E-Bike 2


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Boas,

Visto que nao fiquie satisfeito com o resultado do ultimo prototipo ( que nao passou disso), voltei agora a fazer mais umas alteraçoes na minha bike.
Andei a pesquisar por uns forum e decidi comprar umas baterias lifepo4:
Imagem
um controlador da golden motor:
Imagem
Um motor da Headline de 1200w de pico, tambem distribuido pela Cyclone:
Imagem
Uma pedaleira com roda livre, para poder ter mudanças com o motor e nao ter de dar ao pedal cada vez que o motor trabalha:
Imagem
Tudo junto, motor+controlador+baterias com o BMS:
Imagem
E o resultado final deu isto:
Imagem


Vamos la aos specs:
baterias: 16 cells, 3.2v 10Ah cada, ligadas em serie para dar a volta de 48v;
Motor de 1200w de pico;
Controlador programavel com tensao maxima de 60v e amperagem maxima de 30A continuos 50A momentanios;
Pedaleira de 44 dentes, mais uma de 44dentes para o carreto mais uma de 32 acho eu;

Fiz este fim de semana o primeiro test drive, velocidade maxima de 50km\h (80km\h anunciados no site) um pouco a quem do esperado, mas ainda tenho de fazer alguns ajustes a alinhar o motor. O teste foi de 12Km onde o unico problema foram os pequenos saltos em ruas de paralelo que nao sei porque desligam o controlador, vou ter de desmontar tudo e confirmar todas as ligaçoes.

Conclusoes:
Nao gastei nem metade da bateria e fui sempre a dar gaz ao maximo e sem dar uma unica vez ao pedal, o pessoal com sistemas parecidos relata que conseguem a volta de 40km, a ver vamos.
A velocida é mais que suficiente apesar de um pouco a quem do anunciado, nao sei se ia ter coragem para andar a 80 mas gostava de tentar :P
Este sistema nao ficou estupidamente caro e parece-me bastante aceitavel e de bastante confiança, so falta saber a autonomia.
Esta montagem ficou por volta dos 500€ sem contar com o transporte, pois se comprado tudo uma vez tinha ficado mais barato, mas teve de ser um 3x.

comentem.

Abraço
Fidel


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por CésarSalgado »

Parabéns. Grande trabalho...
Dizes que o controlador e programável?
Como é que o ligas ao pc?
Esses 80km\h numa bike é muito perigoso... mas o motor tem power para isso, só tens que fazer uns ajustes mecânicos de certeza.

Cumprimentos.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Boas,

Sim o controlador é progamavel, tive de comprar um cabo para fazer isso... posso definir a voltagem a amperagem máxima, travagem regenerativa e mais umas coisas.
Pois eu tambem acho que o principal problema esta na mecanica da coisa, preciso de fazer alguns ajustes. para ja a bike vai para o garajista trocar o cubo de traz.

Abraço

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: E-Bike 2

Mensagem por MRider »

Boas tens ai um projecto altamente.
Agora e aperfeiçoar.
Porque não optaste por um motor de cubo na roda de traz ?
Live long and prosper!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Boas

Obrigado.
Nunca gostei desse tipo de motores de cubo. E pelo que me tem dito este motor é bem superior a um de cubo de 1000w a funcionar a 60v.
Prefiro ter este sistema pois uso as mudanças para o motor o que é mesmo fixe.
Agora tou a ver o que fazer quanto a velocidade, nao é que eu queira andar mais depressa mas toda a gente me diz que com este sistema devia facilmente chegar aos 60km\h, e eu so dei os 50 pois descia um pouco. O que me leva a pensar que alguma coisa esta mal, neste momento ja estou a ponderar trocar o controlador, pois so pode ser dele, acho que ele nao deixa passar a corrente que devia.

Abraço


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por CésarSalgado »

Tenho um controlador igual a esse e o maior pico de corrente que tive até hoje com ele foi 25 ah.
Já pensei em tentar por-lo a dar um pouco mais mas se com estes 25 ah já noto que os 3 fios que alimentam o motor aquecem de mais...

A sua bike tem algum corte de corrente/interruptor ?


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Boas,

Sim tenho um interruptor. mas tu tens o cabo para configurar a amperagem e a voltagem?? eu no meu defini a corrente continua para 30A e a instantânea para 50A, por acaso ainda nao vi qual é o pico de amperagem que consigo, como é que tas a medir isso?? tens um analisador de potencia??
Qual é o motor que tu tens??

Abraço


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por CésarSalgado »

Não tenho cabo infelizmente e cá também não deve ser fácil de encontrar à venda.
Tenho um pequeno amperímetro lá ligado.
O meu motor é de 1000w 48v mas como as baterias que lá liguei são de 36v ele passa a 750w mas atinge picos de quase 1000w.
O interruptor que usa é de chave?
Precisava de comprar um que fosse de chave mas os que tenho encontrado não aguentam tanta corrente :evil: :evil:


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Pois por acaso ja andei para comprar um mas depois nao me decidi a comprar, comecei a pensar em usar um arduino e um teclado para ligar com código e mais umas merdic€s assim mas depois nao fiz nada. O que estou a usar é mesmo um interruptor normal para 250v/16A, para ja tem-se aguentado perfeitamente.
Sera que o teu problema de amperagem é por causa do controlador mal configurado ou sera que as baterias nao conseguem debitar mais que isso?? Es de onde?? se nao fossres de longe ate nos podia-mos encontrar e configurar a coisa... eu bem sei que este cabo é muito caro... nao fazes ideia do que me custou mandar vir, o que vale foi que fiz um choradinho ao vendedor e ele vendeu-me sem ter de pagar os portos de envio.


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por CésarSalgado »

As baterias que tenho dão até 40 ah contínuos por isso o problema não é esse.
Quando compras-te o cabo também te cederam o programa para instalar no pc ou fizes-te download de algum site?


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Boas,

Fiz download daqui: http://www.goldenmotor.com/e-Bike-DIY/PD_282_speed.rar

Ja agora, olha sou de relativamente perto de ti, eu sou de Barcelos... um fim de semana que me lembre de ir para esses lados digo-te... ja ando a muito a prometer a minha maria que a levo ao "ETC" para comer umas sobremesas, hehehehehhe :P


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por CoolZeroFCP »

Tens aqui um projecto muito fixe!!!

Mas realmente penso que esse motor deveria dar bastante mais...
Não percebo muito de VE, mas neste projecto com um motor de 350W, 36V consegue velocidade máxima de 46km/h.
Uma pergunta de quem não percebe nada disto :oops: :
Para quem quiser pedalar ao mesmo tempo, qual será mais vantajoso: motor na roda da frente ou na roda de trás?

cumprimentos


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Ya, obrigado :D

pois o problema acho que esta no controlador que "só" debita 30A, e devia debitar pelo menos 45A para ter o máximo deste motor.
Quanto a tua questão penso que deve ser igual, só tens de ver onde gostas mais se tração, se a frente ou se a traz. Normalmente o pessoal estranha muito a tração a frente, mas eu nunca experimentei.

Abraço

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: E-Bike 2

Mensagem por Jorge Rocha »

Fidel Escreveu:Ya, obrigado :D

pois o problema acho que esta no controlador que "só" debita 30A, e devia debitar pelo menos 45A para ter o máximo deste motor.
Eu diria que o problema está na tensão, que deveria ser mais elevada (mais umas celulas)!
Para qual tensão pediste o motor? Esses 1200W de pico serão com que tensões conseguidos?
Já agora, esse acessorio que parece uma sirene, para que efeito é?
Bom projecto!
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Mas nao é da tensao... é mesmo do controlador que nao debita a potencia que este motor consegue atingir. Isto é um motor de 1200w mas na realidade consegue 2200w sem problema nenhum, visto que o meu controlador é de 30A e as baterias sao de 48v tenho 1440W, o que é um pouco a baixo dos 2200w. Mas ja comprei um controlador que aguenta uns míseros 80A :P, atençao que posso controlar esta amperagem por software, nao vou por o meu motor a trabalhar com mais de 50A.
Comprei tambem um watt meter para poder medir a potencia, assim vou poder saber com mais certeza qual é a potencia que ta a debitar o meu sistema.

O acessório que parece uma sirene é mesmo uma sirene, serve para fazer uns "bips" quando se liga o sistema, quando algo falha... tambem serve de sirene... mas faz um barulho muito alto e irritante, nao a tenho ligada.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por marcopns »

Esse BMS só dá 30ah contínuos.


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

Em primeiro lugar da para 60A segundo o site, depois eu so uso o BMS para carregar, logo so passam 4A por la. E mesmo que o BMS so desse 30A é também quanto o controlador deixa.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: E-Bike 2

Mensagem por Jorge Rocha »

Fidel Escreveu:Mas nao é da tensao... é mesmo do controlador que nao debita a potencia que este motor consegue atingir. Isto é um motor de 1200w mas na realidade consegue 2200w sem problema nenhum, visto que o meu controlador é de 30A e as baterias sao de 48v tenho 1440W, o que é um pouco a baixo dos 2200w.
Volto à mesma tecla...
Vou dar um exemplo para que se entenda melhor: Um motor de potencia nominal 2200W aos 90V, com uma tensão de 48V nem aos 500W chega. Se lhe for baixando a tensão chega a um ponto que ele nem arranca, e pode-se colocar 1 000 000 de Amprs que é na mesma! Havendo Amprs suficientes, quem manda é a tensão!

Será que não terias de colocar mais umas celulas em cima dessas, para então teres o motor a bombar!? Pensa nisso!
Tudo por um mundo mais limpo!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: E-Bike 2

Mensagem por marcopns »

Eu sei que o site diz 60... mas ele só da 30ah. Mas como usas apenas na carga, esquece...


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: E-Bike 2

Mensagem por Fidel »

mas mesmo para 30A é muito a risca, os terminais que eles usam sao muito pequenos, custa-me a acreditar que aguentem os 30A.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”