Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
caros amigos,
vamos iniciar dentro de poucos dias a conversão de uma máquina (maquinão) ci para ve.
o modelo escolhido reúne a estética e a qualidade que nós exigimos para este projecto. apesar de já ser um modelo com alguns anos, o quadro é todo em alumínio, tem suspensão invertida na frente e a traseira mono-amortecedor com braços também em alumínio.
na 1ª foto em baixo representa o modelo original igual à mota que nós (eu e o daniel-o meu filho) escolhemos apenas com algumas diferenças na decoração.
na 2ª e 3ª fotos está bem visível o trabalho que já foi feito - pelo amigo armando borges da motonova, que nos ajudou imenso tendo sido desmontado na sua oficina o motor, radiador, linha de escape, etc. enfim, tudo aquilo que é dispensável para um projecto desta natureza.
para ele um grande abraço e o nosso agradecimento. revelou-se uma pessoa muito acessível e disponível para ajudar em tudo. a propósito, das diversas vezes que lá passámos encontrámos várias vectrix em trabalho de revisão. dá para constatar que são motos de grande qualidade independentemente dos problemas já conhecidos por todos no que respeita às baterias.
em relação a esta grande aventura que agora começa, vai ficar em stand-by durante 2 semanas para umas merecidas férias da família.
no entanto vamos continuar com algum trabalho de pesquisa para seleccionar todos os componentes necessários.
alguns já não temos qualquer dúvida, como é o caso do controlador kelly, que, na nossa opinião, é seguramente um dos melhores componentes que uma moto eléctrica pode ter. embora nos últimos tempos não participe regularmente nos vários tópicos que têm sucedido, com muitas experiências e relatos nos diversos db´s, temos estado muito atentos a tudo.
aproveito para enviar também um abraço do vasco da swenergy com quem já troquei algumas ideias.
para terminar, os nossos parabéns pela coragem do pessoal que esteve presente na concentração em faro onde também já vimos que houve novidades po parte da swenergy.
abraço a todos e até breve.
vamos iniciar dentro de poucos dias a conversão de uma máquina (maquinão) ci para ve.
o modelo escolhido reúne a estética e a qualidade que nós exigimos para este projecto. apesar de já ser um modelo com alguns anos, o quadro é todo em alumínio, tem suspensão invertida na frente e a traseira mono-amortecedor com braços também em alumínio.
na 1ª foto em baixo representa o modelo original igual à mota que nós (eu e o daniel-o meu filho) escolhemos apenas com algumas diferenças na decoração.
na 2ª e 3ª fotos está bem visível o trabalho que já foi feito - pelo amigo armando borges da motonova, que nos ajudou imenso tendo sido desmontado na sua oficina o motor, radiador, linha de escape, etc. enfim, tudo aquilo que é dispensável para um projecto desta natureza.
para ele um grande abraço e o nosso agradecimento. revelou-se uma pessoa muito acessível e disponível para ajudar em tudo. a propósito, das diversas vezes que lá passámos encontrámos várias vectrix em trabalho de revisão. dá para constatar que são motos de grande qualidade independentemente dos problemas já conhecidos por todos no que respeita às baterias.
em relação a esta grande aventura que agora começa, vai ficar em stand-by durante 2 semanas para umas merecidas férias da família.
no entanto vamos continuar com algum trabalho de pesquisa para seleccionar todos os componentes necessários.
alguns já não temos qualquer dúvida, como é o caso do controlador kelly, que, na nossa opinião, é seguramente um dos melhores componentes que uma moto eléctrica pode ter. embora nos últimos tempos não participe regularmente nos vários tópicos que têm sucedido, com muitas experiências e relatos nos diversos db´s, temos estado muito atentos a tudo.
aproveito para enviar também um abraço do vasco da swenergy com quem já troquei algumas ideias.
para terminar, os nossos parabéns pela coragem do pessoal que esteve presente na concentração em faro onde também já vimos que houve novidades po parte da swenergy.
abraço a todos e até breve.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 492
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
- Localização: albufeira algarve
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
bom projecto
deve ser a primeira mota a legalizar a converçao para electrica
qual o motor e baterias queres usar?
vai dando noticias e o pessoal vai ajudando no que pode!
deve ser a primeira mota a legalizar a converçao para electrica
qual o motor e baterias queres usar?
vai dando noticias e o pessoal vai ajudando no que pode!
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Administrador
- Mensagens: 16145
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
grande armando sempre em grande e a ajudar!
tenho de o ir visitar a minha vectrix ficou com o pio mais baixo!
boa sorte com a conversão!
tenho de o ir visitar a minha vectrix ficou com o pio mais baixo!
boa sorte com a conversão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1981
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
excelente quadro para uma conversão... força nisso!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
excelente escolha, carlos. segue em frente. o meu projecto está em standby e por isso estou curioso sobre as tuas opções de conversão. porreiro pá, tens quem te ajude.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
parabéns pelo projecto!
finalmente aparece um projecto destes em portugal. excelente escolha da mota.
espero que corra tudo bem e que em breve se possa ver essa beleza a circular sem um pingo de gasolina.
finalmente aparece um projecto destes em portugal. excelente escolha da mota.
espero que corra tudo bem e que em breve se possa ver essa beleza a circular sem um pingo de gasolina.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
muito boa sorte com o projecto, vou estar atento a este tópico.
venham mais assim...
venham mais assim...
Montada: Brammo Empulse R ( The best )
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1413
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
- Localização: Sintra
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
muitos parabéns pela opção.
só uma questão, legalizar a máquina? um carro já temos exemplo, e para uma mota, é semelhante?
só uma questão, legalizar a máquina? um carro já temos exemplo, e para uma mota, é semelhante?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
boas pessoal,
desde já agradeço as palavras de apoio e incentivo que aqui deixaram.
sobre algumas questões que entretanto foram colocadas, posso dizer o seguinte, a conversão será feita mantendo a transmissão por corrente, cremalheira com o motor eléctrico separado da roda, posicionado no mesmo lugar da anterior caixa de velocidades/transmissão.
em relação aos outros componentes tais como as baterias, provavelmente a escolha irá no sentido das thundersky devido à boa relação preço/qualidade que estas células actualmente têm. a capacidade ainda não está decidida nesta fase, o que para já não é muito importante.
os elementos principais serão o controlador/motor que terão que permitir upgrades no futuro.
deixo aqui outra foto, desta vez da parte traseira da máquina.
entretanto a moto, irá beneficiar de uma revisão geral, nas suspensões, travões, pneus, etc...tudo feito com mão de obra da casa. também a pintura será totalmente renovada e irá incluir decoração apropriada a um veículo "renascido" e verde.
podem ter a certeza que vamos ser muito exigentes neste trabalho. tudo em prol do veículo eléctrico.
por hoje ficamos por aqui, a aproveitar o descanso e a praia.
abraço a todos
desde já agradeço as palavras de apoio e incentivo que aqui deixaram.
sobre algumas questões que entretanto foram colocadas, posso dizer o seguinte, a conversão será feita mantendo a transmissão por corrente, cremalheira com o motor eléctrico separado da roda, posicionado no mesmo lugar da anterior caixa de velocidades/transmissão.
em relação aos outros componentes tais como as baterias, provavelmente a escolha irá no sentido das thundersky devido à boa relação preço/qualidade que estas células actualmente têm. a capacidade ainda não está decidida nesta fase, o que para já não é muito importante.
os elementos principais serão o controlador/motor que terão que permitir upgrades no futuro.
deixo aqui outra foto, desta vez da parte traseira da máquina.
entretanto a moto, irá beneficiar de uma revisão geral, nas suspensões, travões, pneus, etc...tudo feito com mão de obra da casa. também a pintura será totalmente renovada e irá incluir decoração apropriada a um veículo "renascido" e verde.
podem ter a certeza que vamos ser muito exigentes neste trabalho. tudo em prol do veículo eléctrico.
por hoje ficamos por aqui, a aproveitar o descanso e a praia.
abraço a todos
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
sim, o procedimento de legalização é em tudo semelhante, as informações que recolhi apontam para um processo que não será complicado uma vez que todos os elementos da moto, os existentes e os que vão ser instalados têm certificado de homologação na europa.hmgp Escreveu:muitos parabéns pela opção.
só uma questão, legalizar a máquina? um carro já temos exemplo, e para uma mota, é semelhante?
no entanto podem ser pedidos testes práticos ao nível das massas (peso, travagem, etc).
tudo isso será devidamente explicado no momento certo.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 492
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
- Localização: albufeira algarve
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
mas não é preciso um projecto de alteraçao assinado por um engenheiro que se responsabiliza? ,assim não tens de te preocupar com a homologaçao das peças.
a moto tem matricula portuguesa?
a moto tem matricula portuguesa?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
força aí pessoal, estou a ver que não somos os únicos a fazer conversões de raíz!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
tem toda a documentação e a matrícula é portuguesa.sergio ferraz Escreveu:mas não é preciso um projecto de alteraçao assinado por um engenheiro que se responsabiliza? ,assim não tens de te preocupar com a homologaçao das peças.
a moto tem matricula portuguesa?
pelo que sei há mais que uma forma de legalizar o veículo após a conversão, uma delas é essa que referes,depende também do local (distrito) em que for entregue a documentação. a outra é como eu já escrevi, pedindo alteração das características ao imtt com descrição das alterações efectuadas mais os documentos de homologação dos componentes eléctricos, após o que serão pedidos alguns testes.
estes processos ainda não estão totalmente definidos, o que por um lado pode até ser positivo para quem está neste momento a fazer um projecto destes.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
caro orlando,o_volt Escreveu:força aí pessoal, estou a ver que não somos os únicos a fazer conversões de raíz!
existe uma diferença substancial, a swenergy é uma empresa que desenvolve o seu negócio há já algum tempo, a meu ver de uma forma bastante séria e que trabalha sempre no sentido de melhorar os seus próprios produtos, e neste caso concreto até está prestes a oferecer uma máquina completamente nova convertendo um veiculo de combustão de um modelo que não é vulgar em motos eléctricas.
no meu caso é apenas um projecto pessoal (de toda a família), que serve objectivamente para testar as nossas capacidades e criatividade.
mas com todas as limitações óbvias (a nossa experiência é zero), posso garantir que vamos fazer um trabalho que possa dignificar os veículos eléctricos, e vai criar motivação noutros para as próximas iniciativas do género.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
carlos, todos estamos contigo e creio que receberas toda a ajuda que necessitares, incluindo a do orlando, concerteza. um projecto de familia? sortudo, a unica coisa que consegui da familia foi a incompreensao generalizada do tipo "para onde te leva isso?" "se isso fosse assim já os construtores tinham pensado nisso" e outras iguais. é bom haver familias assim. a maior força! continuação...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
amigo,bluesky Escreveu:carlos, todos estamos contigo e creio que receberas toda a ajuda que necessitares, incluindo a do orlando, concerteza. um projecto de familia? sortudo, a unica coisa que consegui da familia foi a incompreensao generalizada do tipo "para onde te leva isso?" "se isso fosse assim já os construtores tinham pensado nisso" e outras iguais. é bom haver familias assim. a maior força! continuação...
não é só sorte (mas também), é acima de tudo uma questão de atitude e de consciência do núcleo familiar - somos só 3, que desde há 2 anos para cá foi decidido não investir mais em veículos de combustão, pelo menos os de 4 rodas.
se muitos pusessem em prática a mesma ideia os construtores automóveis seriam bem mais rápidos a oferecer alternativas de veículos eléctricos contrariamente ao que fazem, que apenas nos empatam e entretêm com veículos eléctricos virtuais.
abraço
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
carlos.g Escreveu:
...
desde há 2 anos para cá foi decidido não investir mais em veículos de combustão, pelo menos os de 4 rodas.
se muitos pusessem em prática a mesma ideia os construtores automóveis seriam bem mais rápidos a oferecer alternativas de veículos eléctricos contrariamente ao que fazem, que apenas nos empatam e entretêm com veículos eléctricos virtuais.
abraço
Montada: Brammo Empulse R ( The best )
-
- Membro Silver
- Mensagens: 612
- Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
antes de mais, boa sorte com o projecto.
vou estar atento a ele. tenho uma yzf 1000 na garagem, praticamente parada, e também me andam a passar umas ideias pela cabeça.
vou estar atento a ele. tenho uma yzf 1000 na garagem, praticamente parada, e também me andam a passar umas ideias pela cabeça.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
- Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
uggabugga Escreveu:antes de mais, boa sorte com o projecto.
vou estar atento a ele. tenho uma yzf 1000 na garagem, praticamente parada, e também me andam a passar umas ideias pela cabeça.
é isso mesmo, a ideia é fazer um trabalho com bastante qualidade (como já vi alguns noutros países), para "provocar" esse bichinho nas pessoas que potencialmente podem usar uma base melhor que as produções chinesas e ficarem com uma moto ao seu gosto mantendo toda a qualidade ciclística, neste caso dos produtos japoneses, os meus eleitos.
fica atento, o trabalho a sério começa daqui a 2 semanas.