Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
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Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Boas,
Em primeiro lugar espero estar a postar no sitio certo, se assim não for peço que me alertem.
O objectivo deste post é permitir aos utilizadores de uma Nexon ou Gix optimizar o desempenho das suas "bombas".
Não, não tenho informação de como mas pretendo pedir a ajuda do pessoal experiente aqui do forum
Atenção eu penso que a Gix é igual à Nexon mas carece de validação com umas fotos do interior...
Característica de origem:
Velocidade máxima 25Km/h (na realidade não vem limitada de origem explico mais à frente no post)
Peso máx. do condutor + ou -90 Kg
Potência do motor 0,25 Kw
Tensão do motor 48 Volt
Tensão das Baterias 48 Volt
Capacidade das Baterias 12AH.
Autonomia por carga 30 Km
Quantidade de baterias 12V Acido/Chumbo 4 Unidades
Peso bruto 65 Kg
Medidas cm. 1,86x75x107
Tirei algumas fotos dos interiores para ver se ajuda
Controlador:
Fio cinza (ligado) limita a 18km/h
Fio Azul não faço ideia pois não teve qualquer efeito
Fio mistério (lol) bem aqui liga o preto ligado ao cinza parece desbloqueado (35km/h) se desligar limita aos 25km/h,
se ligar o preto ao castanho, não sei a ficha não dava para dar a volta e tive medo de experimentar, alguém tem uma ideia?
1ª Pergunta - Já lí algures no forum que é possível adicionar uma bateria. Qual seria o ganho? será seguro? em serie? como o poderia fazer?
Vamos lá ajudem quero kitar o "caracol".
Em primeiro lugar espero estar a postar no sitio certo, se assim não for peço que me alertem.
O objectivo deste post é permitir aos utilizadores de uma Nexon ou Gix optimizar o desempenho das suas "bombas".
Não, não tenho informação de como mas pretendo pedir a ajuda do pessoal experiente aqui do forum
Atenção eu penso que a Gix é igual à Nexon mas carece de validação com umas fotos do interior...
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se ligar o preto ao castanho, não sei a ficha não dava para dar a volta e tive medo de experimentar, alguém tem uma ideia?
1ª Pergunta - Já lí algures no forum que é possível adicionar uma bateria. Qual seria o ganho? será seguro? em serie? como o poderia fazer?
Vamos lá ajudem quero kitar o "caracol".
Montado num caracol a queimar eletrões
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Fundiu-se uma lâmpada...
Diz 56v18w e medi a tensão estavam 50v. Como isto é possível se as baterias são de 48v?
Diz 56v18w e medi a tensão estavam 50v. Como isto é possível se as baterias são de 48v?
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
cada bateria de 12V carregada pode ter 14V!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
romeupaz Escreveu:Boas,
Em primeiro lugar espero estar a postar no sitio certo, se assim não for peço que me alertem.
O objectivo deste post é permitir aos utilizadores de uma Nexon ou Gix optimizar o desempenho das suas "bombas".
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Fio mistério (lol) bem aqui liga o preto ligado ao cinza parece desbloqueado (35km/h) se desligar limita aos 25km/h,
se ligar o preto ao castanho, não sei a ficha não dava para dar a volta e tive medo de experimentar, alguém tem uma ideia?
1ª Pergunta - Já lí algures no forum que é possível adicionar uma bateria. Qual seria o ganho? será seguro? em serie? como o poderia fazer?
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viva,
eu tenho uma gix,mas o meu controlador não tem tantos fios como o teu,
em relação ás baterias,já pensei em colocar mais uma em serie,fazendo os 60 volts,mas com a carga irão passar dos 70 v. já abri o meu controlador e os condençadores marcam 63v, eu não vou arriscar.
talvez meta mais uma bateria,mas de 6v.
o que já fiz foi aumentar a secção dos fios dos xantos das baterias e os cabos delas ao controlador.
notei um pouco mais de velocidade +2kmh e mais autonomia- ficou com menos perdas de corrente.
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Pois! não daria para meter um regulador de tensão para 60v (ou 55) à saída das baterias?labutess Escreveu:
viva,
eu tenho uma gix,mas o meu controlador não tem tantos fios como o teu,
em relação ás baterias,já pensei em colocar mais uma em serie,fazendo os 60 volts,mas com a carga irão passar dos 70 v. já abri o meu controlador e os condençadores marcam 63v, eu não vou arriscar.
talvez meta mais uma bateria,mas de 6v.
o que já fiz foi aumentar a secção dos fios dos xantos das baterias e os cabos delas ao controlador.
notei um pouco mais de velocidade +2kmh e mais autonomia- ficou com menos perdas de corrente.
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Parece-me que o melhor que se lhe podia fazer era trocar as baterias por 16 céulas de LiFePO4 de 10Ah, como as Headway. O peso certamente baixava e a autonomia subia. Mas isto implica alguns €€ e ajuste na tensão do carregador para melhor aproveitamento da capacidade, e ainda outros detalhes técnicos.
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Njay Escreveu:Parece-me que o melhor que se lhe podia fazer era trocar as baterias por 16 céulas de LiFePO4 de 10Ah, como as Headway. O peso certamente baixava e a autonomia subia. Mas isto implica alguns €€ e ajuste na tensão do carregador para melhor aproveitamento da capacidade, e ainda outros detalhes técnicos.
esse ajuste na tensão do carregador pode ser feito no carregador de origem?
se desse para carregar um pouco mais depressa era muiito bom
alguem sabe como alterar isso?
obg
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Às vezes é possível alterar um pouco a tensão de carregamento, agora o "como" é que é mais complicado . Já a corrente (isto é que mexe no tempo de carregamento) geralmente não dá para alterar significativamente (ou de todo) e, na verdade, no caso de baterias de chumbo, tem um custo que é redução do tempo de vida.
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Estaríamos a falar disto? http://www.bmsbattery.com/48v/496-48v-1 ... -pack.html ou http://www.elifebike.com/peng/iview.asp ... HKQ7.20XNU ou http://www.elifebike.com/peng/iview.asp ... 46QC.4R1VJ
Mas as baterias de origem são 12Ah... Usar de 10Ah não criaria problemas? Autonomia? desempenho?
Mas as baterias de origem são 12Ah... Usar de 10Ah não criaria problemas? Autonomia? desempenho?
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Relativamente aos carregadores, a maior parte tem potenciómetros reguláveis no seu interior que podem ajustar a tensão de desligamento bem como a corrente de carga.
Quanto ao pack de litio ser de apenas 10ah não há problema nenhum pois os AH apenas interferem com a autonomia. O que se deve ter em conta é a tensao.
Por experiência própria, numa e-bike +- do tipo da que se vê nas fotos, um pack Headway de 10ah 48V faz 35km de autonomia sempre a fundo 30-35km/h.
Eu fiz uma conversão que se encontra descrita noutro forum, já fez uns 3000km a litio... penso eu porque o ciclo-computador pifou aos 2500km: http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1778.0
Apenas um conselho... se possível comprem dentro da UE para evitar surpresas aduaneiras.
Quanto ao pack de litio ser de apenas 10ah não há problema nenhum pois os AH apenas interferem com a autonomia. O que se deve ter em conta é a tensao.
Por experiência própria, numa e-bike +- do tipo da que se vê nas fotos, um pack Headway de 10ah 48V faz 35km de autonomia sempre a fundo 30-35km/h.
Eu fiz uma conversão que se encontra descrita noutro forum, já fez uns 3000km a litio... penso eu porque o ciclo-computador pifou aos 2500km: http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1778.0
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
marcopns Escreveu:Relativamente aos carregadores, a maior parte tem potenciómetros reguláveis no seu interior que podem ajustar a tensão de desligamento bem como a corrente de carga.
Quanto ao pack de litio ser de apenas 10ah não há problema nenhum pois os AH apenas interferem com a autonomia. O que se deve ter em conta é a tensao.
Por experiência própria, numa e-bike +- do tipo da que se vê nas fotos, um pack Headway de 10ah 48V faz 35km de autonomia sempre a fundo 30-35km/h.
Eu fiz uma conversão que se encontra descrita noutro forum, já fez uns 3000km a litio... penso eu porque o ciclo-computador pifou aos 2500km: http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1778.0
Apenas um conselho... se possível comprem dentro da UE para evitar surpresas aduaneiras.
essa tua conversão, achei mt interessante,apenas não compreendo pk é que a bicicleta se tem um
motor de 1kw só dá os 30kmh?
a minha é de só 250w e dá essa velocidade.(as jantes são iguais á minha,o motor devia ser tambem da mesma potencia)
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Oficialmente o motor é de 350W. Nas medições que eu fiz verifiquei que numa condução normal consumia entre 10 a 15ah (500W-750W). Em esforço máximo, numa subida por exemplo atingia os 20ah que a 50V sao 1kw. No meio destes resultados, eu é que não percebo porque motivo o motor tem a inscrição de 350W
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Os motores electricos são muito giros!!
Um motor de 250W pode até consumir 2500W (exagerei, mas é verdade), só que a essa potencia o seu aquecimento seria de tal maneira que derretia em dois tempos ( 2 segundos). O que faz a gestão dessa potencia é o controlador, que nunca dispõe ao motor uma sequencia de distribuição de fases muito maior que a que aquela a que ele está a rodar (sensores de efeito hall a funcionar). Assim os picos de corrente não são tão fortes e o contolador não queima por aquecimento também!
O que acontece ao motor de 350W é que, durante as acelerações, ele vai pedir ao controlador o maximo que ele lhe disposer, que neste caso será de 20A. No caso de outros pode ser diferente, mais, ou menos!
O que define a velocidade não é a sua potencia, mas sim a sua frequencia, e isso normalmente está tudo standarizado entre 25 e os 32 km/h de velocidade maxima. Só aumentando a tensão é que essa frequencia aumenta, daí maior velocidade.
Para a compra de baterias de litio, penso que umas Headway sejam demasiado boas para as potencias aplicadas. O litio standard é suficiente! Podes ver estas, que já fiz uns poucos de packs e recomendo a 100%: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -48Wh.html
Um motor de 250W pode até consumir 2500W (exagerei, mas é verdade), só que a essa potencia o seu aquecimento seria de tal maneira que derretia em dois tempos ( 2 segundos). O que faz a gestão dessa potencia é o controlador, que nunca dispõe ao motor uma sequencia de distribuição de fases muito maior que a que aquela a que ele está a rodar (sensores de efeito hall a funcionar). Assim os picos de corrente não são tão fortes e o contolador não queima por aquecimento também!
O que acontece ao motor de 350W é que, durante as acelerações, ele vai pedir ao controlador o maximo que ele lhe disposer, que neste caso será de 20A. No caso de outros pode ser diferente, mais, ou menos!
O que define a velocidade não é a sua potencia, mas sim a sua frequencia, e isso normalmente está tudo standarizado entre 25 e os 32 km/h de velocidade maxima. Só aumentando a tensão é que essa frequencia aumenta, daí maior velocidade.
Para a compra de baterias de litio, penso que umas Headway sejam demasiado boas para as potencias aplicadas. O litio standard é suficiente! Podes ver estas, que já fiz uns poucos de packs e recomendo a 100%: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -48Wh.html
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Então estas chegam? http://www.bmsbattery.com/48v/166-48v-1 ... -pack.htmlJorge Rocha Escreveu:Os motores electricos são muito giros!!
Um motor de 250W pode até consumir 2500W (exagerei, mas é verdade), só que a essa potencia o seu aquecimento seria de tal maneira que derretia em dois tempos ( 2 segundos). O que faz a gestão dessa potencia é o controlador, que nunca dispõe ao motor uma sequencia de distribuição de fases muito maior que a que aquela a que ele está a rodar (sensores de efeito hall a funcionar). Assim os picos de corrente não são tão fortes e o contolador não queima por aquecimento também!
O que acontece ao motor de 350W é que, durante as acelerações, ele vai pedir ao controlador o maximo que ele lhe disposer, que neste caso será de 20A. No caso de outros pode ser diferente, mais, ou menos!
O que define a velocidade não é a sua potencia, mas sim a sua frequencia, e isso normalmente está tudo standarizado entre 25 e os 32 km/h de velocidade maxima. Só aumentando a tensão é que essa frequencia aumenta, daí maior velocidade.
Para a compra de baterias de litio, penso que umas Headway sejam demasiado boas para as potencias aplicadas. O litio standard é suficiente! Podes ver estas, que já fiz uns poucos de packs e recomendo a 100%: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -48Wh.html
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Descarga máxima continua de apenas 15ah é curto. Atenção que esse site é chinês. Essa encomenda com portes fica em 250€, + taxas aduaneiras + 23% IVA + 75€ para a Fedex tratar do desalfandegamento
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Tenho já como comprovado que não é nada curto! Gasto uma carga completa seguida, numa bike do genero, e as celulas continuam frias. Se assim fosse, todas as motas, excepto a minha Flash (80Ah), teriam problemas! Se verificares, então as de chumbo, como seria? Sabes quais os valores de descarga suportados por elas? Muito inferiores ao litio convencional! E elas vêm com 12Ah de chumbo gel!!!marcopns Escreveu:Descarga máxima continua de apenas 15ah é curto.
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Não sei se viste o ultimo link que foi publicado, as baterias referidas permitem uma descarga continua de apenas 1C, ao contrario dos 3Cs das baterias convencionais usadas nas motas que referiste. O problema nao será o aquecimento, o problema é que numa subida longa com a bike a puxar 20ah a tensão cai rapidamente para valores de corte. A tecnologia é Li-NiCoMn que funciona a 3,7V, por isso o pack tem apenas 13 células e tem um tempo de vida de 800 ciclos. Se o preço até acaba por ser elevado, porque nao optar pela tecnologia conhecida que todos nós por cá usamos?Jorge Rocha Escreveu:Tenho já como comprovado que não é nada curto! Gasto uma carga completa seguida, numa bike do genero, e as celulas continuam frias. Se assim fosse, todas as motas, excepto a minha Flash (80Ah), teriam problemas! Se verificares, então as de chumbo, como seria? Sabes quais os valores de descarga suportados por elas? Muito inferiores ao litio convencional! E elas vêm com 12Ah de chumbo gel!!!marcopns Escreveu:Descarga máxima continua de apenas 15ah é curto.
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Já tinha visto algures escrito por ti, essa afirmação do ultimo link...qual?marcopns Escreveu: Não sei se viste o ultimo link que foi publicado, as baterias referidas permitem uma descarga continua de apenas 1C, ao contrario dos 3Cs das baterias convencionais usadas nas motas que referiste. O problema nao será o aquecimento, o problema é que numa subida longa com a bike a puxar 20ah a tensão cai rapidamente para valores de corte. A tecnologia é Li-NiCoMn que funciona a 3,7V, por isso o pack tem apenas 13 células e tem um tempo de vida de 800 ciclos. Se o preço até acaba por ser elevado, porque nao optar pela tecnologia conhecida que todos nós por cá usamos?
Eu sempre vi o mesmo! Refere que a descarga destas cilindricas é superior à das ThunderSky/Winston. Enquando estas é 1C a sua descarga nominal, já as TS/Wst é 0,5C, como podes verificar:
http://www.ev-power.eu/docs/pdf/GWL-LFC ... C015Ah.pdf
http://www.i4wifi.cz/img.asp?attid=255156
Quando as celulas não aquecem com a descarga é sinal que não foram esforçadas, e estiveram a operar dentro dos seus limites.
Também não iria recomendar algo que eu não conhecesse. Posso afirmar que estão aprovadissimas para as bicicletas electricas!
Já analizaste o grafico de descarga e tentaste perceber o que lá está? Por aquele grafico se entende que eles publicaram valores muito inferiores aos que elas na verdade suportam!
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
Bem me parecia que estávamos a falar de coisas diferentes.
http://www.bmsbattery.com/48v/166-48v-1 ... -pack.html
http://www.bmsbattery.com/48v/166-48v-1 ... -pack.html
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Re: Alterações a Gingabike Nexon (e Gix que penso ser igual)
marcopns Escreveu:Bem me parecia que estávamos a falar de coisas diferentes.
http://www.bmsbattery.com/48v/166-48v-1 ... -pack.html
o que acham destas baterias?http://www.autosil.pt/public/upload/PRO ... 8V20Ah.pdf