Brasil - Gasolina passará a ter 23% de álcool

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Brasil - Gasolina passará a ter 23% de álcool

Mensagem por luimio »

a gasolina comercializada nos postos de combustíveis brasileiros passará a ter 23% de adição de álcool anidro a partir do próximo dia 20, segundo resolução do conselho ministerial do açúcar e do álcool publicada hoje no diário oficial da união. segundo a agência brasil, a medida foi tomada em 31 de outubro para viabilizar a venda do grande estoque de álcool existente atualmente – cerca de 5,1 bilhões de litros, suficiente para o consumo adicional de 60 milhões de litros mensais até a entressafra (no segundo semestre de 2007, totalizando 307 milhões de litros).

o conselho é um órgão vinculado do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, e prevê que o aumento na adição do combustível não deve representar aumento de preços expressivos no início da colheita da cana-de-açúcar. a previsão é de que em maio de 2007, quando tiver início a colheita da atual safra, o país ainda terá 614 milhões de litros de álcool em estoque. o álcool em estoque é referente apenas à produção da região centro-sul, uma vez que a cana-de-açúcar produzida no nordeste atende apenas necessidades regionais.

o setor produtivo havia pleiteado que o percentual da mistura fosse de 25% de álcool, porém, segundo luis carlos guedes pinto, ministro da agricultura e presidente do conselho, “o governo foi cauteloso”.

campo grande news

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

chamo a atenção para o facto de ser referido que o álcool é anidro (sem água) como eu já tenho avisado...
para os que se dedicam a misturar álcool na gasolina, cuidado que o álcool em portugal tem sempre alguma água não se misturando na gasolina mas formando bolhas isoladas no meio dela.


AlexBorro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 05, 2007 4:37 pm

Mensagem por AlexBorro »

aqui no brasil sempre tivemos alcool (etanol) como combustivel... ele é muito melhor q gasolina.. dá mais potencia ao motor, é mais limpo, etc...
o governo brasileiro fica alterando a porcentagem e alcool na gasolina por questoes economicas.. mas sempre fica entre 20% e 25%.
temos atualmente carros flex-fuel, onde se pode utilizar qualquer porcentagem de alcool ou gasolina, inclusive a mistura deles. eu só uso alcool no meu, pq o motor fica mais potente e é bem mais barato q gasolina.
o alcool q é misturado na gasolina é alcool anidro (sem água) para minimizar os problemas de corrosão... ja o alcool combustivel é hidratado (7% de agua).. muitas pessoas por aqui misturaval alcool hidratado na gasolina ao abastecer os carros a gasolina.. isso causava algumas falhas nos carros além de problemas mecanicos.. com a chegada dos carros flex, nao temos mais esse problema e podemos usar qualquer combustivel..

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

de acordo, com excepção de que o álcool não dá mais potência....


AlexBorro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 05, 2007 4:37 pm

Mensagem por AlexBorro »

orbis Escreveu:de acordo, com excepção de que o álcool não dá mais potência....
amigo, o alcool etilico fornece sim mais potencia. primeiro pelo seu poder calorífico maior que a gasolina, segundo pq podemos ter motores a alcool com taxa de compressao maior. enquando um motor a gasolina tem em média uma taxa de compressao de 10,5:1 , num motor a alcool podemos ter facilmente 14:1 devido as suas caracteristicas anti-detonantes (o alcool etilico é usado na gasolina brasileira como anti-detonante). se fosse possivel medir a octanagem do alcool, ela seria algo em torno 115 ron.

tenho um peugeot 206 com motor 1.6 16v flex. ele rende 110cv na gasolina e 113cv queimando alcool.. e isso é perceptivel na prática... isso pq ele usa uma taxa de compressao otimizado pra gasolina (11:1). um motor desse otimizado pra alcool (rebaixando o cabeçote pra aumentar a taxa de compressão) rende facilmente 125cv.

ps: desculpe o portugues do brasil

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não precisa de pedir desculpa por nada, muito menos por ser quem você é.
pois eu não estava a ver coisa nessa perspectiva. aumentando a taxa de compressão pode aumentar o rendimento do motor a álcool, mas não há o risco de aumentar a taxa de detonação a gasolina?


AlexBorro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda fev 05, 2007 4:37 pm

Mensagem por AlexBorro »

orbis Escreveu:aumentando a taxa de compressão pode aumentar o rendimento do motor a álcool, mas não há o risco de aumentar a taxa de detonação a gasolina?
então, aqui no brasil temos basicamente 3 tipos de motores:

-> gasolina, com taxa de compressão de no máximo 10,5:1 . a gasolina aqui no brasil tem de 20% a 25% de alcool como anti-detonante.

-> alcool (etanol), com taxa de compressão de no máximo 14:1 . motores muito eficientes, dando mais potencia que motores a gasolina

-> flex: são motores com uma taxa de compressão um pouco maior que a gasolina (no maximo 11,5:1) que podem queimar alcool ou gasolina (ou a mistura entre eles em qualquer proporção). mesmo a taxa de compressão sendo alta pra gasolina, a injeção eletronica consegue evitar a detonação quando queimando só gasolina avançando ou atrasando o ponto do motor.

o motor flex nao tem o mesmo rendimento de um motor a alcool exatamente pela baixa taxa de compressão para esse combustivel. mas como no brasil já tivemos vários problemas no passado por falta de alcool ou porque os produtores de alcool subiram muito o preço desse combustivel, as pessoas ficam com medo de comprar carros com motores puramente a alcool. assim, motores somente a alcool nao sao mais fabricados no brasil, a menos que se encomende.
aproximadamente 90% dos carros fabricados hoje são motores flex.

quando o motor queima alcool, apesar de fornecer uma potencia maior, ele gasta mais combustivel; em média 30% a mais... ou seja, se um motor a gasolina faz 7l/100km, um motor a alcool semelhante (ou flex abastecido com alcool) faz 9.1l/100km.
a diferença é que aqui no meu estado (=provincia) a gasolina custa o equivalente a 1,92 dolares o litro enquanto o alcool custa 1 dolar o litro.
ou seja, mesmo o motor queimando alcool gastar mais, vale a pena usar esse combustivel por ser bem mais barato que gasolina. isso sem falar nas questões ambientais. o brasil incentiva muito o consumo e venda de carro a alcool (impostos mais baratos) principalmente por causa das cotas de carbono.

tenho meu carro flex a varios meses e nunca abasteci com gasolina.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”