Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

já iniciei os trabalhos há algum tempo pelo que, pelo menos para já, o tópico não será desenvolvido em tempo real. ainda não o tinha começado porque, principalmente depois de me aperceber do verdadeiro estado em que o material estava, não tinha muita certeza se não iria desistir logo no princípio. mas, agora que já comecei a entrar em despesas mais a sério, já não tenho outra hipótese a não ser seguir em frente.

andava já há algum tempo (tal como muitos outros ), com ideias de encontrar uma mota que reunisse três condições: ter o motor partido, estar em bom estado e ser barata. consegui arranjar uma em que se verificava a primeira destas três condições pelo que resolvi avançar. é uma burgman 400 do ano 2000.
Anexos
IMG_9504.JPG
IMG_9501.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

ainda antes disso tinha pensado em utilizar a thunderace, que no último ano só andou duas vezes, mas, para além de essa opção não reunir o consenso geral cá em casa (só o “puto” é que votou contra, mas enfim…), penso que estou definitivamente convertido às “scooters”.

para além do muito mau estado em que se encontra, ao desmontar deparei-me logo com um grande problema: a parte central da mota está ocupada pelo amortecedor da suspensão da roda traseira o que limita muito as opções sobre a disposição e a escolha das baterias. talvez não tivesse que ser assim, mas quando penso em baterias, penso em thundersky (ou pensava).
tenho uma predator gti com 24 células de 60ah, a ideia era ir ainda um bocadinho mais longe. no entanto, quando comecei a fazer contas ao espaço o resultado ficava sempre entre 13 e 15. definitivamente, esta mota não foi pensada para estas baterias.

depois de muito pesquisar e avaliar preços, características e formatos, pareceu-me que umas que dão pelo nome de headway talvez me resolvessem parte do grande problema em que me meti. não prometem tantos ciclos de carga-descarga como as thundersky mas não se pode ter tudo. verifiquei mais tarde que estas baterias já por aqui foram referidas por mais de uma vez. se não andasse tão distraído tinha poupado algum tempo
Anexos
IMG_9532.JPG
IMG_9512.JPG
IMG_9508.JPG

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por sergio ferraz »

força com o projecto
faz ai um motao
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por Volt »

realmente, acho que vais ter um trabalhão com ela... espero que o quadro não tenha sido muito afectado pela pancada que levou.
mas força nisso. suzuki é excelente material. . eu tenho duas. sou testemunha disso. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por carlos.g »

olá uggabugga

até que enfim que te decidiste , assim já temos companhia para ir trocando ideias. espero que corra tudo bem e que aproveites essa "aventura " para te divertires a sério com a burgman.
boa máquina essa suzuki.

sobre as baterias, vê com calma porque me parece haver aí muito espaço disponível.
quanto ao projecto, e visto que já temos alguma experiência em "reanimar" uma ci em estado de "choque", no que puder-mos ajudar é só dizeres.

abraço
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

carlos.g Escreveu:
quanto ao projecto, e visto que já temos alguma experiência em "reanimar" uma ci em estado de "choque", no que puder-mos ajudar é só dizeres.
obrigado, carlos.

em relação a tudo o que esteja relacionado com a recuperação da parte mecânica penso que me desenrasco. afinal vai sobrar muito pouco uma vez que o motor, carburador, depósito, parte do sistema eléctrico e similares vão desaparecer.

tudo o que seja ferro e afins também não me deve causar problemas. desde que seja só martelada e pontapés, a coisa vai...

em relação à electrónica e ligações entre os componentes é que já não posso dizer o mesmo… mas nesta parte vou contar com o apoio da swenergy, particularmente do humberto que, em princípio, me esclarecerá todas as dúvidas, desde que eu saiba quais elas são. estou mesmo a contar que por vezes tenha que ser ele a dizer-me quais as dúvidas que tenho…

no tópico da tua conversão referes qualquer coisa sobre a legalização após a transformação. sobre este assunto também não percebo nada e embora neste momento ainda não seja uma grande preocupação pois tenho outros problemas bem maiores pela frente, não queria complicar as coisas de modo a torna-la mais difícil, ou impossível.
referes qualquer coisa sobre alterar o mínimo possível mas no meu caso as alterações ainda terão que ser significativas: um pormenor que também só me apercebi quando comecei a desmontar é que o próprio motor é que é o “braço oscilante” da roda traseira. terá que desaparecer, assim como a roda, por isso esse apoio terá que ser todo refeito (ao contrário de ti, vou ficar com o motor na roda, caso contrário reduziria ainda mais o pouco espaço que já tenho). o que pretendo dizer, é que quando chegar a altura, e se a mota algum dia andar, possivelmente vou-te pedir alguns conselhos sobre alguns pormenores da legalização…

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

volt Escreveu:realmente, acho que vais ter um trabalhão com ela... espero que o quadro não tenha sido muito afectado pela pancada que levou.
mas força nisso. suzuki é excelente material. . eu tenho duas. sou testemunha disso. .
depois de saber o que sei agora acho que a tua (burgman 650) era mesmo a ideal para uma brincadeira destas. não sei se vou conseguir, mas o que pretendo é colocar na minha para cima de 5kw.

comparando os quadros das duas, vê-se que o da 650 é bastante mais alto na frente. para além disso, o facto de não ter o amortecedor e a estrutura que trabalha sobre ele na parte central e ainda o grande espaço reservado para o depósito parecem indicar que seria fácil colocar lá mais de 10kw. se a experiência com esta não se vier a revelar traumatizante, talvez seja a próxima.
os valores de uma 650 usada, para este efeito, é que ainda estão muito elevados.
Anexos
Burgman 650.jpg
Burgman 400.jpg

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

o quadro parece não estar muito empenado, embora não seja possível ter a certeza disso, uma vez que o formato não se presta a grandes conclusões. por vezes é-me difícil saber onde é o centro pois os lados não são simétricos.

como já referi as baterias serão headway (concretamente o modelo 40160s), por me permitirem, ao contrário das thundersky, um aproveitamento quase total do espaço disponível. assim, todas as contas e apoios no quadro foram efectuados partindo deste pressuposto.

a referida assimetria do quadro está a complicar a descoberta do ponto central exacto ao longo da linha longitudinal da mota, o que seria importante para que o peso das baterias ficasse correctamente distribuído.
o apoio do amortecedor da suspensão traseira deveria ser central (embora o próprio amortecedor esteja deslocado para a direita), mas os apoios no quadro parecem ter cedido, permitindo que se deslocasse para a esquerda.
a ligação ao motor manteve-se no mesmo ponto (pois o motor é mais difícil de torcer), o que provocou, também, a torsão da peça de ligação ao motor. também aqui, por essa razão, é difícil encontrar o centro.

estou a dar muita importância ao ponto central e não sei se ele será assim tão importante. não sei exactamente qual o efeito (se é que terá algum), da deslocação de 3 ou 4 milímetros para um dos lados de um conjunto de 50 kg, por exemplo.
olhando para a distribuição original dos pesos parece ter havido essa preocupação, no entanto não sei até que ponto vai essa exactidão no equilíbrio. o apoio da roda traseira é feito do lado esquerdo desta (lado do cvt), o que torna esse lado mais pesado. em compensação a parte do motor que fica na frente da roda tem mais peso para o lado direito. também o facto de o escape ficar do lado direito vai compensar este facto porque, embora não seja muito pesado, fica bastante afastado do centro, o que aumenta o efeito.
por outro lado a bateria, que pesa cerca de 3 quilos, fica na zona do porta-luvas e do lado esquerdo, ou seja, teoricamente, a frente ficaria desequilibrada pois não tem nada do lado esquerdo que compense esse facto. ou será indiferente ser atrás ou à frente desde que os lados estejam equilibrados? pondo “a coisa” de outra forma: o que gostaria de saber era se pendurando a mota através de uma linha central longitudinal ela estaria exactamente equilibrada.

mesmo que assim fosse, há aqui ainda outro factor “baralhante”: como o amortecedor fica do lado direito, o depósito tem o formato de modo a ajustar-se a esta realidade – aproveita o lado esquerdo até à altura do amortecedor e daí para cima fica, aparentemente, centrado. logo, quando está cheio o peso poderá estar equilibrado. à medida que vai descendo, também, mas apenas até chegar ao nível em que apanha os dois lados, pois, a partir daí para baixo o combustível está apenas do lado esquerdo e quanto mais descer mais desequilibra.
estamos a falar de pouca coisa mas prova que a precisão não é milimétrica (neste caso “gramétrica” ).

eu sei que tudo isto é “conversa da treta” mas ando à procura de uma justificação para não ter que me preocupar demasiado com o equilíbrio, principalmente porque há compensações que eu não vou conseguir fazer.
também vou apoiar a roda apenas de um dos lados (obrigado, humberto, pela ideia ) e esse lado terá que ser bem reforçado de modo a não torcer, o que, inevitavelmente, aumentará o peso lateral.
Anexos
IMG_9537.JPG
IMG_9536.JPG

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por e_bike »

grande aventura em que te meteste!
quando vi a scooter ainda inteira, não julgava que isso tinha um quadro tão elaborado!
vai dar trabalho, mas no fim deve ficar uma bela máquina!

se precisares de ajuda em alguma coisa já sabes que estou perto. pelo menos experiência em electricidade não me falta.

boa sorte!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

e_bike Escreveu: se precisares de ajuda em alguma coisa já sabes que estou perto. pelo menos experiência em electricidade não me falta.

boa sorte!
da próxima vez que andares a fazer experiências com a predator e passares aqui pela minha zona vou ver se te apanho.
talvez se consiga arranjar qualquer coisa mais motivante do que ligar fios eléctricos... por exemplo limpar o óleo de algumas peças ou raspar carenagens

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

as carenagens, para além das rachadelas com que já contava, o que seria relativamente fácil de resolver, apresentam problemas mais complicados: é difícil encontrar um apoio que não esteja partido o que, para mim que é mais “tijolo e baldes de massa”, significa já alguma complicação.
o que vale, por vezes, no “ebay” há uns produtos que prometem milagres... vamos ver se será assim.
Anexos
IMG_9497.JPG
IMG_9505.JPG
IMG_9621.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

dos travões também ainda não sei o que se conseguirá aproveitar mas vai haver aqui mais umas despesas não previstas. e este material da suzuki não é nada barato. ando a ver se compro algumas peças usadas mas também não me dão garantias de estarem em melhor estado dos que preciso de substituir.
Anexos
IMG_9510.JPG
IMG_9638.JPG

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

só recuperação da mota, antes de entrar propriamente na parte da transformação leva-me a questionar se não teria sido preferível optar por outra em melhor estado.
mas agora, é seguir em frente…

o triângulo de arame é o protótipo do novo braço oscilante

o vértice superior será o eixo em torno do qual ele roda (era o local onde o motor ficava pendurado). o vértice da frente é a ligação à suspensão e o de trás será o eixo da roda. como não poderia deixar de ser, serão mantidas as distâncias exactas originais entre estes três pontos.

consegue-se ver a peça torcida (que referi anteriormente) que é a que vai ligar ao amortecedor. o ponto onde a frente do motor apoiava está no centro e a partir daí torce para a direita.
o parafuso onde o motor pendurava (em cima) é bastante mais comprido do que o que deveria lá estar e, além disso, é de 10mm quando deveria ser de 12.
Anexos
IMG_9549.JPG
IMG_9546.JPG

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por e_bike »

uggabugga Escreveu:
e_bike Escreveu: se precisares de ajuda em alguma coisa já sabes que estou perto. pelo menos experiência em electricidade não me falta.

boa sorte!
da próxima vez que andares a fazer experiências com a predator e passares aqui pela minha zona vou ver se te apanho.
talvez se consiga arranjar qualquer coisa mais motivante do que ligar fios eléctricos... por exemplo limpar o óleo de algumas peças ou raspar carenagens
para a próxima prometo que paro e digo olá, nesse dia estava com pressa, ainda tinha de ir à fábrica.
tens aí um belo trabalho em mãos! parecia mais fácil inicialmente.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

como já referi , o “combustível” vai ser constituído por baterias headway. para as medidas e formas que estou a imaginar, parece-me que as que melhor se adequam são as de 16ah.

é um modelo cilíndrico, com um peso de 500 gramas, um diâmetro de 40mm e um comprimento de 160.
para não se cansarem muito vão ficar deitadas a todo o comprimento da mota com os polos para os lados (este modelo pode ficar em qualquer posição).
por muito que me tenha esforçado, não consegui saber a medida exacta já com os parafusos laterais, as ligações e os apoios de plástico. 16cm é apenas a parte azul, com a parte cromada lateral (sem o parafuso) já mede 17,5 e é tudo o que sei.
era importante saber a medida total porque já estou a fazer a caixa…

vou optar por deixar um espaço de 21cm.
se não couberem vai ser um problema. se for demais significa que estraguei mais quadro do que era necessário pois quanto mais alargar, em mais sítios tenho que cortar. além disso, como a “caixa oscilante” que irá segurar a roda traseira ficará por fora e a envolver a caixa das baterias, quanto mais larga esta for mais distante ficará do centro da roda. como o apoio será apenas de um dos lados, quanto mais longe do centro maior será o esforço do material.

21cm pode parecer muito mas aos 17,5 que estão contabilizados ainda é necessário acrescentar os parafusos dos dois lados, os ligadores metálicos também dos dois lados, os apoios plásticos, que, como se vê na foto, ainda têm uns pernos de protecção, e as tampas laterais que, em princípio, serão em acrílico, se não me ocorrer nada melhor.
Anexos
40160.jpg
IMG_9561.JPG


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por Seal »

boa sorte com o projecto, vou seguir atentamente.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por Njay »

ena, isso está a andar mesmo bem ! para reparar os apoios, eu tentava aquela "barrinha repara tudo" ou um material que a 3m tem que é uma espécie de pedaço de fibra de vidro que endurece ao ar (conheço um mecânico que usa isto para reforçar carenagens partidas). lamento mas não sei o nome do material.
quanto ao braço oscilante, era preferível que soubesses o quanto antes se depois consegues legalizar a mota com um braço "custom". não há possibilidade de manter o braço original mesmo que rebarbando fora ou "esventrando" o motor?
força com isso!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

ia ser muito complicado. estou mesmo com muita falta de espaço para o que quero fazer. onde estava o motor é um dos locais onde pretendo ir buscar bastante. e com a caixa do motor lá nunca conseguiria fixar a nova roda traseira, que também vai ser outra, pois o motor eléctrico ficará no centro da roda.
terá que ficar com as dimensões da que lá estava e manter o mesmo tipo de pneu para não criar ainda mais problemas na legalização.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

a disposição das baterias não vai ficar como na figura acima. em vez da táctica do quadrado vou usar a "táctica do triângulo" .
cabem mais e é mais fácil adaptá-las ao espaço existente.
Anexos
1.jpg
1.jpg (37.9 KiB) Visto 10288 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

a colocação no local pode ser mais um problema. não podem ser colocadas com os conjuntos já feitos pois, por menor que fosse o número em cada conjunto, não conseguiriam passar para o local onde iriam ficar.
além disso as ligações finais teriam que ser feitas lateralmente, o que é impossível se a caixa estiver completa. a melhor opção talvez seja colocá-las lá uma de cada vez e fazer todas as ligações no local. esta opção implica que apenas possa preparar a base da caixa e que tenha que fazer toda a parte lateral apenas no final, mas não estou a ver outra alternativa. esta é também uma das razões por que estou inclinado para a opção do acrílico, lateralmente.

enquanto as thundersky tem 40 ou 60 amperes e apenas é necessário ligá-las em série até se atingir a voltagem pretendida, com estas a situação é mais complexa. como cada uma delas apenas tem 16ah terão que ser ligadas em paralelo a 3 ou a 4 conforme se queira 48 ou 64 amperes e depois ligar cada conjunto aos outros em série. tudo isto implica muito mais ligações metálicas e “carradas de fios”.

entretanto a máquina continua a aumentar de peso com ferro para cima...
Anexos
IMG_9563.JPG
IMG_9567.JPG
IMG_9569.JPG

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”