Etanol de celulose poderia ajudar a suprir demanda energétic

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Etanol de celulose poderia ajudar a suprir demanda energétic

Mensagem por Tó Miguel »

etanol de celulose poderia ajudar a suprir demanda energética

a conversão de biomassa de celulose, que é abundante e renovável, no biocombustível etanol é uma alternativa "promissora" para fazer frente à escassez de recursos energéticos, segundo um artigo publicado hoje por "nature reviews genetics".

publicidade

os biocombustíveis podem ser uma solução para evitar a instabilidade política e os problemas ambientais derivados da dependência do petróleo, uma matéria-prima que se esgota.


atualmente, a maioria destes biocombustíveis é gerada a partir de cereais ou açúcar, mas não são suficientes para atender à demanda global de combustível, além de encarecer os preços dos alimentos básicos.


cientistas da michigan state university (estados unidos) propõem como alternativa a este tipo de biocombustíveis o etanol derivado da celulose, proveniente da biomassa (que são as plantas terrestres e os derivados destas), muito abundante.


no entanto, os custos da produção deste etanol são altos, duas a três vezes mais caros que a produção de biocombustíveis a partir de grãos, pois são necessárias enzimas que só se conseguem em bioreatores e os tratamentos prévios são complexos.


por isso, os cientistas americanos recomendam utilizar técnicas de engenharia genética para conseguir que sejam as próprias plantas as que produzam estas enzimas, o que apenas requereria a luz solar como energia para o processo.


a equipe de investigação afirma que o etanol de celulose tem uma baixa toxicidade, é facilmente biodegradável e seu uso produz menos poluição que a combustão do petróleo.


além disso, alegam que um aumento das colheitas para a produção de bioetanol reduz os níveis de concentração de gases do efeito estufa, principalmente pelo uso do dióxido de carbono atmosférico na fotossíntese.


por último, indicam que, embora a produção e consumo do bioetanol libere gases que poluem e aquecem a atmosfera, como resultado global se conseguiria uma grande redução da concentração de gases do efeito estufa. efe vmg/db |q:cyt:pt-br:13004000:ciência e tecnologia:ciências naturais cyt:pt-br:13006000:ciência e tecnologia:pesquisa|

http://br.noticias.yahoo.com/s/16052008 ... etica.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”