Primeiros Km a METANOL

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Primeiros Km a METANOL

Mensagem por escalavardo »

hoje decidi testar o metanol como combustivel.

misturei numa proporção de 50%..

a ver se o carro aguenta até ao fim da semana..

noto um menor ruído de motor, somente..
3º sócio novaenergia


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

não alteras-te nada?
hmm...
temperatura, rendimento continua igual?
se não te acontecer nada ao motor do civic, o próximo a experimentar posso ser eu!

mas acho que vou só testar...
o ideal era mesmo arranjar etanol! de preferência a um preço inferior ao da gasolina.
Última edição por luimio em terça jul 04, 2006 8:17 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

temperatura igual.
rendimento não consigo dizer, mas parece-me igual.
o motor deixou de fazer tanto barulho.

efectivamente ethanol é que era, pois não é corrosivo para o metal como o methanol.

mas também não será assim nada do outro mundo, pois os carrinhos telecomandados usam, bem como os carros da formula indy.

nos rallyes também sei que adicionam um bocado à gasolina, bem como óxido de nitro, para dar mais rendimento.

mas como estou em testes, isso não me importa por enquanto.

se as coisas correrem bem, quero testar depois com ethanol.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Re: Primeiros Km a METANOL

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo Escreveu:hoje decidi testar o metanol como combustivel.

misturei numa proporção de 50%..

a ver se o carro aguenta até ao fim da semana..

noto um menor ruído de motor, somente..
boas escalavardo, por curiosidade qual é o motor/ano do civic que colocas-te 50% de metanol , em termos de consumo (já que referiste que em aquec./mecânica não houve alterações de maior ) como se portou a expriência , mas penso que a médio prazo e se for para continuar ethanol é o aconselhado o problema é a procura vs oferta do mercado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

motor 1.5 lsi, ano 1992.

em termos de consumo penso que anda igual, mas noto melhor desempenho do motor.

mas começaram a aparecer barulhinhos mínimos, que ainda não identifiquei de onde vêm.

de qualquer forma vou parar, pois não sei exactamente que tipo de metais o combustivel está em contacto e o metanol é corrosivo para uma grande parte deles.

etanol é de certeza para continuar, pois não tenho problemas de corrosão. vou começar a fabricar um reactor para produzir etanol mal haja oportunidade (dinheiro).

quanto a arranjar etanol no mercado, pois duvido muito.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo Escreveu: quanto a arranjar etanol no mercado, pois duvido muito.
honda em termos de mecânica tem bons índices de fiabilidade/qualidade um bom motor para se efectuar a expr. do metanol escalavardo , por uma questão de curiosidade o ethanol é + utilizado em que sectores , para se tentar(só tentar ) estabelecer o rácio da oferta vs procura.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

epá, não faço ideia em que sectores o ethanol é usado, mas o fry diz que é dificil de arranjar, pois trata-se de um produto muito controlado, pois normalmente é utilizado para adicionar ao vinho, e isso é proibido..

honda é bom para testes, mas neste momento é o meu único carro, não me posso dar ao luxo de o partir.

talvez pense em arranjar um chaço velho e fazer uns km's, a ver se berra ou não.

faz falta alguém que perceba desta área (metanol como combustível), pois mesmo nos fóruns estrangeiros ninguém fala disto.

das duas uma, ou o metanol não pode ser utilizado como combustivel porque estraga o carro, ou nos outros países é muito caro e ninguém se interessa por isso.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

SOVIET
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sábado jul 22, 2006 2:42 am

Mensagem por SOVIET »

espera lá?!?
como é que fizeste isso?
meteste alcool directamente no deposito.
estou um bocado confuso pois sou um bocado leigo neste tipo de assuntos mecanicos.
alcool etilico,é isso de que falas?
gostava de saber em termos de litros,quanto metes,tanto de gasolina como de alcool.
obrigado

cumps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, no meu caso, não consigo arranjar quem me venda alcool etílico (etanol), pois é proibida a venda a particulares.

por isso usei alcool metilico (metanol).

coloquei 15 litros de gasolina e 15 litros de metanol no carro. andei uns metros à bruta, para homogenizar a mistura.

tudo correu bem, apesar de notar que o consumo aumentou (tal como disse, com metanol a 100% o carro gasta mais 70% de combustível).

agora existe o problema do metanol ser corrosivo para alguns metais, e neste momento não consigo saber se ao fim de alguns km's afectou algumas peças do motor ou não.

gostaria que mais alguém experimentasse e divulgasse resultados.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

SOVIET
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sábado jul 22, 2006 2:42 am

Mensagem por SOVIET »

pode ter aumentado o consumo mas se formos a ver tambem aumentou os litros de combustivel no tanque.agora era fazer as contas para ver se realmente fica mais barato.
uma coisa talvez seja certa,em termos de limpeza talvez tenhas ficado com tudo limpo,agora em termos de corrosão é que já não posso adiantar nada,pois não sei.
provalvelmente se pusessemos só 5 ou 10 litros de metanol,a corrosão(se existir)seria quase minima.
quanto aos consumos,poderá ter aumentado tambem derivado á velocidade que atingiste,se calhar até poderia ser um sistema mais economico se por exemplo a velocidade andasse a rondar os 90km hora/constante.isso tambem tem a ver com a esplosão,se calhar há mais.espero não estar a mandar tiros para o alto.
seja como for obrigadão pelas informações.

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

escalavardo, esperimenta o aditivo da faher para gasolina, talvéz resolva ou minimize a possível corrosão pelo metanol.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o problema é que qualquer óleo lubrificante não se mistura com o alcool, vai direitinho para o fundo do depósito. e assim irá entupir o sistema.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, de qualquer forma fica aqui um dos links onde tenho ido beber informação:

http://www.altfuels.org/backgrnd/altftype/m85.html

se alguém der uma vista de olhos e retirar alguma informação concreta, avise-me.

depois fica aqui uma comparação entre etanol, metanol e butanol:

http://en.wikipedia.org/wiki/butanol_fuel

que dá uma ideia mais abrangente de álcool como combustível, sendo que o ideial seria o butanol.


depois de contactar algumas empresas consegui o seguinte:

metanol - 0,55€/litro
etanol - ninguém vende a particulares
butanol - 1,30€/litro
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo , vê neste tópico um contacto dado pelo forunista pintas de uma empresa para a venda de metanol a bons preços

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=759

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o preço do metanol não me queixo.. não é esse o meu problema para já..
3º sócio novaenergia


pr2005
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 02, 2006 10:42 am

Etanol ---Como arranjar um aparelho para fabricar etanol??

Mensagem por pr2005 »

bom dia a todos.sou novo por estas bandas e preciso de ajuda.durante muito tempo andei com viaturas a gpl (durante 13 anos).devido a uma sucessão de infelizes acidentes não possuio de momento nenhuma delas.
gostaria de saber como produzir etanol,visto agora os meus carros serem a gasolina.existe neste forum um pdf disponível mas quando o tento abrir imediatamente me dá erro e bloqueia o computador.
a opção pelo metanol está fora de questão para mim !porquê??depois de ler que é altamente tóxico e corrosivo perdi a vontade de experimentar.andei durante muito tempo com carros a gpl e tive uma séria intoxicação com monóxido de carbono de que ainda hoje tenho algumas mazelas (alergias a farmácos,produtos quimícos e alimentos).como tal substâncias que comportem riscos tóxicos ,nem vê-las.
pelo que me apercebi é muito complicado comprar etanol mas... porque não produzi-lo.há muitos anos atrás tive uns amigos que produziam alcool com um alambique e tudo dava.era com vinho estragado era com batatas ,etc,etc,etc.nessa altura ainda não havia controles tão apertados.
venho por este meio solicitar então a vossa ajuda e paciência para alguém que é novo nestas andanças.saudações da zona oeste a todos (caldas da rainha)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, em que circunstências se passou esse acidente?

relativamente ao metanol, não é muito mais tóxico que a gasolina, aliás existe na gasolina um subproduto do metanol, o mtbe..

efectivamente o ideal seria o etanol. o documento que está disponível penso que é o processador para fazer etanol. se não consegue abrir dê-me o email que mando.

por falta de tempo e dinheiro, ainda não contrui o meu processador de etanol, mas espero para breve inicial.

o pintas já tem um processador, agora só lhe falta aprender a usá-lo
3º sócio novaenergia


pr2005
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 02, 2006 10:42 am

re:Como fabricar etanol?

Mensagem por pr2005 »

bom dia mais uma vez

obrigado pela resposta.


quanto ao acidente ,refere-se a quê? ao problema do monóxido de carbono?

pode por favor enviar o esquema para :

[email protected]


quanto ao etanol tive conhecimento há uns 2 anos de uns indíviduos que na zona norte vendiam xilol misturado com etanol para fazerem os carros andar.penso que o xilol é um dos componentes do diluente .entretanto perdi-lhes o rasto.foi na altura em que aparecia na imprensa com frequência histórias de gasolina dita "falsificada".como na altura andava a gpl nem sequer me chateei muito em pedir os contactos desses indíviduos.andavam numa acção de formação com um amigo meu e ele é que me ia informando da "novela"...


pr2005
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 02, 2006 10:42 am

cont.

Mensagem por pr2005 »

[img]http://running_on_alcohol.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/high_proof_still.jpg[/img]

alguém me sabe dizer se este sistema do falecido sr warren é eficaz????


pr2005
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta ago 02, 2006 10:42 am

cont

Mensagem por pr2005 »

é melhor colocar o link :


http://running_on_alcohol.tripod.com/



:-(

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”