Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
muito loucas as fotos assim... sem duvida começa a ficar ainda mais interessante
so resta pedir.... mais...mais...mais...
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Queimo, mas apenas electrões....
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Desculpa lá uggabugga, mas nessas fotos estão as condições ideais para um pequeno festival de pirotecnia, não é muito sensato teres metais a passar perto dos terminais das baterias sem qualquer isolamento, espero que tudo corra bem mas cuidado com isso, essas baterias em curto-circuito podem debitar centenas e até milhares de amperes, e nessa tensão já faz muitos estragos, é muito perigoso...
Mais uma vez cuidado com isso...
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Penso que o reforço para cantoneira foi bom, mesmo sendo de 4mm! Ainda assim, se fosse tubo quadrado em aço de 4mm ficaria ainda melhoruggabugga Escreveu:Este braço que vai segurar a roda traseira que estava previsto ser em ferro (até já estava feito) passou a ser em aço. Não sei se ganhei alguma coisa com a troca a não ser no peso: o ferro era de 10mm de espessura, agora é cantoneira em aço de 4mm. Mas este aço parece-me muito fraquito…
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Não é nada que já não me tenha passado pela cabeça.jmal Escreveu:Desculpa lá uggabugga, mas nessas fotos estão as condições ideais para um pequeno festival de pirotecnia, não é muito sensato teres metais a passar perto dos terminais das baterias sem qualquer isolamento, espero que tudo corra bem mas cuidado com isso, essas baterias em curto-circuito podem debitar centenas e até milhares de amperes, e nessa tensão já faz muitos estragos, é muito perigoso...
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Quando estava a fazer a montagem toquei com uma chapa de ligação apenas em uma delas por causa da falta de espaço para as ligar, o que fez com que ficasse a fechar o circuito ao "pack" completo. A chapa derreteu completamente e ficou soldada a ela. Passou de 3,2 a 0,4 volts. O que vale tinha duas de reserva.
Mas esse problema, em princípio, está resolvido. Vai levar umas chapas de acrílico, lateralmente. Aliás, o espaço já foi pensado para isso.
De qualquer modo, obrigado pelo aviso.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
uggabugga Escreveu:Não é nada que já não me tenha passado pela cabeça.jmal Escreveu:Desculpa lá uggabugga, mas nessas fotos estão as condições ideais para um pequeno festival de pirotecnia, não é muito sensato teres metais a passar perto dos terminais das baterias sem qualquer isolamento, espero que tudo corra bem mas cuidado com isso, essas baterias em curto-circuito podem debitar centenas e até milhares de amperes, e nessa tensão já faz muitos estragos, é muito perigoso...
Mais uma vez cuidado com isso...
Quando estava a fazer a montagem toquei com uma chapa de ligação apenas em uma delas por causa da falta de espaço para as ligar, o que fez com que ficasse a fechar o circuito ao "pack" completo. A chapa derreteu completamente e ficou soldada a ela. Passou de 3,2 a 0,4 volts. O que vale tinha duas de reserva.
Mas esse problema, em princípio, está resolvido. Vai levar umas chapas de acrílico, lateralmente. Aliás, o espaço já foi pensado para isso.
De qualquer modo, obrigado pelo aviso.
Sim, agora imagina essa tensão vezes as que tens em série !!!!
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Eu sei que isto está a ficar uma "bomba"jmal Escreveu:
Sim, agora imagina essa tensão vezes as que tens em série !!!!
Agora, fora de brincadeiras, vou fazer o melhor que puder de modo a torná-la menos perigosa.
É sempre aconselhável ouvir os conselhos de quem sabe do que fala e por isso te agradeço.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
O que eu queria era o mínimo possível que garantisse que o braço não ia ceder nada.Jorge Rocha Escreveu: Penso que o reforço para cantoneira foi bom, mesmo sendo de 4mm! Ainda assim, se fosse tubo quadrado em aço de 4mm ficaria ainda melhor
Não quero colocar peso desnecessário, ainda mais porque é peso que, além de não estar centrado, fica do lado que ela já está mais pesada.
Até o próprio motor, que pesa mais de 25 kg, está cerca de 4mm deslocado para esse lado para a roda ficar centrada.
É tudo a ajudar para o mesmo lado...
Além disso a peça que apanha o veio do motor tem dois parafusos de aperto a que preciso de aceder. Mesmo assim já tive que fazer uma "ferramenta especial" (cortar um bocado a uma chave para parafusos sextavados ) de modo a conseguir apertá-los. Com tubo quadrado nunca lhe conseguiria aceder.
Nas fotos talvez não se veja bem em pormenor mas a cantoneira tem algumas ajudas. Tentei anular todas as forças de torção onde poderia ceder. Não sei se consegui...
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Os últimos tempos têm sido essencialmente passados a montar e desmontar carenagens.
Estou farto de a ver com este aspecto e ando a tentar “vesti-la”.
O problema é que ainda me faltam ligar muitas coisas distribuídas por vários locais diferentes.
E algumas que estavam previstas para serem colocadas em determinado local acabam por ir parar a outro porque me parece ser melhor opção ou porque, embora pensasse que tal não iria acontecer, impossibilitam a colocação da carenagem na posição correcta.
Para ajudar à festa estas carenagens têm uma sequência de montagem que, se não for seguida, quando se está quase na última têm que se voltar a retirar todas porque ela não pode ser colocada, porque não dá mesmo, ou porque não tenho acesso aos parafusos de aperto.
Na altura da desmontagem não tive este problema porque os apoios estavam quase todos partidos.
Estou farto de a ver com este aspecto e ando a tentar “vesti-la”.
O problema é que ainda me faltam ligar muitas coisas distribuídas por vários locais diferentes.
E algumas que estavam previstas para serem colocadas em determinado local acabam por ir parar a outro porque me parece ser melhor opção ou porque, embora pensasse que tal não iria acontecer, impossibilitam a colocação da carenagem na posição correcta.
Para ajudar à festa estas carenagens têm uma sequência de montagem que, se não for seguida, quando se está quase na última têm que se voltar a retirar todas porque ela não pode ser colocada, porque não dá mesmo, ou porque não tenho acesso aos parafusos de aperto.
Na altura da desmontagem não tive este problema porque os apoios estavam quase todos partidos.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Sempre me pareceu que esta chapa preta ficava aqui bem. Para além de proteger as baterias evitava que elas saíssem pela frente numa travagem.
O "contactor" também foi planeado para caber onde está. Nem um nem outro pode ficar lá porque a carenagem da frente está a “implicar” com eles.
Nas medidas que tinha tirado pareceu-me que dava mas enganei-me.
A posição final é ligeiramente diferente da que eu tinha previsto e só deu para verificar com as outras partes montadas.
(Jmal, já pus uns papelões para proteger os contactos das baterias )
O "contactor" também foi planeado para caber onde está. Nem um nem outro pode ficar lá porque a carenagem da frente está a “implicar” com eles.
Nas medidas que tinha tirado pareceu-me que dava mas enganei-me.
A posição final é ligeiramente diferente da que eu tinha previsto e só deu para verificar com as outras partes montadas.
(Jmal, já pus uns papelões para proteger os contactos das baterias )
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
uggabugga Escreveu:Não é nada que já não me tenha passado pela cabeça.jmal Escreveu:Desculpa lá uggabugga, mas nessas fotos estão as condições ideais para um pequeno festival de pirotecnia, não é muito sensato teres metais a passar perto dos terminais das baterias sem qualquer isolamento, espero que tudo corra bem mas cuidado com isso, essas baterias em curto-circuito podem debitar centenas e até milhares de amperes, e nessa tensão já faz muitos estragos, é muito perigoso...
Mais uma vez cuidado com isso...
Quando estava a fazer a montagem toquei com uma chapa de ligação apenas em uma delas por causa da falta de espaço para as ligar, o que fez com que ficasse a fechar o circuito ao "pack" completo. A chapa derreteu completamente e ficou soldada a ela. Passou de 3,2 a 0,4 volts. O que vale tinha duas de reserva.
Mas esse problema, em princípio, está resolvido. Vai levar umas chapas de acrílico, lateralmente. Aliás, o espaço já foi pensado para isso.
De qualquer modo, obrigado pelo aviso.
Boas,
Gostava de alertar para mais um problema que vem de uma máxima dos motards.
"Há os que ainda vão cair e os que já caíram", dito isto quero lembrar que se caíres e eu espero bem que não, mas se isso acontecer e se entortar alguma longarina podes ter um problema grave. Porque não, em vez do acrílico algo mais maleável como uma alcatifa ou uma tela mais forte que em caso de embate não parta e se molde mantendo o afastamento das partes metálicas.
Fica a dica, pois pelas fotos isso impressiona quer pela espectacularidade quer pelo perigo.
Continuação de um bom projecto.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Ahh.. eu já caí... já me safei..zointz Escreveu: Boas,
Gostava de alertar para mais um problema que vem de uma máxima dos motards.
"Há os que ainda vão cair e os que já caíram", dito isto quero lembrar que se caíres e eu espero bem que não, mas se isso acontecer e se entortar alguma longarina podes ter um problema grave. Porque não, em vez do acrílico algo mais maleável como uma alcatifa ou uma tela mais forte que em caso de embate não parta e se molde mantendo o afastamento das partes metálicas.
Fica a dica, pois pelas fotos isso impressiona quer pela espectacularidade quer pelo perigo.
Continuação de um bom projecto.
Bem... ia atrás, não sei se conta..
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Como já referi anteriormente as baterias estão distribuídas num sistema 36S3P.
Como não consegui arranjar BMS para 36 células vão ser utilizados dois (um para 20 e outro para 16). Cada um deles vai utilizar dois relés, um para o corte do carregador na carga máxima de qualquer célula e um para o corte de todo o sistema eléctrico (excepto relógio e luz da mala que serão alimentados apenas pela bateria de 12v uma vez que é conveniente que o DC/DC também deixe de funcionar) na carga mínima de qualquer célula.
Ao contrário de outros relés que aqui tenho, que só estão em carga quando a ignição está ligada (ou outros, menos ainda, apenas quando se actua o travão ou a regenerativa), estes estão directamente ligados às células, ou seja, são 4 relés a consumir permanentemente mesmo com a mota desligada.
Embora o consumo seja mínimo, ao fim de umas semanas já se deve notar bem, e por isso ando à procura de um local acessível para arranjar um botão de corte quando a mota estiver parada por largos períodos.
Como não consegui arranjar BMS para 36 células vão ser utilizados dois (um para 20 e outro para 16). Cada um deles vai utilizar dois relés, um para o corte do carregador na carga máxima de qualquer célula e um para o corte de todo o sistema eléctrico (excepto relógio e luz da mala que serão alimentados apenas pela bateria de 12v uma vez que é conveniente que o DC/DC também deixe de funcionar) na carga mínima de qualquer célula.
Ao contrário de outros relés que aqui tenho, que só estão em carga quando a ignição está ligada (ou outros, menos ainda, apenas quando se actua o travão ou a regenerativa), estes estão directamente ligados às células, ou seja, são 4 relés a consumir permanentemente mesmo com a mota desligada.
Embora o consumo seja mínimo, ao fim de umas semanas já se deve notar bem, e por isso ando à procura de um local acessível para arranjar um botão de corte quando a mota estiver parada por largos períodos.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Com os primeiros testes de bancada deu para comprovar o que já se sabia. O pneu chinês de origem que vinha com a jante e que foi oferecido teve que ser trocado.
À medida que ia aumentando a aceleração dava a sensação que a mota ia começar a saltar em cima do descanso central. Parecia que a roda estava completamente empenada, tanto lateralmente como em altura.
Deu para comprovar que não é necessário virem amarrados nos contentores para chegarem empenados. Este veio de avião, chegou em 3 dias e nunca esteve sob pressão.
Já foi substituído por um Bridgestone que, por acaso até é o que vem de origem nesta mota.
A roda na realidade está um bocadinho empenada mas com este disfarça bastante.
Parece-me que o problema não é exactamente da roda (da jante, neste caso) mas sim da posição em que ela fica, ao ser apertada pelas porcas.
À medida que ia aumentando a aceleração dava a sensação que a mota ia começar a saltar em cima do descanso central. Parecia que a roda estava completamente empenada, tanto lateralmente como em altura.
Deu para comprovar que não é necessário virem amarrados nos contentores para chegarem empenados. Este veio de avião, chegou em 3 dias e nunca esteve sob pressão.
Já foi substituído por um Bridgestone que, por acaso até é o que vem de origem nesta mota.
A roda na realidade está um bocadinho empenada mas com este disfarça bastante.
Parece-me que o problema não é exactamente da roda (da jante, neste caso) mas sim da posição em que ela fica, ao ser apertada pelas porcas.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Ainda não tenho carregador nem DC/DC, nem sei quando virei a ter porque ainda nem sequer foram encomendados. Por isso não me posso esticar muito.
Os BMS ainda não estão a cumprir a função porque estou a fazer a passagem directa mas já foram testados no sistema com os respectivos relés e parece estar tudo a funcionar bem. Só não os mantenho ligados para não descarregar mais as baterias.
Mesmo a bateria de 12 volts tenho que andar sempre a carregá-la cá fora para a manter em condições.
Os BMS ainda não estão a cumprir a função porque estou a fazer a passagem directa mas já foram testados no sistema com os respectivos relés e parece estar tudo a funcionar bem. Só não os mantenho ligados para não descarregar mais as baterias.
Mesmo a bateria de 12 volts tenho que andar sempre a carregá-la cá fora para a manter em condições.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Ainda assim eu ia pelo acrilico. Não estou a ver que, num eventual esforço que o leve a quebrar, ele deixe de ocupar o seu espaço, mantendo assim o isolamento. Já com uma alcatifa ou tela naõ sei se num esforço pontual, essa não seria perfurada... Mas melhor que acrilico é policarbonato...até existe a venda no AKI umas chapas muito parecidas a este, e a bom preço!zointz Escreveu: Porque não, em vez do acrílico algo mais maleável como uma alcatifa ou uma tela mais forte que em caso de embate não parta e se molde mantendo o afastamento das partes metálicas.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Não estou muito preocupado que o acrílico quebre. Para isso acontecer teria que torcer a mota toda porque ele também tem alguma maleabilidade.
Estou mais preocupado com o isolamento e com alguma água que possa entrar para dentro da caixa das baterias que possa provocar curto-circuito.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Porque metes o controlador tão longe do motor, nos cabos das fases perdes imensa energia com nessa distância, o local onde ele se encontra também é um dos locais onde apanha mais humidade e a faz escorrer para cima do pack de baterias.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Inicialmente a ideia era ficar no melhor local possível para refrescar. Vou ter que prescindir desse refrescamento mesmo para evitar esse problema de a água cair em cima das baterias. Aliás, essa parte até já está feita: levou uma tela de plástico entre a carenagem e o dissipador. Não apanha directamente com a deslocação do ar mas continua a ter algum espaço para arejar na frente dele. Espero que seja suficiente.jmal Escreveu:Porque metes o controlador tão longe do motor, nos cabos das fases perdes imensa energia com nessa distância, o local onde ele se encontra também é um dos locais onde apanha mais humidade e a faz escorrer para cima do pack de baterias.
É como dizes, se ficasse exposto como estava, com a velocidade iria apanhar com a água da chuva na deslocação e a partir daí cairia em cima das baterias.
Além disso tenho o espaço todo ocupado e não estou a ver outro local onde o pudesse colocar. É verdade que aos cabos originais do motor ainda tive que acrescentar uns centímetros para chegar ao controlador.
Não faço ideia qual a percentagem de energia perdida, espero que não seja muita
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
uggabugga Escreveu:Inicialmente a ideia era ficar no melhor local possível para refrescar. Vou ter que prescindir desse refrescamento mesmo para evitar esse problema de a água cair em cima das baterias. Aliás, essa parte até já está feita: levou uma tela de plástico entre a carenagem e o dissipador. Não apanha directamente com a deslocação do ar mas continua a ter algum espaço para arejar na frente dele. Espero que seja suficiente.jmal Escreveu:Porque metes o controlador tão longe do motor, nos cabos das fases perdes imensa energia com nessa distância, o local onde ele se encontra também é um dos locais onde apanha mais humidade e a faz escorrer para cima do pack de baterias.
É como dizes, se ficasse exposto como estava, com a velocidade iria apanhar com a água da chuva na deslocação e a partir daí cairia em cima das baterias.
Além disso tenho o espaço todo ocupado e não estou a ver outro local onde o pudesse colocar. É verdade que aos cabos originais do motor ainda tive que acrescentar uns centímetros para chegar ao controlador.
Não faço ideia qual a percentagem de energia perdida, espero que não seja muita
Acredita que isso é o pior que fazes, vais tirar muito rendimento ao motor, nestas tensões e sobretudo utilizando corrente DC deve-se ter o mínimo de cabo possível, o meu conselho é verificares tudo novamente e pelo menos eliminar o acrescento, porque ele já traz o máximo de cabo que deve ter. Por acaso ainda não tinha verificado esse aspecto nesta tua conversão, senão já te tinha alertado para isso.
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Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...
Agora deixaste-me a pensar... vou ter que arranjar uma solução para isso mas não estou a ver onde o possa colocar...jmal Escreveu:
Acredita que isso é o pior que fazes, vais tirar muito rendimento ao motor, nestas tensões e sobretudo utilizando corrente DC deve-se ter o mínimo de cabo possível, o meu conselho é verificares tudo novamente e pelo menos eliminar o acrescento, porque ele já traz o máximo de cabo que deve ter. Por acaso ainda não tinha verificado esse aspecto nesta tua conversão, senão já te tinha alertado para isso.