Conversão de Scooter para Electrica

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por zointz »

fungaro Escreveu:
zointz Escreveu:Boas, tenha uma batlight igual é tua com 40Ah, posso adiantar que com os 40AH a autonomia em uso real e sem muita ginastica para economizar é pelos 35km a 75-80km/h pode-se ir mais longe, mas é preciso cuidado., relativamente ás temperaturas, onde moro tb dificilmente baixa dos 5º, mas abaixo dos 15º já se nota diferença na autonomia.

O BMS é imprescindivel, senão o pack não vai durar muito !

Boa sorte com essa aventura.
Obrigado por responder! Essa autonomia com essa velocidade já está muito bom para mim! A sua tem motor de quantos Watts? As baterias são de Litio não é?

Boas,
o motor é de 4kw, atenção que vi que estava a pensar 20Ah em A123, isso é metado do que eu tenho, embora sejam A123 que são bastante melhores., mas não em capacidade.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
fungaro
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por fungaro »

Boas,
o motor é de 4kw, atenção que vi que estava a pensar 20Ah em A123, isso é metado do que eu tenho, embora sejam A123 que são bastante melhores., mas não em capacidade.
Sei que 20ah é pouco, mas penso em aumentar para 40 ou 60ah no futuro adicionando mais células em paralelo. A escolha foi para reduzir o custo do projeto :mrgreen:

Agora falta "pouco" escolher motor, BMS, carregador, controlador... :shock: :shock: :shock:


Autor do tópico
fungaro
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por fungaro »

Achei algumas opções de motor que variam entre 2000w a 8000w, a diferença de preço entre os motores mais potentes não é tão grande...Neste caso mais potente é melhor? Ou existe um meio-termo para uma boa escolha?

Link do Fabricante: http://www.hs-escooter.com/sdp/1012764/ ... motor.html

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso que de minimo, para o quadro em questão, o motor seria de 4000W. E isso já daria para umas prestações razoaveis! Mas se for de mais potencia, um tanto melhor!
Claro que o que por vezes limita a potencia, não é o motor, mas o controlador ou as baterias!

Quanto a um bms, estive recentemente a trabalhar nisso mesmo! Eu escolhi os Smart BMS 5~13 Cells! http://www.bmsbattery.com/smart/330-lif ... eries.html

Existe um forum que também ajuda na compreenção do mesmo!
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 1&start=30

E ainda outros foruns relativos ao adaptador de programação dos mesmos!

Eu ainda continuo a explorar...

Como estou a juntar dois bms, para 24 celulas, tenho um esquema que posso fornecer no caso de não quereres dar-te ao trabalho de criar!

Controlador... Como não conheço muitos, recomendo os Kelly com regeneração! Para além de se poder alterar os parametros, mesmo que esteja em local menos exposto, o seu aquecimento é muito baixo!

Boas escolhas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por Barrocas »

Esse Smart BMS apenas permite carga de 5A, obviamente que o Jorge tambem aplica uma ligação com um rele para digerir mais corrente, certo? ;)


Autor do tópico
fungaro
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por fungaro »

Jorge Rocha Escreveu:Penso que de minimo, para o quadro em questão, o motor seria de 4000W. E isso já daria para umas prestações razoaveis! Mas se for de mais potencia, um tanto melhor!
Claro que o que por vezes limita a potencia, não é o motor, mas o controlador ou as baterias!

Quanto a um bms, estive recentemente a trabalhar nisso mesmo! Eu escolhi os Smart BMS 5~13 Cells! http://www.bmsbattery.com/smart/330-lif ... eries.html

Existe um forum que também ajuda na compreenção do mesmo!
http://endless-sphere.com/forums/viewto ... 1&start=30

E ainda outros foruns relativos ao adaptador de programação dos mesmos!

Eu ainda continuo a explorar...

Como estou a juntar dois bms, para 24 celulas, tenho um esquema que posso fornecer no caso de não quereres dar-te ao trabalho de criar!

Controlador... Como não conheço muitos, recomendo os Kelly com regeneração! Para além de se poder alterar os parametros, mesmo que esteja em local menos exposto, o seu aquecimento é muito baixo!

Boas escolhas!
Muito obrigado pela dica! Na verdade não sabia que é possível "juntar" dois BMS, estava a procurar somente um de 24s :oops: . Tenho dúvida quanto a corrente correta do BMS, devo procurar um BMS capaz de fornecer a amperagem máxima que o controlador trabalha? Este que comprou permite descarga máxima de somente 40ah?

Penso em comprar um controlador Kelly modelo KBL72301X, que tem capacidade contínua de 140ah e pico de até 350Ah que em 72V daria cerca de 25Kw :shock: também procurei pelo controlador Sevcon, mas o preço é bem mais alto com a mesma capacidade.

Um controlador deste com um motor de 8000w ficaria divertido! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por Barrocas »

Se usares um motor HUB, ganhas espaço para baterias, mas tens de construir um novo braço oscilante... :?

Tambem podes considerar usar a suspenção e o sistema CVT que ja tem na moto, e aplicar algo deste genero (nao se percebe nada, mas da para ver):


Link


Autor do tópico
fungaro
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por fungaro »

Barrocas Escreveu:Se usares um motor HUB, ganhas espaço para baterias, mas tens de construir um novo braço oscilante... :?

Tambem podes considerar usar a suspenção e o sistema CVT que ja tem na moto, e aplicar algo deste genero (nao se percebe nada, mas da para ver):
Também estava pensando sobre isso, pesquisei sobre utilizar um motor electrico com o cambio CVT, achei até algumas chinesas que possuem essa configuração de fábrica, teoricamente seria a melhor opção pois poderia usar mesma jante, freio e suspensão original da mota, mas acredito que seja mais complicado adaptar o motor electrico no CVT do que alterar o quadro da mota para instalar o motor Hub. Penso porque os fabricantes não escolhem esta opção do CVT? Será pelo custo maior, ou o desempenho não é satisfatório?

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por Barrocas »

A solução de adaptar o motor electrico ao CVT parece-me mais acessivel que reconstruir um braço oscilante, por isso coloquei o video a demonstrar.

O motor electrico é aplicado no local onde o eixo do motor a gasolina estava ;)


Autor do tópico
fungaro
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por fungaro »

Barrocas Escreveu:A solução de adaptar o motor electrico ao CVT parece-me mais acessivel que reconstruir um braço oscilante, por isso coloquei o video a demonstrar.

O motor electrico é aplicado no local onde o eixo do motor a gasolina estava ;)
Achei também outro modo de usar o CVT, na verdade só está usando o "Casco" :


Link

Acho que vou deixar a compra do motor por ultimo :roll:

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por Jorge Rocha »

Barrocas Escreveu:Esse Smart BMS apenas permite carga de 5A, obviamente que o Jorge tambem aplica uma ligação com um rele para digerir mais corrente, certo? ;)
Sim, para a carga coloquei-lhe uns relés e contactores. Ficou a fazer o corte de 2 X 25A a 230V AC (no primário dos carregadores), assim sempre se poupa umas faiscas!

Para a descarga, coloquei uns relés também, mas a desligar o negativo (-) do acelerador, o que alimenta o respectivo sensor hall. Fica assim com o acelerador intermitente, e com a iluminação e todo o resto a funcionar normalmente.




fungaro Escreveu: Muito obrigado pela dica! Na verdade não sabia que é possível "juntar" dois BMS, estava a procurar somente um de 24s :oops: . Tenho dúvida quanto a corrente correta do BMS, devo procurar um BMS capaz de fornecer a amperagem máxima que o controlador trabalha? Este que comprou permite descarga máxima de somente 40ah?
Não sei poquê, mas não me agrada muito as correntes fortes a passar pelo bms (aquecendo-o e influenciado-o em erros de leitura das tensões). Mas para descomplicar (em relação ao que fiz), pode-se arranjar um que dê logo para as 24s, mesmo de pouca amperagem, e fazer dele muito mais eficaz!
Tudo por um mundo mais limpo!


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1455
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por civic »

Porque não utilizar o corte do bms apenas como aviso, tipo, com utilização de relés apenas para acender uma lampada que avisa que algo está mal, o continuar a andar fica ao critério do condutor. Desta forma evita derreter bms como aconteceu com o meu e evita também paragens abruptas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
fungaro
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm
Localização: São Paulo / Brasil

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por fungaro »

Jorge e Civic, talvez tenha achado uma solução para o BMS, um aparelho chamado cell-log8s a venda na hobbyking http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _Lipo.html como só monitora 8 células precisaria de 3 destes ligados a um circuito para controlar a corrente alta. Parece ser um aparelho interessante pois é barato e customizável ! Já ouviram falar deste dito cujo?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Conversão de Scooter para Electrica

Mensagem por Jorge Rocha »

fungaro Escreveu:Jorge e Civic, talvez tenha achado uma solução para o BMS, um aparelho chamado cell-log8s a venda na hobbyking http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _Lipo.html como só monitora 8 células precisaria de 3 destes ligados a um circuito para controlar a corrente alta. Parece ser um aparelho interessante pois é barato e customizável ! Já ouviram falar deste dito cujo?
Pode ser muito boa solução! Para além de fazer balanceamento (mas pouco) e ter os parametros ajustaveis ao gosto do utilizador, também tem uma saida com um contacto de até 500mA (que pode ligar um relé, que dará para proteger o pack dos extremos pré-definidos).
O aviso sonoro é pouco audivel em andamento! (eu tenho um PowerLog6s, que é quase igual...)

Para isso funcionar bem, teria de ter também 3 carregadores independentes. Só assim se garantia que não existiria diferenças nas tensões, entre esses 3 conjuntos, a longo prazo.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”