e Bike
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Re: e Bike
Obrigado. Podem-me dar uma sugestão. Eu apenas queria gastar 300 euros. É que isto em termos monetários está complicado. Os meus pais não podem contribuir com muito mesmo que o top speed seja abaixo do previsto, nao faz mal, ja que a distância é curta. Acham que com esse orçamento é possível? Parece que não tinha noção do custo das coisas. Estou mesmo muito verde...
Obrigado mais uma vez
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Re: e Bike
Entao é assim
Na eclipsebikes com 350€ fazes um sistema 36v 12Ah posto em Portugal com tudo o que precisas para montar.
Se for para 36v 10Ah fica uns 40€ mais barato.
Na ev-power 380€ 36v 15Ah e 300€ pouco por um sistema 36v 10Ah
Recapitulando:
Eclipse
- 350€ 12Ah
-310€ 10Ah
Ev-power
-380€ 15Ah
-300€ 10Ah
Eu escolhi uma configuraçao de 36v pois para o orçamento é o melhor que se consegue.
Tens de ter em atençao que quanto mais alto for os "Ah" mais autonomia tens e melhor é o sistema para puxar por ele.
A minha escolha na ev-power é so para as baterias, todos os outros componentes (carregador, BMS,...) vêem da eclipse na mesma.
Espero que te ajude e qualquer duvida por favor nao hesites em perguntar.
Na eclipsebikes com 350€ fazes um sistema 36v 12Ah posto em Portugal com tudo o que precisas para montar.
Se for para 36v 10Ah fica uns 40€ mais barato.
Na ev-power 380€ 36v 15Ah e 300€ pouco por um sistema 36v 10Ah
Recapitulando:
Eclipse
- 350€ 12Ah
-310€ 10Ah
Ev-power
-380€ 15Ah
-300€ 10Ah
Eu escolhi uma configuraçao de 36v pois para o orçamento é o melhor que se consegue.
Tens de ter em atençao que quanto mais alto for os "Ah" mais autonomia tens e melhor é o sistema para puxar por ele.
A minha escolha na ev-power é so para as baterias, todos os outros componentes (carregador, BMS,...) vêem da eclipse na mesma.
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Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Autor do tópico - Membro
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Re: e Bike
Boas. Muito obrigado. Qual será a diferença em termos de autonomia e top speed entre os sistemas de 10, 12 e 15 aH?Fidel Escreveu:Entao é assim
Na eclipsebikes com 350€ fazes um sistema 36v 12Ah posto em Portugal com tudo o que precisas para montar.
Se for para 36v 10Ah fica uns 40€ mais barato.
Na ev-power 380€ 36v 15Ah e 300€ pouco por um sistema 36v 10Ah
Recapitulando:
Eclipse
- 350€ 12Ah
-310€ 10Ah
Ev-power
-380€ 15Ah
-300€ 10Ah
Eu escolhi uma configuraçao de 36v pois para o orçamento é o melhor que se consegue.
Tens de ter em atençao que quanto mais alto for os "Ah" mais autonomia tens e melhor é o sistema para puxar por ele.
A minha escolha na ev-power é so para as baterias, todos os outros componentes (carregador, BMS,...) vêem da eclipse na mesma.
Espero que te ajude e qualquer duvida por favor nao hesites em perguntar.
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Re: e Bike
Depende de tanta mas tanta coisa que é quase impossível dizer... ainda por cima nunca tive nenhum sistema a 36v logo nao consigo sequer ter uma ideia.
Alguem que tenha esta configuração que diga algo.
Eu acredito que com 10Ah da para fazer 20km, claro que muito provavelmente tens de ter cuidado com o punho, mas alguém que se prenuncie.
Alguem que tenha esta configuração que diga algo.
Eu acredito que com 10Ah da para fazer 20km, claro que muito provavelmente tens de ter cuidado com o punho, mas alguém que se prenuncie.
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Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: e Bike
Também existe as LiPo, geralmente utilizadas em modelismo, com grandes disponibilidades energéticas, pouco peso e volume. Como contra têm poucos ciclos (uns 600) e são facilmente inflamáveis em caso de acidente físicos (por perfuração) ou outros (por sobre-carga). Que eu não recomendo!!!
Eu como quase sempre andei em VE com regenerativa, recomendaria o motor na roda (sem desmultiplicação)! Único modo de aproveitar a regeneração da travagem, e também bem mais silencioso e com menor desgaste de peças!
Passo a citar o que eu escolheria para mim:
Este kit de 500W de potencia é muito facil de instalar e até tem lições de montagem no site:
http://www.ev-power.eu/EVBike-Kits-1-1/ ... html?cur=1
Mesmo que a velocidade seja pequena, em modo fora de estrada a 40Km/h, sempre é uma muito boa ajuda para as subidas.
Para um pack de baterias, poderia comprar 12 células de 15Ah Wina, que se arrumam muito facilmente no meio do quadro da bike, com autonomia garantida para 30km sempre ao máximo de velocidade e sem pedalar. Mais de 1500 ciclos, 1728W a 3C
http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1
Seu carregador: http://www.ev-power.eu/EVBike-Parts/SPA ... html?cur=1
Seu bms: http://www.ev-power.eu/SBM-CBM-1-1/Simp ... html?cur=1
Fiz a simulação para estes materiais todos que recomendei e o investimento é inferior a 600€ (com mais umas horitas a montar tudo como deve ser)
Mais barato do que isto, só mesmo com velocidades muito baixas e com pouca autonomia. (não se fazem omeletes sem ovos)
Eu como quase sempre andei em VE com regenerativa, recomendaria o motor na roda (sem desmultiplicação)! Único modo de aproveitar a regeneração da travagem, e também bem mais silencioso e com menor desgaste de peças!
Passo a citar o que eu escolheria para mim:
Este kit de 500W de potencia é muito facil de instalar e até tem lições de montagem no site:
http://www.ev-power.eu/EVBike-Kits-1-1/ ... html?cur=1
Mesmo que a velocidade seja pequena, em modo fora de estrada a 40Km/h, sempre é uma muito boa ajuda para as subidas.
Para um pack de baterias, poderia comprar 12 células de 15Ah Wina, que se arrumam muito facilmente no meio do quadro da bike, com autonomia garantida para 30km sempre ao máximo de velocidade e sem pedalar. Mais de 1500 ciclos, 1728W a 3C
http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1
Seu carregador: http://www.ev-power.eu/EVBike-Parts/SPA ... html?cur=1
Seu bms: http://www.ev-power.eu/SBM-CBM-1-1/Simp ... html?cur=1
Fiz a simulação para estes materiais todos que recomendei e o investimento é inferior a 600€ (com mais umas horitas a montar tudo como deve ser)
Mais barato do que isto, só mesmo com velocidades muito baixas e com pouca autonomia. (não se fazem omeletes sem ovos)
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Autor do tópico - Membro
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Re: e Bike
boas. obrigado Jorge Rocha. Se usar esse material, que controlador sugeres? é que tenho que adicionar um punho, para não andar aos esticões.
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Re: e Bike
Tudo o que é necessário já bem no KIT(controlador, acelerador, manetes de travão com micro interruptores, conta km digital com medidor de carga iluminado e com uma data de funções). Tudo bastante fácil de montar, já com fichas de cores diferentes para não haver trocas!
http://www.i4wifi.cz/inc/_doc/attach/St ... ual_EN.pdf
Depois a bateria é que será mais dificil, visto que nem ligadores traz, e as ligações ao bms também requerem alguns conhecimentos.
Mas os packs que vendem não têm muita capacidade e para essa corridas rapidamente se esgotavam. Para além de serem um pouco caros.
Se necessitares de ajuda para fazer o pack nós estamos por cá, e vamos orientando da melhor forma.
Se quisesses poupar no bms, terás de tirar um curso de como cuidar bem de um pack sem bms. É gratuito, mas requer muita aprendizagem com base na leitura e observação. Mas até para ter um aquário com peixinhos de água quente, também é necessário muitos conhecimentos, e há muito quem tenha sucesso! É necessário ter-se gosto!
http://www.i4wifi.cz/inc/_doc/attach/St ... ual_EN.pdf
Depois a bateria é que será mais dificil, visto que nem ligadores traz, e as ligações ao bms também requerem alguns conhecimentos.
Mas os packs que vendem não têm muita capacidade e para essa corridas rapidamente se esgotavam. Para além de serem um pouco caros.
Se necessitares de ajuda para fazer o pack nós estamos por cá, e vamos orientando da melhor forma.
Se quisesses poupar no bms, terás de tirar um curso de como cuidar bem de um pack sem bms. É gratuito, mas requer muita aprendizagem com base na leitura e observação. Mas até para ter um aquário com peixinhos de água quente, também é necessário muitos conhecimentos, e há muito quem tenha sucesso! É necessário ter-se gosto!
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Re: e Bike
Podes sempre comprar um kit ja montado de baterias com BMS + Carregador que a Eclipse bikes tem, este: http://eclipsebikes.com/eclipse-commute ... rrency=EUR
É caro, é certo, mas é de 15Ah e sao das melhores baterias que ja me passaram pelas maos, com estas aqui conseguias puxar mesmo muito por elas, e a autonomia seguindo as contas do Jorge Rocha daria para uns 45Km...
Neste exemplo que te dou o carregador é de 4A logo é duas vezes mais rapido a carregar. É logico que é mais caro um pedaço, um pedaço bem grande mas tens mais autonomia, tens umas boas baterias, e como as baterias sao de maior capacidade nao vais puxar assim tanto por elas logo vao durar bem mais.
Eu com isto nao estou a dizer que devias ir para estas, so te quero dar a conhecer todas as possibilidades e as melhores escolhas.
É caro, é certo, mas é de 15Ah e sao das melhores baterias que ja me passaram pelas maos, com estas aqui conseguias puxar mesmo muito por elas, e a autonomia seguindo as contas do Jorge Rocha daria para uns 45Km...
Neste exemplo que te dou o carregador é de 4A logo é duas vezes mais rapido a carregar. É logico que é mais caro um pedaço, um pedaço bem grande mas tens mais autonomia, tens umas boas baterias, e como as baterias sao de maior capacidade nao vais puxar assim tanto por elas logo vao durar bem mais.
Eu com isto nao estou a dizer que devias ir para estas, so te quero dar a conhecer todas as possibilidades e as melhores escolhas.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
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Re: e Bike
Olá,
Tenho o meu pack de baterias antigo parado se estiveres interessado posso vender-te o sistema completo que tirei da minha bicicleta. O Pack tem 1 ano e meio e fez 100 cargas e é composto por uma caixa tipo "frog" com 10s3p e um BMS + um suporte com chave e o respetivo carregador. No meu DB tens lá bastante info do pack com fotos e alguns detalhes.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=16214
Se tiver tempo ainda coloco nos classificado do forum, pode ser que haja mais alguém interessado
Tenho o meu pack de baterias antigo parado se estiveres interessado posso vender-te o sistema completo que tirei da minha bicicleta. O Pack tem 1 ano e meio e fez 100 cargas e é composto por uma caixa tipo "frog" com 10s3p e um BMS + um suporte com chave e o respetivo carregador. No meu DB tens lá bastante info do pack com fotos e alguns detalhes.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=16214
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Re: e Bike
Fidel, as contas que fiz eram para uma capacidade de 576Wh (12 células de 3,2V e com 15Ah). Então as que sugeres não são exactamente iguais em capacidade?
Para uma bicicleta (baixo peso) uma potencia a 3C de 576W já daria 1728W. Bem bom para os meus referidos 40 Km/h, nem necessitaria de tanto! Eu referi que o seu volume, das Wina, ajuda muito a coloca-las em qualquer cantinho na bike, principalmente por não ser um bloco já feito!
Para uma bicicleta (baixo peso) uma potencia a 3C de 576W já daria 1728W. Bem bom para os meus referidos 40 Km/h, nem necessitaria de tanto! Eu referi que o seu volume, das Wina, ajuda muito a coloca-las em qualquer cantinho na bike, principalmente por não ser um bloco já feito!
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Re: e Bike
Desculpa Jorge, fiquei na ideia que eram de 10Ah, respondi pelo telemovel e por isso nao me deu jeito ir confirmar isso.... tens toda a razao.
Sendo assim sao mesmo a melhor escolha.
Sendo assim sao mesmo a melhor escolha.
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Re: e Bike
Nem digo que seja a melhor escolha, mas já serviria bem! Se o motor fosse de 1000W já não aconselhava tal pack, e as headway ainda seria uma boa solução.
Se o apr vender o seu pack a bom preço, pode ser que seja boa solução. Qual é a capacidade e a disponibilidade energetica do pack apr? E qual a sua composição química?
Se o apr vender o seu pack a bom preço, pode ser que seja boa solução. Qual é a capacidade e a disponibilidade energetica do pack apr? E qual a sua composição química?
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Re: e Bike
Oi, são células LiMnO2 IMR26650 da MNKE. Da última vez que andei com o pack consegui 8Ah. No fim de semana vou montá-las na bicicleta e ver quantos Ah consigo com uma carga completa.
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Autor do tópico - Membro
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Re: e Bike
Obrigado a todos pelas sugestões. Só vou poder por as mãos na massa lá para Janeiro/Fevereiro. Assim que encomendar/comprar as peças informo os prestaveis users aqui do forum
Abraços
Abraços
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- Membro Silver
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Re: e Bike
as LiFePO4 sao as mais usadas porque têm uma boa descarga, um bom ciclo de vida e são +/- seguras.
se não fosse pelo preço comprava era umas "a123"
as lipo têm uma descarga excelente mas estoiram com facilidade, são as mais perigosas
se não fosse pelo preço comprava era umas "a123"
as lipo têm uma descarga excelente mas estoiram com facilidade, são as mais perigosas
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- Membro
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- Registado: quarta nov 17, 2010 11:02 pm
Re: e Bike
Boa noite, estou também a equacionar um projecto semelhante, mas mais para estradas rurais, mas como o meu conhecimento é pouco estou a tentar "pegar" o fio à meada nos tópicos expostos aqui no fórum.
Assim sendo se o seu projecto foi em frente, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.
Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.
Assim sendo se o seu projecto foi em frente, gostaria de pedir ao companheiro se poderia partilhar os preços nem que seja assim por alto e que site/loja foi adquirido.
Desde já grato pela sua resposta.
Saudações eléctrificantes.