Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por vinnys »

Viva, bem... agora estou curioso quanto ao auto-colante estilo carbono será que consegue dar mais informações

...achei este site com película estilo carbono, tem desde folha A5 a A1 (594mm x 841mm), não faço ideia se é barato ou caro. Quanto a remover se não se gostar, será que dá para o fazer e a cola da pelicula sairá com alcool ou outro produto?
E será que não sai se com mau tempo, se se remover se não se nota que lá esteve algo...?

Fica a fonte: http://portocity.olx.pt/en/pelicula-tip ... -193394701

Estou curioso agora com este parte pois a minha roadwin tem uns riscos que se calhar eu conseguiria disfarçar com recurso a este meio.

Quanto à calha e box não contei mas parece-me que todas as baterias vão mesmo ficar na parte de baixo da moto, muito boa escolha para o esquilíbrio da moto, e que sorte também lá caber tudo :)

Desde já o muito obrigado pelo tempo e atenção dispensadas, abraço ;)
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Jorge Rocha »

Um muito bom trabalho!!!
Muitos parabéns!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

vinnys Escreveu:Viva, bem... agora estou curioso quanto ao auto-colante estilo carbono será que consegue dar mais informações

...achei este site com película estilo carbono, tem desde folha A5 a A1 (594mm x 841mm), não faço ideia se é barato ou caro. Quanto a remover se não se gostar, será que dá para o fazer e a cola da pelicula sairá com alcool ou outro produto?
E será que não sai se com mau tempo, se se remover se não se nota que lá esteve algo...?

Fica a fonte: http://portocity.olx.pt/en/pelicula-tip ... -193394701

Estou curioso agora com este parte pois a minha roadwin tem uns riscos que se calhar eu conseguiria disfarçar com recurso a este meio.

Quanto à calha e box não contei mas parece-me que todas as baterias vão mesmo ficar na parte de baixo da moto, muito boa escolha para o esquilíbrio da moto, e que sorte também lá caber tudo :)


Desde já o muito obrigado pelo tempo e atenção dispensadas, abraço ;)
Olá amigos,

Quanto às questões sobre o vinil que imita a fibra de carbono, já tivemos oportunidade de falar em detalhe à uns meses atrás, quando nos colocaram algumas duvidas sobre a técnica que tínhamos usado nas peças que fizemos.

Em relação ao preço, o material que usamos é de marca branca (também existe da 3M ou da Oracal, muitos€€€) e normalmente compramos peças de 1 m por 0,60 m que custa cerca de 14€.

O local onde compramos é em Lisboa, numa loja física, mas também sei que vendem on-line. Fica aqui o link para poderes comparar os preços e fazer perguntas.
http://maxcei.pt/maxcei/index.php?page= ... rt&Itemid=

Depois de aplicada a película pode facilmente ser removida, se não passar muito tempo. Se começar a partir o melhor é aquece-la com uma pistola de ar quente para ficar elástica, não tem nada de complicado. No final é só limpar a cola que ficar nas superfícies, com álcool ou diluente para os casos mais difíceis.

A caixa das baterias só leva 6 ainda faltam 18, mas o espaço já está garantido e reservado para todas, e mais algumas que apareçam mais tarde.

Alguma coisa que possamos ajudar, dispõe.
Jorge Rocha Escreveu:Um muito bom trabalho!!!
Muitos parabéns!
Obrigado, pelo cumprimento.
Esta parte que agora começámos será bastante mais interessante a partir do momento em que a máquina começar a “mexer”.
É preciso um pouco mais de paciência que lá chegaremos.


Voltando ao trabalho,

Neste momento continuamos a avançar com a montagem das células, mas em simultâneo vamos sempre melhorando um ou outro pormenor que estava na "lista" dos atrasados. 8-)
Fica aqui mais um desses casos em que preferimos ficar com o original, e fazer o restauro da peça.

Esta é a peça que fixa a "mesa da direcção" e que tinha a "roupa" a descascar, coitada.

Imagem
Imagem

Depois de uma lixadela e umas boas (mas finas) demão de pintura com preto mate, ficou com este belo aspecto. :o

Imagem

Depois deste tratamento de beleza vai novamente ocupar o seu lugar.....aqui.

Imagem

Foi +- 1 h que dedicámos a esta "menina", mas valeu a pena.

Talvez amanhã já dê para mostrar um aspecto geral da células a invadirem a Suzuki :lol:
Se esta previsão se confirmar, mostramos as fotos.

Fiquem bem.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

As coisas até nem correram muito bem, mas sempre deu para uma 1ª abordagem e vermos a configuração final da distribuição das restantes 18 células.

Nesta, apenas uma ideia para a fila seguinte de 8 ou 9 células, tudo depende da opção que fizermos.
Imagem

Fizemos um suporte provisório que já nos permite ensaiar o “piso” seguinte.
Imagem

Aqui é possível ver as 6 células (em principio será colocada mais uma, 7 no total), num suporte ligeiramente inclinado para ficar alinhado com o suporte do motor e o duplo berço do quadro.
Imagem

Imagem


Imagem

Estamos apenas a usar os pontos de fixação já existentes, usados para o motor de combustão) e será essa a regra para o resto da montagem.

São apenas algumas possibilidades para ajudar na decisão.
Por hoje chega de "estudos e probabilidades",caso surjam mais novidades cá estaremos de regresso.
Até breve
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por sergio ferraz »

não pensaste em ligar as baterias e dar uma volta com ela para ter uma noçao de como se equilibra,para depois definir melhor onde deves colocar as baterias ?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por vinnys »

Boas tardes, por acaso o equilibrar a moto não me tinha passado pela cabeça, ora o motor deve pesar alguns 3 kilos, talbez 5 ou 6 baterias do lado oposto equilibrem a máquina o suficiente...

Estou a falar de cór , não sei medidas nem pesos, mas penso que faz algum sentido :S

Continuação espectacular como sempre :D

EDIT: espectacular o trabalho que conseguiram com o quadro da GSX, parece um autêntico espelho até se consegue ver parte de uma matrícula WOOOOW!!! :o :mrgreen:
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Jorge Rocha »

Se fossem baterias de menor Amperagem (explo. 10Ah) e consequentemente menor tamanho, seria bem mais facil conciliar as mesmas no espaço que sobrou para elas!
Mas posso dizer que mesmo eu sendo um pouco abilidoso, certamente não faria melhor!
Muito bom trabalho, mesmo! E em cada detailhe!
Continuação de bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por vinnys »

Boa noite, agora tenho eu umas dúvidas quanto à pelicula, consegui meter mão a uma película autocolante tipo carbono, 63.50 por 83.50 por 24€ (será que foi bom preço?), mas pretendia fazer duas aplicações com a pelicula:

- uma era criar algo para a moto, novos desenhos, e aqui gostaria de saber quais os cuidados que me aconselham a ter;
- a outra bem mais complicada, é aplicar a película em um capacete integral de moto, ora logo à partia tarefa árdua pois a superfície é toda curva, e terei de criar um espaço para a viseira, e também para um plástico de entrada de ar no topo do capacete (tapado iria ficar estranho e bizarro)

O que mais me preocupa é mesmo aplicar a película não estou a conseguir ver um trabalho bem feito, nem caído do céu, daí pedir ajuda a quem sabe mais e tem mais experiiência, desde já o meu muito obrigado pelo tempo e atenção dispensado
abraço e boas energias ;)
Imagem


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Njay »

vinnys Escreveu:Boas tardes, por acaso o equilibrar a moto não me tinha passado pela cabeça, ora o motor deve pesar alguns 3 kilos, talbez 5 ou 6 baterias do lado oposto equilibrem a máquina o suficiente...

Estou a falar de cór , não sei medidas nem pesos, mas penso que faz algum sentido :S
3Kg? Era bom era :). Falhaste por 13.3 Kg :D!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Vamos rezar para que desta seja de vez. 8-)
Como sabem, este projecto tem andado um pouco aos soluços, resultado de algumas, vamos chamar-lhes vicissitudes, que nenhuma relação têm com Veículos Electricos.

Mas factos são factos, e esta é a realidade que vamos tentar inverter para recuperar o máximo de tempo possível.
Este fim de semana irá ficar registado como um "marco" especial de todo este trabalho.
Sábado, 10 de Dezembro, o dia em que a Suzuki se mexeu pela 1ª vez sem consumir uma gota de combustível fóssil.

Fizemos algumas fotos e um pequeno video que aqui deixamos como testemunho do esforço dos últimos dias.

Tudo o que vão ver teve como objectivo principal, efectuar o máximo de testes, para efectuar correcções necessárias nos "módulos" das células antes da montagem definitiva.
Portanto, muito trabalho se aproxima para as próximas semanas.

A experiência de conduzir um veiculo com o peso e tamanho da GSX R, no "modo eléctrico" é espantoso. :) Tudo se passa com muita suavidade e sem quaisquer problema...ao fim de uns minutos parece que já conduzimos a moto à vários anos.
Não é facil descrever esta experiencia com palavras por isso os videos, em que o protagonista é o "junior", o meu "companheiro", desde o inicio, em toda esta aventura, .

As fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O video:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1MImFQEB ... ideo_title[/youtube]

Até breve .

ps. fazemos questão de agradecer aos últimos intervenientes no tópico, e em especial ao Njay que "repôs" o peso certo do motor eléctrico. Comparando com o motor original é muito mais leve "ma non "tropo". :lol:
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Edu_Rod »

muitos parabéns...

está simplesmente fantástico

as vicissitudes também fazem parte, e quando as conseguirmos superar ainda melhor...

cumprimentos
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por hmma »

Muitos parabéns pela primeira volta na Suziki elétrica, espero que seja a primeira de muitas!

Reparei que estão a ligar as baterias "diretamente" umas às outras. Estão a pensar ainda usar algum BMS?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por zointz »

Fantástico trabalho, até dá pena andar com ela na estrada.... estou curiosíssimo com o final.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


correiars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça nov 18, 2008 11:25 am

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por correiars »

8-) espectáculo

bom trabalho :) assim que avie umas coisas pendentes, lá irei tentar inventar um bocadito tambem :D


parabéns 8-)

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por hmgp »

hmma Escreveu:Muitos parabéns pela primeira volta na Suziki elétrica, espero que seja a primeira de muitas!

Reparei que estão a ligar as baterias "diretamente" umas às outras. Estão a pensar ainda usar algum BMS?

Eu acho que o Carlos, pelo que tem mostrado na maneira como tem recuperado as peças da mota, quer é ter um VE que dure uma eternidade e possa andar com ele sem problemas, por isso duvido que ele vá colocar um BMS.

Atenção, é o que eu penso, não o que o Carlos diz. :D

"Just my 0,02€"
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por Bluesky »

Magnifico...não dá para esticar isso um pouco mais? Vá lá, por acaso queres que eu acredite que NAO saiste da garagem... à noite, sem matricula, estás na boa (primeiro têm que te apanhar) . Vá, quanto deu?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

vinnys
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por vinnys »

A Bichinha está divinal :)

Já esteve mais longe de se concretizar, é espantosa, pareceu muito suave, e bem equilibrada!

Parabéns!! ;)
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por serges »

LOL Muito bom... os meus parabéns...

Fantástico trabalho... Muito a aprender neste projecto e tudo partilhado... ponham os olhos aqui!

Parabéns Carlos já sabes que no próximo workshop já tens muito para falar!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

Edu_Rod Escreveu:muitos parabéns...

está simplesmente fantástico

as vicissitudes também fazem parte, e quando as conseguirmos superar ainda melhor...

cumprimentos
correiars Escreveu:8-) espectáculo

bom trabalho :) assim que avie umas coisas pendentes, lá irei tentar inventar um bocadito tambem :D


parabéns 8-)
zointz Escreveu:Fantástico trabalho, até dá pena andar com ela na estrada.... estou curiosíssimo com o final.
correiars Escreveu:8-) espectáculo

bom trabalho :) assim que avie umas coisas pendentes, lá irei tentar inventar um bocadito tambem :D


parabéns 8-)

Muito Obrigado a todos pelo apoio e incentivo que têm dado aqui à equipe da Suzuki GSX R EV.
Merecem certamente que tudo isto tenha um final feliz, e que em breve todos possam ver o resultado final ao vivo.
hmgp Escreveu:
hmma Escreveu:Muitos parabéns pela primeira volta na Suziki elétrica, espero que seja a primeira de muitas!

Reparei que estão a ligar as baterias "diretamente" umas às outras. Estão a pensar ainda usar algum BMS?

Eu acho que o Carlos, pelo que tem mostrado na maneira como tem recuperado as peças da mota, quer é ter um VE que dure uma eternidade e possa andar com ele sem problemas, por isso duvido que ele vá colocar um BMS.

Atenção, é o que eu penso, não o que o Carlos diz. :D

"Just my 0,02€"
Hmgp,

Só pode ser coincidência, ou então tens um dom escondido que é o de ler o pensamento dos outros.
Então não é que acertas-te em cheio. :)

Neste projecto ainda existem algumas dúvidas sobre duas ou três situações, mas também existem certezas e uma dela é exactamente essa, o BMS não faz parte dos nossos planos.

Temos noção que é um assunto polémico, e que tem provocado algumas trocas de "galhardetes" pelos que estão contra, e a favor. Já há muito temos uma opinião formada sobre o assunto e por isso lá mais prá frente, esta questão será devidamente integrada no projecto onde será explicado o porquê da nossa decisão.

Como dizes, e bem, depois de tanto trabalho, transpiração e milhares de horas dedicadas à "causa" o objectivo é que a Suzuki dure uma eternidade....e que sirva de inspiração para os próximos que queiram seguir pelo caminho de "produzir" o seu próprio VE: 8-)

Obrigado pela tua frontalidade. ;)
Bluesky Escreveu:Magnifico...não dá para esticar isso um pouco mais? Vá lá, por acaso queres que eu acredite que NAO saiste da garagem... à noite, sem matricula, estás na boa (primeiro têm que te apanhar) . Vá, quanto deu?
Bluesky,

Bons olhos te "vejam", desapareceste e agora de repente, ao estilo Houdini, :o regressaste e logo para nos desafiares a cometer ilegalidades e infrações ao C. da Estrada. :lol:

Nada disso amigo, a máquina ainda não saíu da garagem, posso garantir. ;)
És muito bem vindo,ao nosso convívio mas vai com calma que a seu tempo a máquina vai conhecer o asfalto aqui da zona.
vinnys Escreveu:A Bichinha está divinal :)

Já esteve mais longe de se concretizar, é espantosa, pareceu muito suave, e bem equilibrada!

Parabéns!! ;)
É verdade, parece que se conduz sobre carris, e ainda vai ficar mais suave quando for introduzida mais uma alteração que já está pensada desde o inicio e que também iremos mostrar em breve.

Obrigado pelo cumprimento.
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Mensagem por carlos.g »

serges Escreveu:LOL Muito bom... os meus parabéns...

Fantástico trabalho... Muito a aprender neste projecto e tudo partilhado... ponham os olhos aqui!

Parabéns Carlos já sabes que no próximo workshop já tens muito para falar!!!
Obrigado Serges,

Vamos ver se acabamos a tempo.... como se tem visto, de vez em quando a máquina fica em "banho maria".... mas não é por falta de vontade, são as tais "vicissitudes" :x ....se conseguirmos, podes contar com a nossa presença, incluindo a Suzuki, claro.

Não pode ser é muito longe senão temos de comprar pilhas duracel pelo caminho :lol:
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”