PROJECTO 1 - MOTOR


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

vou dar inicio á construção de um prototipo de motor eléctrico aplicável em motos e pequenos automóveis , este primeiro protótipo deverá desenvolver uma potencia nominal de 7kw e potencia de pico na ordem dos 18kw com uma rotação que rondará as 5000rpm sob 48v.

alguns dados,

- o motor terá um estator e dois rotores em formato sandwich
- os rotores levarão 56 imans com uma força de atracção cada um de 6,7kgs
- o estator é constituido por 21 bobines com mais de 900m de fio cada , perfazendo um total de quase 20 kms de fio de cobre

aqui estão os imans, são cilindricos de 15x8 com magnetização n42
Anexos
fotos 232.JPG
fotos 232.JPG (93.06 KiB) Visto 8976 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

mais uma dos imans;
Anexos
fotos 234.JPG
fotos 234.JPG (97.2 KiB) Visto 8973 vezes


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por O_volt »

força tavares!
assim, sim, vale a pena vir a este forum!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

como não gosto dos chineses nem do pessoal da alfandega , comprei os imans na europa , mais propriamente na alemanha , encomendei-os dia 1 de novembro ( feriado ) , recebi-os via dhl dia 8 de novembro.

http://www.supermagnete.de

encomendei 60 imans não se partisse algum e o custo total com transporte foi de 40 e poucos euros , com isenção de iva devido a eu ser empresa.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Bluesky »

este topico deveria ir para uma secção de projectos electricos. caros administradores, do que estão à espera para mudarem o layout dos electricos? excelente tavares, do material que invocas-te já percebi o tipo de motor que pretendes. bem melhor do que aqueles que andam por ai.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por 2wheelfun »

tavares Escreveu:vou dar inicio á construção de um prototipo de motor eléctrico aplicável em motos e pequenos automóveis , este primeiro protótipo deverá desenvolver uma potencia nominal de 7kw e potencia de pico na ordem dos 18kw com uma rotação que rondará as 5000rpm sob 48v.
olá.
os meus parabéns pela iniciativa. vai-nos contando detalhes porque existem por aqui alguns seres curiosos como eu que gostavam de saber melhor como estas coisas funcionam e aprende-se sempre a ler tópicos como este! força!
cumps.

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por hmgp »

já estou desejoso de ir a portalegre outra vez!

quando lá voltar quero ver isso em pessoa!

!go tavares!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Njay »

eh lecas, ando a precisar dum motor desses, tavares. se conseguires fazer isso a um preço minimamente competitivo... se estiveres interessado em discutir o design da máquina até pode ser que eu tenha alguma coisa a acrescentar. força com isso!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Njay »

faltou uma pergunta essencial... que tipo de motor será?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

njay Escreveu:eh lecas, ando a precisar dum motor desses, tavares. se conseguires fazer isso a um preço minimamente competitivo... se estiveres interessado em discutir o design da máquina até pode ser que eu tenha alguma coisa a acrescentar. força com isso!
njay Escreveu:faltou uma pergunta essencial... que tipo de motor será?
o motor será do tipo brushless e o tipo de construção (multi-estator e multi-rotor) parece-me ser inovador a nivel comercial , pelo menos não conheço á venda nenhum motor igual a este , sei de um sueco que construiu um e obteve excelentes resultados e é com ele que tenho esclarecido as minha dúvidas , só não concordo com ele porque ele constói-os em madeira .

este primeiro motor será só um prototipo porque não está para já descartada a ideia de ser construído a nível comercial e para isso já tenho um engenheiro a trabalhar comigo no desenvolvimento do mesmo.

o projecto é um bocado ambicioso e inovador até no material a utilizar ( aluminio e fibra de carbono ) , iremos ter algumas dificuldades pela frente , mas penso estarmos preparados.
quanto a custos , ainda não temos ideia dos valores , mas numa primeira análise fica abaixo da concorrencia.
o material com excepção dos imans encontramo-lo todo no mercado nacional e queremos que essa seja uma mais valia.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

hoje dei inicio á construção das vária ferramentas necessárias para a execução do motor incluindo os moldes para as bobines e a adaptação de um desenrolador de cabos que cá tinha para utilizar como desenrolador para o fio de cobre com verniz.

vou passar a tarde de volta do meu torno a tornear um eixo para o motor e amanhã talvez comece com a construção dos rotores e estator.

prometo fotos.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Njay »

tavares, tenho 2 sugestões:

1) usar o mesmo desenho/padrão de parafusos para montagem do motor que utilizam os do tipo e-tek/mars. são motores muito usados (com e sem escovas) e portanto tornaria o teu motor "compativel". usar também tanto quanto possível o mesmo tipo de eixo, também no sentido de se obter uma compatibilidade. standards são sempre uma coisa boa e permite experimentar vários motores diferentes num mesmo veículo, ou ir fazendo "upgrade". fica aqui um link para desenhos técnicos de um desses motores: http://lib.store.yahoo.net/lib/yhst-574 ... me0709.pdf

2) dá atenção ao sentido de rotação "preferido" do motor, caso se aplique. para uma mota, este sentido não é indiferente porque, por exemplo em motas com jantes sem camara de ar (como a tua aprilia, se não estou em erro), não podes simplesmente virar a roda para a corrente ficar do lado oposto. e em motas mesmo com jantes de raios, se tiverem um braço de torque para segurar o travão de cubo, também já é mais trabalho para mudar a corrente de lado.
Última edição por Njay em sábado nov 20, 2010 1:49 pm, editado 1 vez no total.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Bluesky »

são bons conselhos, njay, admitindo que a transmissão lateral esquerda seja feita por corrente. nem sempre será assim se pensares em motores tipo hub, por exemplo.

tavares, preciso de ver o desenho que tens em mente para aplicar nas tuas bobinas urgente, um desenho simples basta. aconselho a todos a verem o layout de bobinas avançadas que irei colocar brevemente colocar no topico "como construir um motor magnetico" que tornam o motor de disco (panqueca) em algo tremendamente poderoso. não devem seguir o desenho tradicional de bobinagem por razões que em breve compreenderão.


Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

njay Escreveu:tavares, tenho 2 sugestões:

1) usar o mesmo desenho/padrão de parafusos para montagem do motor que utilizam os do tipo e-tek/mars. são motores muito usados (com e sem escovas) e portanto tornaria o teu motor "compativel". usar também tanto quanto possível o mesmo tipo de eixo, também no sentido de se obter uma compatibilidade. standards são sempre uma coisa boa e permite experimentar vários motores diferentes num mesmo veículo, ou ir fazendo "upgrade"
sim njay é o que temos previsto , por acaso já tinha esse desenho e tenho também outros parecidos de outras marcas .
njay Escreveu:
2) dá atenção ao sentido de rotação "preferido" do motor, caso se aplique. para uma mota, este sentido não é indiferente porque, por exemplo em motas com jantes sem camara de ar (como a tua aprilia, se não estou em erro), não podes simplesmente virar a roda para a corrente ficar do lado oposto. e em motas mesmo com jantes de raios, se tiverem um braço de torque para segurar o travão de cubo, também já é mais trabalho para mudar a corrente de lado.
exactamente , nos motores comuns o sentido com mais "força" é o sentido horário , no tipo de motor igual ao meu não há sentido de rotação preferido . a minha mota é uma cagiva e tem a corrente do lado esquerdo , a aprilia sempre foi a minha primeira escolha e tem a corrente do lado esquerdo , mas não consegui arranjar nenhuma.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

bluesky,

amanhã ponho aqui os desenhos , mas para te aguçar o apetite digo-te que a forma das bobines é tipo pêra , e isto é devido á colocação circular em que são dispostas , elas trabalham a menos de 1 mm umas das outras , estou a tentar adiantar trabalho para poder-mos falar melhor no workshop.

ainda em relação á construção das bobines , tive um pequeno contratempo , porque todo o estudo foi baseado em fio de 0,1 mm , e quando chegou a altura de o comprar , não o encontrei em portugal , a única empresa que mo poderia arranjar tinha que comprar 200 kg para me poder vender alguns kilos, só que eu estou habituado a comprar os fios e cabos ao metro ou ao kilometro e agora querem-me vender o fio envernizado ao kilo , mas não me sabem dizer quantos metros são 1 kilo , eu só sei que preciso de 20 kilometros ( 21 bobines x 900 metros).

para entrega imediata arranjam-me fio de 0,15 mm , mas obriga-me a ter que reformular todo o projecto , uma vez que para o espaço que previ para cada bobine com este fio meto menos espiras.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Bluesky »

fico muito satisfeito com o que acabas de dizer pois estás no caminho certo. deixa ver se consigo ajudar (vou ignorar o peso do verniz/esmalte, o resultado é aproximado)

21 bobinas x 900 m = 18900 m (isto é perto de 19 km)

v1 = volume 1 (diam 0,1 mm=0,0001 m/r=0,00005 m) = pi x (0,00005)^2 x 18900 m3=1,4844x10^-4 m3

v2 = volume 2 (diam 0,15 mm=0,00015 m/r=0,000075 m) = pi x (0,000075)^2 x 18900 m3=3,33399 x 10^-4 m3

d = cobre (densidade)= 8920 kg/ m3

peso 1 (fio 0,1 mm) = d x v1 = 1,324 kg = 1 kg e 324 gramas

peso 2 (fio 0,15 mm) = d x v2 = 2,979 kg = 2 kg e 979 gramas

de um para outro ultrapassa o dobro do peso pois 2,979/1,324= 2,25
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Njay »

isso são cerca de 1950 ohm por bobina (0.1mm de diâmetro é awg38, 2164 ohm/km)... são vários conjuntos ligados em paralelo? a resistência parece-me bastante alta, resulta num motor para "muito alta" tensão.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Bluesky »

oh yeah, hv! njay, enquanto o fio de 0,15 mm é o awg 35 com somente 1079 ohms/km, ou seja, metade da resistência. uma grande diferença de um para outro. tem o dobro do peso, o dobro do volume e metade da resistência. então para a mesma eficácia precisa do dobro das espiras do outro, isso dá 18900 m+18900 m= 37800 m (perto 38 km), ocuparia 4x o volume do outro e pesaria 4x mais. tou certo ou tô errado tavares?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por Njay »

não precisaria do dobro das espiras, apenas do dobro da corrente.

o aquecimento é o que "lixa" os motores, e com bobinas de quase 2kohm, a corrente necessária para as aquecer é muito pouca. com 0.25a uma bobina dissipa 122w. para termos 7kw com esta corrente, precisariamos de 7000 / 0.25 = 28000v (irrealista)! não dá para aumentar muito a corrente porque este fio é finíssimo, mas mesmo que conseguissemos chegar a 1a, 1a em 2kohm causa uma dissipação de calor de... 2000w (irrealista)! não será fio de 0.1 polegadas, tavares?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 1 - MOTOR

Mensagem por tavares »

estão a dizer tudo correcto.

mas uma só bobine é constituida por várias bobines , ou seja uma bobine não tem uma ponta de fio como inicio e outra ponta de fio como fim.

uma bobine tem 21 pontas de inicio e 21 pontas de fim ( isto era para o fio de 0,1mm) , a bobinagem é feita pegando em cada molho de 21 fios e com eles fazer um só conjunto ( bobine ) , os 900 m de fio por bobine são desdodrados em 21 partes.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”