eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Boas,
Adquiri há cerca de 3 meses um KIT de motor de cubo para a roda da frente (26") de 24V 250W.
Em relação às baterias, uso 2 baterias LiPO 7s (29V) de 5Ah cada.
De frizar que cada bateria pesa menos de 800 gramas, e são bastante pequenas.
São de facto baterias impecáveis! São necessários alguns cuidados adicionais, mas compensam bastante!
Com o setup assim, consigo uma autonomia de cerca de 60Km com as duas baterias (10Ah), utilizando o controlador de origem, PAS, etc... na potência de assistência máxima.
Andei umas semanas assim, e quis mais.
Foi então que mandei vir um controlador de 48V 350W.
Modifiquei o shunt do mesmo para baixar um pouco a amperagem, para não provocar sobrecarga / sobreaquecimento do motor.
Desativei o sensor PAS e instalei um acelerador de dedo.
O resultado é brutal!
45 / 50 Km/h garantidos em plano sem pedalar (só consigo pedalar até aos 40 +/-... a partir daí já não tenho "pedalada" ).
A autonomia neste caso (58V 5Ah) dá-me para 20 a 25 Km se andar sempre a topo e praticamente sem pedalar.
30 a 35 se auxiliar os arranques e me ficar pelos 35Km/h.
O meu percurso diário é de 12Km, por isso estou completamente à vontade.
A carga é feita com energia limpa, produzida pelo meu sistema para autoconsumo, composto por paineis solares, e para já um gerador eólico axial construído em casa.
Neste momento já conto com mais alguns kms do que nas fotos, cerca de 450.
Deixo algumas fotos:
A caixa de trás é onde fica o controlador e toda a fiarada.
Quero alterar isso para uma caixa própria das que fixam ao quadro.
De resto não tenho nada a apontar, estou mesmo muito satisfeito.
Quanto à voltagem / potência, mais de 300Kms foram feitos com este setup agressivo, e o motor mal fica morno após uso contínuo.
Adquiri há cerca de 3 meses um KIT de motor de cubo para a roda da frente (26") de 24V 250W.
Em relação às baterias, uso 2 baterias LiPO 7s (29V) de 5Ah cada.
De frizar que cada bateria pesa menos de 800 gramas, e são bastante pequenas.
São de facto baterias impecáveis! São necessários alguns cuidados adicionais, mas compensam bastante!
Com o setup assim, consigo uma autonomia de cerca de 60Km com as duas baterias (10Ah), utilizando o controlador de origem, PAS, etc... na potência de assistência máxima.
Andei umas semanas assim, e quis mais.
Foi então que mandei vir um controlador de 48V 350W.
Modifiquei o shunt do mesmo para baixar um pouco a amperagem, para não provocar sobrecarga / sobreaquecimento do motor.
Desativei o sensor PAS e instalei um acelerador de dedo.
O resultado é brutal!
45 / 50 Km/h garantidos em plano sem pedalar (só consigo pedalar até aos 40 +/-... a partir daí já não tenho "pedalada" ).
A autonomia neste caso (58V 5Ah) dá-me para 20 a 25 Km se andar sempre a topo e praticamente sem pedalar.
30 a 35 se auxiliar os arranques e me ficar pelos 35Km/h.
O meu percurso diário é de 12Km, por isso estou completamente à vontade.
A carga é feita com energia limpa, produzida pelo meu sistema para autoconsumo, composto por paineis solares, e para já um gerador eólico axial construído em casa.
Neste momento já conto com mais alguns kms do que nas fotos, cerca de 450.
Deixo algumas fotos:
A caixa de trás é onde fica o controlador e toda a fiarada.
Quero alterar isso para uma caixa própria das que fixam ao quadro.
De resto não tenho nada a apontar, estou mesmo muito satisfeito.
Quanto à voltagem / potência, mais de 300Kms foram feitos com este setup agressivo, e o motor mal fica morno após uso contínuo.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Antes de mais muito parabéns, fico muito contente por ver cada vez mais bicicletas por aqui.
Quanto ao sistema, ainda bem que é sempre a fazer upgrades, isso é que é de valor.
Quando dizes que modificaste o shunt, fizeste o que?
48v 350w 57km/h?? Hmmm das duas uma, ou não tens só 350w ou entao o velocímetro deve estar a medir mal... Custa me mesmo a acreditar nesses valores. Eu preciso de uns 1200w para me manter nos 50km/h +/-.
Quanto ao sistema, ainda bem que é sempre a fazer upgrades, isso é que é de valor.
Quando dizes que modificaste o shunt, fizeste o que?
48v 350w 57km/h?? Hmmm das duas uma, ou não tens só 350w ou entao o velocímetro deve estar a medir mal... Custa me mesmo a acreditar nesses valores. Eu preciso de uns 1200w para me manter nos 50km/h +/-.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Muitos parabéns!
Esse motor de 24V quando alimentado com os 48V, fica com mais do dobro da potencia.
O controlador de 48V 350W deve corresponder a uns 30A máximos, terás que verificar se mesmo com o shunt modificado não aquece. Não estarás a pedir de mais desses materiais?
Faz com que isso dure para poderes rentabilizar os recursos!
Bom trabalho!
Esse motor de 24V quando alimentado com os 48V, fica com mais do dobro da potencia.
O controlador de 48V 350W deve corresponder a uns 30A máximos, terás que verificar se mesmo com o shunt modificado não aquece. Não estarás a pedir de mais desses materiais?
Faz com que isso dure para poderes rentabilizar os recursos!
Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Boas!
O controlador mandei vir do ebay (china) e dizia-se 36V 250W || 48V 350W.
Rated Current 16Ah +/- 1Ah.
Em relação ao shunt, o controlador tinha apenas um, o qual eu desbastei um pouco para assim diminuir a secção do mesmo, o que faz com que passe menos corrente.
Eu vou colocar um "meter" digital temporário para medir ao certo o consumo energético do motor neste setup.
Como já havia referido, em relação ao aquecimento não se nota praticamente nada. O motor mal fica morno mesmo após 8 kms seguidos com acelerador a fundo.
@Fidel,
57km/h pico... tipo num descida sem pedalar.
Os 45Km/h mantem-os relativamente bem em linha reta.
Em subidas pedalo um pouco ara não descer muito, e ficar na casa dos 38Km/h, senão aninha um bocado precisamente por não ter potência (watts).
Como a bobinagem é a mesma, dobrando a voltagem o motor atinge o dobro da rotação, daí a velocidade.
Ele não é rápido a chegar aos 40km (sem pedalar), mas depois mantém-se muito bem.
Quando tiver essas métricas coloco-as aqui.
O conta kms, está certo
VIDEO: http://youtu.be/ROJdkVKG91s
Cumps,
O controlador mandei vir do ebay (china) e dizia-se 36V 250W || 48V 350W.
Rated Current 16Ah +/- 1Ah.
Em relação ao shunt, o controlador tinha apenas um, o qual eu desbastei um pouco para assim diminuir a secção do mesmo, o que faz com que passe menos corrente.
Eu vou colocar um "meter" digital temporário para medir ao certo o consumo energético do motor neste setup.
Como já havia referido, em relação ao aquecimento não se nota praticamente nada. O motor mal fica morno mesmo após 8 kms seguidos com acelerador a fundo.
@Fidel,
57km/h pico... tipo num descida sem pedalar.
Os 45Km/h mantem-os relativamente bem em linha reta.
Em subidas pedalo um pouco ara não descer muito, e ficar na casa dos 38Km/h, senão aninha um bocado precisamente por não ter potência (watts).
Como a bobinagem é a mesma, dobrando a voltagem o motor atinge o dobro da rotação, daí a velocidade.
Ele não é rápido a chegar aos 40km (sem pedalar), mas depois mantém-se muito bem.
Quando tiver essas métricas coloco-as aqui.
O conta kms, está certo
VIDEO: http://youtu.be/ROJdkVKG91s
Cumps,
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
esses valores parecem muito optimistas, mas se forem reais tambem acho que estas a pedir muito do material que tens.
usando energia limpa ainda é mais ecologica do que a minha
usando energia limpa ainda é mais ecologica do que a minha
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 30
- Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Brutal. Parabéns! Como se comporta a subir? Se possível partilha onde é que adquiriste o material.
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Pedroleiria Escreveu:Brutal. Parabéns! Como se comporta a subir? Se possível partilha onde é que adquiriste o material.
A subir não considero que se porte mal.
Sobe subidas com alguma inclinação sem pedalar, mas como é óbvio aninha um bocado...
Dando uma pequena ajuda com os pedais é na boa.
Onde comprei?
Basicamente é o "KIT ECO LED" vendido pela SanelKIT (recomendo pela qualidade e serviço).
Dá um gozo brutal, e até agora não noto qualquer anomalia, nem ao nível de temperatura ou ruido interno do motor (devido a ter engrenagens de nylon), contudo devo passar para o estado de origem (24v 250w), uma vez que apenas faço pequenas deslocações e assim evito andar com duas baterias.
Não convém é nada arrancar com o motor.
Arranco sempre a pedalar e só depois é que acelero progressivamente até aos 20 - 25Km/h. Depois disso pode ser a fundo.
Antes não convém, porque aí sim, esforça e sobreaquece o motor.
É preciso ter algum cuidado..
Em todo o caso, este KIT de origem é muito bom, e mesmo só com uma bateria de 5Ah (LiPO 7s) consigo 25Km de autonomia no modo de assistência máxima!
Voltando ao setup corrente, o ótimo também não fazer barulho praticamente nenhum, ao contrário de kits mid drive
Cumps,
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Boas!
Esta menina ainda continua a rolar nos seus 45-50 Km/h em plano, com o mesmo setup, apenas mais arrumado, com uma caixa para o controlador e cablagem no quadro.
Para quem ler esta mensagem, eu tenho um controlador KELLY KBS-X novo para venda.
É o modelo 45A continuos - 100A pico (30s), compativel de 24 a 48V.
Era para aplicar neste motor, mas achei um desperdício, a só cheguei a ligar um fio numa das fichas e a soldar a resistencia de pre-carga.
Sabem de alguém que possa estar interessado?
Cumps
Esta menina ainda continua a rolar nos seus 45-50 Km/h em plano, com o mesmo setup, apenas mais arrumado, com uma caixa para o controlador e cablagem no quadro.
Para quem ler esta mensagem, eu tenho um controlador KELLY KBS-X novo para venda.
É o modelo 45A continuos - 100A pico (30s), compativel de 24 a 48V.
Era para aplicar neste motor, mas achei um desperdício, a só cheguei a ligar um fio numa das fichas e a soldar a resistencia de pre-carga.
Sabem de alguém que possa estar interessado?
Cumps
-
- Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda out 26, 2015 9:42 am
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
bom dia. Nem de propósito isto podia acontecer. Vou montar um kit do mesmo gênero na minha bicicleta e com as mesma baterias que vou mandar vir da hobbyking
Queria saber qual o carregador que usa e onde o comprou.
Abraço
Queria saber qual o carregador que usa e onde o comprou.
Abraço
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Bom dia!
Usava um iMax B8+ 150W (uma vez que as baterias são de 7 células).
Infelizmente teve um acidente e mandei vir este agora:
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... ouse_.html
A 7S não recomendo passar dos 4.5A, especialmente se for Fast Charge.
Aquece um bocado, e como não está a balancear a ventuinha só liga às vezes, e não me parece suficiente, pelo menos no iMax B8+ que tinha.
Este novo ainda estou à espera.
De qualquer forma, nunca carregar a mais do que a amperagem das baterias:
4000 mah -> 4A max
5000 mah -> 5A max
Atenção também às contas.
O carregador é de 150W.
A carregar baterias 7S, que chegam aos 29.4V --> 29.4v * 5ah = 147W
ou seja, muito no limite... (acho que foi isso que matou o meu antigo, às vezes fazia umas cargas dessas), daí recomendar 4.5A max.
A diferença de tempo na carga também não justifica..
Espero ter ajudado!
Aproveito para informar que este meu setup overvolted continua impec ao fim de quase 2 anos.
O motor está-se a aguentar muito bem (não notei ainda qualquer problema nem sobreaquecimento), e as baterias também.
Cumps
EDIT: Mudei o vídeo do post acima de conta. Aqui fica o novo link:
https://youtu.be/DNWaciClkGo
Usava um iMax B8+ 150W (uma vez que as baterias são de 7 células).
Infelizmente teve um acidente e mandei vir este agora:
http://hobbyking.com/hobbyking/store/__ ... ouse_.html
A 7S não recomendo passar dos 4.5A, especialmente se for Fast Charge.
Aquece um bocado, e como não está a balancear a ventuinha só liga às vezes, e não me parece suficiente, pelo menos no iMax B8+ que tinha.
Este novo ainda estou à espera.
De qualquer forma, nunca carregar a mais do que a amperagem das baterias:
4000 mah -> 4A max
5000 mah -> 5A max
Atenção também às contas.
O carregador é de 150W.
A carregar baterias 7S, que chegam aos 29.4V --> 29.4v * 5ah = 147W
ou seja, muito no limite... (acho que foi isso que matou o meu antigo, às vezes fazia umas cargas dessas), daí recomendar 4.5A max.
A diferença de tempo na carga também não justifica..
Espero ter ajudado!
Aproveito para informar que este meu setup overvolted continua impec ao fim de quase 2 anos.
O motor está-se a aguentar muito bem (não notei ainda qualquer problema nem sobreaquecimento), e as baterias também.
Cumps
EDIT: Mudei o vídeo do post acima de conta. Aqui fica o novo link:
https://youtu.be/DNWaciClkGo
-
- Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda out 26, 2015 9:42 am
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Sim ajudou. Obrigado. Por acaso também foi esse o carregador que vi, mas não tem uns reviews muito bons. Valerá apena?
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Eu estou a contar que seja identico ao que tinha antes.
Foi marcado como enviado hoje, com tracking (comprei na sexta feira).
Depois posto novidades.
Foi marcado como enviado hoje, com tracking (comprei na sexta feira).
Depois posto novidades.
-
- Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda out 26, 2015 9:42 am
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Certo.
Abraço
Abraço
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
nunoajc Escreveu:Certo.
Abraço
Viva,
efetivamente não é grande coisa com as voltagens...
Fiz a calibração e ficou quase bom, ainda assim falta ali qualquer coisa.
A voltagem das células deteta na perfeição.
A voltagem total é que não (e aparentemente o efeito da calibração só afeta essa).
Conto conseguir acertar com aquilo, mas é algo que não é de todo suposto, e tira alguma confiança, pelo que se calhar é melhor optar por iMax ou Accucell da Turnigy (ou outros mais caros )
Cumps
-
Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 21
- Registado: segunda mar 14, 2011 8:44 pm
Re: eBike 24 / 48V - 50km/h LiPO
Boas,
done!
Consegui configurar o carregador, e parece-me bom.
Termina a carga com as células a 4.18 /4.19, o que para as baterias em questão (tendo em conta o que já passaram) é ótimo
No entanto irei sempre monitorizar as próximas cargas.
Estou a pensar num novo projeto para offroad, ou estrada com mais conforto, pelo que depois certamente também irei arranjar um carregador a sério.
Para já apenas apenas ideias que ainda tenho que clarificar
Cumps,
done!
Consegui configurar o carregador, e parece-me bom.
Termina a carga com as células a 4.18 /4.19, o que para as baterias em questão (tendo em conta o que já passaram) é ótimo
No entanto irei sempre monitorizar as próximas cargas.
Estou a pensar num novo projeto para offroad, ou estrada com mais conforto, pelo que depois certamente também irei arranjar um carregador a sério.
Para já apenas apenas ideias que ainda tenho que clarificar
Cumps,