Motor 110v para 12v (dúvida)

Responder

Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Motor 110v para 12v (dúvida)

Mensagem por Drunniker »

olá.

atualmente estou com um projeto de construir uma bicicleta elétrica do zero. então eu consegui um motor de aspirador de pó de 500w que trabalha com 110v. gostaria de saber como posso fazer ele funcionar a 12v, pois tenho uma bateria nova do meu automovel que está sobrando. ela é uma bateria de 12v e 60a.

acho que esse motor possui força suficiente para levar uma pessoa em uma bicicleta não acham? enfim, o meu interesse é começar com uma bicicleta e ir aumentando o grau de dificuldade, a bicicleta seria um laboratório para futuros projetos

conto com a ajuda daqueles que possam me ajudar abraço.


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por tavares »

o melhor é esqueceres isso , esse motor para funcionar a 12v tinha que ser bobinado para essa tensão .

e uma bateria de automóvel ?

amigo faz uma busca pelo fórum e vais ver que esse já foi aqui debatido ( milhares de vezes ).

não te quero desanimar mas esse projecto é inválido , podes começar por uma bicicleta mas coloca material adequado a uma bicicleta , e hoje já se encontra em quantidade , qualidade e o preço com tendencia a descer.


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por Drunniker »

na verdade o projeto final que tenho em mente é um mini carro eletrico, com grande autonomia e manutenção barata. queria começar pela bicicleta para ter uma noção mais simples do funcionamento.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por Barrocas »

esse motor de aspirador foi construído para 110v, e fazer rotações (rpm), mas sem esforço.

o que precisas para um veículo, é força motriz (ou "torque", nm, etc.)

se aplicares esforço nesse motor, ele vai aquecer, e pode nem conseguir puxar a bicicleta, porque não foi concebido para essa finalidade.


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Continuando a tirar minhas duvidas..

Mensagem por Drunniker »

barrocas Escreveu:esse motor de aspirador foi construído para 110v, e fazer rotações (rpm), mas sem esforço.

o que precisas para um veículo, é força motriz (ou "torque", nm, etc.)

se aplicares esforço nesse motor, ele vai aquecer, e pode nem conseguir puxar a bicicleta, porque não foi concebido para essa finalidade.
entendi

vou descartar o motor de aspirador e usa-lo como uma lixadeira ou policorte. então, alguém pode me dizer um motor com um bom custo beneficio para esse meu projeto de mini carro eletrico?

penso em um que transporte duas pessoas, porém para o primeiro protótipo, levar uma pessoa já é o sufuciente. no caso, uma pessoa de até 80 quilos + o peso do mini-veículo...

qual o motor mais indicado e baterias? inclusive, penso em utilizar rodas de carinho de mão, pois são pequenas e aguentam o impacto legal.

agradeço,


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por Drunniker »

qual motor elétrico me indicam?


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por Drunniker »

up


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por tavares »

mars . etek , agni- motors , cristalyte.


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por Drunniker »

tavares Escreveu:mars . etek , agni- motors , cristalyte.
obrigado pela dica. desculpe minha ignorância, mas poderia me dizer um motor específico?


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por tavares »

a escolha do motor tem muitas variantes ,

qual o veiculo ?
peso ?
carga máxima ?
que baterias usar ?
motor com escovas ou sem escovas ?
qual o controlador?
velocidade que se pretende?
autonomia que se pretende ?
?
?
?
?

faz uma explicação mais sucinta do que pretendes que de certeza que aqui alguém te ajuda.


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Re: [Duvida] Motor 110v para 12v

Mensagem por Drunniker »

tá ok, realmente pequei em não dizer as especificações.

seria um mini veículo de chassis tubolar, com capacidade para um passageiro, rodas de carrinho de mão, acho que cada uma pesa de 3 a 4 quilos. velocidade máxima entre 30 e 40 km. não acho viável uma velocidade maior, pois creio que a segurança vem em primeiro lugar.

o peso máximo de carga poderia ser, para inicio, somente de um passageiro de até 80 kb, sem nenhuma bagagem, etc...

no caso, penso que o ideal não seria um motor com escovas, pois a meu ver teria um custo benefício menor.

quanto as baterias, gostaria que você me dissessem as baterias com um melhor custo benefício.

no caso, eu tenho o projeto mecânico do chassis, direção, amortecimento... falta-me a indicação para o motor, baterias, controlador.

tenho conhecimento mecânico e uma base de elétrico.

espero ter explicado de maneira clara

aguardo resposta.

grato.


Autor do tópico
Drunniker
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quarta nov 24, 2010 8:54 pm

Re: Motor 110v para 12v (dúvida)

Mensagem por Drunniker »

up!


daniloreisrocha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mai 03, 2011 4:28 pm

Re: Motor 110v para 12v (dúvida)

Mensagem por daniloreisrocha »

Amigo em relação a mudança de tensão de 110 para 12 v, teria que enrolar o motor novamente com fios mais grossos mantendo o mesmo volume da bobina,mas teria que ir testando até achar o fio certo ,porém vc teria que encontrar um capacitor correspondente para este novo motor, que geralmente se encontra em componentes eletrônicos.
Qualquer coisa to na área
Mostre nos seu projeto com fotos
boa sorte

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Motor 110v para 12v (dúvida)

Mensagem por mauri »

daniloreisrocha Escreveu:Amigo em relação a mudança de tensão de 110 para 12 v, teria que enrolar o motor novamente com fios mais grossos mantendo o mesmo volume da bobina,mas teria que ir testando até achar o fio certo ,porém vc teria que encontrar um capacitor correspondente para este novo motor, que geralmente se encontra em componentes eletrônicos.
Qualquer coisa to na área
Mostre nos seu projeto com fotos
boa sorte
Bem, é um ressuscitar dum tópico!
O que conta é a partilha.
Passe pelas apresentações e diga-nos algo sobre si.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”