oleo usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
tdfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 13, 2008 1:49 pm

oleo usado

Mensagem por tdfernandes »

boas

sou novato nesta área e estou interessado em começar a usar ovd no meu jeep cherokee sport.
não faço muitos km e por isso trata-se mais de uma questão de diminuir a poluição da máquina e ser ecologicamente mais responsável.
assim só faz sentido usar óleo usado devidamente filtrado.
no entanto, na área do porto onde vivo não conheço que possibilidades existem para adquirir....
alguem pode dar uma ajuda ou contactos?
desde já agradeço

tiago fernandes

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: oleo usado

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

tens aqui no forum, amplas informações sobre os questionamentos que fazem.
sugiro que, com mais tempo, procure pelos tópicos, pois as informações já postadas, são extremamentes ricas em conteúdo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
tdfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 13, 2008 1:49 pm

Re: oleo usado

Mensagem por tdfernandes »

pois...
de qualquer forma se alguém puder dar um contacto pessoal seria mais util.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: oleo usado

Mensagem por visitante »

vivam ...
tdfernandes Escreveu:boas

sou novato nesta área e estou interessado em começar a usar ovd no meu jeep cherokee sport.
não faço muitos km e por isso trata-se mais de uma questão de diminuir a poluição da máquina e ser ecologicamente mais responsável.
assim só faz sentido usar óleo usado devidamente filtrado.
no entanto, na área do porto onde vivo não conheço que possibilidades existem para adquirir....
alguem pode dar uma ajuda ou contactos?
desde já agradeço

tiago fernandes
para conseguires oleo usado e não ires precisar de muito dado teres afirmado que não fazes muitos quilometros começa logo por o angariares entre familia e amigos..explicando-lhes quais as tuas pretensões e preocupações ambientais..depois segue o conselho do kaefer vai consultando o forum já que cá encontrarás tudo o que necessitas saber sobre este assunto..

sê bem vindo

abraços
[***************]


Autor do tópico
tdfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 13, 2008 1:49 pm

Re: oleo usado

Mensagem por tdfernandes »

concordo inteiramente com a sugestão.
acontece que tanto eu como a minha família e circulo de amigos quase não usamos óleo vegetal - se calhar somos aves raras, não sei...
sei que é difícil a um particular encontrar7comprar óleo usado microfiltrado. nem deve ser muito rentável para o vendedor. talvez se houver mais gente interessada em dividir uma compra mais significativa em quantidade, não sei...
como fazem os mais experientes do ovd?
abraço

tiago fernandes


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: oleo usado

Mensagem por pinto »

a maior parte,se não for mesmo todos,dos users do fórum que usam óvu vão a restaurantes recolher o óleo.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: oleo usado

Mensagem por RED BARON »

pinto Escreveu:a maior parte,se não for mesmo todos,dos users do fórum que usam óvu vão a restaurantes recolher o óleo.
esse tempo já acabou, agora só pode recolher oleo dos restaurantes quem tiver licença para recolha.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: oleo usado

Mensagem por pinto »

olhe que não red-baron.alguns dos restaurantes que me dão óleo,dão-me o óleo só em "último caso".digo isto porquê,porque os donos dos restaurantes quando tem os barris cheios de óleo,ligam,ligam e ligam,e para minha sorte as empresas não o vão recolher.ainda há umas semanas comecei a recolher o óleo dum restaurante,e o dono disse-me "épa se tivesses cá vindo há 2 dias leva-vas uns 100 lts,olha assim levou um agricultor para o seu trator,a empresa de recolha já há meses que cá não vem mesmo depois de eu ligar".mas também há muitos restaurantes que me pedem o tal papel,e eu como não tenho não recolho o óleo.mas fico a pensar quando os barris tiverem cheios o que irão fazer ao óleo,visto que não têm mais espaço para o guardar.acho que para estas situações mais vale os "ilegais"recolherem.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: oleo usado

Mensagem por Luciano Kaefer »

há nessa história uma situação nitidamente contraditória.
o estado, por sua parcial inepcia destina recursos às ongs ( organizações não governamentais ) subsídios para que elas façam o que o estado não consegue fazer.
as leis estão lá. não seriam necessários ongs, bastaria que o estado fizesse aquilo que lhe compete. mas não faz, e abre uma exceção no orçamento para possibilitar que quem mais tem competência o faça.

no caso da recolha do ovu, a legislação é clara, mas sabemos que falta logística e competência para que todo o ovu disponibilizado seja recolhido.

neste caso, mantem-se as punições e a severidades das leis. e o prejudicado é o ambiente, visto que o ovu não recolhido, é deitado nos esgotos ( não, não venham me dizer que isso não é feito, porque é... )

por analogia, se o estado ( ou as leis que mandam o estado executar ), não conseguem contemplar a necessidade da sociedade, incentivam as ongs, deveria usar o mesmo critério para fazer com que os recolhedores particulares, hoje "ilegais", sejam instrumento à favor da sociedade, recolhendo aquilo que o sistema de recolha não alcança.

aqui no brasil, é permitido à qualquer pessoa, transportar no seu veículo, até 200 litros por vez de ovu. quantas vezes quiserem ao longo do dia.

acho que deveríamos trabalhar no sentido de flexibilizar essas leis absurdas, que em nada protegem o ambiente. apenas protegem as falhas de logísticas das recolhas "legais".

afinal, quem é o "ilegal" ? aquele que não recolhe o ovu, ou o que tenta recolher ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: oleo usado

Mensagem por RED BARON »

pinto Escreveu:olhe que não red-baron.alguns dos restaurantes que me dão óleo,dão-me o óleo só em "último caso".digo isto porquê,porque os donos dos restaurantes quando tem os barris cheios de óleo,ligam,ligam e ligam,e para minha sorte as empresas não o vão recolher.ainda há umas semanas comecei a recolher o óleo dum restaurante,e o dono disse-me "épa se tivesses cá vindo há 2 dias leva-vas uns 100 lts,olha assim levou um agricultor para o seu trator,a empresa de recolha já há meses que cá não vem mesmo depois de eu ligar".mas também há muitos restaurantes que me pedem o tal papel,e eu como não tenho não recolho o óleo.mas fico a pensar quando os barris tiverem cheios o que irão fazer ao óleo,visto que não têm mais espaço para o guardar.acho que para estas situações mais vale os "ilegais"recolherem.
viva...

o normal é isso nao acontecer,essa situação, se acontecer com frequência em muitos pontos do país pode levar a que se não cumpram os objectivos que as empresas de recolha se propuseram alcançar.
ainda assim penso que será um caso isolado de alguem que está com dificuldades ou falta de tempo e que a seu tempo a situação se regularizará.
pode-se dar o carro da recolha de óleo ter deixado de ser uma actividade lucrativa e aí alguns locais que estão mais longe do domicilo do operador terem que esperar que haja mais oleo para recolher naquela zona para rentabiliar o transporte.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”