova e aproveitei a meter termostato novo e sangrar o circuito de refrigeraçao e fazer limpeza com petroleo. foi o unico problema que tive em mais de 1 ano que este carro anda a oleo.

quanto a percentagens. uma vez que estou no algarve, ha que aproveitar o clima. uso a maior parte das vezes a seguinte proporçao:

(deposito de 40lts + reserva) 35lts de oleo, 5 de gasoleo e a cada dois depositos meto 5€ de gasolina 95 o que da uma media de 2litros por deposito (nao chega).

posso relatar uma experiencia que tive com o ipo. fui la a 1a vez e chumbei com uma opacidade de fumo de 3.6. fui ao ipo com o carro so a gasoleo para evitar chatisses.

a segunda vez que fui la, milagre dos milagres passei com 0.2 ou .3 nao me lembro bem. o combustivel qual era? 100% oleo vegetal (ou quase).

por diversas vezes ando perto dos 100%, principalmente quando faço a ida e vinda a silves no mesmo dia, que sao 140km e assim em 4 dias vai-se um deposito quase.

eu uso e recomendo.

p.s: mas nao aceito reclamaçoes por problemas causados. como se costuma dizer, dois carros iguais nunca se comportam da msma forma.


Enviado: terça set 05, 2006 9:47 pm
por camaleao
obrigado karlitos!!
muito fixe essa tua experiencia.

Enviado: terça set 05, 2006 10:32 pm
por madeira
já experimentei o ovd, em 20 litros de diesel pus 1 litro de oleo vegetal.não tive problemas, agora vou aumentar a fasquia de ovd, mas não quero ultrapassar os 10%.

Enviado: quinta set 07, 2006 12:12 am
por fpniva
boas!!
não sei se este será o topico indicado para colocar esta questão, mas aki vai:

já ouvi/li em muitos locais que para utilizar o ovd, a bomba deve ser preferencialmente da bosh, ora no lr eu tenho uma dessas, mas no lada niva ñ sei qual é a bomba.
questão: deve mesmo ser uma bomba injectora bosh? ou pode ser de outra marca? quais as adaptações que devo fazer se a bomba injectora ñ for bosh?
o niva tem um motor psa 1.9d, ou seja, nada de turbos, motor atmosferico muito utilizado na peugeot à alguns anos.

obrigado

Enviado: quinta set 07, 2006 1:57 pm
por karlitos
fpniva Escreveu:boas!!
não sei se este será o topico indicado para colocar esta questão, mas aki vai:

já ouvi/li em muitos locais que para utilizar o ovd, a bomba deve ser preferencialmente da bosh, ora no lr eu tenho uma dessas, mas no lada niva ñ sei qual é a bomba.
questão: deve mesmo ser uma bomba injectora bosh? ou pode ser de outra marca? quais as adaptações que devo fazer se a bomba injectora ñ for bosh?
o niva tem um motor psa 1.9d, ou seja, nada de turbos, motor atmosferico muito utilizado na peugeot à alguns anos.

obrigado
as outras bombas tem tendencia a "engasgar" devido ao funcionamento ser diferente das da bosch.

nao sei se com o pre aquecimento resolveras o problema. algum expert que se chegue a frente.

Enviado: quinta set 07, 2006 2:30 pm
por Tó Miguel
pois como já devem saber, já tenho o kit de pré aquecimento montado e a diferença é notoria, especialmente em frio, quase não se nota a diferença e desaparece aquele fumo branco inicial, o mesmo acontecendo ao cheiro a fritos, quanto ao consumo ainda é sedo, para dizer, mas se está a queimar melhor, logo estará a consumir menos o tempo o dirá

1 perigo

Enviado: sexta set 08, 2006 8:41 pm
por pinokiu
pus 80% de ov 2%de oleo2t 5% de gasolina e o resto de gasoleo no meu carro que tem bomba bosc em linha, e passados 4355kms a bomba injectora avariou u karro parou levei-o para a oficina e ainda la esta uma bomba nova vai me custar 1 balurdiu.
portanto nao se metam nisso e 1 aviso

Re: 1 perigo

Enviado: sexta set 08, 2006 8:45 pm
por karlitos
pinokiu Escreveu:pus 80% de ov 2%de oleo2t 5% de gasolina e o resto de gasoleo no meu carro que tem bomba bosc em linha, e passados 4355kms a bomba injectora avariou u karro parou levei-o para a oficina e ainda la esta uma bomba nova vai me custar 1 balurdiu.
portanto nao se metam nisso e 1 aviso
para 1º post nao esta mal... por acaso nao tens uma bomba de gasolina...

eu mantenho a afirmaçao de que cada carro é um carro e 80% so mete quem quer... todos sabem que é um risco, e que mais de 30% de oleo aumenta bastante mais o risco... a partir dai cada um faz o que quiser.

t

Enviado: sexta set 08, 2006 8:49 pm
por pinokiu
devs ter a mania k pcebes mt disto

f

Enviado: sexta set 08, 2006 8:51 pm
por pinokiu
pa tua informacao eu primeiru pus 10% depois 20 30 por ai fora e ja era a 3ª vez k punha a 80 e a bomba pifou