"Flexi-fuel"

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

"Flexi-fuel"

Mensagem por EnergiaDiesel »

"«flexi-fuel»

a revolução dos combustíveis

nos últimos dois anos (2003 e 2004), mais de 80 por cento dos carros amigos do ambiente vendidos na suécia (incluindo híbridos, eléctricos ou a gás) são do tipo «flexi-fuel». desde 2001, só a ford já vendeu mais de 15 mil veículos deste tipo, um exemplo que não tardará em ser seguido por outras marcas como a volvo e a saab. vendido ao preço de 7,83 coroas suecas o litro - cerca de 0,86 euros, contra 1,28 euros da gasolina sem chumbo de 95 octanas - o bioetanol está a revolucionar os hábitos de consumo na suécia e a concentrar as atenções dos construtores de automóveis.
a ford, pioneira na investigação de combustíveis alternativos, como o etanol, o gpl, o hidrogénio e as aplicações híbridas, acaba de lançar na suécia e na alemanha, uma nova geração de focus «flexi-fuel», preparados para consumir qualquer mistura de bioetanol com gasolina sem chumbo. a solução ideal e mais económica dá pelo nome de e85, por resultar de uma combinação de 85 por cento de bioetanol e 15 por cento de gasolina sem chumbo.
na estrada a utilização de bioetanol não se reflecte na «performance» dos carros, mas traduz-se por um acréscimo de consumo na ordem dos 30 por cento. um ford focus «flexi-fuel» consome, assim, 10,5 litros aos cem, contra 7,1 litros da versão exclusivamente a gasolina. mas feitas as contas, o custo ajustado face ao consumo acaba por situar-se em 1,13 euros. uma poupança evidente para o bolso do consumidor, para não falar nos efeitos benéficos para o ambiente, com uma redução de 70 por cento nas emissões de dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito de estufa.
expresso online"


in http://expresso.clix.pt/actualidade/int ... _id=356311

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

já para não falar que a mistura de gasolina e álcool é muito mais destruidora do motor que a gasolina. isto é bom para a indústria automóvel

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

"Flexi-fuel"

Mensagem por Captain »

caro orbis,
há dias, estava num consultório médico e descobri numa revista que lá havia, uma publicidade e entrevista ao agente da saab em portugal, em que se publicitava que os modelos 9-3 e 9-5 daquela marca podiam consumir etanol em qualquer proporção de mistura com gasolina ou mesmo a 100%.
referia algumas performances e algumas delas eram melhores com etanol do que com gasolina.
como é, não sei. sei é que uma marca daquelas não está para rebentar motores.
e então logo esses, que fazem carros com tecnologias a partir de aviões, como eles dizem.
captain

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

"Flexi-fuel"

Mensagem por Captain »

acabei de descobrir na net o que me parece ser a tal notícia.
procurar no google em saab etanol e aparecem coisas sobre isso.

aqui vai o link:

http://www.saab.pt/main/pt/my07_noticia ... bsection=1

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

é sabido que o álcool, mesmo o etanol, é corrosivo para os motores. no brasil tem havido problemas. claro que a saab é uma marca de excelência, mas também não será de esperar que sejam eles a dizer que aquilo que querem implementar tem problemas.
isto faz-me lembrar a recente campanha do gpl em que só se diz bem e nunca se fala dos problemas, nomeadamente do desgaste das válvulas em muitos motores e do consumo que muitas vezes aumenta mais de 30% em volume.
claro que é um combustível ecológico, embora a sua produção maciça em países que não têm clima tropical seja muito discutível.

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

"Flexi-fuel"

Mensagem por Captain »

caro orbis,
tenho ideia, mas posso estar errado, que o que é corrosivo para os motores é a água contida no alcool e não o alcool em si.
e de uma coisa tenho a certeza: os tipos da saab não iam pôr cá fora um produto que viesse ou venha a dar problemas, arranjar-lhes chatices e dar cabo de uma reputação como a que têm. já devem andar às voltas com isto há muito tempo. há tempos mandaram cá para fora um comunicado atestando que os seus camiões, os scania, estão aptos a trabalhar com biodiesel na proporção que se quiser (desde que seja bom).
com o bioetanol nos saab, a coisa deve ser igual já que não deve ser do género de meter para lá bagaço ou aguardente a 20%.
os combustíveis têm de ter características próprias e são para utilizar com essas características. claro que eu não vou comprar um pópó daqueles e pôr-me a fazer alambicadas e experiências na garagem.
ou há produto em condições para lá meter ou então não me meto nisso.
lendo o artigo, constata-se que são referidas melhores performances com o alcool que com a gasolina.
cumps,
captain

Avatar do Utilizador

pequenomonstro
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda set 18, 2006 9:20 pm
Localização: LISBOA

alcool

Mensagem por pequenomonstro »

avé captain,

já experimentei "no terreno" misturar metanol em motores saab/boeing 1985 cc e 2290 cc e, até +-40% não se nota nada, até talvez o motor rode mais solto. o consumo aumenta entre 30/35%. quanto à corrosão desconheço porque aínda não abri algum motor. acredito que, inclusivamente os sistemas de injecção das viaturas fabricadas nestes últimos anos venham já mais preparadas para várias opções de combustíveis.

saudações.
__________________________________________________________________________________________________________________________
candeia que vai à frente alumia duas vezes

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”