Um controlador de 5kW (DIY)

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

Este topico tem acumulado dois projectos de controladores distintos, seria adequado fazer um topico separado para cada?

Actualmente tenho uma versão do Controlador DIY do amigo Sun_rise_pt, e estou a trabalhar no desenvolvimento do circuito, por isso posso acrescentar informação sobre este projecto ;)

O circuito de controle tem por base a nota de aplicação:
AN1046 - Two Chip Solution for Brushless Motor Controller Design

Este circuito faz uso dos IC's:
ON Semiconductor MC33035: Brushless DC Motor Controller
ON Semiconductor MC33039: Brushless Motor Driver
International Rectifier - IR2103PBF : Half Bridge Driver

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Tens a certeza que queres usar esse integrado para um controlador dessa potencia ???

Funciona, mas vais ter de ser muito calminho com o acelerador, lá atrás expliquei o que penso sobre este tipo de controlador. :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

Sim, depois se a coisa der torresmos, podes dizer "eu avisei" :lol: , mas para mim, serve para aprender bastante ;)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Barrocas Escreveu:Sim, depois se a coisa der torresmos, podes dizer "eu avisei" :lol: , mas para mim, serve para aprender bastante ;)
Sim, porque já passei pelo mesmo. :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Sun_rise_pt »

Amigo Barrocas, e demais amigos,

Já faz algum tempo que eu não vinha aqui ver este tópico...

Pessoalmente, autorizado por alguns consideráveis anos a trabalhar (e a estudar até onde me foi possível) estes assuntos relacionados com a tração elétrica, permito-me dizer o seguinte:

Se há circuitos muito bem concebidos e inteiramente dedicados ao controle de motores brushless, são esses dois desenvolvidos pela Motorola. Eles possuem (quase) todos os requisitos necessários a um funcionamento perfeito.
E, comparativamente ao que por aí anda, foram os primeiros a ter o controle ciclo a ciclo da corrente ( não das fases, mas de todo o PWM!... ), pelo que o bom dimensionamento do sensor resistivo ( que exibe a amostragem ao circuito do valor Is ) é fundamental na proteção do bloco de potência e respectivos drivers.

Disse quase, pois nos inúmeros testes que fiz, só uma vez danifiquei uma parte do dito bloco. Causa: Depois de ter lançado o motor num sentido, sem o ter parado préviamente, inverti o sentido de marcha. Idéia estúpida :mrgreen: , pois este é um erro "imperdoável", para o circuito (e para o dono) como é óbvio.

Conclusão: É garantido que este controlador trabalhará com qualquer circuito de potência desde que respeitemos as regras de funcionamento bem divulgadas pelos fabricantes e pelos hobistas. Se a coisa virar torresmos, provávelmente não será por erro dos IC´s... Mais do erro do projetista.

Continuam a ver-se por aí muitos controladores baseados neles, em sistemas de trasporte e noutros profissionais.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Sun_rise_pt Escreveu:Eles possuem (quase) todos os requisitos necessários a um funcionamento perfeito.
Exacto, é por lhe faltar alguns que são importantes quando se trabalha com grandes potências que digo o que digo, este controlador é muito bom, muito simples de usar em motores sem escovas em aplicações simples, mas limitado para outras.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

Eu tenho consciência que os digitais tem muitas outras vantagens, mas este circuito corresponde ao que pretendo ;)

é simples, fácil de trabalhar/modificar, e como referi, tem sido o motivo e impulso de muita aprendizagem (da minha parte) 8-)

Obviamente que se a coisa der torresmos, provavelmente será por erro humano, pois o IC sozinho nao faz nada :lol:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Sun_rise_pt »

Não consegui alguma vez detectar alguma incompatibiliade dos referidos IC´s com as aplicações para que estão desenhados, independentemente da potência. Digo isto porque tenho por aqui desde o mais simples feito com 3 FET de canal N + 3 FET de canal P, e sem interface... ...até associações de IGBT's em pack, capazes de manobrar motores de potência considerável. Embora já me tenha desfeito de muita coisa, alguns ainda estão aponto de funcionar para quem quiser ver...

Mesmo em aplicações industriais, encontram-se muitos. Exemplo: Ventiladores (tipo fan) com controle de velocidade Soler & Palau S. A. ... Muitos deles usam mesmo sensores de posição óticos, o que nunca vi nos controladores de motores de tração.

De facto, o MC33035 é um circuito de tecnologia híbrida ( digital + analógico, cada uma usada onde ela é mais eficaz ) extremamente bem concebido para este fim, e que compete ( sem vergonha ) com outros controladores a MCU. Os primeiros, são fácilmente adaptáveis ás necessidades do utilizador. Os bugs são virtualmente inexistentes. São a segunda geração iniciada no MC3033, onde foram feitos alguns melhoramentos.

Já agora: Eles (excluindo o MC33039) também podem ser usados nos simples motores de DC escovas. O gerador de PWM mais alguns componentes internos adequam-se perfeitamente.

Cpmo digo: Respeitando as regras e claro, informando adequadamente o controlador, ele é impecável para qualquer missão. Bem... Se alguém me provar o contrário ao que afirmo, de forma clara e provada por factos, eu estarei apto a reconsiderar as minhas afirmações.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Sun_rise_pt Escreveu:Não consegui alguma vez detectar alguma incompatibiliade dos referidos IC´s com as aplicações para que estão desenhados, independentemente da potência. Digo isto porque tenho por aqui desde o mais simples feito com 3 FET de canal N + 3 FET de canal P, e sem interface... ...até associações de IGBT's em pack, capazes de manobrar motores de potência considerável. Embora já me tenha desfeito de muita coisa, alguns ainda estão aponto de funcionar para quem quiser ver...

Mesmo em aplicações industriais, encontram-se muitos. Exemplo: Ventiladores (tipo fan) com controle de velocidade Soler & Palau S. A. ... Muitos deles usam mesmo sensores de posição óticos, o que nunca vi nos controladores de motores de tração.

De facto, o MC33035 é um circuito de tecnologia híbrida ( digital + analógico, cada uma usada onde ela é mais eficaz ) extremamente bem concebido para este fim, e que compete ( sem vergonha ) com outros controladores a MCU. Os primeiros, são fácilmente adaptáveis ás necessidades do utilizador. Os bugs são virtualmente inexistentes. São a segunda geração iniciada no MC3033, onde foram feitos alguns melhoramentos.

Já agora: Eles (excluindo o MC33039) também podem ser usados nos simples motores de DC escovas. O gerador de PWM mais alguns componentes internos adequam-se perfeitamente.

Cpmo digo: Respeitando as regras e claro, informando adequadamente o controlador, ele é impecável para qualquer missão. Bem... Se alguém me provar o contrário ao que afirmo, de forma clara e provada por factos, eu estarei apto a reconsiderar as minhas afirmações.
Neste momento já tocaste num ponto onde ele não é compativel, numa aplicação de potência não podes usar mosfets de circuito P, porque não existem, claro que podes usar drivers, mas ai tens outro senão, as curvas de ligação dele são lentas e pouco precisas, não utiliza drivers rápidos nas saidas. Para investigação e aprendizagem é um bom começo, mas quem o utilizar em controladores de motores rápidamente vai se aperceber que não é o caminho certo, especialmente quando começamos a queimar material como mosfets que ainda são bem caros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Sun_rise_pt »

Como assim??? Falham porquê??? O limitador de corrente está errado? Ou algo mais que a rapaziada errou ao desenhar?
O que há de muito diferente entre um circuito de maior e um de menor potência? Bem, para lá do manuseamento de maiores valores paramétricos da parte que faz força, as diferenças são quase nulas. Especialmente hoje que a IR e outros fabricantes possuem excelentes interfaces, e por curiosidade alguns destes ainda com uma redundante ativação do "dead time" (proteção ativa de situações contraditórias). Muito difícil melhorar estas performances no "estado da arte" desta altura!

Em condições normais de uso eles não terão como falhar. A Motorola bem sabemos que não brinca em serviço, e os restantes fabricantes que sob licença os venderam e vendem há anos, não serão credíveis? Aqueles IC´s não apareceram com a actual febre dos EV's...
Acredito que alguém tenha tido dissabores, certamente por erro no desenho. É facto que muitos amadores são apressados; não possuem todo o equipamento de teste e medida necessário, ou correto e por convicção ou obrigação desistem de ir até ás análises mais profundas.
De toda a forma, o hobista se tiver um mínimo de conhecimento, e alguma incerteza, e também estiver assegurado de respeitar algumas regras básicas de construção, desde um layout cuidado no circuito impresso; dimensionamento de condutores; desacoplamentos; proteções, etc., sempre pode ir apalpando terreno, posicionando inicialmente o sensor de currente para um valor bem menor do que o pretendido... ...fazendo testes... ...baixando o valor da resistência e por aí.
Se cumulativamente o utilizador "não acreditar" na proteção de corrente do circuito, e se souber e quiser, pode sempre por uma proteção autónoma externa, ou se for exasperadamente descrente, usará as duas.
Repito: A proteção integrada é excelente e funciona quase em tempo real, se considerarmos suficientemente rápidos os fenómenos transitórios que se propagam na informação á dita

Realmente os N-FET + os P, são compatíveis para pequenas aplicações.
Mas e os IGBT's em módulos, alguns de várias centenas de Amperes e também de Volt não se queixam de serem comandados por eles...


Já agora, aconselho a que busquem o site http://endless-sphere.com/forums/
Muita gente usa os circuitos antes descritos, e pelo que vejo saberá o que faz.

Bem, esta é a minha opinião sobre a questão que ficará encerrada por aqui...

Bons trabalhos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Sun_rise_pt Escreveu:Como assim??? Falham porquê??? O limitador de corrente está errado? Ou algo mais que a rapaziada errou ao desenhar?
O que há de muito diferente entre um circuito de maior e um de menor potência? Bem, para lá do manuseamento de maiores valores paramétricos da parte que faz força, as diferenças são quase nulas. Especialmente hoje que a IR e outros fabricantes possuem excelentes interfaces, e por curiosidade alguns destes ainda com uma redundante ativação do "dead time" (proteção ativa de situações contraditórias). Muito difícil melhorar estas performances no "estado da arte" desta altura!

Em condições normais de uso eles não terão como falhar. A Motorola bem sabemos que não brinca em serviço, e os restantes fabricantes que sob licença os venderam e vendem há anos, não serão credíveis? Aqueles IC´s não apareceram com a actual febre dos EV's...
Acredito que alguém tenha tido dissabores, certamente por erro no desenho. É facto que muitos amadores são apressados; não possuem todo o equipamento de teste e medida necessário, ou correto e por convicção ou obrigação desistem de ir até ás análises mais profundas.
De toda a forma, o hobista se tiver um mínimo de conhecimento, e alguma incerteza, e também estiver assegurado de respeitar algumas regras básicas de construção, desde um layout cuidado no circuito impresso; dimensionamento de condutores; desacoplamentos; proteções, etc., sempre pode ir apalpando terreno, posicionando inicialmente o sensor de currente para um valor bem menor do que o pretendido... ...fazendo testes... ...baixando o valor da resistência e por aí.
Se cumulativamente o utilizador "não acreditar" na proteção de corrente do circuito, e se souber e quiser, pode sempre por uma proteção autónoma externa, ou se for exasperadamente descrente, usará as duas.
Repito: A proteção integrada é excelente e funciona quase em tempo real, se considerarmos suficientemente rápidos os fenómenos transitórios que se propagam na informação á dita

Realmente os N-FET + os P, são compatíveis para pequenas aplicações.
Mas e os IGBT's em módulos, alguns de várias centenas de Amperes e também de Volt não se queixam de serem comandados por eles...


Já agora, aconselho a que busquem o site http://endless-sphere.com/forums/
Muita gente usa os circuitos antes descritos, e pelo que vejo saberá o que faz.

Bem, esta é a minha opinião sobre a questão que ficará encerrada por aqui...

Bons trabalhos!
Nada como o meter em prática para ter a certeza, coisa que já eu fiz em parceria com o meu irmão que é tecnico de electrónica, a minha parte é mais a digital, e desisti de o utilizador, apenas vim dar o meu testemunho.

Se tens experiência em electricidade e electrónica, sabes bem que utilizar correntes pequenas e correntes altas não é apenas uma questão de grandeza, muitos circuitos falham devido a erros de calculo das grandezas, claro que é tudo proporcional, mas por exemplo, se fores controlar IGBT's com esse integrado, cuidado com os timings, igbt's são carissimos, quanto custa um modulo de ponte e meia para um motor de 5 - 10 kw ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Sun_rise_pt »

Apesar de ter dito que não voltaria aqui, voltei... Falta de palavra. :roll:

Bem. Ando nestas coisas há mais de 40 anos e além de ser profissão, sempre foi um hobby extremamente aliciante daqueles que todos os dias se renovam carinhosamente. Desde também há muitos anos que sou utilizador de EV's, dos que se usam na via pública, e que ainda guardo a documentação legal. Epa... Quase um curriculum.

No caso de IGBT´s: Tenho tido a sorte de lidar também com UPS das mais diversas dimensões. As grande, normalmente Merlin Guerin. Raramente as deixava ir para a sucata sem lhes retirar alguns componentes... Além disto, dantes sempre dava um pulinho a locais onde muitas delas acabavam, algumas funcionais, apenas o bloco de baterias incapaz. Muitos deles eu comprei nesta situação.

Ainda tenho lá por casa uns quantos kG deles. Uns packs simples, outros duplos, até sextuplos. Acho que já os publicitei aqui em tempos (Mercado Livre) mas como não apareceram interessados, fui cedendo a pessoal alheio a este site.
((Aliás, tenho de me desfazer de muita coisa, senão um dia destes estará obsoleta. Quando conseguir fazer uma lista irá para o EBay... Muitos dos itens não são de uso comum... Por exemplo: componentes SMD. Recordo (tb. por ex. que só EEPROM's))
24C256 smd terei por lá umas 4000

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Sun_rise_pt Escreveu:Apesar de ter dito que não voltaria aqui, voltei... Falta de palavra. :roll:

Bem. Ando nestas coisas há mais de 40 anos e além de ser profissão, sempre foi um hobby extremamente aliciante daqueles que todos os dias se renovam carinhosamente. Desde também há muitos anos que sou utilizador de EV's, dos que se usam na via pública, e que ainda guardo a documentação legal. Epa... Quase um curriculum.

No caso de IGBT´s: Tenho tido a sorte de lidar também com UPS das mais diversas dimensões. As grande, normalmente Merlin Guerin. Raramente as deixava ir para a sucata sem lhes retirar alguns componentes... Além disto, dantes sempre dava um pulinho a locais onde muitas delas acabavam, algumas funcionais, apenas o bloco de baterias incapaz. Muitos deles eu comprei nesta situação.

Ainda tenho lá por casa uns quantos kG deles. Uns packs simples, outros duplos, até sextuplos. Acho que já os publicitei aqui em tempos (Mercado Livre) mas como não apareceram interessados, fui cedendo a pessoal alheio a este site.
((Aliás, tenho de me desfazer de muita coisa, senão um dia destes estará obsoleta. Quando conseguir fazer uma lista irá para o EBay... Muitos dos itens não são de uso comum... Por exemplo: componentes SMD. Recordo (tb. por ex. que só EEPROM's))
24C256 smd terei por lá umas 4000
Cria um tópico no mercado livre, poderá aparecer interessados. :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Njay »

É complicado falar de um assunto como este sem entrar em detalhes bastante técnicos; já tenho visto pessoas em discussão bastante acesa porque não perceberam que estão a falar de coisas ligeiramente diferentes. Por exemplo, eu fiquei com a ideia de que o jmal atacou o MOSFETs directamente a partir do integrado, quando o controlador do sunrise tem drivers pelo meio. Se os drivers forem bons, o integrado até pode ter um timming tão mau que permite um ligeiro shoot through, mas o driver não vai deixar isso acontecer, e isto é só um exemplo. Um exemplo gritante de como as pessoas discutem e se zangam por causa de coisas ligeiramente diferentes é o tema BMS; o desfasamento mental dos intervenientes em muitas discussões é impressionante.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Njay Escreveu:É complicado falar de um assunto como este sem entrar em detalhes bastante técnicos; já tenho visto pessoas em discussão bastante acesa porque não perceberam que estão a falar de coisas ligeiramente diferentes. Por exemplo, eu fiquei com a ideia de que o jmal atacou o MOSFETs directamente a partir do integrado, quando o controlador do sunrise tem drivers pelo meio. Se os drivers forem bons, o integrado até pode ter um timming tão mau que permite um ligeiro shoot through, mas o driver não vai deixar isso acontecer, e isto é só um exemplo. Um exemplo gritante de como as pessoas discutem e se zangam por causa de coisas ligeiramente diferentes é o tema BMS; o desfasamento mental dos intervenientes em muitas discussões é impressionante.
Usei drivers sim, se bem me lembro, era o IR2101.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Njay »

Então vamos lá tentar perceber qual foi o problema que viste com este IC em aplicações VE, pode ser importante. Estive aqui a vasculhar no tópico e encontrei esta tua explicação:
jmal Escreveu:(...) já o usei no meu primeiro ve de 4 rodas, um que tá aqui no fórum, tipo um kart, que tinha 2 motores que usavam esse ic, e queimou diversas vezes mosfets, a conclusão que chegamos foi que ele metia pwm a mais com o motor a pouca rotação, ou seja, mesmo que corte por corrente, ele deixa o mosfet estar ligado durante muito tempo, fazendo com que a junção queime.

suspeitamos várias vezes do amperímetro e estava bem, dos drivers, também não, só no fim de analisar 2 ou 3 controladores de scooters e até de modelismo é que nos apercebemos do que se estava a passar, é que os que são controlados por microprocessador, têm controle de tempo por comutação, e até fazem uma troca de comutação entre os mosfets altos e baixos para garantir que a tensão que alimenta os gates dos mosfets altos está nivel certo. (...)
Então 1º os factos.

Não estou bem por dentro de motores brushless, mas no meu entendimento, o acelerador apenas controla o PWM, e as fases activas vão mudando apenas conforme os sinais de posição (halls neste caso), certo?

a) Se percebi bem a 1ª frase, o que queres dizer é que mesmo com o motor trancado, e o IC a limitar a corrente, ele "não desiste" e mantém a corrente pelo motor no máximo (ou seja, no valor para o qual o IC tá configurado, com o shunt etc), é isso?

b) Se a) está correcto, o que queres dizer na 2ª frase é que os controladores que tu e o teu irmão analisaram, limitam também o ciclo activo do PWM caso vejam que o rotor não está a rodar, é isso?

c) A parte da "troca de comutação" na 2ª frase acho que sei a que te referes; quando são usados drivers com "bootstrap", os MOSFETs têm que estar sempre a comutar para garantir que o condensador que fornece a carga para os MOSFETs tipo-N usados em cima se mantenha carregado. Certo?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por jmal »

Njay Escreveu:Então vamos lá tentar perceber qual foi o problema que viste com este IC em aplicações VE, pode ser importante. Estive aqui a vasculhar no tópico e encontrei esta tua explicação:
jmal Escreveu:(...) já o usei no meu primeiro ve de 4 rodas, um que tá aqui no fórum, tipo um kart, que tinha 2 motores que usavam esse ic, e queimou diversas vezes mosfets, a conclusão que chegamos foi que ele metia pwm a mais com o motor a pouca rotação, ou seja, mesmo que corte por corrente, ele deixa o mosfet estar ligado durante muito tempo, fazendo com que a junção queime.

suspeitamos várias vezes do amperímetro e estava bem, dos drivers, também não, só no fim de analisar 2 ou 3 controladores de scooters e até de modelismo é que nos apercebemos do que se estava a passar, é que os que são controlados por microprocessador, têm controle de tempo por comutação, e até fazem uma troca de comutação entre os mosfets altos e baixos para garantir que a tensão que alimenta os gates dos mosfets altos está nivel certo. (...)
Então 1º os factos.

Não estou bem por dentro de motores brushless, mas no meu entendimento, o acelerador apenas controla o PWM, e as fases activas vão mudando apenas conforme os sinais de posição (halls neste caso), certo?

a) Se percebi bem a 1ª frase, o que queres dizer é que mesmo com o motor trancado, e o IC a limitar a corrente, ele "não desiste" e mantém a corrente pelo motor no máximo (ou seja, no valor para o qual o IC tá configurado, com o shunt etc), é isso?

b) Se a) está correcto, o que queres dizer na 2ª frase é que os controladores que tu e o teu irmão analisaram, limitam também o ciclo activo do PWM caso vejam que o rotor não está a rodar, é isso?

c) A parte da "troca de comutação" na 2ª frase acho que sei a que te referes; quando são usados drivers com "bootstrap", os MOSFETs têm que estar sempre a comutar para garantir que o condensador que fornece a carga para os MOSFETs tipo-N usados em cima se mantenha carregado. Certo?

É isso tudo, neste ic o acelerador controla directamente o pwm, de 0 a 100 %, num controlador de qualquer ve que exista no mercado seja chinesa ou não, isso nunca se verifica. Tens outro facto deste ic, ele faz apenas pwn nos mosfets do negativo, tudo bem, faz com que a parte o bootstap, e disseste muito bem, mantenha o condensador carregado que dá alimentação ao gate dos mosfets do positivo.
Agora imagina o que acontece quando aceleras a fundo com o ve imobilizado, o corte por corrente funciona e os mosfets do negativo reduzem a amplitude do pwm, tudo bem até aqui, mas será que chega para carregar o condensador do driver com bootstap do mosfet do positivo com ele constantemente ligado, no gate ?

Existe uma solução, criar uma fonte de alimentação para os drivers, que dê 10 a 20 volts acima da alimentação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Njay »

Consigo imaginar que há combinações da frequência do PWM, inductância dos enrolamentos do motor e valor do limite de corrente que podem causar problemas, mas ainda assim, intuitivamente, parece-me algo difícil acertar num caso desses (só fazendo contas). É que a limitação de corrente, em caso do eixo parado ou com rotação baixa, força a um ciclo activo diferente de 0% e de 100%, portanto parece-me que a questão não será se há ou não a comutação constante necessária ao método bootstrap (que há) mas sim a saber se esse ciclo activo é suficiente para carregar os condensadores de bootstrap dos drivers. Nomeadamente, se o ciclo for muito curto é que pode não dar tempo ao condensador de carregar, o que quer dizer que a inductância do enrolamento do motor é muito baixa, permitindo que a corrente suba muito depressa e o limite de corrente desligue os MOSFETs de baixo logo após o inicio do ciclo. Provavelmente é porque o condensador de bootstrap é muito grande, levando muito tempo a carregar - o que pode ser um erro de design ou indicar a necessidade de um driver diferente, com um gerador de tensão à parte como indicaste. As datasheets costumam dos drivers costumam indicar como calcular o valor para esses condensadores.

Bom, em todo o caso, penso que poderá ser uma questão de dimensionar bem o condensador de bootstrap ou realmente mudar de técnica de drive. Faz sentido ou ainda me está a escapar alguma coisa?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


ivitro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta out 29, 2010 6:55 pm

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por ivitro »

Jmal, usas-te o em adição o mc33039? é que com este tens controlo em malha fechada da rotação ou seja irás ter um velocidade de rotação proporcional ao acelerador. Eu usei um driver com bootstrap e já não me recordo bem mas na altura fiz as contas e não havia problema.

Na entrada para o acelerador acho que era com um condensador e díodo dava para meter a aceleração mais soft. O que tinha de irritante era que quando metia o acelerador a 0 o motor simplesmente parava (isto sim acho que pode ser problemático).

Claro que com este tipo de controlo os mosfet iram aquecer sempre mais, nada como o FOC+SVPWM para ter o binário máximo por cada ampere.

Barrocas se vais fazer o controlador na base deste IC para a mota é fixe para começar mas depois o que ela pede é um controlador como deve ser.

Tenho aqui a placa que fiz o ano passado se quiserem testar e discutir as decisões tomadas quem sabe para futuramente se fazer melhor, está aqui disponível.

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Um controlador de 5kW (DIY)

Mensagem por Barrocas »

ivitro Escreveu:O que tinha de irritante era que quando metia o acelerador a 0 o motor simplesmente parava (isto sim acho que pode ser problemático).
Nao percebi o que querias dizer, se deixas de acelerar, é suposto o motor parar...

Eu tenho um dos controladores que esta num video deste topico, com a versao que usa os Mosfet IRFP3206
2012-07-04_Controlador DIY_7_650px.jpg
2012-07-04_Controlador DIY_7_650px.jpg (98.51 KiB) Visto 5002 vezes
Ando entretido a aprender a usar o KiCAD para desenhar o esquematico, e poder fazer algumas alterações nas placas.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”