converter prius para phev

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá outra vez,

Eu não acho relevante 150 kg a mais num carro de uns 1300 kg, mas quem sou eu... E o carro continua a funcionar da mesma forma, só que durante mais tempo em modo 100% electrico.
Havendo o Prius plug-in comercializavel por cá, até será possivel uma legalização para essa passagem, digo eu...

Com 150 kg de LiFePO4 já seria entre os 13 e os 14kwh de capacidade do pack extra.
Com esta capacidade, estou a falar de uns 5k€, e que já daria para uma duração de uns bons 120 mil km (em modo 100% electrico). Em metade dos kms já tinha quase o investimento recuperado... Quem me dera ter um Prius e mais uns cobres para o pack, que quem o fazia era mesmo eu.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Eu compreendo perfeitamente o que o srecologico diz, tal como compreendo o que diz o civic. No entanto, há frases que, sem as respectivas excepções feitas, são falsas. Vou dar um pequeno exemplo:
srecologico Escreveu:Ora ter 2 veiculos é, hoje em dia, ecnomica e ecologicamente bastante pior do que ter um PHEV como veiculo unico.
Aqui está um exemplo. Eu com a minha Vectrix e com a minha Sym 125, obviamente nunca gastarei (económica e ecologicamente) o que gasta quem tem um PHEV, seja em valores de aquisição, manutenção, combustível, impostos ou transformação... Talvez gaste mais 10 ou 20 euros pelo segundo seguro, mas isso é irrisório comparando com os restantes gastos. Até me atreveria a dizer que mesmo contabilizando a recente terceira mota (ou "avião") que comprei para as minhas viagens pela Europa fora, o meu gasto nunca será tão grande como a transformação do PHEV... E ainda podia juntar o Fiesta a gasolina que ofereci ao meu sobrinho após 10 anos de pouquíssimo uso. Mas há casos e casos, como diz o serges. Não podemos é generalizar. E temos de compreender o que dizem todos os pontos de vista.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Isso é absurdo Volt. Nem todos se podem dar ao luxo de poder usar uma Vetrix. Gostava de saber como é que transportas 5 pessoas em segurança ao longo de 40km todos os dias na tua vetrix. Boa sorte com isso. O teu argumento não é válido para 90% dos portugueses.


De qualquer forma podem fechar o tópico. Estive a pensar melhor e desisti do projecto. É um projecto muito parvo do ponto de vista ecologico e ecnomico.
O custo ambiental de produção e reciclagem das baterias é enorme. Não trás mais valias. Além disso nem sequer podemos assegurar que a energia que usamos para as carregar é limpa. È uma falsa questão.
Do ponto de vista ecnomico também não funciona. Os sistemas são extremamente caros. Pelo menos por enquanto. Não tenho dúvidas que é o futuro mas não é por agora com certeza.
Estive á procura de outras soluções. Vou instalar GPL e comprar créditos de CO2. O GPL faz com que o custo ecnomico baixe drásticamente. Ambientalmente também reduz algumas emissões. Vou também comprar créditos de CO2. Os créditos de CO2 para 100.000km de emissões não chega a 500€, bem menos que isso. Além de que não tenho de usar baterias com o seu custo ambiental associado que vocês muito por aqui se esquecem, nem falando de onde vem a energia que usam.
Claro que existe o problema do GPL ser um produto associado ao petroleo. Mas também é uma falsa questão. Há anos atrás ninguém aproveitava o GPL. O GPL advém apenas como subproduto da exploração de petroleo. É dependente da produção da mesma. Simplesmente aproveita-se melhor os recursos. Claro que obviamente limitados mas não é por se deixar de usar GPL que deixam de haver explorações de petroleo, antes pelo contrário, o consumo de petroleo até diminui com isso.

Não tenho dúvidas que os EV's são o futuro. No entanto, neste momento, não tem qualquer sustentação ecnomica e ambiental.
Convido-os a todos a comprar créditos de CO2.

http://www.liveneutral.com/calculator" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.offsetco2.ca/personalvehicle.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.clear-offset.com/carbon-offset-car.php" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.carbonneutralcalculator.com/ ... lator.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.carbon-offsets.com/offset_ca ... ffsets.cfm" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.co2balance.com/carbon-calcul ... sonal/car/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.greenmountain.com/green-moun ... ain-driver" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.climatecare.org/home.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.carboncompany.com/calculate-carbon-footprint" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.carbonplanet.com/shop/offsets" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.livecooler.org/offsets/car/" onclick="window.open(this.href);return false;


Deste modo posso usar o carro que quero e entendo com todos os beneficios a isso associados a um muito menor custo operacional. Tudo isto com 0% de emissões. Tão ou mais ecologico como qualquer EV e seguramente muito mais barato e sem qualquer tipo de limitações.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

Então e quem recebe o dinheiro desses créditos consegue repor o impacto ambiental, O2, retirar da atmosfera os gases emitidos, pela extracção, transporte, produção e consumo de toda a energia que gastamos ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

srecologico Escreveu:Isso é absurdo Volt. Nem todos se podem dar ao luxo de poder usar uma Vetrix. Gostava de saber como é que transportas 5 pessoas em segurança ao longo de 40km todos os dias na tua vetrix. Boa sorte com isso. O teu argumento não é válido para 90% dos portugueses.
Não percebi. Então 90% da população precisa transportar 5 pessoas em segurança ao longo de 40 quilómetros e todos os dias? Acho que estás ridiculamente fora da realidade.

Eu gastei 3 mil e tal euros numa Vectrix durante 3 anos e 50 mil quilómetros. Durante esse mesmo período, tive um Fiesta de 98 guardado na garagem a maior parte do tempo, pois só o usava quando precisava transportar outras pessoas. Realmente é um luxo poder gastar menos de 4 mil euros para fazer mais de 50 mil quilómetros...

Mas quem é que precisa de andar 40 quilómetros por dia com a família toda atrás? Realmente, escolheste bem a palavra: Absurdo.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

sim volt nem todos temos as tuas necessidades. Imagina uma familia com 3 filhos que vivem a 15km de uma escola sem transportes publicos. Vão ás tuas cavalitas na vetrix? Haja bom senso...
jmal Escreveu:Então e quem recebe o dinheiro desses créditos consegue repor o impacto ambiental, O2, retirar da atmosfera os gases emitidos, pela extracção, transporte, produção e consumo de toda a energia que gastamos ???
sim. a ideia é essa.

é verdade que é dificil de calcular esses custos. mas com certeza que o consumo é de longe a maior fatia e que é no minimo 50% do valor total. De qualquer forma, em vez de por exemplo considerares 100.000km, considera o dobro. é que 200.000km é perto de 500€ em créditos de CO2. Já mais que chega e sobra.
De qualquer forma qual seria a alternativa? Um carro eletrico? como calculas a % de energia renovavel que estás a usar? como sabes que não estás a usar energia produzida 100% através do petroleo? ok tudo bem podes ver qual é a % de renovaveis do país. De qualquer forma tens de acrescentar o custo de produção das baterias. E olha que esse custo ambiental é enorme.
Ou seja, para teres emissões 0 num carro eletrico também precisas de comprar créditos de CO2 para compensares esses factores.
O que é certo é que com economias de escala é bem barato retirar CO2.

É uma questão apenas de custos e um pouco de evitar os inconvenientes. Podemos fazer contas se quiserem. Um nissan leaf são 35mil €, diria por alto que gasta 2000€ de energia em 100.000km. Vamos considerar que 100% dessa energia é renovavel (o que é ridiculo) e nem vamos contabilizar o custo enorme de produção e reciclagem das baterias. Portanto nissan leaf 37.000€ 0% de emissões.
Outro carro qualquer, 15000€ (discutivel obviamente mas ao menos temos muito maior escolha) GPL 10L/100 dá cerca de 26000€, podemos meter 1000€ em créditos de co2. 27000€. 0% de emissões. sem os inconcenientes dos carros eletricos.

Claro está isto é tudo muito relativo, é obvio que causa outros problemas como poluição sonora e baixa qualidade no ar nas grandes cidades. Mas também os eletricos têm inconvenientes. Imaginem que agora todos os carros passavam a eletricos. É verdade que seria tudo mais eficiente mas nas zonas das centrais térmicas seria uma brutalidade de poluição. Muito menor em % obviamente.

Este problema só existe porque simplesmente não existem mais modelos de carros eletricos e principalmente mais baratos. Sem falar sequer na infraestrutura.
Infelizmente não vivemos num país ideal e temos de viver com a realidade que temos agora neste momento. E neste momento não me apetece gastar 35mil € num carro que só faz 100km e onde não tenho de o carregar se quiser ir a determinados sitios. Sem sequer referir que não posso escolher um modelo que se adeque ás minhas necessidades. Deste modo prefiro comprar créditos de CO2 e obter emissões zero, emissões até inferiores ao de um carro eletrico. A um custo bastante inferior.

Podia tentar fazer um PHEV com o prius e tinha o melhor de 2 mundos. Podia, mas não era a mesma coisa. E já tenho demasiadas xatiçes na minha vida. E o tempo e dinheiro que iria gastar neste projecto posso aplicar em outras coisas mais importantes. De ambas as formas obtenho 0% de CO2.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

srecologico Escreveu:sim volt nem todos temos as tuas necessidades. Imagina uma familia com 3 filhos que vivem a 15km de uma escola sem transportes publicos. Vão ás tuas cavalitas na vetrix? Haja bom senso...
Ainda estou a tentar ver onde está o bom senso de pensar que isso representa 90% da população...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Volt Escreveu:
srecologico Escreveu:sim volt nem todos temos as tuas necessidades. Imagina uma familia com 3 filhos que vivem a 15km de uma escola sem transportes publicos. Vão ás tuas cavalitas na vetrix? Haja bom senso...
Ainda estou a tentar ver onde está o bom senso de pensar que isso representa 90% da população...
Qual é a % que achas ser real?

Já comprei créditos. Neste momento o meu carro com motor de combustão interna é mais ecologico do que muitas vetrixs.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Ridículo. Não vou mais comentar esses absurdos. Não o sei fazer.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu: sim. a ideia é essa.
A ideia..... ?????
srecologico Escreveu:é verdade que é dificil de calcular esses custos. mas com certeza que o consumo é de longe a maior fatia e que é no minimo 50% do valor total. De qualquer forma, em vez de por exemplo considerares 100.000km, considera o dobro.
Portanto acho que é especulação dizeres que:
O custo ambiental de produção e reciclagem das baterias é enorme. Não trás mais valias. Além disso nem sequer podemos assegurar que a energia que usamos para as carregar é limpa. È uma falsa questão.
quando não sabemos os custos da solução que reina à pelo menos um século.
srecologico Escreveu:é que 200.000km é perto de 500€ em créditos de CO2. Já mais que chega e sobra.

????????????
srecologico Escreveu:De qualquer forma qual seria a alternativa? Um carro eletrico? como calculas a % de energia renovavel que estás a usar? como sabes que não estás a usar energia produzida 100% através do petroleo? ok tudo bem podes ver qual é a % de renovaveis do país.
O fornecedor de energia eléctrica é obrigado a detalhar as parcelas das fontes energéticas que te forneceu, o mesmo não acontece com o teu fornecedor de hibrocarbonetos, não te diz quais as fontes nem as emissões que foram lançadas para produzir a energia que te está a vender, portanto logo aqui temos um contra-censo e uma aplicação de norma, lei,etc desigual, certo ???

srecologico Escreveu: De qualquer forma tens de acrescentar o custo de produção das baterias. E olha que esse custo ambiental é enorme.
Não me leves a mal, mas eu digo muito isto, "a gasolina, diesel etc, e motores a combustão não nascem nas árvores ????"

Quando houver um tratamento igual, eu terei isso em consideração.
srecologico Escreveu:Ou seja, para teres emissões 0 num carro eletrico também precisas de comprar créditos de CO2 para compensares esses factores.
O que é certo é que com economias de escala é bem barato retirar CO2.
???????????
srecologico Escreveu:É uma questão apenas de custos e um pouco de evitar os inconvenientes. Podemos fazer contas se quiserem. Um nissan leaf são 35mil €, diria por alto que gasta 2000€ de energia em 100.000km. Vamos considerar que 100% dessa energia é renovavel (o que é ridiculo) e nem vamos contabilizar o custo enorme de produção e reciclagem das baterias. Portanto nissan leaf 37.000€ 0% de emissões.
Que custos são esses, eu consumo pilhas normais e meto-as no pilhão, no entanto nunca paguei nada para as reciclar, sei que existe uma taxas na compra, mas será assim tão grande ??
srecologico Escreveu:Outro carro qualquer, 15000€ (discutivel obviamente mas ao menos temos muito maior escolha) GPL 10L/100 dá cerca de 26000€, podemos meter 1000€ em créditos de co2. 27000€. 0% de emissões. sem os inconcenientes dos carros eletricos.
Então e o custo da reciclagem de todos os componentes de um carro a gasolina ???? óleos, filtros, etc, catalisadores (estes parece que existe um mercado "negro" para lhes sacar a platina e outros metais caros).
srecologico Escreveu:Claro está isto é tudo muito relativo, é obvio que causa outros problemas como poluição sonora e baixa qualidade no ar nas grandes cidades. Mas também os eletricos têm inconvenientes. Imaginem que agora todos os carros passavam a eletricos. É verdade que seria tudo mais eficiente mas nas zonas das centrais térmicas seria uma brutalidade de poluição. Muito menor em % obviamente.
Isso parece-me uma vantagem, é mais fácil controlar e aplicar as tecnologias necessárias para reduzir as emissões numa central que nos escapes de 1.000.000 veículos.

Alias, até acho que se os veículos tivessem o controle que têm uma central térmica a nível de emissões, esse problema nem se colocava, mas isso sou eu a pensar, não tenho a certeza nem dados para o afirmar.
srecologico Escreveu:Este problema só existe porque simplesmente não existem mais modelos de carros eletricos e principalmente mais baratos. Sem falar sequer na infraestrutura.
Infelizmente não vivemos num país ideal e temos de viver com a realidade que temos agora neste momento. E neste momento não me apetece gastar 35mil € num carro que só faz 100km e onde não tenho de o carregar se quiser ir a determinados sitios. Sem sequer referir que não posso escolher um modelo que se adeque ás minhas necessidades. Deste modo prefiro comprar créditos de CO2 e obter emissões zero, emissões até inferiores ao de um carro eletrico. A um custo bastante inferior.
Então ficas descansado porque tens dinheiro e assim podes poluir à vontade, logo ser ecológico ou não, é uma questão monetária.
srecologico Escreveu:Podia tentar fazer um PHEV com o prius e tinha o melhor de 2 mundos. Podia, mas não era a mesma coisa. E já tenho demasiadas xatiçes na minha vida. E o tempo e dinheiro que iria gastar neste projecto posso aplicar em outras coisas mais importantes. De ambas as formas obtenho 0% de CO2.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu:
Volt Escreveu:
srecologico Escreveu:sim volt nem todos temos as tuas necessidades. Imagina uma familia com 3 filhos que vivem a 15km de uma escola sem transportes publicos. Vão ás tuas cavalitas na vetrix? Haja bom senso...
Ainda estou a tentar ver onde está o bom senso de pensar que isso representa 90% da população...
Qual é a % que achas ser real?

Já comprei créditos. Neste momento o meu carro com motor de combustão interna é mais ecologico do que muitas vetrixs.

?????????????????????????????????
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

jmal Escreveu:
srecologico Escreveu: sim. a ideia é essa.
A ideia..... ?????
srecologico Escreveu:é verdade que é dificil de calcular esses custos. mas com certeza que o consumo é de longe a maior fatia e que é no minimo 50% do valor total. De qualquer forma, em vez de por exemplo considerares 100.000km, considera o dobro.
Portanto acho que é especulação dizeres que:
O custo ambiental de produção e reciclagem das baterias é enorme. Não trás mais valias. Além disso nem sequer podemos assegurar que a energia que usamos para as carregar é limpa. È uma falsa questão.
quando não sabemos os custos da solução que reina à pelo menos um século.
srecologico Escreveu:é que 200.000km é perto de 500€ em créditos de CO2. Já mais que chega e sobra.

????????????
srecologico Escreveu:De qualquer forma qual seria a alternativa? Um carro eletrico? como calculas a % de energia renovavel que estás a usar? como sabes que não estás a usar energia produzida 100% através do petroleo? ok tudo bem podes ver qual é a % de renovaveis do país.
O fornecedor de energia eléctrica é obrigado a detalhar as parcelas das fontes energéticas que te forneceu, o mesmo não acontece com o teu fornecedor de hibrocarbonetos, não te diz quais as fontes nem as emissões que foram lançadas para produzir a energia que te está a vender, portanto logo aqui temos um contra-censo e uma aplicação de norma, lei,etc desigual, certo ???

srecologico Escreveu: De qualquer forma tens de acrescentar o custo de produção das baterias. E olha que esse custo ambiental é enorme.
Não me leves a mal, mas eu digo muito isto, "a gasolina, diesel etc, e motores a combustão não nascem nas árvores ????"

Quando houver um tratamento igual, eu terei isso em consideração.
srecologico Escreveu:Ou seja, para teres emissões 0 num carro eletrico também precisas de comprar créditos de CO2 para compensares esses factores.
O que é certo é que com economias de escala é bem barato retirar CO2.
???????????
srecologico Escreveu:É uma questão apenas de custos e um pouco de evitar os inconvenientes. Podemos fazer contas se quiserem. Um nissan leaf são 35mil €, diria por alto que gasta 2000€ de energia em 100.000km. Vamos considerar que 100% dessa energia é renovavel (o que é ridiculo) e nem vamos contabilizar o custo enorme de produção e reciclagem das baterias. Portanto nissan leaf 37.000€ 0% de emissões.
Que custos são esses, eu consumo pilhas normais e meto-as no pilhão, no entanto nunca paguei nada para as reciclar, sei que existe uma taxas na compra, mas será assim tão grande ??
srecologico Escreveu:Outro carro qualquer, 15000€ (discutivel obviamente mas ao menos temos muito maior escolha) GPL 10L/100 dá cerca de 26000€, podemos meter 1000€ em créditos de co2. 27000€. 0% de emissões. sem os inconcenientes dos carros eletricos.
Então e o custo da reciclagem de todos os componentes de um carro a gasolina ???? óleos, filtros, etc, catalisadores (estes parece que existe um mercado "negro" para lhes sacar a platina e outros metais caros).
srecologico Escreveu:Claro está isto é tudo muito relativo, é obvio que causa outros problemas como poluição sonora e baixa qualidade no ar nas grandes cidades. Mas também os eletricos têm inconvenientes. Imaginem que agora todos os carros passavam a eletricos. É verdade que seria tudo mais eficiente mas nas zonas das centrais térmicas seria uma brutalidade de poluição. Muito menor em % obviamente.
Isso parece-me uma vantagem, é mais fácil controlar e aplicar as tecnologias necessárias para reduzir as emissões numa central que nos escapes de 1.000.000 veículos.

Alias, até acho que se os veículos tivessem o controle que têm uma central térmica a nível de emissões, esse problema nem se colocava, mas isso sou eu a pensar, não tenho a certeza nem dados para o afirmar.
srecologico Escreveu:Este problema só existe porque simplesmente não existem mais modelos de carros eletricos e principalmente mais baratos. Sem falar sequer na infraestrutura.
Infelizmente não vivemos num país ideal e temos de viver com a realidade que temos agora neste momento. E neste momento não me apetece gastar 35mil € num carro que só faz 100km e onde não tenho de o carregar se quiser ir a determinados sitios. Sem sequer referir que não posso escolher um modelo que se adeque ás minhas necessidades. Deste modo prefiro comprar créditos de CO2 e obter emissões zero, emissões até inferiores ao de um carro eletrico. A um custo bastante inferior.
Então ficas descansado porque tens dinheiro e assim podes poluir à vontade, logo ser ecológico ou não, é uma questão monetária.
srecologico Escreveu:Podia tentar fazer um PHEV com o prius e tinha o melhor de 2 mundos. Podia, mas não era a mesma coisa. E já tenho demasiadas xatiçes na minha vida. E o tempo e dinheiro que iria gastar neste projecto posso aplicar em outras coisas mais importantes. De ambas as formas obtenho 0% de CO2.
A questão da produção de baterias e da sua reciclagem. Claro metes pilhas no pilhão e não pagas. Alguém tem de pagar certo? Alguém vai reciclar (esperamos) essa pilha? Essa reciclagem tem um custo ambiental que se pode traduzir em emissões de CO2 que deverias pagar. é como num motor de combustao interna. a emissão de CO2 não é paga, no entanto, tem custo ambiental. Mas tudo bem. podes considerar que o fabrico e reciclagem das baterias é mágico e não tem qualquer custo ambiental. Funciona na mesma o que disse.
A energia paga-se, que eu saiba, a eletricidade nâo é gratuita. Tem custos para quem consome. Vais-me dizer que não tens custos quando carregas uma bateria? Tem sempre. Qual a % de renovaveis? sabes com que % de energia renovavel estás a carregar quando carregas num posto mobi.e? Mesmo que seja 100%. Os EV's são tão caros.
Funciona na mesma.

O custo de CO2 da produção transporte e consumo de combustiveis fosseis, assim como oleos e peças e afins usados, já está mais que contabilizado. Tens centenas de calculadoras que fazem isso por ti. É assunto debatido á dezenas de anos e onde existe total concenso. Ao contrário do que acontece com as baterias.

Não compreendo o problema, se consigo anular as emissões de CO2 de um carro como é que isso é diferente de ter um carro eletrico 100% movido a energias renovaveis? É igual. O problema que se coloca é o custo para o utilizador. Nem todos temos dinheiro para comprar um Tesla, no entanto, podemos comprar um carro equivalemente com motor de combustão interna assim como todos os custos associados das emissões de CO2 por menos de metade do preço.

Não me venham com falsos moralismos. O unico problema aqui é que não se contabiliza nunca o custo ambiental. Não é por ter uma vetrix que vou fazer mais ou menos emissões se anular sempre as minhas emissões em créditos.
Aliás na questão dos automoveis é bem mais ecologico comprar um motor de combustão interna e fazer isso porque isso permite ter mais rendimento disponivel que se pode alocar a outras questões ambientais. Pode-se obter um saldo bastante positivo em vez de neutro.
Claro, melhor seria ter um EV ao mesmo preço mas isso, por equanto, ainda não existe.
De qualquer forma continua a ser irrelevante. Posso ter um Ferrari com brutais emissões de CO2 que se comprar créditos equivalentes estou a emitir o mesmo ou até menos CO2 que uma vetrix.

"Ser ecológico ou não, é uma questão monetária." Mas isso é mais que óbvio. Não haja dúvidas. É completamente irrelevante eu próprio plantar 100 arvores ou pagar alguem para fazer isso por mim. O proveito ambiental é exactamente o mesmo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: converter prius para phev

Mensagem por serges »

Enfim...

Com muita pena vejo o projecto a pendurar...

Boa sorte e claro continua por ca...

Participa...

Voltando ao tema...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Isto é tão absurdo que não há muito para dizer. Este assunto já está mais que debatido em outros tópicos do fórum e estas mentiras do "já está mais que contabilizado" ou "existe total consenso" estão por lá desmascaradas. Este parece estar a tornar-se em mais um tópico de um qualquer clone que aqui vem espalhar o seu texto sem qualquer fiabilidade ou credibilidade. É mais um atirar de frases feitas ao ar.
Enfim. Quem tiver paciência que o alimente ou elucide...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

se me quiserem só indicar uns topicos agradecia

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Assim de repente, podes começar por estes:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=32&t=10584" onclick="window.open(this.href);return false;
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=12530" onclick="window.open(this.href);return false;
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=21&t=14882" onclick="window.open(this.href);return false;

E tens aqui uma calculadora com uns dizeres importantes...
Anexos
7.5kw_to_refine.jpg
7.5kw_to_refine.jpg (34.44 KiB) Visto 3958 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Já li os tópicos todos.
Dei-me ao trabalho de ir buscar alguma informação.
http://www.lead.org.au/lanv3n2/lanv3n2-4.html" onclick="window.open(this.href);return false;
aí considera-se que todos os custos de um carro desde a extração da matéria prima até á reciclagem passando pelo consumo e produção de gasolina, oleos etc etc é de 59,7 toneladas.
60toneladas em créditos de CO2 é cerca de 650€.
Estarei a ver alguma coisa mal?

Vamos lá comparar as coisas como deve ser.
Nissan Leaf 35.000€ + 1700€ de electricidade para 100.000km (milagrosamente 100% renovável) = 36.700€ vamos considerar que é magia e que as baterias e tudo no carro é a custo ambiental zero.
outro carro qualquer semelhante a ci 15000€ + 1500€ kit gpl + gpl para 100.000km (10l/100km) 8000€ = 24.500€ + custo de co2 disso tudo (exageradamente 100T) 1100€ = 25.150€

o que é que está errado? por favor digam-me porque realmente eu não sei.
Estou aqui para aprender

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Eu não vou falar de carros, pois ainda não compreendo a necessidade de ter duas rodas a mais (sem ser num sidecar e para levar os filhos)... :-D.

Mas posso falar de comparações entre motas... Deixo dois posts elucidativos separados por 44 mil quilómetros:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 882#p77882" onclick="window.open(this.href);return false;
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 26#p155826" onclick="window.open(this.href);return false;

Uma quote do primeiro:
volt Escreveu:"compensa-me comprar?"
acho que sim. fiz um leasing em que fico a pagar (120 euros mensais) praticamente o mesmo que gastava em gasolina (1,4 euros por litro, 6 litros aos 100 e 1500kms por mes dah cerca de 130 euros). alem de que, a manutençao da minha outra mota ultrapassa os gastos com a gasolina (cerca de 137 euros mensais!)...
PS: Queria meter aqui um link de um terceiro post, mais actual, mas não o estou a encontrar... Vou ver se o faço um dia destes.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Isso das duas rodas a mais compreendo que não compreendas a necessidade. No entanto eu jamais conduzirei um perigo desses. Tinha um familiar próximo que morreu num acidente de moto. Tenho pavor a essas máquinas.
De qualquer forma eu nunca poderia ter uma que satisfazesse as minhas necessidades. Devido ás especificidades do meu dia a dia, desloco-me bastantes vezes para locais bastante diferentes fazendo cerca de 70km por dia. A maioria das vezes transportando uma ou mais pessoas e algum material que nunca poderia ser transportado numa moto.
Mas compreendo que seja bastante mais eficicente. Obvio que sim visto que o peso de uma moto não é o mesmo de um automovel. Precisa de uma fracção da energia para se mover.

Não vamos ser extremistas, os meus cálculos, infelizmente, estão correctos. Claro que comparando motos é muito mais fácil e não se aplica e são mais baratas as EV. Isto porque o seu preço é substancialmente mais barato do que o seu equivalemente em automovel.
Acontece que hoje em dia os carros EV ainda são muito caros. Espero que isso mude rápidamente no futuro. Aliás, a principal razão pela qual não há mais carros EV nas estradas, é o seu preço. 35mil € é um absurdo. Quando esse preço baixar, deixará de compensar um carro ci. E nessa altura serei o primeiro a comprar um que se adeque ás minhas necessidades. Infelizmente não estamos lá ainda.
Mas haverá sempre quem prefira motores ci. Não vejo muito mal nisso se tivermos o equivalente em CO2. No entanto no futuro isso deixará de compensar imensamente por 2 razões. O custo de créditos de CO2 vai aumentar, e principalmente, o custo da gasolina vai aumentar tanto que simplesmente será bastante mais caro um carro ci equivalente.
100.000km a EV são menos de 2.000 €, a gasolina são cerca de 13.000€ e a GPL são uns 8.000€.
Portanto assim que tivermos EV's mais baratos vai-se gerar uma nova dinâmica. Mas ainda não estamos lá. Gostava de poder comprar um EV nem que desse para 100km por 15mil €. Se alguém souber de algum diga-me.
E é por isso que um prius phev também não compensa. Porque o preço do kit é enorme. 15mil € com muita sorte + 8mil de kit com sorte +2mil eletricidade = 25mil. VS 15mil + 8mil + 1mil CO2 = 24mil.
Fica mais barato e não tenho as limitações dos EV's.
Sem duvida que os EV's são o futuro. Mas esse futuro não é agora.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

Estás a esquecer-te de alguns pontos como é a manutenção, e além disso um carro semelhante ao leaf (sem a parte da autonomia) não custa 15.000 €.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”