Aspecto do OV após lavagem

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
So_SiMpLe_
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jun 10, 2008 10:49 am

Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por So_SiMpLe_ »

boas!

gostava de vos perguntar como o aspecto do ov usado, após ter sido lavado.

é opaco?

tenho de esperar até estar completa ou parcialmente translucido?

li algures uma ideia que é "ferver" o óleo acima dos 100ºc para extrair toda a água e assim é escusada a espera que toda a áua contida evapore. é fiável esta hipotese?

edit: desculpem-me este edit e o mar de perguntas, mas tava a pensar usar uma bomba de circulação de água, como as usadas nos aquários para recircular o óleo na altura de secar! que acham?

obrigado!

abraço
João Costa

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por escalavardo »

deverá ser translúcido. se estiver baço é porque ainda contém água.

aquecer a 100ºc, além de ser um enorme desperdício de energia, é também perigoso, porque se houver algum acidente, as queimaduras serão graves.

o que aconselho é o aquecimento a 60ºc e recirculação com recurso a uma bomba. assim a conta da luz é menor e o risco também.
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
So_SiMpLe_
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jun 10, 2008 10:49 am

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por So_SiMpLe_ »

pois, quanto ao aquecimento ja calculava ambas consequências!

que tipo de resistencia posso usar para aquecer o óleo a tal temperatura?

se a secagem for feita á temperatura ambiente, quanto tempo levará a "secar" o óleo todo?

obrigado

abraço
João Costa


Autor do tópico
So_SiMpLe_
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jun 10, 2008 10:49 am

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por So_SiMpLe_ »

já agora, evitando outro edit, a minha intenção é de usar ov30 ou no maximo ov50. como pelo que li, a bomba aceita estes valores, é necessário algum pré- aquecimento ou assim?

posso simplesmente fazer 50% ov 50% diesel ou talvez uns 5% de gasolina tambem?

obrigado!
abraço
João Costa

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por escalavardo »

se fôr ao sol, diria 3 ou 4 dias, dependendo da quantidade de óleo e humidade presente. e sem gastar energia nenhuma..

quanto às resistências, aconselho as de cerâmica, que têm como vantagem o facto de não estarem em contacto directo com o óleo.
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
So_SiMpLe_
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jun 10, 2008 10:49 am

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por So_SiMpLe_ »

mto obrigado!

já tenho ali 2 litros de oleo a secar, mas a dita "maionese" não consegui retirar na totalidade quando decantei!

a mesma ficará completamente separada quando o óleo estiver completamente translucido?

obrigado!

abraço
João Costa

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por Flamingo »

com a continuação daquilo que agora começas-te (tratar o ov), vais aprendendo por ti próprio, o trabalho ensina-te... tudo o que te podemos fazer e que de certa forma já se fez, é ajudar a que essa tempo de aprendizagem seja curto.
se já tens quantidades consideráveis de ov a tratar procura efetuar o quanto antes a lavagem do mesmo e deixa-lo a decantar bastante tempo. agora no frio do inverno tudo se torna mais moroso. da-lhe bastante tempo de decantação, irás verificar que na altura de o filtrar ele já está bastante lúcido, neste estado filtra melhor, requer menos tempo de secagem, poupas nos filtros e na energia necessária...


Bruno Troy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 82
Registado: quinta fev 04, 2010 2:10 pm

Re: Aspecto do OV após lavagem

Mensagem por Bruno Troy »

flamingo Escreveu:com a continuação daquilo que agora começas-te (tratar o ov), vais aprendendo por ti próprio, o trabalho ensina-te... tudo o que te podemos fazer e que de certa forma já se fez, é ajudar a que essa tempo de aprendizagem seja curto.
se já tens quantidades consideráveis de ov a tratar procura efetuar o quanto antes a lavagem do mesmo e deixa-lo a decantar bastante tempo. agora no frio do inverno tudo se torna mais moroso. da-lhe bastante tempo de decantação, irás verificar que na altura de o filtrar ele já está bastante lúcido, neste estado filtra melhor, requer menos tempo de secagem, poupas nos filtros e na energia necessária...

viva pessoal

diz-me uma coisa se tivere-mos um garrafao de 5lt de ov a fazer a decantacao quanto tempo demora se estiver num local quente ou ameno por ex:entre os 20* e os 25*?
e se estiver a 15* demora pouco menos do dobro?
a decantacao deve ser feita sempre antes da filtraguem.....?
porque razao?

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”