Primeiros Km a METANOL

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

madeira, o etanol não está disponível em grandes quantidades para o público em geral. para o comprares tens de ser uma empresa e comprovar perante o estado que necessitas de usar etanol num qualquer processo produtivo.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

madeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: domingo ago 13, 2006 3:53 pm
Localização: Porto

Mensagem por madeira »

sim eu sei, mas fiquei com esperança de ver uns frasquitos, nunca se sabe!


eurofavorita
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta set 13, 2006 3:27 am

metanol e etanol ou alcool etilico

Mensagem por eurofavorita »

envia-se para todo o pais metanol 5lts---0,55, 10lts--o,55lt,25lts o,50lts 200lts 0,42lts+iva, contato [email protected] 969962424. qunto a alcool etilico e necessário isenção de isp, apenas existe no mercado alcool etilico totalmente desnaturado

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

elá.. assim estamos a falar melhor.....

e a qualidade desse metanol sera de confiança ???


Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

arranjas um alambique de pinga que serve... quase tudo o ke metas la para dentro ke tenha acucar sai alcool

em tempos havia mt destes alambiques... mas a venda de alcool sempre foi proibida.... era apenas para consumo...

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

ainda se arranja bem disso.. no algarve pelo menos vendem disto como artesanato.. daqueles em cobre ou latao nao sei bem que material é...

mas acho que estes alambiques nao sao mto eficazes.. corrijam-me se enganado..

Imagem

sao deste genero... parece-me demasiado simples pra ser eficaz ao ponto de produzir um alcool "potavel" para o carro.

mas nao sei..

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

o alambique nao transforma o açucar em alcool, isso é na fermentaçao da mistela noutro recipiente. no alambique faz-se a destilaçao que é, aumentar a concentraçao de alcool por volume de liquido. é que as enzimas que transformam o açucar em alcool, na fermentaçao, morrem quando o teor alcoolico atinge os 14%, mais ou menos. se quiseres uma bebida com mais alcool tens de a destilar.
o material é o cobre, para nao envenenar o alcool.


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

já existem à venda alambiques de laboratório, compactos e muito eficientes, apesar desse da foto tb ser eficiente (só perde no tamanho e gasto de energia).

mas realmente a fermentação é que produz álcool.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

resumindo teria de ter as 2 maquinas para tratar disto em casa..

1 para tratar da parte da fermentaçao e uma outra para destilar o material fermentado ??

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

não, a fermentação pode ser em qualquer recipiente, desde que deia para aqueçer e depois juntas as bactérias..

tal como se fermenta o pão (quer dizer, +/-.. )
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

o nosso amigo wikipédia vai-nos dar uma ajuda:

http://pt.wikipedia.org/wiki/destila%c3%a7%c3%a3o


Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

a fermentaçao pode ser feita num balde, numa tina, numa pipa, depende da quantidade que fores fazer, tem é de ser aberto ou com respiraçao, por causa do gas carbonico libertado durante a fermentaçao.
já agora vejam isto, do tempo da lei seca nos estados unidos.

http://en.wikipedia.org/wiki/moonshine

Última edição por Batatas Fritas em terça set 19, 2006 7:31 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

tenho quintal, posso entao por um balde dos grandes tipo 50 litros e tentar fermentar milho por exemplo? comprar daquelas sacas de milho seco...

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

nao sei se o milho fermenta assim, pelo menos em tempo util, tens de usar um catalizador para acelerar ou activar o processo.
nao estou a dizer que o milho nao dá, pelo contrario, é o que se usa para fazer o bioetanol.


Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

era interessante tornar este processo claro e queria depois de saber bem o que fazer começar a fazer umas gotas

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pode-se fazer várias destilações seguidas para aumentar o teor de alcool puro mas no limite, por destilação não se pode passar dos 96º. a partir daí só por processos químicos ou por osmose. o etanol a 96º pode ser usado puro nos motores a gasolina mas não é muito aconselhável, especialmente em motores de injecção provocando o acendimento do "check engine" porque o teor de oxigénio no álcool é detectado pela sonda lambda e não se consegue obter uma relação estequiométrica. para usar misturado na gasolina em percentagens não superiores a 50% tem mesmo de ser retirada toda a água, caso contrário, o alcool não se mistura na gasolina permanecendo separado no depósito e nas linha de combustível. como em portugal não se vendem veículos flex , como no brasil, o melhor é esquecer o assunto para não dar cabo do carro.

Avatar do Utilizador

MaDiNfO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: segunda set 04, 2006 7:49 pm

Mensagem por MaDiNfO »

o ideal é passar numa cooperativa de fruta e comprar macas ou peras... com algum podre.. aqui vende-se a 1 centimo o quilo... é o ideal para destilar...

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

madinfo Escreveu:o ideal é passar numa cooperativa de fruta e comprar macas ou peras... com algum podre.. aqui vende-se a 1 centimo o quilo... é o ideal para destilar...
bem pensado, n sabia desse tipo de mercado.. ali para os lados de mafra conheço umas cooperativas do genero. tenho que me informar.

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

orbis Escreveu: o etanol a 96º pode ser usado puro nos motores a gasolina mas não é muito aconselhável, especialmente em motores de injecção provocando o acendimento do "check engine" porque o teor de oxigénio no álcool é detectado pela sonda lambda e não se consegue obter uma relação estequiométrica. para usar misturado na gasolina em percentagens não superiores a 50% tem mesmo de ser retirada toda a água, caso contrário, o alcool não se mistura na gasolina permanecendo separado no depósito e nas linha de combustível. como em portugal não se vendem veículos flex , como no brasil, o melhor é esquecer o assunto para não dar cabo do carro.
nao percebi bem a relaçao entre os valores da lambda e o teor de oxigenio no alcool a que te referes... a quantidade de combustivel precisa de valores da lambda mas a lambda nao informa da quantidade de oxigenio do combustivel usado mas sim do resultante da "queima"..ora, se ja se deu a combustao, a lamba so recolhe valores do o2 que sobrou da "queima".. mas neste estádio já nao se trata dos valores de oxigenio do combustivel mas sim se é preciso mais combustivel para haver uma mistura mais rica porque nete caso teriamos problemas de mistura pobre..

os nossos carros nao sao flex mas qualquer carro o pode ser e de certa forma já o são. a centralina adapta-se e tens margens para o fazer, só nao o faz quando se excedem valores razoaveis para um carro stock poder levar com alcool sem mexidas. mas partindo do principio que vamos usar por exemplo sempre 80% alcool com 20% gasolina podemos fazer uma repro para termos um carro eficaz nessa proporçao.. nessa altura temos um carro tal e qual como de origem, com bom idle e bom funcionamento em toda a gama de rotaçoes. mesmo alterando por vezes essa relaçao 80%/20% a centralina vai dar um desconto como o faria de origem mas agora ja dentro de outro padrao base.

mas concordo que stock nao é boa ideia passar a alcool á maluca... no meu caso do corsa sei que posso ir até 50% gradualmente para a centralina ir recolhendo dados e adaptando-se. porém, sei tambem por relatos de brasileiros com o mm motor que o meu que para o motor estar bem redondo tem que ser reprogramado para ter aquele idle perfeito, e uma subida de regime suave e progressiva sem poços de potencia a assinalar.

no meu caso como tenho mtos dispositivos que me permitem controlar o que se passa a nivel de mistura nao tou com mto medo de usar alcool.. so me falta uma coisa mas para ja estou liso, e vou ter q esperar.. de momento estou com narrowband que já da para qualquer coisa mas brevemente passarei para wide.

so chateia o facto das repros nao serem baratas e de nao termos o alcool á disposiçao para termos sempre um atestar nas mesmas proporçoes facilmente..

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o que eu queria dizer é que como o alcool tem oxigéno na sua composição, contrariamenta à gasolina, a centralina ao aumentar os tempos de injecção injecta mais combustível que também adiciona mais oxigénio. este oxigénio aparece nos gases de escape, daí que a centralina tenha dificuldade em se adaptar acima dos 50 %.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”