Inicio de projecto Vw carocha

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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por civic » quinta jun 13, 2013 10:16 pm

Underkaos Escreveu:pera la uma coisa, uma corrente alternada não ker dizer k tenha de fazer uma curva perfeita, as curvas são quadradas pk são produzidas electronicamente, mas não deixam de ser AC, acho k vocês estão a confundir corrente efectuada por impulsos com corrente alterna, nos fracos conhecimentos que tenho uma corrente alterna, supostamente alterna entre o positivo e o negativo se tiveres por exemplo 10V AC, a sinusoidal sobe 5+ e 5- o total da corrente são 10V AC, o que se passa nos motores de corrente continua, e isto foi a ideia com que fiquei do site do Brasileiro Luiz, é que a corrente nestes motores é gerada por impulsos com uma determinada frequência para controlar a velocidade do motor, e ai fica uma onda quadrada, mas não é corrente alterna, é corrente continua que chega ao motor numa determinada frequência para controlar a velocidade do motor, tou me a fazer entender ?
Num controlador de corrente AC as ondas são criadas através de impulsos electrónicos para fazerem as ondas sinusoidais, são ondas quadradas encostadas para criarem as ondas sinusoidais, por isso provocam muito ruído electrónico devido à elevada frequência desses impulsos, no caso dos controladores BLDC não fazem nada disso, apenas ligam e desligam as bobines conforme o motor anda, umas para a frente e outras para trás, consoante a sua posição em relação ao iman.
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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por RJSC » sexta jun 14, 2013 12:41 am

Se querem a prova de que um motor BLDC é um motor AC basta ligarem um a 3 transformadores ligados numa tomada trifásica (apenas para baixar a tensão) e vê-los trabalhar:


Link

Para o modelismo até já vendem controladores para os motores BLDC que apresentam ondas sinusoidais às saída para reduzir o ruído:

Link

Usar comutação simples nos controladores BLDC é para poupar dinheiro, tal como se faz com os inversores AC de onda quadrada.


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Underkaos » sexta jun 14, 2013 1:52 am

quando dizes usar comutação simples é quando a onda fica quadrada, se o circuito estiver mais completo então a onda fica leigeiramente sinusoidal , é isto ?


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por RJSC » sexta jun 14, 2013 2:02 am

Underkaos Escreveu:quando dizes usar comutação simples é quando a onda fica quadrada, se o circuito estiver mais completo então a onda fica leigeiramente sinusoidal , é isto ?
No vídeo, o que aparece no osciloscópio é a forma de onda da tensão e não da corrente.
Quando a tensão fica "quadrada" é quando a corrente está a ser modulada em formato sinusoidal e o ruído do motor baixa.
Quando a tensão fica em forma de trapézio, a onda de corrente é quadrada.

Não é fácil de perceber... É contra intuitivo.

O que vês no osciloscópio são as linhas mais finas nesta imagem, a linha a grosso é a corrente que circula nos enrolamentos do motor:
Imagem

Imagem


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por civic » sexta jun 14, 2013 9:04 am

O aspecto final pode ser parecido com a corrente AC, mas nunca pode ser considerada AC, porque simplesmente o que existe é uma comutação, apenas isso, numa corrente AC existe uma frequência, se o motor BLDC estiver parado em esforço qual é a frequência? È DC se estiver parado e torna-se AC depois de arrancar? É isso?
Até nesse osciloscópio vê lá que tipo de tensão tem seleccionado para fazer a leitura. O que se vê aí é a comutação, dizer que isso é AC é uma enorme falácia, em situação nenhuma tem um ciclo, apenas tens um liga e desliga.
Na corrente AC isso não acontece, existe um ciclo de 360º, em que num motor trifásico as fases estão desfasadas cerca de 120º e assim dão um sentido de rotação, basta trocar 2 e invertes essa rotação, no caso dos BLDC só pode ligar o motor de uma maneira, porque se não for assim ele simplesmente não anda.
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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por civic » sexta jun 14, 2013 9:20 am

Já o facto de um motor DC rodar quando lhe aplicas AC não quer dizer que ele é AC, funciona na mesma mas com muito menos binário, tal como se ligares uma lâmpada em AC ou DC ela acende.
O facto é que os motores BLDC são projectados para funcionar com DC, se fosse como dizes não havia necessidade de usar pontes rectificadoras para alimentar estes, vê bem a complexidade da variação de velocidade AC em relação à DC, o que se faz no AC é construir uma onda sinusoidal a partir de muitas comutações DC, no final vais ter ondas (ciclos de 360º) idênticos aos ciclos da corrente alternada, esses ciclos têm uma frequência em hertz, ao variar estes hertz varias a velocidade no motor, ele pode acompanhar ou não, a isso chama-se escorregamento.
Num BLDC isto não existe, o controlador manda energizar uma bobine que o impulsiona para a frente, enquanto ele não se mover essa bobine fica energizada com corrente continua, quando começa a rodar desenergiza a bobine e energiza a anterior e assim sucessivamente, criando uma comutação como se vê nesse osciloscopio, isto em lugar nenhum deste planeta é corrente AC.
Essa linha mais grossa que vês é o que o motor cria, não é o que é introduzido no motor, o que é introduzido no motor são impulsos DC e ele gera uma curva dessa, não faz dele um motor AC.
O facto de se chamar corrente continua não quer dizer que para isso tem que ser constante, a tensão pode variar mas a corrente é sempre constante, daí estes motores terem mais binário do que os AC, em qualquer situação a corrente é sempre constante, essa curva é o resultado da rotação do motor e não da fonte de energia, a partir do impulso na bobine a corrente mantém-se constante até ele se mover, se fosse AC ela descrevia sempre um ciclo passando sempre pelo valor de zero.

De outra maneira ainda, imagina que estamos a trabalhar com 10 v, em determinado momento medimos nas 3 fases do BLDC e teremos numa delas +10v, na outra -10v e na outra 0v, no motor Ac teremos sempre os 10v entre elas, são coisas completamente diferentes, na corrente alternada existe um desfasamento de 120º entre as fases, elas estão sempre lá, no motor BLDC os impulsos são alterados consoante a posição do motor. O facto de um pisca estar sempre a ligar e a desligar não faz dele um sistema de corrente alternada.
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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Underkaos » sexta jun 14, 2013 2:09 pm

motores a parte isto ta lixado, o velhote ta me a dar para tras com a cena do carocha elétrico, diz k não tem espaço na oficina para tolices, basicamente ainda não o consegui convencer que os carros elétricos andam mesmo....

tenho 2 chassis p brincar e um empilhador p ir buscar, e não tenho o apoio do velho, não k precise de grande ajuda na parte elétrica mas n parte mecânica tem de ser com ele, e a garagem tb lhe pertence , vou tentar ir sacar apenas o que preciso do empilhador e depois de ver aquilo a rodar pode ser k ele fique mais convencido....


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Underkaos » sexta jun 14, 2013 2:11 pm

já agora fica aqui o site me tem inspirado na transformação de empilhador para EV

http://forkenswift.com/used-forklift-pa ... ic-car.htm


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por RJSC » sexta jun 14, 2013 2:11 pm



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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Underkaos » sexta jun 14, 2013 10:58 pm

Ha aqui uma difrenca entre o projecto de link e o meu, o gajo diz k acabou por nao usar o controlador de origem devido a ser antigo e ainda trabalhar com muito consumo de energia, pelo k vi do meu ja é mais moderno, tou na expectiva k seja utilizavel


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por labutess » domingo jun 16, 2013 7:02 pm

Underkaos Escreveu:O da traccao quase de certeza k é ac, o outro so depois de o tirar é k consigo ver , a nao ser que arranje o manual completo do komatsu
O motor de tracção até pode ser de cc, o facto de ter mais de dois cabos poderá ser para fazer a marcha atras , dar mais velocidade ou força .


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Underkaos » domingo jun 16, 2013 8:32 pm

Olhem k isto arrefeceu mas n ta morto, 3 feira ja la devo ter o empilhador, nem k o desmonte na rua...

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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por MRider » domingo jun 16, 2013 9:30 pm

Não te esqueças das fotos :-)
Live long and prosper!

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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Mumia » domingo jun 16, 2013 10:16 pm

visitante2 Escreveu:Não te esqueças das fotos :-)
nem mais!! ehehehe de tudoooo :P todo o processo ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 26600Km

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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por t3lmo » domingo jul 26, 2015 9:52 pm

É pena as fotos já não estarem disponiveis para se ver o dito VW
e·carga    ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 50.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 40.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 33.000km


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por bnogueira » quinta jul 30, 2015 10:22 pm

O que eu gostava de me inspirar por este tópico e deitar mãos ao trabalho...


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por golden_graham » quarta mai 18, 2016 10:30 pm

Boa noite, há notícias sobre este projecto?


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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por Underkaos » sexta out 06, 2017 8:09 pm

Boas, o projecto morreu a nascença pk o dono da oficina, o meu pai , não quis alinhar na coisa, portanto depois de umas discussões, acabei por nem iniciar o projecto, tive de desistir da compra do empilhador que ate ja esta apalavrado.

O meu velho anda tao bota de elástico que comprei um ZOE para a maria ha 1 mes e ele nem quis ir testar o carro, é teimoso com o raio , mas é o que tenho

e ainda tenho ca 2 chassis de carocha para brincar

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Re: Inicio de projecto Vw carocha

Mensagem por serges » quinta out 12, 2017 9:04 am

Pois infelizmente a familia não se escolhe...

Com o tempo a coisa vai lá, ou não...

Abraços
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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