Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Responder
Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por hmma »

Essas baterias não têm nenhumas "cintas metálicas" a envolver?

Eu tive alguns problemas com as minhas TS, que segundo o fornecedor da mota, quando foram montadas retiraram-lhes as chapas em volta e as cintas (por falta de espaço ao encaixar no quadro), e depois com o funcionamento normal, ao aquecerem, começaram a dilatar e a debitar menos Amps do que o esperado...

Provavelmente essas já são de outro modelo diferente...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Caro amigo,

Sobre este tipo de células TS ou WB, e depois de tudo o que já li, pesquisei e aprendi, tenho como opinião que quando acontecem situações dessas é porque estão a ser (mal)tratadas para além das especificações do fabricante. Normalmente devido à má qualidade de alguns componentes, deficiente parametrização ou até à utilização de equipamentos desnecessários.

Também pode estar relacionado com maus contactos (devido a corrosão e não só), ao uso de carregadores de baixa qualidade, e ao já muito famoso BMS que se quisermos ser rigorosos está sempre "presente" em quase 100% dos problemas com células danificadas, e que, no final, acabam por "entregar a alma ao criador".

Sobre esta temática e a seu tempo irei falar mais em pormenor no momento oportuno.
Apenas dizer que para mim a questão das cintas não representa nenhum problema caso não sejam aplicadas.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por RuFuS »

Boas!

De onde mandaste vir as células? china ou europa? que preços conseguiste? ;)

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Njay »

Se bem me lembro o próprio manual da WB diz que o inchaço só ocorre se as células forem sobre-carregadas. E diz também que se elas incharem um bocado, podemos prensá-las para as levar às dimensões originais!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Exactamente companheiro,

Eu até diria mais; uma boa prensa é muito melhor que um mau (ou bom) BMS :lol:

Mas vamos a coisas sérias sobre o projecto, por estes dias andamos às voltas com a montagem de toda a carenagem (mais uma vez - o chamado monta, desmonta) para podermos ajustar as células aos espaços mais adequados.Como já referimos antes, o objectivo é colocar o peso das 24 "amarelinhas" o mais baixo possível.
Vão ficar espantados, como nós ficámos, com todo o espaço útil disponível. Sem dúvida que este tipo de quadros, é bastante polivalente para trabalhos de conversão. Não foi por acaso que o Barrocas também piscou o olhos à GSXR ;)

Pelo caminho surgiu mais um componente original da máquina, o farol dianteiro, que tinha evidentes maus tratos nos pontos de apoio, com alguns suportes partidos. O registo de tudo está a ser feito no " formato" ADD(as fotos do "Antes" já estão, faltam as do "Durante" e do "Depois".

É uma peça muito valiosa e cara que tem todo o sentido recuperar. Acho que o Njay concorda comigo nessa ideia
O trabalho está em curso e como sempre quando terminar-mos mostramos todo o processo de recuperação e restauro.

Até breve.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

RuFuS Escreveu:Boas!

De onde mandaste vir as células? china ou europa? que preços conseguiste? ;)

Cumps

Estes equipamentos já existem na Europa, em pelo menos em dois fornecedores de grande dimensão, pelo que não hà razão para serem comprados na China. Evitam-se as possíveis surpresas desagradáveis e também os direitos alfandegários que deixam de pesar na conta :) .

A empresa é a 3XE - Polonia

Cada célula custou a "módica" quantia de +- 73€ tudo incluido (transporte, Iva etc).
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Como isto tem andando muito "morno" e à falta de outras novidades fica aqui novamente o vídeo (um dos que também desapareceu do forum e já não estava disponível no youtube) que conta um pouco a história do modelo que estamos a converter.

Em breve daremos mais notícias sobre o projecto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AbYkLaQL ... ideo_title[/youtube]
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por 2wheelfun »

carlos.g Escreveu:Como isto tem andando muito "morno" e à falta de outras novidades fica aqui novamente o vídeo (um dos que também desapareceu do forum e já não estava disponível no youtube) que conta um pouco a história do modelo que estamos a converter.

Em breve daremos mais notícias sobre o projecto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AbYkLaQL ... ideo_title[/youtube]
Olá!
Muito interessante esse vídeo. Conhecendo a partilha que tens efectuado, calculo que consigas também no fim fazer um vídeo em jeito de resumo da V/conversão. Certamente que não será menos interessante que este... ;)
Abraço e continuação de bom trabalho!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

2wheelfun Escreveu:Olá!
Muito interessante esse vídeo. Conhecendo a partilha que tens efectuado, calculo que consigas também no fim fazer um vídeo em jeito de resumo da V/conversão. Certamente que não será menos interessante que este... ;)
Abraço e continuação de bom trabalho!
Sim senhor, gostámos da ideia 2wheellfun.
É uma boa sugestão para produzirmos a “curta metragem” com os momentos mais importantes do Projecto GSXR EV.
Ficam aqui os agradecimentos de toda a equipa, por nos estares a arranjar mais reportagens para o camaramen de serviço :lol: . Depois não se queixem com o fraco andamento dos trabalhos. Mas tudo bem, é por uma boa causa. :D

Mesmo assim e para que o filme tenha um “final feliz”, temos continuado a avançar com os últimos assuntos que que falámos.
Trata-se da recuperação do farol dianteiro, e aqui ficam as 1ªs imagens do Antes:

Visto de frente até parece que não está muito mau,
Imagem

De trás a situação muda de figura. As reparações efectuadas pelo anterior proprietário até não estavam más, mas aconteceu um incidente durante o transporte, quando nos entregaram a maquina (as cintas ganharam folga e a moto tombou), de que resultaram mais algumas mazelas.
Os suportes de apoio partiram.....desconfio que propositadamente só para nos proporcionar mais um daqueles "trabalhinhos de paciência". 8-)
Imagem

Aquii estão eles, como que a provocar..... :) . Não perdem pela demora.

Imagem

Mais umas fotos;

Imagem

Imagem

O Durante já está quase, amanhã mostramos as fotos.
Depois vem o resultado final de da recuperação, com a explicação de todo o processo e que materiais usámos, com tudo às claras sem truques de fotoshop. ;)

Falta só mais uma, mas esta não é de nenhuma peça da Suzuki, é um dos nossos espectadores mais atentos quando os trabalhos decorrem em ambiente de varanda.
É assim a vida de um canário, feliz :lol: mas "atrás das grades".

Imagem,

Por hoje já chega de conversa, amanhã continuamos.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por 2wheelfun »

carlos.g Escreveu:Sim senhor, gostámos da ideia 2wheellfun.
É uma boa sugestão para produzirmos a “curta metragem” com os momentos mais importantes do Projecto GSXR EV.
Ficam aqui os agradecimentos de toda a equipa, por nos estares a arranjar mais reportagens para o camaramen de serviço :lol: . Depois não se queixem com o fraco andamento dos trabalhos. Mas tudo bem, é por uma boa causa. :D
Olá Carlos,
O andamento até pode ser fraco, para quem está de braços cruzados deste lado à espera de acção mas a qualidade do projecto rapidamente faz esquecer...
carlos.g Escreveu:já está quase, amanhã mostramos as fotos. Depois vem o resultado final de da recuperação, com a explicação de todo o processo e que materiais usámos, com tudo às claras sem truques de fotoshop. ;)
Até nisso és exímio... em deixar-nos de "água na boca"...
carlos.g Escreveu:Falta só mais uma, mas esta não é de nenhuma peça da Suzuki, é um dos nossos espectadores mais atentos quando os trabalhos decorrem em ambiente de varanda.
É assim a vida de um canário, feliz :lol: mas "atrás das grades".
Ui... então esse tipo também deve ter muito para ensinar... :lol:
Abraço!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Caro amigo,

Segue mais um agradecimento aqui do pessoal, à forma como caracterizas e comentas o que temos feito nos últimos dias.
Quem não gosta de ser elogiado por aquilo que faz?
Nós gostamos, e dizemo-lo sem falsas modéstias.

Este é um trabalho que vamos fazendo à medida das nossas possibilidades, e é obvio que quando alguém aprecia e valoriza o projecto, ficamos muito satisfeitos e ainda mais exigentes com tudo o que ainda falta fazer.

Ontem iniciámos o restauro do farol, e estamos prontos a partilhar a fase do Durante com o fórum,

A 1ª foto ainda pertence ao Antes, mas é para melhor se comparar os pontos da nossa intervenção
Imagem

Agora já no Durante, ainda com o processo incompleto. Os estragos eram maiores do que inicialmente suponhamos, e quase a chegar ao fim acaba-se o material de reparação :x .
Vai ter de esperar por 2ª feira para concluirmos de tudo.
Imagem

Aqui vê-se melhor o pormenor,
Imagem

Imagem

Usámos um produto em barra, que é nem mais nem menos que uma espécie de plasticina com dois componentes base: Resina Epoxi e reagente - Massa Reparadora Pecol, Pec 115.
Pode ser aplicado para colar e juntar materiais diferentes como o plástico e metal, exactamente o diagnóstico feito ao problema no farol.
O blister trás o produto em barra (com os 2 componentes juntos, mas não misturados), e basta cortar, "amassar" e misturar a porção que cortarmos, para de imediato se iniciar a reacção química que permite uma colagem especialmente forte . Convém, como é normal, antes lixar as superfícies plásticas a colar para assim ficarem mais ásperas e promoverem uma colagem perfeita e sem pontos fracos. Espalha-se como se estivessemos a aplicar a vulgar plasticina, com um pouco de pressão para garantir a melhor adesão entre as duas peças uma em plástico outra em metal (a base do parafuso). A quantidade necessária é algo que só sabemos à medida que vamos aplicando o produto, mas pelo sim pelo não eu fui bastante "generoso" a aplicar a massa, que quando reparei "já era" (sem stress, o material já faz parte da lista de compras para 2ª feira).
Ao fim de três horas de secagem pode ser lixado, desbastado e pintado.
Eis o "segredo" que conseguimos guardar durante.....dois dias :lol:
Imagem

O tempo estava bom na "varanda" (local predilecto ao ar livre para restaurar peças) e aproveitámos também para recondicionar as borrachas vedantes do farol, com outro produto "milagroso".
Este já conhecemos à muito tempo. É usado regularmente nas borrachas das portas, das máquinas de 4 rodas.
chama-se
Imagem

Esta ainda só foi limpa...
Imagem

Esta já está limpa e tratada com o Gummi
Imagem

Ainda temos mais umas fotos para mostrar mas ficam para amanhã,
Fiquem bem, e aproveitem o fim de semana.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Desculpem mas por vezes esquecemo-nos de mostrar o óbvio.
É muito importante que, para além da parte estética, a reparação das peças sirva eficazmente o objectivo que se pretende. É evidente que os suportes só ficam bem reparados se ficarem com resistência suficiente para funcionarem num "ambiente" hostil com é a utilização de um motociclo nas estradas lusas.

Para que não fiquem com dúvidas sobre a qualidade da colagem, fica aqui a prova do "crime".
O farol tem seguramente mais de 3 kilos, veja só a poencia da cola. :o

Imagem

Aproveitei também para fazer um pouco de "braço", já que a rapaziada dedicada ao projecto nem tem tempo para tratar do físico ;)
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por 2wheelfun »

carlos.g Escreveu:Usámos um produto em barra, que é nem mais nem menos que uma espécie de plasticina(...) e aproveitámos também para recondicionar as borrachas vedantes do farol, com outro produto "milagroso".
Olá Carlos.
Muito bom... eu às vezes tenho pequenas necessidades de tratar certas peças e nunca sei qual o material adequado, a lixa que devo usar, a tinta certa... acredito que tenhas muito trabalho de pesquisa neste projecto e por toda esta partilha só posso agradecer e fazer "clap, clap, clap"! ;)
É fácil encontrares estes e outros produtos usados nas lojas da capital ou alguns tens de comprar 'fora'?
Abraço!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Luciano Kaefer »

Parabéns pelo seu trabalho, carlos.g. É de pessoas despreendidas e com vontade de auxiliar, que esse forum se enriquece com a partilha do conhecimento. Receba da Administração desse forum, nossos cumprimentos.

Sds

Luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

2wheelfun Escreveu:
carlos.g Escreveu:Usámos um produto em barra, que é nem mais nem menos que uma espécie de plasticina(...) e aproveitámos também para recondicionar as borrachas vedantes do farol, com outro produto "milagroso".
Olá Carlos.
Muito bom... eu às vezes tenho pequenas necessidades de tratar certas peças e nunca sei qual o material adequado, a lixa que devo usar, a tinta certa... acredito que tenhas muito trabalho de pesquisa neste projecto e por toda esta partilha só posso agradecer e fazer "clap, clap, clap"! ;)
É fácil encontrares estes e outros produtos usados nas lojas da capital ou alguns tens de comprar 'fora'?
Abraço!
Olá Amigo,

Como dizes, grande parte do conhecimento que aplicamos nas “pequenas obras” que fazemos é fruto de muita “investigação” do colectivo, e eu em particular, tenho a vantagem de ter uma actividade profissional relacionada com muitas destas áreas. Mas principalmente, ajuda sobre maneira ser um aficionado do bricolage. Desde que me conheço que gosto de resolver as coisas pelas minhas próprias mãos e por isso tenho coleccionado ao longo dos anos um rol imenso de meios técnicos e não só. Refiro-me às ferramentas e todo o tipo de material relacionado.
Chego a ser “ proibido” :D , pela parte feminina da casa, de entrar em determinadas lojas conotadas com artigos de “ferramentaria e afins”. Vê só ao que uma pessoa está sujeita, apenas por querer trabalhar. O mundo é muito injusto :( .

Sobre os produtos que vamos usando, quase na totalidade são adquiridos em lojas da especialidade na área de Lisboa.
Se precisares de algum em particular, diz, que temos muito gosto em ajudar a encontrar o material certo.

Abraço

Luciano Kaefer Escreveu:Parabéns pelo seu trabalho, carlos.g. É de pessoas despreendidas e com vontade de auxiliar, que esse forum se enriquece com a partilha do conhecimento. Receba da Administração desse forum, nossos cumprimentos.

Sds

Luciano

Muito obrigado pelo cumprimento e também pelas palavras de apoio que nos dirigiu.
Em relação à forma como “vivemos” o nosso projecto e aos trabalhos que vamos desenvolvendo, é verdade que fazemos questão de pôr sempre tudo às claras.
É a nossa maneira de comunicar com os outros.

Felizmente que existem muitos a pensar assim, é desta forma que o nosso conhecimento cresce todos os dias, porque partilhar é o melhor (e único) meio de aprender e ensinar.

Mais uma vez Obrigado e cumprimentos.


Vamos terminar o dia que já vai longo, continuando com a actualização do trabalho, iniciado após a chegada das células.
Foi uma final de tarde em cheio e muito produtivo. Correu tudo às mil maravilhas e não houve imprevistos (coisa rara) :o
Montámos todos os plásticos que interessavam para o exame final ao espaço interior da Suzuki e confirmámos, já com as células alinhadas, que temos todo o "espaço do mundo", ao nosso dispor.
As WB, vão ter direito ao tratamento vip que merecem. O apartamento é espaçoso :) e agora é só dar largas à imaginação e conjugar tudo, com o cuidado estético de que nunca abdicámos em todo o processo.

1º que tudo, nada de facilitismos porque o material é sensivel ;), e merece todo o cuidado.
Isolámos os dois contactos metálicos + e -, com fita adesiva forte, por causa das "faiscas" :P .

Njay, assim esta´bem?
Imagem

Depois tirámos algumas fotos já com 6 células posicionadas sobe o motor e por baixo do duplo berço.

Espreitem esta maravilha:
Imagem

Outra... quem é que disse que o espaço era um problema?
Imagem

Como já tinhamos saudades de ver a GSXR com a roupa de gala, fizemos mais umas fotos que ficam para o álbum do Projecto.
Aqui está uma delas,
Imagem

A Suzuki está cada vez mais fotogénica, não acham?

Abraço e até depois.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Njay »

A mim parece-me óptimo, há que usar protecção não é ;)?

Essa barra não é a famosa "barrinha reparadora" ou "barrinha repara-tudo" que se pode inclusivé comprar nos hipermercados, que há também para madeira, de várias marcas entre as quais Patex? Ou essa Pecol é especial?

Estamos aqui todos de água na boca à espera de ver a Suzuki dar a primeira "gásada" :)!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por civic »

Estou a ver que terás que arranjar uma grelha toda catita para essa saida de ar da carenagem, ou as baterias vão ficar à vista o exterior.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Njay Escreveu:A mim parece-me óptimo, há que usar protecção não é ;)?

Essa barra não é a famosa "barrinha reparadora" ou "barrinha repara-tudo" que se pode inclusivé comprar nos hipermercados, que há também para madeira, de várias marcas entre as quais Patex? Ou essa Pecol é especial?

Estamos aqui todos de água na boca à espera de ver a Suzuki dar a primeira "gásada" :)!
Essa barra reparadora que referes da Patex (Henkel), penso ser em tudo idêntica à da Pecol e devem ter a mesma eficácia. Talvez a única diferença esteja nas variáveis para materiais específicos que existem, madeira, aço, alumino, cobre , titânio, plástico etc.
Nós usamos esta marca apenas porque regularmente fazemos compras nessa loja (parafusaria e afins), que fica mesmo à mão aqui na zona.

Outro motivo é o facto de terem um catálogo multiprodutos on-line, que nos permite fazer uma pesquisa rápida do que precisamos.

Em relação à 1ª "gasada" silenciosa, :lol: Também nós queremos por a máquina a circular quanto antes. Quando tudo estiver a postos contamos com a tua presença. ;)

civic Escreveu:Estou a ver que terás que arranjar uma grelha toda catita para essa saida de ar da carenagem, ou as baterias vão ficar à vista o exterior.
Meu caro, agradecemos a preocupação mas é ponto assente que as células vão ser bem protegidas, com o respectivo “invólucro” a que têm direito.

Depois de tanta espera não está nos nossos planos deixa-las à “solta” dentro da Suzuki.
1º vamos tratar da estrutura de suporte e em seguida será fácil perceber como vão ficar “devidamente acondicionadas”. ;)

Como sempre, todo este processo vai ter direito a reportagem fotográfica e quem sabe um pequeno vídeo para melhor verem os pormenores. O trabalho já está a ser preparado para avançarmos e durante a semana estão previstos um ou dois serões nocturnos a dar no duro 8-)

Vamos ver como é que corre.....depois falamos.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por vinnys »

Boa noite, é incrível como conseguem ter esta "panóplia" de conhecimento para solucionar até os apoios da óptica, simplesmente genial :)

Como sempre de parabéns, e claro está, cá aguardamos pelas novidades, votos de umas voltinhas para breve ;)
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

vinnys Escreveu:Boa noite, é incrível como conseguem ter esta "panóplia" de conhecimento para solucionar até os apoios da óptica, simplesmente genial :)

Como sempre de parabéns, e claro está, cá aguardamos pelas novidades, votos de umas voltinhas para breve ;)
Olá amigo,

Para que o projecto não nos leve à falencia :lol: , temos que puxar pela imaginação e tudo fazer para recuperarmos ao máximo as peças da Suzuki que possam ser restauradas. Também é verdade que gostamos de desafios e de meter mão á obra. Quando não resulta à 1ª, insistimos, até ao sucesso final, porque desistir é "coisa que não nos assiste" :)
Até agora tem corrido bastante bem e com isso já poupámos muitos €€€€ ;).

Vamos então às novidades do trabalho:

A 1ª Black Box do projecto.

Ao fim de alguns dias de monta e desmonta, chegámos finalmente à ideia final para a “caixa negra”, que irá ficar por baixo do motor.

Começámos por encomendar as várias peças numa loja de corte e quinagem de alumínio, para receber condignamente as primeiras 6 células do pack. Quando já pensávamos montar a caixa no quadro, decidimos pensar melhor :? .....e fazer algumas alterações.
Chegou o momento de inventar e isso teve como resultado mais uns dias de trabalho extra 8-) .

Desta operação “cirúrgica" ficam aqui algumas sobras…
Imagem

A caixa foi redimensionada, cortada, afinada……tudo com o objectivo de ficar instalada em duas calhas, também de alumínio, onde facilmente corre e nos permite retirar o módulo para o exterior, caso seja necessário.
Para melhor ilustramos esta ideia, fizemos um pequeno vídeo que mostra exactamente como tudo vai funcionar quando todo o conjunto estiver instalado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ODBb60H6 ... ideo_title[/youtube]

No tratamento estético para o acabamento da box usámos novamente um material de que gostamos bastante, vinil de carbono.

Ficam aqui algumas fotos ……(claro que falta a tampa, mas depois de tanto “corte e costura” o material não chegou) :x .
Já está na próxima lista das compras da semana. :lol:

Aqui ainda sem revestimento
Imagem

Agora já mais bem apresentada...
Imagem

Outra...
Imagem

Mais uma...
Imagem

Esta é a lista do material que usámos e que vamos continuar a usar para os outro módulos, que também já estão em "esboço", prontos para enviar à "fábrica" ;)

- Chapa de alumínio de 2 mm (para a box)
- Cantoneira de aluminio de 3mm para a estrutura de suporte
- Vinil carbono preto (autocolante) para o revestimento.
- Tela isolante para o interior da caixa.
- Rebites diversos....lixa...muita paciência..... ;)
- finalmente...muita transpiração para por tudo no lugar :lol:

Os próximos dias serão dedicados à conclusão deste processo, que, assim que terminado, mostraremos mais em pormenor.

Até breve.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”