China vai plantar cana-de-açúcar e sorgo para produzir etano

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

China vai plantar cana-de-açúcar e sorgo para produzir etano

Mensagem por luimio »

china vai plantar cana-de-açúcar e sorgo para produzir etanol

Imagem
a china vai desenvolver novas plantações de cana-de-açúcar, sorgo doce, mandioca e couve-nabiça, que produzirão biomassa para atender à crescente demanda de etanol no país, segundo um plano do ministério da agricultura divulgado hoje.
“até 2010 a produção total de biomassa será equivalente a 500 milhões de toneladas de carvão, fornecendo 24% da energia consumida no país”, de acordo com o projeto.

o plano descarta a expansão de produção de etanol a partir de cereais, sobretudo milho, a fim de evitar prejuízos ao setor alimentício.

em 2006 a china foi o terceiro maior produtor de etanol do mundo, atrás de brasil e estados unidos. as quatro usinas existentes hoje nas províncias de heilongjiang, jilin, anhui e henan produzem álcool principalmente a partir de milho.

no entanto, a alta dos preços do milho e o temor de um possível déficit para o setor alimentício levaram pequim a repensar a sua estratégia de produção de biocombustível, descartando o uso de cereais.

segundo o jornal “china daily”, os especialistas chineses consideram que o sorgo doce é a melhor fonte para produzir etanol devido a seu baixo custo. além disso, ele pode ser produzido em terra não cultiváveis, num país onde só 13% do terreno são férteis.

o plano prevê produzir 3,8 milhões de toneladas de biocombustível a partir do sorgo. a proporção de milho utilizada na elaboração de etanol cairá de 90% para 70% em 2009, disse cao zhi, analista de mercado.

in: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”