SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Responder

Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por O_volt »


depois dos vários pedidos, aqui vai o relato do que foi um sonho e agora é uma realidade.
temos também muitas fotos no nosso facebook: http://www.facebook.com/editalbum.php?a ... 524&v=wall
http://www.facebook.com/editalbum.php?& ... 4&aid=5557
certo dia, ao olhar para o nosso email e inquéritos feitos a clientes, verificamos que determinados clientes não tem interesse especial em fazer mais de 100kms, mas sim atingir outros tipos de velocidades e perfomances . claro que também não pretendiam uma maxi-scooter, mas uma mota desportiva, com linhas modernas.
assim, pegamos neste modelo e sonhamos com um protótipo que muito em breve, será um veículo comercial.
começamos então à procura de 1 motor hub, com as características pretendidas, desta feita, optamos por um motor de 10kw de potência nominal com 20kw de pico, mas que poderá no futuro evoluir para 15kw nominais para mais de 25kw de pico.
motor encontrado, passamos às baterias. nada melhor do que umas a123. são 32 celulas (+ ou – 105volts) com 34,5 amperes. futuramente, pensamos oferecer 2 tipos de bateria, consoante exigências do cliente.
finalmente a peça principal, o controlador: só podia ser um kelly de 18kw!
pegamos nisto tudo, inventamos um pouco, e eis que surgiu a nova coqueluche da sw para o mercado mundial. se repararem ninguém tem um produto destes, e nós portugueses somos os primeiros a tê-lo.
o que nos falta fazer nesta mota:
- substituir a jante traseira para pôr uma jante e pneu maior
- marcha-atrás
- utilizar o conta rotações como leitura de potência de motor, isto é, o conta rotações vai até aos 12.000 rpm entrando no vermelho aos 10.000rpm; assim como motor hub é de 10kw, saberão que estão a ultrapassar a potência nominal quando a agulha entrar no vermelho
- travagem regenerativa na manete esquerda; esta travagem será progressiva, desde 0% até 100%
de resto, aceitamos sugestões...e queremos a vossa ajuda!
como por exemplo para o nome. já pensamos em dominator, na sequência da predator, mas se quiserem opinar, força.
Anexos
A máquina que domina a estrada.
A máquina que domina a estrada.
Sw 10kw.jpg (62.93 KiB) Visto 10302 vezes
Frente
Frente
moto.jpg (30.36 KiB) Visto 10302 vezes
O motor da menina!
O motor da menina!
SW 16 inch wheel.jpg (87.75 KiB) Visto 10302 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por Ricardo_Santos »



muito bom!
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por Bluesky »

o humberto nao levou uma para faro? pareceu-me ve-la na foto, fiquei mesmo um pouco confuso com a mota. acho excelente a passagem a 10kw!!!! muito boas noticias!!!!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por O_volt »

tens razão, blue aqui vai ela no almoço de faro
Anexos
que motor metálico é este?
que motor metálico é este?
37899_1162665523539_1734889451_310691_6881249_n.jpg (146.57 KiB) Visto 10275 vezes
37566_1162668843622_1734889451_310712_826650_n.jpg
37566_1162668843622_1734889451_310712_826650_n.jpg (99.28 KiB) Visto 10275 vezes
37566_1162668803621_1734889451_310711_1768178_n.jpg
37566_1162668803621_1734889451_310711_1768178_n.jpg (83.17 KiB) Visto 10275 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por Njay »

excelente produto! acho que é o caminho certo, e sempre pensei que era óbvio que as pessoas querem é "uma mota desportiva, com linhas modernas" ou, melhor dizendo, não scooters . as motas de estrada ou cross têm um aspecto bem melhor do que as scooters.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por sergiomms »

que excelente noticia
já tens dados estatisticos de performance? ... com uma roda maior vai andar bem,
parece/é uma cópia da bmw f650 cs, apenas com ligeiras alterações.
sergiomms


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por O_volt »

sergiomms Escreveu:que excelente noticia
já tens dados estatisticos de performance? ... com uma roda maior vai andar bem,
parece/é uma cópia da bmw f650 cs, apenas com ligeiras alterações.
na mouche! é mesmo uma réplica da bmw, daí a nossa escolha.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por gryphus »

espectáculo!!! continuem assim pessoal!!!
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por e_bike »

procurem uma empresa nacional para fabricar uma carenagem em fibra que tape a zona onde estava o motor de combustão, e melhore esteticamente essa zona ocultando e protegendo as baterias.

a polisport é uma referência internacional mas há outras mais pequenas é só procurar.
podia haver mais cores sem ser só cinza.
não pensaram na hipotese de manter a transmissão por corrente e usar outro tipo de motor?
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Localização: Matosinhos

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por hp78 »

e_bike Escreveu: não pensaram na hipotese de manter a transmissão por corrente e usar outro tipo de motor?
como sabes as motas que utilizam a transmissão por corrente a medição da potência à cambota ou ao pneu são diferentes, pois existe perdas, neste caso o pretendido , julgo eu, é fazer um veiculo mais eficiente possível para aproveitar toda a potencia existente.
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Avatar do Utilizador

Monty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am
Localização: Odivelas

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por Monty »

por acaso não gosto muito da frente da mota. é um bocado estranho aqueles dois farois ali pendurados sem nada por baixo
no entanto a iniciativa é excelente e vem combater um mercado que ainda não tinha sido explorado, o das motas desportivas.

já agora não querendo ser chato, isto não deveria estar no "mercado livre"?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por RJSC »

e quanto à autonomia da máquina?
é que a potência nunca foi o ponto fraco dos ve, aguentar essa potência durante uns km/tempo é que tem sido o problema.

Avatar do Utilizador

arison
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 12, 2010 7:11 pm

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por arison »

boas companheiros
conforme tenho lido por aqui neste forum, de alternativas enegéticas, tenho reparado que a unica empresa, que tem se mostrado em defesa do ambiente neste rectangulo (como diz a mónica), é na realidade a swenergy, claro que também está em defesa dos seus investimentos, mas as outras também estão com os mesmos obectivos. só que eu acho diferença que a swenergy, investe na investigação do melhor, tanto a nivél de maior qualidade e conforto nas ve,s. daí eu ter feito um livro virtual que se encontra no blog, http://prevmotociclista.blogs.sapo.pt
recomendo uma visitinha.
abraço
ari
SWCOBRA - "BOMBOCA"


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por O_volt »

e_bike Escreveu:procurem uma empresa nacional para fabricar uma carenagem em fibra que tape a zona onde estava o motor de combustão, e melhore esteticamente essa zona ocultando e protegendo as baterias.

a polisport é uma referência internacional mas há outras mais pequenas é só procurar.
podia haver mais cores sem ser só cinza.
não pensaram na hipotese de manter a transmissão por corrente e usar outro tipo de motor?
já estamos a trabalhar pra isso, mas enquanto nós demoramos 3 dias para fazer uma mota quase de raiz, eles andam há 2 meses!
claro que haverá mais cores, ainda não estamos na versão final. mas que cores?
manter transmissão e outro tipo de motor tipo perm foi equacionado e dimensionado, mas ocupa demasiado espaço...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por O_volt »

rjsc Escreveu:e quanto à autonomia da máquina?
é que a potência nunca foi o ponto fraco dos ve, aguentar essa potência durante uns km/tempo é que tem sido o problema.
ainda não podemos avançar dados.
sabemos que consome entre 40w a 80w por km. só pra teres termo de comparação, as predator's consomem entre 30w a 55w. claro que o objectico não é ter um ferrari a consumir 6litros aos 100! mas posso te dizer que a rolar bem já fizemos cerca de 70kms. mas também está em estudo outro tipo de bateria sem ser as a123.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 501
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Localização: Aveiro

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por renateves »

sem dúvida que estão de parabéns... é uma "mota" com características que muita gente gosta. aliás, antes de adquirir a predator andei muito tempo a olhar para as "fumarentas" de estrada... a honda hornet, a yamaha fazer... para mim são excelente máquinas e bonitas.

creio que tem um diamante em bruto nas mãos e que como é óbvio tem que ser polido... bem polido para ter tanto ou maior sucesso que a predator.
concordo com o que já disseram... o nível estético precisa de ser trabalho. no entanto parece-me que as opções que estão a ser tomadas estão a ir no bom caminho

mais uma vez parabéns sw energy... estão na linha de frente.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por Volt »

monty Escreveu:já agora não querendo ser chato, isto não deveria estar no "mercado livre"?
nós estamos atentos. para já, como a mota não está à venda e, este tópico, apesar de criado por um utilizador que vai ter interesse comercial, está a ser interessante a nível informativo e inovador, vamos mantê-lo por aqui.

mas atenção que esta situação será alterada caso haja algum desrespeito pelas regras do fórum. a moderação vai estar atenta ao dito.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por O_volt »

obrigado.
realmente se fosse pra venda estaria como a de 50ah, no mercado livre!
conto com as vossas dicas, nomeadamente sobre jantes, alguem sabe de uma loja que tenha grande variedade de jantes 16?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por Seal »

a opção de mudar o pneu traseiro também é de salutar, as 1ª fotos que vi observei logo isso, demasiado fino.

concordo com o renateves, essa máquina com umas alterações ficará excelente.

dou uma ideia: vão colocando o que pretendem fazer e o ppl.vai dando a sua opinião sobre a estética, ficavam com uma máquina ao gosto do cliente
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Mensagem por sergiomms »

e_bike Escreveu:procurem uma empresa nacional para fabricar uma carenagem em fibra que tape a zona onde estava o motor de combustão, e melhore esteticamente essa zona ocultando e protegendo as baterias....
eu discordo, acho que se neste conceito estético de moto colocarem uma carenagem na protecção do motor, vão estar a misturar conceitos, quero dizer, ou é uma moto de pista e colocam a carenagem e fazem uma frente mais "bicuda", ou é uma moto de estrada como está.

Imagem

eu acho que deviam era trabalhar na estética da parte que serve de suporte/protecção/arrefecimento das baterias, tal como temos visto os produtos finais de desenvolvimentos estrangeiros.
sergiomms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”