Dúvida acerca da validade do ovu!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vwfilipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda dez 18, 2006 8:11 pm
Localização: Tocha

Dúvida acerca da validade do ovu!!

Mensagem por vwfilipe »

olá gostava de saber qual a validade do ovu no fim de tar desencatado e filtrado ou seja quanto tempo pode estar em stock!!!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Dúvida acerca da validade do ovu!!

Mensagem por RED BARON »

viva vwfilipe.

o ovu depois de decantado deve ser guardado em recipientes cheios e herméticamente fechados, em local fresco e onde não apanhe luz.
recipientes que contenham cobre ou latão em sua composição evem ser evitados.
isto porque o cobre promove a oxidação do oleo levando-o a polimerizar, um recipiente mal cheio fica com ar que contribui para a oxidação do oleo, o calor tambem acelera a oxidação bem como a luz.
portanto não existe um prazo de validade para o ovu,a experiencia nos vai ensinado e após um longo periodo de armazenamento deve ser verificada a acidez, cor muito escura ou avermelhada são tambem sinais de que o oleo já sofreu algum tipo de decomposição durante o armazenamento.
já utilizei oleo armazenado mais de um ano para fazer bio e estava bom, no entanto se for deixado ao sol um garrafão de 10l com meio litro de oleo dentro e sem tampa durante um ou dois meses no verão é possivel que fique transformado numa espécie de gel, indicando um estado de oxidação já muito avançado.
cumps.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”