Ramos de oliveiras podem ser aproveitados para bioetanol

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Ramos de oliveiras podem ser aproveitados para bioetanol

Mensagem por luimio »

ramos de oliveiras podem ser aproveitados para biocombustiveis
Imagem
o distrito de bragança tem condições para produzir biocombustiveis a partir da oliveira. quem o afirma é um professor da universidade de jaen que veio ao instituto politécnico participar num workshop sobre o tema. o docente da universidade espanhola de andaluzia explica como se desencadeia o processo de aproveitamento da oliveira na produção de bioetanol. “tem de ser feito um pré-tratamento da biomassa para que as etapas seguintes sejam eficazes” que consiste num tratamento hidrotérmico e depois vamos obter açucares que depois são fermentados, transformando-o em etanol.

eulogio castro considera que o distrito de bragança tem condições para implementar este processo, uma vez que na região transmontana existe a prática da poda, que permite o aproveitamento dos ramos cortados como biomassa. “o cultivo da oliveira implica fazer a poda, cortando os ramos mais improdutivos gerando uma quantidade de biomassa que em vez de ser queimada deve ser aproveitada” refere o especialista.

o workshop - novas tecnologias para a obtenção de biocombustiveis realiza-se no âmbito da rede cyted - programa iberoamericano de ciência e tecnologia para o desenvolvimento - que engloba 21 países, incluindo portugal. utilizar as melhores tecnologias para a obtenção de biocombustíveis é o tema do workshop que está a decorrer na escola superior de tecnologia e de gestão do ipb. este evento realiza-se no ipb, uma vez que esta instituição de ensino superior é um dos grupos que integra a rede de biocombustiveis.

in:
brigantia

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

tem de ser feito um pré-tratamento da biomassa para que as etapas seguintes sejam eficazes” que consiste num tratamento hidrotérmico e depois vamos obter açucares que depois são fermentados, transformando-o em etanol.
este processo já é conhecido, quebrar a molecula de celulose para obter açucar.

pode ser feito até com palha de arroz.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

baron:

isso vale para a palha de arroz. também para a casca de arroz

tem algum material sobre a maneira de faze-lo

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”