Conversão Yamaha DT50LC





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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » quarta jun 12, 2013 3:27 pm

Eu até moro perto do caçador.
Quanto ao tempo de ir a concentrações e afins, não é fácil, alem do trabalho por turnos, ando a fazer o mestrado no IPV, há cerca de um mês para cá tem sido entrega de trabalhos e agora é época de exames, como tal não há tempo para convívios nem para dar mais corda ao assunto da legalização, vamos lá ver no próximo mês se a coisa vai.
De qualquer das maneiras nunca recebi nenhuma resposta aos meus mail's.
Contactei o IMTT de Viseu, de Coimbra, o IMT.IP, o portal do cidadão e o ministério da economia.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por leitao_da_bairrada » quinta jul 04, 2013 12:11 am

civic,

Gostaria muito de ter uma DT, igual a essa tua eléctrica, e legalizada. Tenho o dinheiro, creio que conseguira pessoas que me fizessem a recuperação e passagem a eléctrica, a única coisa a faltar seria mesmo a legalização :-(

Outras motos que gostaria de ter e passar a eléctrica, seria a famosa Famel XF17 cá da zona ou também uma Casal Boss - também cá da zona.
Sem ser possível a legalização, não passa de um sonho... - aguardo os desenvolvimentos sobre este teu projecto, especialmente a legalização.


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » quarta jul 10, 2013 12:17 pm

Hoje foi o dia do inicio do processo de legalização, para quem pensar em fazer o mesmo tem que arranjar os seguintes documentos para esta abordagem:

- Termo de responsabilidade, é o termo em que nos responsabilizamos pela segurança, iluminação e estabilidade do veículo não foi afectada com a transformação. Isto tem a ver que quem fez o trabalho de conversão teve estes aspectos em conta.

- Descrição do processo de transformação, é documentar os diversos passos da empreitada, para que quem lê o processo tenha logo uma ideia do que foi feito.

- Formulário 9 do IMTT http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... odelo9.pdf

Agora é aguardar por desenvolvimentos.

Quero agradecer ao Tozé (Tozeve) pelas informações que me deu, acerca de alguns aspectos da burocracia tuga.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por pena33 » quarta jul 10, 2013 4:17 pm

Mais um passo que está a ser dado.
Espero que em breve esteja tudo resolvido.


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por leitao_da_bairrada » sexta jul 12, 2013 12:12 am

civic Escreveu:Hoje foi o dia do inicio do processo de legalização, para quem pensar em fazer o mesmo tem que arranjar os seguintes documentos para esta abordagem:

- Termo de responsabilidade, é o termo em que nos responsabilizamos pela segurança, iluminação e estabilidade do veículo não foi afectada com a transformação. Isto tem a ver que quem fez o trabalho de conversão teve estes aspectos em conta.

- Descrição do processo de transformação, é documentar os diversos passos da empreitada, para que quem lê o processo tenha logo uma ideia do que foi feito.

- Formulário 9 do IMTT http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... odelo9.pdf
Gostaria de te pedir que considerasses partilhar uma cópia desses documentos preenchidos - seria importante para que possamos ter com referência. Obrigado.


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » quarta ago 21, 2013 5:24 pm

Sem novidades do IMT, lembrei-me disto.
Hoje levantei-me com a ideia de colocação do carregador dentro do deposito, se o pensei ... logo a seguir o fiz.

Cortar o fundo do deposito.

Imagem

Colocar um tubo nos cortes para não haver cortes em nós. E de seguida a pintura interior.

Imagem

E assim ganhei mais um espaço que vou aproveitar para colocar o carregador mais pequeno, fica a secar a tinta, mais tarde terei que ver como o fixar.

Imagem
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por e_bike » quarta ago 21, 2013 9:14 pm

Boa ideia! Sempre se aproveita mais um espaço vazio. :D
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por pedrotfmendes » quinta dez 12, 2013 8:35 pm

Caro civic, já existe novidades do IMTT?

Um abraço e parabéns pelo projecto! ;-)


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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » sábado dez 14, 2013 5:23 pm

Nada, tentei outra via e estou à espera de novidades.
Outros contactos.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por MRider » quarta mar 12, 2014 11:28 pm

Esta mota ja anda por ai a queimar electrões ? 8-)
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por civic » quarta mar 26, 2014 1:33 pm

Sim, mas apenas em pequenas voltas, ninguem dá resolução à questão da legalização.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por MRider » quarta mar 26, 2014 1:46 pm

civic Escreveu:Sim, mas apenas em pequenas voltas, ninguem dá resolução à questão da legalização.
Isso é que é mau ... Esta burocracia...

O projeto VEECO acho que já está legalizado. Não podes pedir ajuda a eles ?
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por jmal » quarta mar 26, 2014 2:09 pm

visitante2 Escreveu:
civic Escreveu:Sim, mas apenas em pequenas voltas, ninguem dá resolução à questão da legalização.
Isso é que é mau ... Esta burocracia...

O projeto VEECO acho que já está legalizado. Não podes pedir ajuda a eles ?
O processo é bem diferente, é um veiculo novo, desenhado de raiz, é muito mais simples a legalização, desde que cumpra as normas, claro.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha » quarta mar 26, 2014 7:27 pm

Para uma conversão de CI para VE deveria ser facilitada esta legalização sem necessidade de grandes testes, desde que esta mantivesse as mesmas características principais, tais como dimensão dos pneumáticos, distancia entre eixos, sistema de travões, potencia do veiculo. Testes que qualquer Centro de Inspecções Automóveis poderia fazer por um preço de inspecção normal!

Já para um veiculo novo, todos os testes têm de ser feitos desde a raiz.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por jmal » quarta mar 26, 2014 8:09 pm

Jorge Rocha Escreveu:Para uma conversão de CI para VE deveria ser facilitada esta legalização sem necessidade de grandes testes, desde que esta mantivesse as mesmas características principais, tais como dimensão dos pneumáticos, distancia entre eixos, sistema de travões, potencia do veiculo. Testes que qualquer Centro de Inspecções Automóveis poderia fazer por um preço de inspecção normal!

Já para um veiculo novo, todos os testes têm de ser feitos desde a raiz.
E assim o é Jorge, o problema é que uma alteração de características num veiculo, seja ela de ci para elétrico ou elétrico para ci obriga a que exista uma inspeção global ao veiculo, mas antes disso é necessário que a marca autorize, e que alguém se responsabilize pela alteração.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha » quarta mar 26, 2014 9:00 pm

Isso da responsabilidade tem muito que se lhe diga...

Agora eu tenho um Mercedes já com mais de 10 anos e ele começa a ter uma fuga de gasolina num tubo por baixo do carro, e quando estacionado muito tempo no mesmo local, forma-se uma poça de combustível. O Zé da esquina, que até é fumador, vem em direcção ao carro e ao passar por ele atira a ponta de cigarro fora e incendeia o Mercedes.
De quem é a culpa?
A marca do carro, Mercedes?
O fumador, Zé da esquina?
Eu, o dono do carro?

Todos nó somos responsáveis pelos nossos actos (ou deveríamos).
Se estou a conduzir uma viatura que não oferece as condições mínimas de segurança, já estou a transgredir. Se estou a operar uma máquina que não oferece as condições de segurança, estou em transgressão.
Nunca poderei operar qualquer máquina se não souber os requisitos mínimos de segurança e de manuseio da mesma.
Se sou o dono de uma viatura, máquina ou ferramenta, deverei saber quando é necessário a sua manutenção e proceder à mesma nos tempos devidos, para que não comprometa a minha segurança, nem a dos outros (principalmente).

Nesta situação, e tratando-se de um veiculo que já não é considerado novo, a marca dificilmente terá algum poder sobre ele.
Principalmente se a mudança é para beneficio do ambiente e se não prejudica a imagem da marca (isto não é nenhum tunning).
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por jmal » quarta mar 26, 2014 9:14 pm

Jorge Rocha Escreveu:Isso da responsabilidade tem muito que se lhe diga...

Agora eu tenho um Mercedes já com mais de 10 anos e ele começa a ter uma fuga de gasolina num tubo por baixo do carro, e quando estacionado muito tempo no mesmo local, forma-se uma poça de combustível. O Zé da esquina, que até é fumador, vem em direcção ao carro e ao passar por ele atira a ponta de cigarro fora e incendeia o Mercedes.
De quem é a culpa?
A marca do carro, Mercedes?
O fumador, Zé da esquina?
Eu, o dono do carro?

Todos nó somos responsáveis pelos nossos actos (ou deveríamos).
Se estou a conduzir uma viatura que não oferece as condições mínimas de segurança, já estou a transgredir. Se estou a operar uma máquina que não oferece as condições de segurança, estou em transgressão.
Nunca poderei operar qualquer máquina se não souber os requisitos mínimos de segurança e de manuseio da mesma.
Se sou o dono de uma viatura, máquina ou ferramenta, deverei saber quando é necessário a sua manutenção e proceder à mesma nos tempos devidos, para que não comprometa a minha segurança, nem a dos outros (principalmente).

Nesta situação, e tratando-se de um veiculo que já não é considerado novo, a marca dificilmente terá algum poder sobre ele.
Principalmente se a mudança é para beneficio do ambiente e se não prejudica a imagem da marca (isto não é nenhum tunning).
Neste caso é tua, porque sabes disso e nada fizeste para evitar o perigo. :)

Mas, eu estava a falar da parte legal da coisa para se obter documentos, as leis existem para serem cumpridas, e alguém tem de se responsabilizar pela alteração que se faz a um veiculo que teve de cumprir normas e leis para entrar no mercado. Se eu, ao comprar um veiculo estou a pagar também esses custos que a marca teve de suportar, esta também é responsável por falhas de segurança que possam ocorrer, como danos resultantes. É habitual as marcas fazerem chamadas ás oficinas de veículos que andam nas estradas, onde foram detetadas anomalias que ponham em segurança pessoas e bens, se estes não fossem responsáveis, apenas alertavam os clientes que deviam dirigir-se à oficina mais próxima e substituir x ou y peça com o custo X €, porque a original pode fazer estragos.

A marca tem sempre o poder sobre alterações que são feitas aos veículos que vendeu, é por isso que existem patentes e registos de marcas. E pode ainda pedir indemnizações sobre alterações que lesem a imagem da marca entre outras situações.

Estou de acordo o processo devia ser mais simples, mas tb concordo que as leis devem ser cumpridas, e muitas delas estão bem aplicadas, a meu ver.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por Jorge Rocha » quarta mar 26, 2014 9:18 pm

Concordo que muitas estão bem aplicadas, mas existe muitas lacunas. Poderiam existir muito mais leis e assim diminuir as possíveis más interpretações.
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por jmal » quarta mar 26, 2014 9:24 pm

Jorge Rocha Escreveu:Concordo que muitas estão bem aplicadas, mas existe muitas lacunas. Poderiam existir muito mais leis e assim diminuir as possíveis más interpretações.
Estamos num sector pequeno e de pouco interesse tanto por parte de fabricantes como de governantes, para já a única hipótese é fazê-lo crescer sem mitos e lendas. :)
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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Mensagem por CésarSalgado » sábado mai 03, 2014 11:08 pm

Boa noite...
Como vai o processo da legalização? Ainda sem fim à vista?

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