Limpar óleo do chão?

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Limpar óleo do chão?

Mensagem por Erbium »

ontem estive a filtrar óleo usado que me arranjaram e inevitávelmente entornei um pouco para o chão do quintal, ainda é umas poças razoáveis para ensopar em papel e meter no lixo.
o que fazem nestes casos?!
mangueirada para a terra ou para o esgoto não me parece boa ideia, vai contaminar a terra ou sobrecarregar as estações de tratamento de águas certo?
qual a melhor solução?


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por XavierMaluco »

erbium Escreveu:ontem estive a filtrar óleo usado que me arranjaram e inevitávelmente entornei um pouco para o chão do quintal, ainda é umas poças razoáveis para ensopar em papel e meter no lixo.
o que fazem nestes casos?!
mangueirada para a terra ou para o esgoto não me parece boa ideia, vai contaminar a terra ou sobrecarregar as estações de tratamento de águas certo?
qual a melhor solução?
a melhor solução é nunca trabalhar sobre areia e sim sobre superficíes de cimento e de preferencia protegidas com filme plástico, no caso de vazar fora tem 2 vantagens, a primeira é que não vai contaminar o solo e a segunda o óleo pode ser recuperado com um absorvente e voltar a filtrar. (eu próprio desenvolvi um absorvente de óleo, à base de poliuretano e pasta de celulose, que é ao mesmo tempo um repelente de àgua, ideal nestes casos.

quanto ao óleo que vertes-te na terra, a melhor coisa que tens a fazer é retirar com uma pá toda a areia onde caiu o óleo, afim de evitar que este atinja o lençól freático e que essa zona fique completamente morta.


x m


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Erbium »

xaviermaluco Escreveu:a melhor solução é nunca trabalhar sobre areia e sim sobre superficíes de cimento e de preferencia protegidas com filme plástico, no caso de vazar fora tem 2 vantagens, a primeira é que não vai contaminar o solo e a segunda o óleo pode ser recuperado com um absorvente e voltar a filtrar. (eu próprio desenvolvi um absorvente de óleo, à base de poliuretano e pasta de celulose, que é ao mesmo tempo um repelente de àgua, ideal nestes casos.

quanto ao óleo que vertes-te na terra, a melhor coisa que tens a fazer é retirar com uma pá toda a areia onde caiu o óleo, afim de evitar que este atinja o lençól freático e que essa zona fique completamente morta.


x m
não foi na terra! eu fiz isto tudo na parte de cimento, se usar a mangueira vai escorrer até à terra mas foi tudo feito na parte de cimento.
então o ideal agora será ensopar o óleo com areia e deitar essa areia no contentor do lixo?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Fry »

olá

a solução e ter sempre um pouco de serradura como prevenção. posteriormente o residuo é queimado em lareira, fogão de sala ou salamandra.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Erbium »

fry Escreveu:olá

a solução e ter sempre um pouco de serradura como prevenção. posteriormente o residuo é queimado em lareira, fogão de sala ou salamandra.

abraço.
ok, é boa ideia. também ando a pensar usar lenha que apanho a volta da casa para aquecer e secar o óleo, ainda tenho dúvidas por causa do tempo que tem de estar ao lume vs quantidade de lenha mas assim a serradura já é mais uma ajuda para evitar gastar electricidade

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Luciano Kaefer »

outra possibilidade é colocares por cima do óleo derrubado no cimento uma camada de areia fina para absorve-lo. depois, junte toda a areia e coloque num bidon com água. mexa bem e espere decantar. o óleo vai subir e a areia vai descer. utilize um bidon, ou recepiente em formato cilíndrico, pois fica mais fácil de retirar o óleo que estará em cima.

em caso de derrubar óleo na terra, imediatamente raspe a terra e proceda da forma acima.

depois de removido o óleo, devolva a areia e a água à natureza, livre do óleo que a contaminou.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por mco »

eu hoje lavei o meu

água bem quentinha e soda caustica.

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Fry »

mco Escreveu:eu hoje lavei o meu

água bem quentinha e soda caustica.

cumprimentos.
soda caustica
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por mco »

fry Escreveu:
mco Escreveu:eu hoje lavei o meu

água bem quentinha e soda caustica.

cumprimentos.
soda caustica
pois, no estado que estava teve que ser, mas resultou, nunca pensei que ficasse tao limpo (se for em cimento!)

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Fry »

forget... pensei na lavagem do ov no chão realmente é a melhor solução.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


herbie
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta abr 16, 2008 10:52 pm
Localização: Margem sul do Tejo

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por herbie »

boas.
nao meu caso foi pior, a abraçadeira nao estava justa, a mangueira saltou e entornou p a relva.
de imediato ensopei c papel absorvente o máximo que pude.
resultado: passado uns dias, a relva estava completamente queimada.
lição; nunca trabalhar sem um plástico por baixo ...." jamé "

saudações

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por mco »

a mim foi a mangueira que se soltou na altura da lavagem, foram 100l de ovu e 100l de água para o cimento

nem vos digo como aquilo ficou

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por RED BARON »

a mim já me sucederam algumas fugas de bio e óleo, coisa pequena mesmo mas que obriga a lavagem do chão. já utilizei soda cáustica, carbonato de sódio (vulgarmente chamada potassa), produto para lavar vasilhame, produto para lavar o chão sem diluir mas fica sempre uma nódoa depois do cimento secar. obtive resultados excelentes com detergente enzimático para lavar a roupa à máquina ( skyp). primeiro limpei o óleo com um guardanapo, depois apliquei agua bem quente por cima do derrame e espalhei uma quantidade generosa de detergente por cima, peguei numa escova de pelo rijo e esfreguei bem até fazer uma pasta esbranquiçada com a adição de mais um pouco de agua para desfazer os caroços que entretanto se formaram e deixei descansar 1 hora.
depois pus agua bem quente e toca de gastar a escova novamente e durante este processo adicionei o resto da agua quente e limpei com uma mangueirada de agua fria da torneira. resultado, quando o cimento secou a mancha não apareceu, penso que terão sido as enzimas esfomeadas que paparam todo o óleo. isto passou-se em cimento rugoso que foi acabado apenas com desenpenadeira se for em cimento liso é mais fácil com certeza.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por Eletrico »

ola
o melhor mesmo e prevenir.também já me aconteceu gastar tudo quanto havia cá por casa de produtos de limpeza e vá de vassoura e estava complicado.
depois de tudo lavado voltei a ocupar a marquise,desta feita tomei providencias,um plástico grande que abrange todo o espaço da mesma.para alem disso areia da praia em boa quantidade em especial na zona de trabalho. assim se derramar pode ser que não suje muito e ainda de para aproveitar o óleo.e que em azulejo e complicado em especial nas juntas
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por sergio ferraz »

se for na rua acaba por secar
na terra serve de bom adubo para plantas assim e renovavel
mas evitem soda caustica isso e que em exesso queima as plantas
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por visitante »

vivam ...
sergio ferraz Escreveu:se for na rua acaba por secar
na terra serve de bom adubo para plantas assim e renovavel
mas evitem soda caustica isso e que em exesso queima as plantas
serve de adubo ??!!..onde foste buscar essa ideia ?..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Limpar óleo do chão?

Mensagem por sergio ferraz »

passa por peneiramento e recebe banho de óleo dustrol, um óleo mineral para fertilizantes especialmente desenvolvido para reduzir o teor de pó das matérias-primas e proteger a mistura depois de pronta.

encontrei isto no google
olha para onde vai o petroleo!


na agricultura bio referem o oleo vegetal como bom fertilizante
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”