alcool com 96%

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
nmcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta mai 25, 2007 10:51 pm

alcool com 96%

Mensagem por nmcnunes »

boas pessoal tenho aki boe alcool com 96% nao dara para sustituir pelo metanol para fazer o metoxido
ja q mo deram era fixe se desse


sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm
Localização: Capital do Porco - Montijo

Mensagem por sabelo »

caro amigo:
se não me engano, os restantes 4% que faltam aí, são água.
e como separar essa água?
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55


Autor do tópico
nmcnunes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta mai 25, 2007 10:51 pm

Mensagem por nmcnunes »

a maior parte e metanol outras imporezas agua tambem deve ter uma pekena percentagem
mas eu so keria saber se o alcool da para substituir o metanol se der eu ate le tiro o resto da agua pois ate trabablo numa destilaria


Gasolina
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado mai 05, 2007 3:06 pm
Localização: Carnaxide, Portugal

Mensagem por Gasolina »

nmcnunes Escreveu:a maior parte e metanol outras imporezas agua tambem deve ter uma pekena percentagem
mas eu so keria saber se o alcool da para substituir o metanol se der eu ate le tiro o resto da agua pois ate trabablo numa destilaria
o etanol pode ser utilizado como combustível directamente, sendo só preciso modificar o sistema de carburação de modo a entrar mais combustível e menos comburente. os 4% não são de preocupar.

já agora, trabalhas numa destilaria onde?

podes fornecer etanol? a quanto?

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

discordo. experimentem misturar álcool a 96º numa garrafa transparente com gasolina.


Gasolina
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado mai 05, 2007 3:06 pm
Localização: Carnaxide, Portugal

Mensagem por Gasolina »

orbis Escreveu:discordo. experimentem misturar álcool a 96º numa garrafa transparente com gasolina.
ou qualquer óleo/hidrocarboneto...

mas a água dissolve-se no álcool

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

nmcnunes Escreveu:a maior parte e metanol outras imporezas agua tambem deve ter uma pekena percentagem
mas eu so keria saber se o alcool da para substituir o metanol se der eu ate le tiro o resto da agua pois ate trabablo numa destilaria
por muito que destiles nunca ultrapassas os 96%.
a agua e o etanol na percentagem de 4 para 96 formam o que se chama de azeotropo que destila a uma temperatura inferior à do proprio alcool absoluto.


X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm
Localização: Águeda - Aveiro

alcool anidro

Mensagem por X-Blade »

boas, fica aqui um link k explica como é produzido o alcool e como se faz para fazer alcool anidro (com menos de 1% de água).

http://www.cepa.if.usp.br/energia/energ ... cooll.html

espero que ajude.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: alcool com 96%

Mensagem por Luciano Kaefer »

na busca por informações sobre a destilação e a consequente transformação do etanol 96 em etanol anidro, encontrei o seguinte texto:
existem casos de misturas homogêneas de líquidos que não podem ser separadas por processos físicos como, por exemplo a destilação. isso porque tais misturas destilam em proporções fixas e constantes, como se fossem uma substância pura. essas misturas são denominadas misturas azeotrópicas. assim, o álcool etílico forma com a água uma mistura azeotrópica (95,5% de álcool e 4,5% de água) que destila à temperatura de 78,1° c.

então, para obtermos o álcool anidrido ou álcool absoluto (álcool puro) utilizamos processos químicos. adicionamos à mistura azeotrópica água e álcool, por exemplo, óxido de cálcio (cao), que reage com a água produzindo hidróxido de cálcio ca(oh)2. a seguir, submetemos a mistura a uma destilação, pois agora somente o álcool destila, sendo portanto, recolhido puro no béquer.
o artigo completo está em

http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 711aayskdu

um tanto simples, mas esclarecedor acerca de separação de diversos tipos de produtos, entre os quais alcool e água.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”