Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

na saga por encontrar um combustível barato para a fazenda, deparei-me com essa matéria e gostaria de compartilhar a opinião de quem pudesse ajudar, inclusive o hynek, [***************], serges e demais que militam diariamente na seção ovd, mas sabem dos detalhes referente às bombas injetoras.
21/12/2007 - primeiro ônibus a etanol das américas será testado no corredor metropolitano abd

o corredor metropolitano abd, referência nacional e internacional em sistemas de transporte público de média capacidade, recebe para testes a partir de hoje (20.12) o primeiro ônibus movido a etanol das américas. durante o período de um ano, ele circulará por todas as linhas do corredor da empresa metropolitana de transportes urbanos (emtu/sp) que liga o bairro de são mateus, no extremo leste de são paulo, ao jabaquara, na zona sul, passando pelos municípios de mauá, santo andré, são bernardo e diadema. o percurso total é de 33km em via exclusiva para ônibus. os testes fazem parte do projeto best (bioethanol for sustainable transport ou bioetanol para o transporte sustentável), que conta com o apoio da união européia e é coordenado, no país, pelo centro nacional de referência em biomassa (cenbio) e instituto de eletrotécnica e energia (iee), da universidade de são paulo (usp).

como serão os testes
o ônibus a etanol circulará inicialmente pela linha 284 (são mateus – santo andré oeste) por ser uma linha com grande volume de passageiros e possuir relevo acidentado. a linha tem 8,05 km de extensão e a capacidade de carga do ônibus é de 63 passageiros, sendo 31 sentados. a demanda média por veículo operando nesta linha é de 1.900 passageiros por dia em 28 viagens.
ao final de cada viagem serão avaliados o consumo de combustível, desempenho e falhas ocorridas, tendo como parâmetro comparativo um veículo a diesel equivalente que percorrerá a mesma rota no mesmo horário.
os motoristas da concessionária metra, que opera as linhas do corredor abd, receberam treinamento especial para dirigir o ônibus a etanol. por apresentarem características mecânicas diferentes, os veículos exigem outro tipo de sensibilidade no manuseio da direção e pedais.
no futuro, o ônibus a etanol poderá ser testado em linhas em situações com outras variáveis como trânsito, fora do corredor segregado, por exemplo.
a adaptação do motor diesel para o etanol não requer mudanças significativas. entre as alterações estão o aumento na taxa de compressão 28:1 (nos motores diesel convencionais é de 18:1), alterações na bomba injetora e uso de injetores com maior capacidade volumétrica.

materia na íntegra em: http://www.revistaengenharia.com.br/not ... ticia=2067
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por visitante »

viva ...

gostaria muito de verificar os estudos..principalmente para ver qual o processo utilizado para aumentar a taxa de compressão em cerca de 60% num motor diesel.. mas não consigo abrir o link..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fernando:

tentei abrir o link por aqui e consegui. se quiseres, mande por mp seu e-mail que eu te mando a matéria completa.

o que acho estranho é que nenhuma empresa de motores pesados movidos à diesel, fornece essa opção de transformação, tampouco empresas que fazem conversões.

será que estou a ser um soldadinho de chumbo, andando em sentido contrário à tropa ?

se fosse viável seria para mim uma excelente opção, pois o alcool que vou produzir aqui na fazenda, sai à custo baixíssimo, em comparação com o diesel que tenho de comprar.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

bah amigo velho, só hoje pude me concentrar na reportagem, pelo que entendi, ainda não é para nós usarmos em nossas máquinas, a taxa de compressão é muito alta 28:1 nossos velhos motores não aguentam, mais o consumo a maior de 60%, e o dito aditivo, por enquanto vamos ficando de fora, na minha opinião não compensa. é mais fácil e econômico adaptar um motor a álcool convencional nas máquinas.

um abraço índio velho!!!

ps: ou então monta um alambique e troca a canha por diesel!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


fernando akira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 15, 2008 12:03 am

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por fernando akira »

ola amigos ...
pesso a ajuda de vcs ... to com um motor estacionario que terei que modificar o seu funcinamento ....esse motor começara a seu funcinamento no diesel e depois colocaremos a alcoool ...temos somente um fragmento de um sistema feito pela puc acho que do rio de janeiro com esse sistema ...gostaria de saber se algum de vcs tem mais sobre esse sistema ...sabemos que ele fuciona com 60/40%alcool/diesel ... agradeço muito vcs ...principalmente se me ajudarem de algum modo ... . ate mais ...!!!!!!!!!
aguardo noticias ..!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

bah, fernando, está todo mundo procurando a mesma informação.
estamos empacados no mesmo ponto. sabemos que é possível, mas não sabemos como fazer.
seguimos aguardando notícias de algum colega que passe por aqui e deixe um contributo ao tópico.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


fernando akira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 15, 2008 12:03 am

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por fernando akira »

pois e amigo .... hoje falamos com um bombista ...estamos com um motor 6 cilindros mwm amnanha vamos furar o coletor de admição e intalar 3 bicos injetores do maonsa a alcool se tiver boas noticias mando ....!!!!!
mas aguardo noticias ...de mais alguem ...e gostaria de saber qual o andamento do seu "projeto " ai ...manda ai quem sabe cruzando informações chegamos a algum lugar .... !!! ajudem-nos !!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Bluesky »

inacreditavel, portugal nao esta no projecto, que tristeza... parece que quem estava no etanol desistiu. depois admiram-se que portugal seja o pais europeu mais dependente do petroleo! expliquem-me agora qual é o problema da taxa de compressao se existem motores turbo-diesel aos pontapes ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

por tudo que li à respeito, existe sim a possibilidade de utilizar etanol no lugar do diesel, desde que feito ajustes na bi. uma delas é aumentar a taxa de compressão de 18:1 para 28:1.

somente quem é entendido de bombas injetoras para dizer o que se passaria utilizando etanol nos motores a diesel. sei que o etanol é corrosivo, pois é necessário um tratamento especial por onde o etanol passa.

acho que toda a informação, recorte, notícia que aparecer sobre o tema, deveria ser postado aqui, para que possamos concentrar as informações.

pesquisem amigos...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


fernando akira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 15, 2008 12:03 am

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por fernando akira »

amigos eu realmente acredito que a taxa de 28:1 seja o x da questão ....mas temos que ver como e em que quantidade ficara o diesel.... estamos em teste aki instalando bicos de injeção eletronica no coletor de adimição e usaremos um simulador de trabalho de bicos para calcularmos a quantidade de etanol ...mas ainda com a taxa antiga ..... sera ?????????????

mandenos noticias ...informaçães e opniões estamos coletando tudo possivel ....!!!


obrigada !!!!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

fernando akira, segundo eu entendi esse motor mwm ficara com duas injeção, uma eletrônica para o etanol e a outra mecânica para o diesel??

aguardo notícias!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


fernando akira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 15, 2008 12:03 am

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por fernando akira »

sim amigo silver !!! ele utilizara diesel e alcool ao mesmo tempo ...e e isso que ta dando o maior trampo la pra nos ....como ja disse antes temos uma foto e uma mini materia sobre esse sistema mas nenhu dado tecnico ...so sabemos que foi feito na puc do rio e apresentedo no mes de março numa feira sobre implementos para industria de alcool em ribeirão preto ....pelo menos ea versão que temos ...se tiver dados sobre isso ..agradecerei ....tenho na oficina um materia otima na conversão diesel pra alcool ...totalmente ....assim que eu copia-la vou postar ....ate mais amigos! aguardo boas noticias !!!!!!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

e nós aguardamos as suas !
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por José Luís Cabete »

luciano kaefer Escreveu:por tudo que li à respeito, existe sim a possibilidade de utilizar etanol no lugar do diesel, desde que feito ajustes na bi. uma delas é aumentar a taxa de compressão de 18:1 para 28:1.

somente quem é entendido de bombas injetoras para dizer o que se passaria utilizando etanol nos motores a diesel. sei que o etanol é corrosivo, pois é necessário um tratamento especial por onde o etanol passa.

acho que toda a informação, recorte, notícia que aparecer sobre o tema, deveria ser postado aqui, para que possamos concentrar as informações.

pesquisem amigos...
caro luciano, há notícias que por vezes nos fazem sonhar, e esta pelo que dizes levou-te a isso.
quanto a taxa de compressão nos motores diesel, não tem nada a ver com a bomba injectora, ou seja, a taxa de compressão é o volume do cilindro com o pistão no pmi ou seja no ponto morto inferior, que ao fazer o seu trajecto ascendente vai comprimir o ar que aspirou até ao pms, ou seja ponto morto superior, o resto do espaço é a chamada camera de combustão que tem a haver com a taxa de compressão. nos motores a gasolina esta taxa em média é de 7:1 nos motores diesel é de 20:1, vou dar-te um exemplo, imagina que tens um cilindro com o volume de 1000cm3 cuja a taxa de compressão é de 20:1 logo o espaço que resta na camera de combustão é de apenas 50cm3, como o ar sofreu esta pressão a temperatura subiu e ao ser injectado um jacto de gasóleo também sobre pressão dá-se a combustão do mesmo, o chamado tempo de trabalho.
quanto ao etanol, alem de corrosivo, não tem nenhum poder lubrificante, indispensável nas bombas injectoras, o gasóleo é um combustível com alto poder lubrificante, (óleo diesel) logo o etanol nunca poderá ser colocado nas ditas, pois gripariam em muito pouco tempo.
repara no que diz o fernando akira, está montando injectores electrónicos no colector de admissão, para injectar o etanol, esta solução parece-me viável, pois o motor fica a trabalhar com dois combustíveis, com circuitos independentes, para um motor estacionário não será muito complicado pois a sua aceleração é estável e pode-se jogar mais facilmente com os dois débitos, mas para um motor em movimento jogar com os dois débitos, um mecânico, e outro electrónico, já requer mais invento.

bons sonhos.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por lobão »

josé luís cabete Escreveu:quanto ao etanol, alem de corrosivo, não tem nenhum poder lubrificante, indispensável nas bombas injectoras, o gasóleo é um combustível com alto poder lubrificante, (óleo diesel) logo o etanol nunca poderá ser colocado nas ditas, pois gripariam em muito pouco tempo.
repara no que diz o fernando akira, está montando injectores electrónicos no colector de admissão, para injectar o etanol, esta solução parece-me viável, pois o motor fica a trabalhar com dois combustíveis, com circuitos independentes, para um motor estacionário não será muito complicado pois a sua aceleração é estável e pode-se jogar mais facilmente com os dois débitos, mas para um motor em movimento jogar com os dois débitos, um mecânico, e outro electrónico, já requer mais invento.

bons sonhos.
josé luís cabete, esqueceste de dizer que o etanol precisa também de ignição, que provavelmente no projeto do fernando akira o diesel atuará como ignição, quanto ao motor ser estacionário ou não, não vejo dificuldades visto que tanto o sistema eletrônico como o mecânico vão reconhecer essa essa mudança de aceleração.

o etanol segundo entendi vai ser lançado no pé da válvula de admissão como é feito nos motores a gasolina, e não diretamente na cabeça do pistão como é feito nos motores a diesel com injeção direta, esse álcool injetado no cilindro no momento da admissão vai aumentar a taxa de compressão.

diferentemente da reportagem, acho que nesse projeto do fernando, não necessita de maior taxa visto que o motor a etanol funciona com a taxa 10:1, a dificuldade no entanto esta na dosagem dos combustíveis, para que o diesel funcione como ignição! mas o projeto tem tudo para dar certo, não sei se vai ser viável economicamente!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por José Luís Cabete »

boas lobão
bem, para esclarecer qualquer assunto de mecânica, é necessário dizer muito mais, se o nosso amigo luciano quiser saber mais, tem que nos ir perguntando.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


fernando akira
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça abr 15, 2008 12:03 am

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por fernando akira »

ola ....estamos aki pra aprender ...quanto ao projeto ele esta parado esperando uma flauta pra distribuição de combustivem mas somente com a injeção de alcool pulverizado com ttrez bicos de baixa vazão tivemod um almento leve de 50 giros no motor giros no motor mas com equipamento improvizado e com apenas 5 milisegundo de abertura de bico simultaneo ...agora estamos esperando a peça pra irmos a dinte ... ..quanto a materia pra conversão de motorews diesel pra etanol posso dixer que tem que diminuir a taxa com um trabalho na cabeça dos pistões mas não sei exatamente pra quanto vai baixar ... mas na materia ´parece que tem devo copiar algo la hoje e assim que der passo pra vcs !!!!aguardo noticias de vcs tbm ....


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

boas:
então só hoje vi este post, pois teho andado um pouco arredado...
não quero ser desmancha prazeres mas, ao se introduzir alcool num motor diesel (taxa de compressão dos 17 aos 21) é preciso ter em conta um fenomeno que limita a taxa de compressão dos motores a gasolina pelos 7,5 e os a alcool até uns 11...
chama-se detonação!!! ela aparece devido á temperatura atingida quando o embolo atinge o ponto morto superior (e infelizmente antes de o atingir com consequencia desastrosas para os embolos, pois em vez de se dar um aumento gradual da pressão obtem-se um efeito tipo uma marretada no cimo do embolo, que o pode perfurar). consiste na auto inflamação expontanea da mistura (logo em qualquer altura), em vez de esta ser comandada pelo motor no tempo opurtuno!
só conheço um tipo de motor que explora este tipo de inflamação que é os motores dos modelos radio comandados (aeromodelismo...) com consumos, quando comparados com os motores comandados, de valor exorbitante!! vale-lhe o facto de terem cilindradas irrisorias logo, consumos irrisorios, e como o que se pretende é minimizar ao maximo, o peso...
ps por isso é que adicionava chumbo á gasolina. a intensão era adiar ao maximo a ocorrencia da detonação!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas ferra

não lhe parece que a reportagem citada na abertura do tópico tem fundamento ? imagino que um projeto de uso de alcool em substituição ao diesel, na mesma bomba injetora, deva ter sido algo bem pensado, senão ocorreria todos os transtornos que você indicou. que lhe parece a reportagem ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Motores originais à Diesel, funcionando com ETANOL

Mensagem por Ferra »

luciano kaefer Escreveu:boas ferra

não lhe parece que a reportagem citada na abertura do tópico tem fundamento ? imagino que um projeto de uso de alcool em substituição ao diesel, na mesma bomba injetora, deva ter sido algo bem pensado, senão ocorreria todos os transtornos que você indicou. que lhe parece a reportagem ?
sim, eu concordo com a reportagem de abertura! se bem que não há dados sobre os oxidos de azoto que provavelmente se vão gerar com este metodo...
quando eu fiz a intervenção foi referente ao projecto que introduz alcool no colector de admissão do motor diesel, logo ao se fazer a compressão existe alcool dentro dos cilindros!
no caso de este ser injectado no momento oportuno, o caso muda de figura! tem é de se fazer um estudo sobre a poluição...
peço desculpa por não me ter explicado ao projecto que me estava a referir!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”