Bioetanol - Informações gerais

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por luimio »

bioetanol!
o que é?

o bioetanol é um álcool de origem biológica, não petrolífero, é usado frequentemente misturado com gasolina ou biodiesel, ou usado directamente como combustível, pela sua combustão-limpa e alta-octanagem. é um álcool, produzido de biomassa, como milho, cana de açúcar ou beterraba sacarina, por fermentação, usando leveduras como agente biológico de transformação.

o etanol líquido, ou o álcool etílico, pode ser usado como combustível quando misturado com gasolina ou no seu estado original. pode também ser usado como matéria-prima em vários processos industriais. o bioetanol é produzido por fermentação de qualquer biomassa que contenha amido ou sucrose. é o mesmo álcool contido nas bebidas alcoólicas, mas satisfazendo os padrões de combustível.

o aumento do uso de bioetanol como combustível desenvolveu-se a partir dos anos 70. pode ser usado desnaturado e adicionado a gasolina, ou 100% puro nos veículos preparados para o efeito. tal como é usado extensamente em brasil e e na suécia. quando usado como um componente da gasolina, melhora a combustão e reduz emissões de monóxido de carbono.

tem havido um recente aumento na produção de bioetanol e do uso da mistura e-10 deste combustível, pois tem um bom comportamento nos motores automotrizes bem como um preço competitivo com a gasolina pura. embora o bioetanol puro seja considerado economicamente desvantajoso quando comparado aos combustíveis fósseis, os últimos avanços tecnológicos conseguiram baixar os custos de produção consideravelmente.

acredita-se que maiores avanços na produção e colheitas diminuirá os custos de fabricação, e o uso de bioetanol aumentará, pois apresenta as vantagens de ser: biodegradável, renovável, tem elevado desempenho e emissões mais baixas de monóxido de carbono. hoje em dia, os veículos flexíveis estão a causar o aumento do uso de e-85.
a produção e o uso de bioetanol, aumenta a actividade económica cria emprego, e ajuda os países a tornarem-se independentes do petróleo importado, melhorando a produção interna.


propriedades do bioetanol

bioetanol tem vantagens e desvantagens em relação aos combustíveis fósseis. por exemplo, pode funcionar a maior compressão sem aditivos de octano-propulsão, é mais “limpo” o que faz com que haja um melhor arrefecimento do motor, mas é corrosivo e seu índice de energia é somente 75% do da gasolina.

o etanol na sua forma pura é um líquido limpo e incolor com odor característico suave; ferve a 78 ºc e congela a -112 ºc.
o seu peso molecular é - 46.07, e não tem propriedades ácidas ou básicas. é solúvel em água e na maioria de solventes orgânicos; quando arde produz uma chama azul sem resíduo e energia considerável.

de seguida é apresentada a tabela de propriedades do bioetanol e misturas retirado do web site exame vision engineer.

origens da matéria-prima

o bioetanol é feito pela fermentação de quase toda a matéria ôrganica que contenha amido ou sucrose:

milho
feno e erva
alcachofras
batata
beterraba sacarina
cana de açucar
plantas e desperdícios agrícolas

aplicações

produtos químicos
combustível de bioetanol puro
combustível do bioetanol misturado com gasolina (e10 – 10% bioetanol e 90% gasolina sem chumbo - para o uso em qualquer veículo; e85 – 85% bioetanol e 15% gasolina sem chumbo - para o uso em veículos flexíveis].
explosivos
aditivo de combustível
laca
perfumes
tintas

cada 35 litros do biomassa produzem em média 8 litros do combustível de bioetanol. mas somente o amido ou a sucrose são usado, sendo a maioria da substância não utilizada. estes detrítos podem ser usados como sub-produtos valiosos para a produção de alimentos e produtos químicos.

fábrica de bioetanol

atransformação da biomassa em açúcar e do açúcar para bioetanol é um processo complexo que requer uma mistura de tecnologias tais como a microbiologia, a engenharia biotecnológica e e a química.

trituração/moagem: a biomassa é limpa e triturada (ex: cana de açucar), ou moída (ex: milho), até ficar uma pasta ou farinha dependendo da biomassa.

misturar: com água (e um enzima - alfa-amilase, quando a biomassa usada fôr algum tipo de grão), onde a mistura é cozinhada e liquefeita.

no caso dos grãos há uma etapa extra: sacarificação o enzima gluco-amilase é adicionado para converter as moléculas de amido em açúcares fermentáveis.

fermentação: a levedura é adicionada á mistura, para fermentar os açúcares etanol e dióxido de carbono. num processo contínuo, uma bateria de fermentadores será usada até que a fermentação termine, numa fermentação em descontinuo o fermentado permanecerá aproximadamente 48 horas no fermentador.

equação química: c6h12o6 --> 2 ch3ch2oh + 2 co2


destilação: o fermentado é bombeado em fluxo contínuo, num sistema multi-colunas de destilação onde o álcool é removido dos sólidos e da água, com uma pureza de aproximadamente 96%. o resíduo será a área processando do co-produto.

desidratação: o álcool passará então através de um sistema de desidratação, geralmente um sistema molecular, para remover a água. o álcool desidratado é chamado etanol anídro.

desnaturar: o bioetanol que será usado para combustível é desnaturado então com uma pequena percentagem de algum produto, para o tornar inadequado para consumo humano.
início

diagrama da fábrica de bioetanol


Imagem

alguns estudos científicos

seguidamente temos algumas características importantes sobre o bioetanol resultantes de estudos científicos feitos.

o brasil é o maior produtor de bioetanol, e a cana de açucar a sua principal matéri-prima. o bioetanol é produzido por processos contínuos e descontínuos, e em alguns casos, é usada floculação das leveduras. na colheita de 1996-1997, o brasil produziu 14.16 biliões de litros de bioetanol e 13.8 milhões t métricos de açúcar, de 286 milhão t métricos de cana de açucar. estes produtos foram produzidos por 328 indústrias em actividade, com 101 fábricas autónomas de bioetanol (produzindo somente bioetanol), e por 227 moinhos de açúcar produzindo açúcar e etanol. o mercado do açúcar-etanol alcança aproximadamente 7.5 biliões de uss/ano, tendo em conta rendimentos diretos e indiretos. [brazilian bioethanol program.zanin gm, santana cc, bon ep, giordano rc, de moraes ff, andrietta sr, de carvalho neto cc, macedo ic, fo dl, ramos lp, fontana jd]

um total de 86 culturas modificadas e de 58 culturas puras de bactérias termofilicasforam testadas e cinco candidatos foram selecionados por cumprirem com sucesso os critérios definidos para a produção de bioetanol. [potential for using thermophilic anaerobic bacteria for bioethanol production from hemicellulose. sommer p, georgieva t, ahring bk]

o combustível renovável mais comum é hoje em dia o bioetanol derivado do milho (amido) e da cana de açúcar (sucrose). espera-se limitaçãoes a nível do fornecimento destas matérias-primas num futuro próximo, consequentemente a biomassa lenho-celulósica tem sido vista como uma fonte atrativa para o futuro do bioetanol. [purification of bioethanol effluent in an uasb reactor system with simultaneous biogas formation. [bioethanol. gray ka, zhao l, emptage m]

uma etapa de purificação foi encontrada como sendo uma aproximação aproximação promissora para o processo de desintoxicação da água de produção do bioetanol permitindo a recirculação da água do processo e a redução de custos de fabricação, com formação simultânea dos biogás. [purification of bioethanol effluent in an uasb reactor system with simultaneous biogas formation. torry-smith m, sommer p, ahring bk]

é vital para um ou mais projetos comerciais de bioetanol serem bem sucedidos, que melhoremos a nossa compreensão do processo, a fundammentação reduzirá o tempo e custos de comercialização. adicionalmente, o custo do bioetanol deve ser reduzido para ser competitivo como combustível puro no mercado livre, e avanços aggressivos da tecnologia são necessários para se atingir este alvo. [twenty years of trials, tribulations, and research progress in bioethanol technology: selected key events along the way. wyman ce]

links

para obter mais informação sobre biocombustíveis pode entrar na página para a eficiência de energia e da energia renovável dos estados unidos .

com seguinte link pode aceder directamente às entradas as mais relevantes no pubmed relacionadas com bioetanol.

informação obtida em:
http://www.bionauta.com/bioetanol_p.html


aqui podem-se ler quase todos os resumos relacionados, e alguns artigos completos quando é indicado no começo de cada entrada.


migfcruz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 11, 2008 9:58 am

Re: Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por migfcruz »

a parte da sacarificação é-me bastante familiar, não faço nem etanol nem biodiesel, mas faço cerveja caseira .
se alguém quizer aprender a transformar amido (de cereais maltados) em sacarose eu explico

miguel cruz


migfcruz
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 11, 2008 9:58 am

Re: Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por migfcruz »

já agora uma adição. quando a biomassa provem de grão maltado (pelo menos trigo e cevada que são o que conheço melhor), não é necessário adicionar alfa-amilase. a mesma existe no malte mas apenas está activa a determinadas temperaturas e com determinados valores de ph da agua onde o grão utilizado é colocado.
esse processo, de transformar o amido em sacarose pela acção da alfa-amilase, e de mais algumas enzimas, dá pelo nome de brassagem (no fabrico de cerveja). podem encontrar aqui uma boa explicação do processo, em português: http://cervejacaseira.com/fazer_cerveja_mestres.html .

abraço,
miguel cruz

Avatar do Utilizador

Olicheski
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça jun 29, 2010 6:17 pm
Localização: Charqueadas - RS

Re: Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por Olicheski »

opa pessoal.. tudu bem...

bom... to pensando fazer etanol aqui em casa, porem to pesquisando muito sobre isso antes de fazer qualquer coisa concreta.

pelo que pude pesquisar uma implantação mais facil seria etanol de beterraba, porem ja vi que esta comum que usamos para salada no dia-a-dia não serve, ou teria um teor de açucar mais baixo?

agora sobre adicionar a enzima gluco-amilase.... seria nescessário isso na beterraba??? ja procurei em tudu quanto é site pela internet e nada encontrei...

desde ja agradeço alguma resposta.
“A ciência não é mais que uma perversão se seu objetivo final, não for a melhoria da humanidade”.
Nikola Tesla 1919.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por Luciano Kaefer »

batata precisa ser apenas desintegrada e fervida. o caldo vai ficar doce o suficiente para ir para a fermentação.
as enzimas gluco-amilase é para produtos que possuem exclusivamente amido.

refere no texto. é sobre açucar, mas o liquido que sai da prensa da beterraba+agua, segue o mesmo caminho do suco da cana de açucar.
açúcar de beterraba

na fabricação do açúcar de beterraba, as raízes são cortadas em rodelas e submetidas a um processo de difusão, a fim de facilitar a saída do açúcar através de membranas do tecido vegetal, o que se consegue aquecendo as rodelas em recipientes adequados. por compressão, extrai-se o sumo açucarado do resíduo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


onicio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 20, 2015 6:50 pm

Re: Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por onicio »

migfcruz Escreveu:a parte da sacarificação é-me bastante familiar, não faço nem etanol nem biodiesel, mas faço cerveja caseira .
se alguém quizer aprender a transformar amido (de cereais maltados) em sacarose eu explico

miguel cruz
opa poderia me ensinar eu gostaria de aprender a transformar o milho em sacarose.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bioetanol - Informações gerais

Mensagem por Emanuel Couto »

onicio Escreveu:
migfcruz Escreveu:a parte da sacarificação é-me bastante familiar, não faço nem etanol nem biodiesel, mas faço cerveja caseira .
se alguém quizer aprender a transformar amido (de cereais maltados) em sacarose eu explico

miguel cruz
opa poderia me ensinar eu gostaria de aprender a transformar o milho em sacarose.
onicio! Já reparou na data do post acima... :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”