Conversão Yamaha DT50LC




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Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » domingo mai 20, 2012 4:48 pm

Já tinha começado o restauro desta mota à uns tempos, minha mota à 25 merece um futuro, acontece que com a procura de um veículo para fazer a conversão, cheguei à conclusão de que o melhor seguimento que podia lhe dar era a sua modernização, a principal questão prende-se com o facto de ser um ciclomotor e quero que após a conversão assim se mantenha, não está nada facil tirar as duvidas no IMTT (acho que sabem menos do que eu em relação à legislação).
Aqui fica o material que estou a ponderar colocar.
Motor
http://www.evdrives.com/motenergy_me0201012801.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Com o motor queria um de 4kw, mas acontece que este é o mais barato que encontro, mesmo com mais potência.

Controlador
http://www.evassemble.com/index.php?mai ... vonst51gp1" onclick="window.open(this.href);return false;
Com o controlador, deve ser um "mini", pois o espaço é escasso e este chega bem para os 4kw, digo eu.

Baterias
http://www.evassemble.com/index.php?mai ... vonst51gp1" onclick="window.open(this.href);return false;
Com as baterias, as headway serão as que mais facilmente se moldam ao pouco espaço que tenho, serão 24 celulas de 16Ah na mota, e depois poderei arranjar um pack externo para aumentar a autonomia.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » domingo mai 20, 2012 4:50 pm

A mota já foi assim:
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assim:
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e agora está assim:
Imagem

depois coloco mais fotos do que tenho feito.
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tavares
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por tavares » domingo mai 20, 2012 11:23 pm

Força civic com a conversão.

Ponho um pequeno reparo , esse controlador da Kelly acho-o curto porque o motor faz picos de corrente de 300A.


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » segunda mai 21, 2012 8:51 pm

O motor faz os picos de corrente que o controlador deixar, pois é este que os debita, estou com vista neste por ser pequeno e o espaço na mota não abunda. Alem disso chega e sobra para a categoria de ciclomotor.

A mota já está assim.

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Alguns retoques.

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por serges » segunda mai 21, 2012 11:20 pm

Estou a ver um de ja vu??? É assim que se escreve? Força civic...

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » segunda mai 21, 2012 11:58 pm

Deja vu, porquê? Tiveste alguma mota destas?
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por serges » terça mai 22, 2012 12:59 pm

Não, estou a referir me a perfeição das recuperações...

Boa sorte no projecto.

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » terça mai 22, 2012 1:35 pm

Obrigado,
como isto começou como um simples restauro, é normal querer colocar tudo como deve ser ;) .
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » terça mai 22, 2012 1:43 pm

E a saga continua.

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Resultado final.

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por zointz » terça mai 22, 2012 2:25 pm

Bem.... isso está a andar rápido ;)
Só uma achega relativamente ao controlador..... Na minha Chica de 4kw, a 70km/h, não é dificil ter um consumo de +60A portanto se o controlador é de 50A nominais é capaz de ser curto, pessoalmente estudava um pouco mais essa situação.
Se quiseres o meu contacto para falar-mos um pouco sobre o consumo em Amperes e como se comporta na pratica estou á disposição.
Tenho na minha 22 Celulas Thundersky de 40Ah que deverá ser os tais 72v, portanto a tensão deve ser identica.
Fiquem bem !

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » terça mai 22, 2012 4:29 pm

22 celulas é curto para os 72v, por norma são 24, se calhar é por isso que tens a corrente um pouco alta, na minha vou meter 24 celulas de 3,2v da headway, mas o controlador é um caso a estudar, esse de 50A continuos era o ideal devido ao tamanho, mas ainda vou ver outros, de qualquer forma a relação preço qualidade acho que a marca que está à frente é a kelly.
Este é o que tinha previamente escolhido, não sei se o tamanho é muito diferente.
http://kellycontroller.com/keb72451x24v ... p-277.html" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por zointz » terça mai 22, 2012 4:35 pm

Boas,
Ok, mais 2 células, mas a diferenca da corrente não será assim tão grande, alem disso, lembrei-me que numa subida prolongada não é dificil consumor 70-80Amp durante todo esse tempo que poderá ser de alguns minutos (nunca experimentei subir uma serra). No meu caso, se forem duas pessoas a subir não desce dos 80Amp para manter uma velocidade razoável (perto dos 70km/h). O meu controlador praticamente não aquece, nem o motor, por isso o que consome não é para perdas, é mesmo a força necessárira para o trabalho a executar.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » terça mai 22, 2012 4:39 pm

Sim, concordo contigo, estou a ver se encontro as medidas dos maiores e ver onde os posso encaixar na mota.
Não entendo as contas dos fabricantes de controladores, 72v e 85A, são 6kw, a kelly diz que são 4,5kw.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por zointz » terça mai 22, 2012 5:14 pm

pois.... nem eu, acho que o ideal é tentares ver uma conversão similar e ver o que usaram. A experiencia aqui vale ouro.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » terça mai 22, 2012 6:33 pm

Sim, ainda tenho muito que fazer até chegar aí.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha » quinta mai 24, 2012 4:11 am

Olá civic,

Eu chegaria á mesma conclusão que tu, quanto às contas que os fabricantes fazem, mas acho que já os entendi...
O que eles fazem é simplesmente dar uma margem de segurança nas correntes, para que se segurem que os controladores não se danifiquem.

Imagina que tens um aparelho elétrico (uma rebarbadora) de 2000W que o vais alimentar por um gerador ou UPS. Terás que ter pelo menos uma potência nominal de 3000W. Ou então, se em algum momento apertares com o aparelho, o gerador ou UPS dá o berro!

Já verificaste a que tensão desse motor que descreves, tem 4000W? Penso que sim, mas isso será aos 45V +/-…
E as rotações/torque do mesmo? Parece-me que são um pouco altas/baixo torque, o que te dificulta depois a colocares um pinhão muito pequeno ou uma cremalheira muito grande… mas isso arranja-se.

Será que esse controlador não será para motores com sensores hall? Verifica bem..

Eu também ando na busca de um bom controlador (para a e-max, de 4000W), e então já reparei que existe para todos os gostos, só é necessário saber escolher… que é o que tento aprender!

Estive a ver que este controlador para 48V ficava bem dimensionado para o teu motor (escolhido no inicio), mas poderá haver melhor:
http://kellycontroller.com/ksl4820024v- ... p-662.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Seu manual:
http://kellycontroller.com/mot/download ... Manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Estive a ver umas baterias que ficariam bem (15x4=60 unidades) para autonomia de 70km a 50km/h e estão em promoção:
http://www.bmsbattery.com/lifepo4-cell/ ... -cell.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Continuação de bom projecto!
Tudo por um mundo mais limpo!


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » quinta mai 24, 2012 9:52 pm

Mas o motor que tenho referido tem sensores hall. O controlador ideal é da serie KEB (kelly).
E o motor que refiro é mais torque e menos velocidade, mas como dizes isso é facil de solucionar com uma transmissão por corrente. ;)
Nas baterias acho que o espaço que tenho dá para 24 celulas de 16Ah da headway na boa, não retendo muita autonomia, pois isso resolve-se com um pack amovivel. Estou com ideia de 72v, pois como tenho pouco espaço ganho mais com essa tensão.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Njay » sexta mai 25, 2012 12:18 am

As specs dos Kelly são para corrente de pico/máxima.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por serges » sexta mai 25, 2012 1:59 am

Bonita, esta q ficar composta. Força civic...

Queremos todos ver isso...

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha » sexta mai 25, 2012 3:45 am

civic Escreveu:Mas o motor que tenho referido tem sensores hall. O controlador ideal é da serie KEB (kelly).
E o motor que refiro é mais torque e menos velocidade, mas como dizes isso é facil de solucionar com uma transmissão por corrente. ;)
Nas baterias acho que o espaço que tenho dá para 24 celulas de 16Ah da headway na boa, não retendo muita autonomia, pois isso resolve-se com um pack amovivel. Estou com ideia de 72v, pois como tenho pouco espaço ganho mais com essa tensão.
Devo ter visto alguma coisa errada então... Sim, se tem os sensores hall, um tanto melhor, poi essa serie é mais em conta!

Se eu não estou em erro, ao colocares as 24 celulas em série, terás que diminuir a potencia no controlador, mas olha que poderás não ter tanta eficiencia no motor com essas tensões.

Se algum dia te passar pela cabeça a maluqueira de dar corda ao controlador, ficas aí com uma mota bem leve com uns 20cv de potencia! Até trepa pelas paredes :lol: :lol:

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

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