Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por visitante1 »

Citar "Com 10Kohm a 5 Volts haverá uma corrente de 0.5 mA a ser drenada da alimentação para a resistência sempre que o sensor queira indicar o nível lógico zero. A não ser que uses nano fios, 500 nano-amperes não provocam qualquer queda de tensão mensurável no fio de alimentação"

tens que te decidir se é 0,5ma ou 0,0005ma!! senão baralhas a malta menos atenta!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

pnunes Escreveu:Citar "Com 10Kohm a 5 Volts haverá uma corrente de 0.5 mA a ser drenada da alimentação para a resistência sempre que o sensor queira indicar o nível lógico zero. A não ser que uses nano fios, 500 nano-amperes não provocam qualquer queda de tensão mensurável no fio de alimentação"

tens que te decidir se é 0,5ma ou 0,0005ma!! senão baralhas a malta menos atenta!
pnunes, tu gostas mesmo de picardia... :roll:

Tu é que estás a baralhar as pessoas... No segundo formato colocaste um m a mais.
Terias que dizer 0,5 mA, 0.0005 A... Este é o resultado correto.

Já é a 2ª vez em pouco tempo neste fórum que alguém acha que me vem corrigir quando na verdade o próprio também está a cometer o erro... :lol:

Pronto eu acrescento mais 3 zeros nos nano amperes...
O objectivo era "casar" com nano fios.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por visitante1 »

pronto tamos falados agora só falta mesmo os nano fios para ligar o arduino do Lopes! lol
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:Verifica se o teu sensor Hall é "Open-Collector" ou "Open-Drain", que significa que são apenas capazes de ligar a saída à massa ou deixa-la flutuante.
Acho que ainda tenho lá por casa um sensor igual ao que montei dentro do motor... vou ser se o consigo descobrir para tirar a referência.
RJSC Escreveu:Todos os que conheço são, mas como atrás insistias que os teus funcionavam de outra maneira... :roll:
Pois... às vezes sou teimoso :oops: :D mas quando comecei a pesquisar sobre os sensores de hall, praticamente se via como um switch on/off.
RJSC Escreveu:Com 10Kohm a 5 Volts haverá uma corrente de 0.5 mA a ser drenada da alimentação para a resistência sempre que o sensor queira indicar o nível lógico zero. A não ser que uses nano fios, 500 nano-amperes não provocam qualquer queda de tensão mensurável no fio de alimentação.
Estou a pensar fazer as ligações com flat-cable desde o módulo principal (no painel da mota) até lá atrás. Achas que chega de secção?
RJSC Escreveu:Podes é ter ruído na linha da temperatura mas induzido pelas correntes elevadas a circular no motor.
Pois, e acho que por um teste que fiz, isso vai acontecer... tenho que testar novamente, mas caso se confirme existe alguma maneira de atenuar esse ruido?

Obrigado! ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Já agora aproveito para pedir desculpa aos seguidores do projecto, por este estar a andar devagar... Mas a inexperiência a trabalhar com este material, obriga a ir com calma, até porque algumas coisas estão a ser feitas por tentativas.

Ainda ontem perdi praticamente o serão todo só para voltar a colocar o relógio a trabalhar com o arduino, pois este tinha-se desmemorizado e sem dados do relogio o programa não arranca!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

lopes Escreveu:
RJSC Escreveu:Com 10Kohm a 5 Volts haverá uma corrente de 0.5 mA a ser drenada da alimentação para a resistência sempre que o sensor queira indicar o nível lógico zero. A não ser que uses nano fios, 500 nano-amperes não provocam qualquer queda de tensão mensurável no fio de alimentação.
Estou a pensar fazer as ligações com flat-cable desde o módulo principal (no painel da mota) até lá atrás. Achas que chega de secção?
Flat Cable chega perfeitamente.
Há vários tipos de sensores de efeito de Hall no mercado: esses que se usam nos motores que são on/off ligando a saída à massa e comutam quando o campo magnético inverte a polaridade (chamados sensores bipolares) e os sensores lineares que nas motos elétricas se usam muito no aceleradores em vez de potenciómetros mecânicos.
Os sensores lineares são capazes de fornecer ou absorver corrente na saída conforme seja necessário, não necessitam de pull-up ou pull-down e a saída é proporcinal à intesidade do campo magnético (tensão varia com a distância ao íman).
lopes Escreveu:
RJSC Escreveu:Podes é ter ruído na linha da temperatura mas induzido pelas correntes elevadas a circular no motor.
Pois, e acho que por um teste que fiz, isso vai acontecer... tenho que testar novamente, mas caso se confirme existe alguma maneira de atenuar esse ruido?
Há solução sim, como não é preciso ler a temperatura a um ritmo muito rápido, pode-se colocar um filtro passa-baixo formado com um condensador e uma resistência o mais perto possível do ADC.
Assim o que chegará ao ADC será o nível médio do sinal, sem a rápidas flutuações provocadas pelas corrente induzida no motor.

Imagem

Liga a saída do sensor no Vin desse circuito, o Vout no arduino, e usa 100 Ohms para a resistência e 1uF para o condensador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:Verifica se o teu sensor Hall é "Open-Collector" ou "Open-Drain", que significa que são apenas capazes de ligar a saída à massa ou deixa-la flutuante.
Não descobri nenhum sensor porque me tinha esquecido que já os tinha utilizado todos, mas encontrei a referência que o Jorge Rocha mandou junto... A3290KUA-T Datasheet: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... KUA-T.html

Com isto até descobri que estes sensores hall são do mesmo fabricante do amperímetro que comprei na Tailândia, sensor de corrente este que entretanto também já encontrei no meio da minha "tralha" electrónica! :P

O que aparenta este sensor de hall e qual a melhor forma de o usar no meu projecto?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

Como podes ver logo no fundo da primeira página desse datasheet, o pino OUT do sensor apenas tem um transístor capaz de o ligas à massa e nada capaz de o ligar à alimentação positiva.
Portanto, deves usar uma resistência pull-up, como te disse.


leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por leitao_da_bairrada »

Parabéns pelo projecto, motivação e partilha!!

Foi uma boa opção reutilizar um projecto "OpenSource" Scooterputer baseado no Arduino!!

Este tipo de projecto complementaria muito bem o meu que é o controlador "Smart Motor Controller". Na verdade também planeio ter um "Smart Dashboard" mas com comunicação wireless (rede de sensores) ao controlador e BMS.

O site do meu projecto é: http://smartebike.likesyou.org

Vou continuar a seguir este teu projecto e ajudar no que puder. Força!!


leitao_da_bairrada
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 13, 2013 2:38 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por leitao_da_bairrada »

lopes Escreveu:
RJSC Escreveu:(...) mas encontrei a referência que o Jorge Rocha mandou junto... A3290KUA-T

O que aparenta este sensor de hall e qual a melhor forma de o usar no meu projecto?
Eu já troquei 1 sensor hall queimado de um motor (neste caso de uma bicicleta) e o mesmo sensor serviu para o Jorge também. Estou a usar os sinais dos 3 sensores do motor de bicicleta no meu controlador, partilho o esquema que uso que deve funcionar para ti também:

Imagem

Para que não haja dúvidas de que funciona, vê estes vídeos do controlador a funcionar (e a usar os sensores hall):

Link


Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

RJSC Escreveu:Como podes ver logo no fundo da primeira página desse datasheet, o pino OUT do sensor apenas tem um transístor capaz de o ligas à massa e nada capaz de o ligar à alimentação positiva.
Portanto, deves usar uma resistência pull-up, como te disse.
Obrigado ;) mais uma alteração a fazer ao modulo auxiliar...
Entretanto descobri qual era a dificuldade que estava a ter com o acerto do relógio de há dias... tanto o buzzer como o rele interferem no circuito actual.
A alimentação de todos os elementos/sensores está a ser feita directamente pelos 5V do arduino.
Ao activar o buzzer este interfere com o relógio, que por sua vez ao não funcionar correctamente me bloqueia o script.
E ao ligar por exemplo o rele (activado directamente por uma porta digital do arduino) o termómetro passa a marcar 400 e tal ºC :D que salganhada!

Pensei em comprar uma placa destas para me "isolar" tanto o buzzer como o rele do arduino... http://www.ebay.co.uk/itm/221195515357? ... 26_rdc%3D1
Será que resolvia o problema?
Entretanto em conversa com o pnunes, ele sugeriu colocar um díodo em paralelo com o rele. Com o buzzer penso que o efeito seria o mesmo, mas confesso que ainda não testei.

Desactivei esses dois componentes e segui em frente, pois outra coisa que me começava a preocupar era a escolha de funções. Depois de umas grandes voltas na programação consegui colocar as coordenadas (X, Y) do toque em duas variáveis. Com isto já consigo construir menus e opções que posso seleccionar no touchpad - mais uma fase ultrapassada! ;)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Tens um relé ligado directamente a uma porta do arduino? Tens um díodo "freewheel"?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

lopes Escreveu: Entretanto em conversa com o pnunes, ele sugeriu colocar um díodo em paralelo com o rele. Com o buzzer penso que o efeito seria o mesmo, mas confesso que ainda não testei.
Tens mesmo que colocar o díodo em anti-paralelo (polaridade invertida) com o relé.
É um aspeto básico.
Numa bobina a corrente não pode aparecer ou parar instantaneamente.
Quando ligas o relé ela aumenta gradualmente, quando o desligas, o transístor tenta pará-la imediatamente, mas como segundo as leis da física é impossível, a bobina gera uns milhares de volts para forçar a que a corrente não pare imediatamente.
O efeito é análogo ao "golpe de ariete" nos tubos de água.

Com o díodo, quando o transístor corta, a corrente é desviada pelo díodo e circula pela bobina e díodo até se dissipar na resistência do cobre que constitui a bobina.

Imagem

O besouro só necessita se tiver alguma bobina lá dentro. Depende do tipo de besouro que for.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Agora é que reparei no quote do lopes pelo RJSC. Esse ATmega já era, já não é componente fiável; podes ter ou vir a ter problemas com outra coisa qualquer e ser já um defeito do mega.

O buzzer, se for só um piezo, eu costumo meter uma resistência em série para limitar a corrente.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

leitao_da_bairrada Escreveu:Eu já troquei 1 sensor hall queimado de um motor (neste caso de uma bicicleta) e o mesmo sensor serviu para o Jorge também. Estou a usar os sinais dos 3 sensores do motor de bicicleta no meu controlador, partilho o esquema que uso que deve funcionar para ti também:
Obrigada! ;)
Por esse esquema, a coisa já é elevada a outro nivel... eu devo confessar que a minha formação na área é básica e a introdução de microcontroladores já não é a minha praia... :)
RJSC Escreveu:O besouro só necessita se tiver alguma bobina lá dentro. Depende do tipo de besouro que for.
Obrigado por mais uma explicação! ;)
Quanto ao mini besouro, não tenho aqui à mão a referência, mas é algo parecido com o da foto, e funciona a 5V - retirei de um equipamento avariado que tinha lá em casa:
Imagem
Njay Escreveu:Agora é que reparei no quote do lopes pelo RJSC. Esse ATmega já era, já não é componente fiável; podes ter ou vir a ter problemas com outra coisa qualquer e ser já um defeito do mega.
Sim, já me passou isso pela cabeça... e sim, futuramente provavelmente terei que comprar outra board - esta infelizmente está a servir de cobaia. :oops:
Aquele "incidente" há tempos com o hallsensor da mota não lhe deve ter feito muito bem, e a prova disso é o facto de algumas portas logicas (2 ou 3 digitais) do arduino terem deixado de funcionar. Mas para já penso que só mesmo isso tenha sido afectado. Cada sensor/dispositivo funciona bem individualmente, só misturando alguns a trabalhar ao mesmo tempo é que a coisa se complica. Não foi dificil, até no próprio forum do arduino encontrar pessoas com problemas de interferências principalmente com o uso de reles.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Ligar um relé directamente a um pino dum AVR é um "no-no" mesmo com o diodo freewheel, a não ser que se saiba muito bem o que está a fazer. Os pinos têm díodos de protecção para os rails (+ e - da alimentação), e mesmo que se meta um díodo cá fora, se o diodo interno tiver uma Vfw um pouco mais baixa, ele é que leva com a "chicotada" toda, ou parte. Este díodo interno tem uma corrente máxima de 1mA e a chicotada tipicamente será bem maior que isso. Um schottky como diodo freewheel poderá dar a volta à questão, só que na verdade não é qualquer relé que consome corrente suficientemente baixa para poder ser alimentada fiavelmente por uma porta de microcontrolador, e depois tens resets do micro e outras interferências com outros componentes do circuito...
Mede a resistência da bobina do teu relé. Se for menos de 125 Ohm, estás a garantidamente a forçar o ATmega a trabalhar fora dos seus limites.

Sabes qual é o principal problema de lidar com um micro "avariado"? É andares "a apanhar bonés" por causa de um problema de sw que na realidade é de hw.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Njay Escreveu:(...)Sabes qual é o principal problema de lidar com um micro "avariado"? É andares "a apanhar bonés" por causa de um problema de sw que na realidade é de hw.
E andei mesmo literalmente a apanhar bonés durantes uma ou duas horas antes de descobrir que aquelas portas tinham queimado! :oops: :D

Aquele modulo que postei atrás (http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll? ... 1195515357) contornará o problema da alimentação do rele, certo?
É que acabei de o comprar... era o ultimo... :)
Tenciono com ele altrapassar o problema actuar do rele e do buzzer (que poderei ligar ao segundo rele deste modulo).


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Sim.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Como estou à espera de uns componentes para poder avançar no hardware, dediquei-me este fim-de-semana ao software e à parte gráfica.
Com a colocação em funcionamento do touchpad, comecei a dividir a informação por mais que um painel. Com isto aliviei o painel principal de informação que não necessita estar sempre visível, e dei mais destaque ao que realmente interessa enquanto vamos a andar.
Ainda falta criar mais um painel para outros valores, como velocidades máximas, médias, tempos, etc, mas o aspecto final irá ficar próximo disto:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8g_emnQaUXM&feature[/youtube]

Pretendo que a mota não ande enquanto não der aquele primeiro toque no logotipo, vamos ver se consigo fazer esse controlo.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por RJSC »

lopes Escreveu: Pretendo que a mota não ande enquanto não der aquele primeiro toque no logotipo, vamos ver se consigo fazer esse controlo.
Ativas um relé ligado em paralelo com os interruptores dos travões.
Assim o controlador não mexe o motor.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”