AJS

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

AJS

Mensagem por AJS »

olá pessoal, tenho um ibiza 1.9d de 94 com 293m.k, posso usar ovu com gasoleo ?


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: AJS

Mensagem por visitante »

vivam ...

duas das três voltas que fiz á europa em moto foram com uma marca igual ao teu nick..

mas o que queres saber é se podes ou não utilizar ovu..podes..mas para que o utilizes de forma segura é conveniente que faças uma leitura mais atenta a alguns topicos existentes nesta secção dedicada ao ov..começa pelos inamoviveis..

abraços
[***************]


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

fernando dissastas para começar pelos inamoviveis? desculpa a minha ignorancia, mas isso quer dizer o que?

cumprimentos,

ajs.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

ajs, é o seguinte:
se reparares no simbolo que aparece antes do título de cada tópico, verás que os que aparecem por ordem em primeiro lugar tem um simbolo diferente, quase parece a representação de uma gota caida em cima de uma superficie lisa. esses são os "inamoviveis". neles está descrito o trabalho que se entende ser de vital importância sobre esta parte de que trata o forum,... e não só,... neles está descrito, e em alguns casos representado pelo meio de fotografias, o esforço que tiveram os menbros mais antigos aqui do forum, as pesquisas, as experiencias com resultados positivos e negativos, o confronto das ideias e as conclusões a que chegaram, etc...
aquilo que procuras podes encontrar no link que te coloco de seguida, esse é um dos inamoviveis:

viewtopic.php?f=18&t=3200&start=0

além da leitura desse tópico, dispensa umas horas a leres o que está descrito nos restantes, principalmente os tais inamoviveis,... depois é deixares-te levar pela coriosidade, verás que não darás o teu tempo por perdido. tal como já o referi anteriormente em outros postes meus, tens aqui uma autêntica escola. depois de leres um pouco o que está por aqui escrito então coloca as tuas perguntas no tópico apropriado, a malta cá estará para te ajudar...
pela parte que me toca, bem vindo aqui ao forum.
um abraço...


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

flamingo, obrigado pela dica já fui ao local que me indicaste e axo que ja me estou a orientar,
cumprimentos e abraços.

ajs

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

boas navegações...
de futuro nas mensagens que voltes a colocar evita escrever só carateres maiusculos, porque isso aqui no forum é sinal de gritaria...
sobre a utilização do ovu, há algumas coisas a ter em conta de que deves ter conhecimento. a utilização deste combustivel, não se restringe a meter dentro do depósito e dar à chave. tens neste forum a informação teórica e prática de que necessitas, por isso segue os conselhos que te foram dados. experiências positivas ou negativas que venhas a ter e que entendas serem de relativa importância, procura o tópico apropriado e vai postando aqui no forum, pois toda a informação aqui contida foi conseguida atravéz dessa partilha. alguma dúvida, dispõe...
um abraço...


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

obrigado pela informação das maiusculas mas é o habito, no meu trabalho os relatorios que nós fazemos é sempre em maiusculas quanto ás lavagens e filtragens tambem já ando a 2 semanas a ler topicos sobre os assuntos e vou continuar a pesquisar, obrigado

comprimentos

ajs.


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

boas pessoal, devido à minha falta de tempo €€€€, estou quase a terminar a minha gerigonça de filtrar o ovu já préviamente lavado, a minha ideia para uso de oleo no ibiza 1.9d-94 c/ 300mk era a seguinte, fazer um deposito extra para uso do oleo em alta percentagem, e continuar com o depósito normal só para diesel, usar uma eletroválvula de 2 entradas e 1 saida, e assim arrancava a diesel e passado 4 ou 5 km mudava para ovu e 2 ou 3 km antes de chegar ao destino voltava a mudar para diesel, em relação ao retorno da b.i. posso anular a ligação aos depósitos e ligalos à entrada do filtro?

cumprimentos,

ajs.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: AJS

Mensagem por pseudominus »

boas

sou apologista dos dois depósitos para contornar algumas dificuldades técnicas e legais.
não utilizo ov mas se o fizesse era assim.

quanto á ligar o retorno á entrada do filtro, em quase nenhum veiculo deve ser feito.
porquê?

1 - por várias razões, mas a mais importante é a falta de sangramento rápido do circuito.
a bomba desse motor tem retorno elevado que permite sangramento rápido e eliminação do ar, logo se ligar à entrada do filtro vai precisar de uma bomba de alimentação manual para purga, e pode vir a ter problemas com formação de bolhas durante o andamento, provocando falhas.
por exemplo, quando faz uma curva com nível de depósito baixo, à uma entrada de bolhas no tubo de alimentação , ar que o motor vai ter de "comer", pois uma vez no circuito, não há forma de as tirar.

2 - outro problema é que como entre o filtro, tubagens, e interior da bomba deve ter cerca de 1 litro de combustível. se está a gasóleo e mudar para ov, vai percorrer cerca de 15km, até a mudança ser +- efectiva, e no inverso da mesma forma, limitando o uso do ovu a percursos maiores de acordo com o pretendido.

3 - menos relevante é, como a bomba não tem retorno ao depósito, o combustível roda só na "frente", e a temperatura do combustível em periodos de baixo consumo pode subir muito, fazendo o motor trabalhar umas vezes de forma mais acelerada outras menos, além de maior desgaste interno da bomba. em periodos de uso de regime muito baixo por periodos prolongados, as temperaturas atingidas pelo combustível podem ser muito superiores a 100ºc.


a melhor forma de contornar dentro desta solução, é ter uma segunda ev para o retorno, devendo esta ter um atraso na transição em relação à mudança da ev de alimentação.



cumpts


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

boas, então o melhor è usar 2 eletrovalvulas e os 2 retornos, cada um a seu depósito certo? já assim qual o melhor metal para fazer o depósito interior para ovu, tirando o inox que è muito caro? sendo assim posso arrancar a diesel e de seguida mudar para ovu na casa dos 80% ?

cumprimentos,

ajs.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

pseudominus Escreveu:boas

sou apologista dos dois depósitos para contornar algumas dificuldades técnicas e legais.
não utilizo ov mas se o fizesse era assim.

quanto á ligar o retorno á entrada do filtro, em quase nenhum veiculo deve ser feito.
porquê?

1 - por várias razões, mas a mais importante é a falta de sangramento rápido do circuito.
a bomba desse motor tem retorno elevado que permite sangramento rápido e eliminação do ar, logo se ligar à entrada do filtro vai precisar de uma bomba de alimentação manual para purga, e pode vir a ter problemas com formação de bolhas durante o andamento, provocando falhas.
por exemplo, quando faz uma curva com nível de depósito baixo, à uma entrada de bolhas no tubo de alimentação , ar que o motor vai ter de "comer", pois uma vez no circuito, não há forma de as tirar.

2 - outro problema é que como entre o filtro, tubagens, e interior da bomba deve ter cerca de 1 litro de combustível. se está a gasóleo e mudar para ov, vai percorrer cerca de 15km, até a mudança ser +- efectiva, e no inverso da mesma forma, limitando o uso do ovu a percursos maiores de acordo com o pretendido.

3 - menos relevante é, como a bomba não tem retorno ao depósito, o combustível roda só na "frente", e a temperatura do combustível em periodos de baixo consumo pode subir muito, fazendo o motor trabalhar umas vezes de forma mais acelerada outras menos, além de maior desgaste interno da bomba. em periodos de uso de regime muito baixo por periodos prolongados, as temperaturas atingidas pelo combustível podem ser muito superiores a 100ºc.


a melhor forma de contornar dentro desta solução, é ter uma segunda ev para o retorno, devendo esta ter um atraso na transição em relação à mudança da ev de alimentação.



cumpts
sobre a utilização dos dois depósitos permitir contornar dificuldades legais eu desconheço como. se puder ser mais especifico a malta do forum agradece.

sobre realimentar o retorno isso tem sido muito discutido aqui no forum, mas convém separar certas coisas!
no seu ponto numero 1) refere que precisará de uma bomba manual... eu confesso que não sei para quê, ou melhor, eu saber até sei, mas aqui é dispensável! o meu retorno já esteve efetuado de várias formas e nunca foi preciso isso.
sobre o sublinhado a azul e a ser isso verdade, com o retorno a ir pró depósito acontecia-lhe o mesmo. mas isso não tem lógica.

sobre o ponto numero 2) seria conveniente informar-se melhor sobre o funcionamento de 2 depositos...

sobre o ponto numero 3) também aí está descabido de razão...

a sua intervenção denota desconhecimento de certos pormenores sobre o tema desta parte do forum.
leia um pouco mais esta parte do forum, ficará mais inteirado destas coisas...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

ajs Escreveu:boas, então o melhor è usar 2 eletrovalvulas e os 2 retornos, cada um a seu depósito certo? já assim qual o melhor metal para fazer o depósito interior para ovu, tirando o inox que è muito caro? sendo assim posso arrancar a diesel e de seguida mudar para ovu na casa dos 80% ?

cumprimentos,

ajs.
ou uma eletrovalvula que faça as duas coisas. consulta o tópico peugeot 205xad no diário de bordo. o seu utilizador, o rpl, certamente dará-te informações sobre isso...
sobre o depósito, fica-te mais barato comprar um em material plástico...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: AJS

Mensagem por Eletrico »

ola
aconselhava que perdesse algumas horas a ler este tópico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =55&t=4130 antes de sequer pensar em mexer em o.v.
esta la um importante legado a custa de um carro que tive e também da paciência minha e de muita gente deste fórum.
tem varias experiências e formas de lidar com esta problemática.
ser-lhe ia muito proveitoso e pode evitar que cometa alguns erros.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

boas, em relação ao deposito tenho de o fazer porque moro numa zona aonde é costume tar o pessoal com as mangueiras nas mãos parados nas retundas a tirar combustivel do depósito devido ao diesel agricola, como tal tenho de fazer um depósito que fique dentro do carro comercial e não fique à vista, e ter o depósito normal do carro só para diesel, como já vi em alguns tópicos, pensei que pudesse anular o retorno ao depósito de interior e liga-lo antes da bomba diesel.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

ajs Escreveu:...... como já vi em alguns tópicos, pensei que pudesse anular o retorno ao depósito de interior e liga-lo antes da bomba diesel.
nesta parte que citei, não entendi muito bem o que queres dizer...
independente dos combustiveis que utilizes (quer circules a diesel ou a ov), nada te impede de realimentar o retorno, mas fa-lo de preferência antes do filtro, assim aproveitas algum aquecimento, se tiveres,... para aquecer este, facilitando a passagem do ov por ele.


Autor do tópico
AJS
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm

Re: AJS

Mensagem por AJS »

flamingo, então posso ligar o retorno antes do filtro ande a diesel ou ovu e usar uma valvula de 2 entradas e 1 saida no caso de precisar de mudar de combustivel ? outro assunto o vendedor de filtros que me recomendaste só arranja as mangas de filtrar de 5 microns, ele diz que é mais que sufeciente, que os filtros de diesel dos carros são de 10, confirma-se ?

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: AJS

Mensagem por klinzter »

ajs Escreveu:flamingo, então posso ligar o retorno antes do filtro ande a diesel ou ovu e usar uma valvula de 2 entradas e 1 saida no caso de precisar de mudar de combustivel ? outro assunto o vendedor de filtros que me recomendaste só arranja as mangas de filtrar de 5 microns, ele diz que é mais que sufeciente, que os filtros de diesel dos carros são de 10, confirma-se ?
boas,

pelo que se têm falado os filtro de combustível são de 5micros.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

como pretendes instalar um kit 2 depósitos, nesse caso e no que toca a realimentações as coisas podem alterar-se um pouco. dada a pouca atividade que esta parte do forum tem tido, já não me recordo muito bem como funciona a realimentação do retorno nestes casos. falar sem ter certeza, corro o risco de te induzir em erro. aconselhava-te a dares uma lida em alguns tópicos do diário de bordo
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=55
aqui estão descritas diversas modificações e até alguns esquemas de como foi efetuada a canalização do combustivel nestes carros, mesmo observando apenas as fotografias e os esquemas, vais entender/compreender melhor como deve ser feita essa operação.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =55&t=4130
aqui, nas páginas mais adiante tens alguns esquemas que te podem ajudar bastante.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =55&t=3797
aqui também. este user usou apenas uma valvula...
e outros mais tópicos aqui no diário...

sobre os filtros dos carros, desconheço de quantos microns sejam. sobre filtros para filtrar o ov antes de meter no carro, nas casas especializadas em canalizações creio que consegues arranjar, caso não consigas fica aqui o link de uma que arranja. não sei é se envia por correio (???)
http://www.macolis.pt/?op=produtos&id=c ... 40275bdc0a
espero ter ajudado.
um abraço...

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: AJS

Mensagem por pseudominus »

boas flamingo
peço desculpa por só
agora responder, mas tinha “perdido” o tópico.

“sobre a utilização dos dois depósitos permitir contornar dificuldades legais eu desconheço como. se puder ser mais especifico a malta do fórum agradece.”
- nada em especial. é obvio que se tiver dois depósitos, e o segundo for bem disfarçado com o sistema de alimentação bem feito, não existe possibilidade das autoridades detectarem consumo de ov nos habituais testes/vistorias. se utilizar um só depósito …. .
se somos apanhados, pode "não dar a burra para a cura".
“sobre realimentar o retorno isso tem sido muito discutido aqui no fórum, mas convém separar certas coisas!
no seu ponto numero 1) refere que precisará de uma bomba manual... eu confesso que não sei para quê, ou melhor, eu saber até sei, mas aqui é dispensável! o meu retorno já esteve efetuado de várias formas e nunca foi preciso isso.
sobre o sublinhado a azul e a ser isso verdade, com o retorno a ir pró depósito acontecia-lhe o mesmo. mas isso não tem lógica. “
- se fizer retorno em circuito fechado na frente, para purgar o sistema ou coloca torneira para fazer retorno do ar/combustivél para o depósito, ou coloca o retorno para uma lata. se não for assim demora muito a purgar o ar. a bomba manual de facto não é necessária, penso na altura ter colocado pensando na purga sem recorrer ao motor de arranque, visto este carro não ter.

- ao ir para o depósito o ar separa-se do liquido uma vez no depósito. pode verificar que o retorno e alimentação do motor em causa, normalmente tem muitas bolhas a passar. se fizer retorno em circuito fechado muitas vezes vai ver o motor soluçar, facto que muita gente comenta quando opta por essa solução. para mais a presença de ar no circuito de alta pressão danifica os elementos mecânicos por micro-gripagem ou por cavitação.
por este facto é que os fabricantes abandonaram o tradicional sistema de retorno (até anos 70 de uma forma geral) em circuito fechado com pouco caudal, e optaram por fazer circular e retornar ao depósito um caudal maior. o primeiro que conheci com grande caudal foi o apelidado no segundo motor diesel "moderno", que equipava o golf i (motor 1,5d). o primeiro diesel "moderno" foi o da peugeot que equipava o modelo 204 1,3d lançado em 1967, mas que tinha retorno normal.

sobre o ponto numero 2) seria conveniente informar-se melhor sobre o funcionamento de 2 depósitos...
- não preciso, penso que não percebeu o que eu tentei dizer. aparte as quantidades, a transição se mantiver o retorno em circuito fechado é tal e qual como digo, enquanto o motor não comer o combustível que tem após os depósitos, nas tubagens, filtros e bomba, não existe transição efectiva. se utilizar retorno ao depósito a transição efectiva pode demorar apenas alguns segundos a umas dezenas de segundos, dependendo do regime do motor.

sobre o ponto numero 3) também aí está descabido de razão...
- ou talvez não. por isso é que hoje existe uma preocupação de controlar a temperatura, e por isso é que muita gente se queixa de por vezes após um período de paragem os motores custarem a pegar em quente e soluçarem durante alguns segundos em quente (claro que para custar a pegar a quente tb existem outras possibilidades de causa).
se para o ov é benéfico até certos limites, no gasóleo os limites de temperatura estão bem mais abaixo.


como eu disse, e repito, para os dois depósitos“a melhor forma de contornar dentro desta solução, é ter uma segunda ev para o retorno, devendo esta ter um atraso na transição em relação à mudança da ev de alimentação.”
- não é verdade?

a sua intervenção denota desconhecimento de certos pormenores sobre o tema desta parte do forum.
leia um pouco mais esta parte do fórum, ficará mais inteirado destas coisas...
- obrigado e assim farei oportunamente. de automóveis, tecnologia, problemas, não sei tudo mas sei bastante pois fazem parte da minha vida. do fabrico de biodiesel sei muito pouco ou nada.

de notar que alguns pontos foram respondidos tendo em vista o veiculo em questão.
qualquer dúvida ou ponto em que eu tenha errado, agradeço que volte a focar.

cumpts

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: AJS

Mensagem por Flamingo »

começando pelo fim, de referir que assuntos relacionados com biodiesel não são nesta parte do forum...

sobre o veiculo em questão, eu tenho um que ... extraindo a parte eletrónica tem motor identico, apenas mais pequeno, 1.6.
em termos de ov e ar no circuito, poderá a bomba injetora deste fazer a diferença, mas não acredito! em diversos tópicos desta parte do forum foi abordado o assunto do ar no circuito. pois eu digo que se o trabalho for bem feito, isso não chega sequer a criar problemas, muito menos chega a matar a cabeça para os resolver.
nas modificações que efetuei no motor do meu veiculo nunca tive problema algum dessa espécie. é obvio que no inicio, após efetuadas as alterações e depois de dar à chave, ouve-se um ligeiro soluçar, mas percorridos 10 ou 15 kmts volta tudo ao normal e ponto final (.). atualmente encontrase a retornar diretamente ao filtro, depois de adulterar uma peça plástica por onde o retorno passa e que se encontra fixada no topo deste.
aqui pode ler-se melhor algo sobre este assunto:
viewtopic.php?f=18&t=2175&start=240

sobre haver problemas com o aquecimento,... bem,... nem sei o que diga sobre isso, a não ser a existência de esforços que houve, muitas vezes em vão,... para conseguir fazer chegar o combustivel a 75º, e muitas vezes se ficou por temperaturas mais baixas.
quando se afirma que por vezes o combustivel atinje temperaturas na casa dos 100º... pra que andar a inventar sistemas de aquecimento...???
viewtopic.php?f=18&t=5922&st=0&sk=t&sd=a&start=100
viewtopic.php?f=18&t=4746&start=80
viewtopic.php?f=18&t=4746&st=0&sk=t&sd=a&start=60
pra que é que eu andei com este trabalho todo...


vai lá vai, até a barraca abana...
sobre o resto, nada mais a comentar,...

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”