Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Boas.

Estou a pensar fazer upgrade das baterias já semi-gastas que tenho na minha bicicleta (2 x 12v 10Ah SLA ligadas sem série) por um investimento em duas destas:
http://www.ev-power.eu/LiFePO4-w-PCM-6V ... h-PCM.html
Qual é a vossa opinião sobre as mesmas? :roll:


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

Sao melhor que as SLA que tens neste momento, sem duvida alguma.... no entanto nao acho que seja boa soluçao, acho que devias ir para 8 destas: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1, isto para manteres os 10Ah, ou estas para passares para os 15Ah: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1
Qualquer uma das soluçoes que te apresentei é mais económica, apesar de necessitares de comprar BMS... mas ficas mais descansado no balanceamento.
vendo bem consegues fazer 20Ah por quase o mesmo preço com estas: http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... html?cur=1

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Boas. Obrigado pelas dicas!

Parece-me muito bem! :)
Consegues dar-me algumas dicas sobre que material comprar e como fazer para montar um sistema com essas células na minha caixa das baterias?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

As ligaçoes sao muito muito faceis de fazer, é ligar o + da primeira celula com o - da segunda, o + da segunda com o - da terceira e sempre por ai fora... no final vais ter o - da primeira e o + da ultima sem estar ligados a lado nenhum, sao esses que tens de ligar ao sistema.
O BMS é mais dificil um bocadinho, mas ele traz instruções com o esquema.
Antes de mais devias escolher a capacidade das baterias, se calhar com estas consegues melhores preços: http://eclipsebikes.com/headway-lifepo4 ... -1053.html

Pelo menos consegui melhores preços numa comparaçao rapida, e em principio sao ate melhores baterias.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por jordison »

As headway não saem baratas, juntando bms + portes + acessorios de montagem fica em mais de 300€ para 24v e ainda é preciso montar tudo.
lifepo4 não são na minha opinião a melhor opção para bicicletas, ainda assim são bem melhores do que as de chumbo, li-ion são muito melhores devido ao menor peso e volume.

deixo algumas sugestões, são todos packs completos, é só fixar na bike e ligar a ficha:

http://e-bike-diffusion.com/index.php?m ... _num%253D1

http://www.sanelkit.com/#!__produtos/vstc6=baterias-24v

http://www.sanelkit.com/#!__produtos/vs ... ks-bateria

http://eclipsebikes.com/13ah-lithium-fr ... -1103.html
gosto muito deste ultimo mas por agora só têm em 36v

acho 20ah desnecessario, a menos que não toque nos pedais, muitas baterias faz muito peso e obriga a usar o motor muito mais vezes em vez de pedalar, acaba por se ganhar pouca autonomia.
e 10 ah em lifepo4 ou li-ion dá muito mais autonomia do que 10ah sla( não se devem descarregar abaixo dos 40%, as outras podem ir até aos 20% de carga), logo ai já está a ganhar autonomia.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

Ok, tudo depende da utilizaçao que o seyon quer... se for para assistir a pedalada ok, estou de aordo contigo, 20Ah podem ser demais.
Mas quanto as headway sairem caras, olha aqui um exemplo:
Preço das headway
Preço das headway
Screenshot.png (543.15 KiB) Visto 15042 vezes
So tens de adicionar 32€ para o envio.

Mas ficas aqui com um pack que nao é brincadeira nenhuma.


Posso ainda passar-te o contacto de um sujeito na Alemanha que faz packs de Li-ion, nao tens de te chatear com nada é plug-n-play. Ele faz packs de celulas Sony, que sao muito provavelmente as melhores do genero.
Como o Jordison disse, esta quimica tem a grande vantagem de ser muito levezinha e ocupar quase metade do espaço das LifePO4.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Malta! Muito obrigado pelas vossas sugestões! É por isso que este forum é o que é! :)
Ora bem, vou precisar de alguma autonomia adicional, porque o meu plano seguinte será o acrescento de um motor adicional na roda da frente (para fazer as subidas com mais torque :) mas será sem pedalada assistida, mas sim "on-demand", a ser usado nas subidas mais ingremes (espero é não ter grandes problemas com a resistência enquanto o motor estiver desligado).

Fidel! Se me passares o contacto seria excelente, gostei do plug-n-play, se eu lhe puder pedir para fazer um pack "jeitoso" que se acomode na minha caixa, era a cereja em cima do bolo! :) Mas lá está, não sei se Li-ion seria o adequado para o que planeio fazer no futuro.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por jordison »

fidel eu fiz as contas ás headway 15ah, por isso é que já não saiu barato.

seyon, se disseres que tipo de percursos pensas fazer e que motores e potencias pensas vir a ter podemos opinar melhor se as li-ion são as melhores para ti.

para mim uma bicicleta mesmo com motor deve ser o mais leve possivel, acho que devia ser a prioridade de qualquer projecto, por isso é que sugeri as li-ion.
eu pensei nas headway mas para a potencia e automomia que queria ficava com mais de 30 kg e não cabiam no triangulo do quadro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Ora bem, não penso sair dos 250w não apenas por causa dos problemas de alfândega em comprar motores com maior potência, como também para não afetar tanto a autonomia, portanto o que planeio para a minha bicicleta é adicionar mais um motor de 250w que "conviva" com o existente de 250w com pedalada assistida, devidamente colocado num controlado à parte. Neste caso seria para fazer algumas subidas com trajetos não superiores a 30km (ida e volta) com subidas (e descidas) valentes pelo meio.

Sem dúvida que o peso influi bastante, e o grande peso que neste momento tenho é o conjunto das duas baterias de chumbo a totalizarem 9kg (com caixa incluída), por isso qualquer uma das opções parece-me muito bem! :)


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por jordison »

Na alfandega não tens problemas, podes por qualquer motor na bike, até podias por um de 10.000w que chegava cá, não te levantam problemas porque podes querer circular só no monte e aí podes fazer o que quiseres, o que não podes é circular na via publica com qualquer motor.

Eu já andei com varias quantidades de baterias (10ah, 15ah e 20ah) e 30km é +- o que faço com 10ah de baterias, tal como tu eu apanho muitas subidas e descidas, se poupar posso chegar aos 40km, se andar a acompanhar amigos em bicicletas sem motor nunca fiquei sem carga mesmo nas voltas maiores.

como não precisas de muitas baterias, se optares por lifepo4 não faz assim muito peso e fica mais barato, as li-ion são um pouco mais caras mas quanto mais leves e mais pequenas melhor :)


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

seyon Escreveu:Ora bem, não penso sair dos 250w não apenas por causa dos problemas de alfândega em comprar motores com maior potência, como também para não afetar tanto a autonomia, portanto o que planeio para a minha bicicleta é adicionar mais um motor de 250w que "conviva" com o existente de 250w com pedalada assistida, devidamente colocado num controlado à parte. Neste caso seria para fazer algumas subidas com trajetos não superiores a 30km (ida e volta) com subidas (e descidas) valentes pelo meio.

Sem dúvida que o peso influi bastante, e o grande peso que neste momento tenho é o conjunto das duas baterias de chumbo a totalizarem 9kg (com caixa incluída), por isso qualquer uma das opções parece-me muito bem! :)
Isso da alfandega nao é problema... nao pagas mais por passar dos 250w... so pagas alfandega em dois motivos, se parar la (logicamente) e se o valor da encomenda+portes ultrapassar os 35€ (se nao estou enganado no valor).
Nao compres outro motor para fazers SO 500w, esse que tens faz os 500w a brincar. No maximo podes ter de alterar o controlador ou comprar um novo.

Vou te mandar por PM o mail do sujeito que faz os packs... para as potencias que queres pede cotaçao para as sony V3 numa configuraçao de 6s10p(16A) ou 6s8p(12.8A).
Podes dizer-lhe as medidas da caixa que ele diz-te se da e faz com a medida que quisers. É logico que vai caber, é daquelas situações que se pode dizer: "cabe um camiao atravessado."
Com estas baterias na configuração mais fraca que falei consegues retirar uma potencia de 1500W +/- sem stress nenhum, ate conseguem bem mais do dobro...
Ele afirma que estas baterias nao precisam de BMS, tens é de ter o carregador muito bem calibrado para a tensao exacta.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por jordison »

fidel, ignorar as recomendações do fabricante nem sempre é boa ideia,
neste motor até pode aguentar, não conheço, mas acho que se devia consideram os 500w como potencia de pico( até 20 seg)

6s são só 22.2v nominais, não seria melhor 7s , 25.9v?
as de chumbo carregadas devem ir até aos 28.8v, 7p sony v3 carregadas dá 29.4v, é uma diferença minima que não deve fazer diferença

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Pois, coloco esta questão porque um colega meu teve problemas em tirar a e-bike dele (de 1000w) da alfândega devido à potencia da mesma.

Então se eu substituir o controlador que tenho por uma coisa destas: http://www.ebay.com/itm/24V-500W-Motor- ... 2a43094788 é tudo o que precisarei para utilizar o motor que tenho a 500w? Não tenho é tanto torque como teria com dois motores, certo? Mas na volta ainda compro então um segundo motor mais potente, posso perder em autonomia, mas também é algo que posso ir controlando durante a viagem. :)

Pois, as de chumbo que tenho neste momento, carregadas passam muito pouco dos 25v. (tenho mesmo de as trocar).

Já agora, a e-bike que tenho é esta:
http://norauto.canalblog.com/archives/2 ... 37410.html
http://www.wayscral.com/en/electric-bik ... blanc.html


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por Fidel »

Sim, esse controaldor serve perfeitamente.
Quanto ao motor, quase de certeza que nao ha crise, o motor nao deve aquecer praticamente nada, mas nada como testar, se vires que ele aquece reduzes a potencia. O facto de usares dois de 250W ou 1 de 500W, realmente ganahs mais força com os dois de 250W, nunca sao mesmo 250W, mas tambem torna as ligaçoes mais complicadas, tens de ter dois controladores usar o mesmo acelerador...

Essa historia da alfandega custa-me muito a acreditar... esse teu amigo é de confiança?? tens a certeza que o problema era a potencia?

jordison, tens toda a razao, 6s é pouco... 7s é bem melhor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Neste caso não precisava usar o mesmo acelerador, um arrancava com o sensor de pedal (que é o que tenho actualmente) e o outro com o manípulo :) mas sim, ainda terei de fazer umas quantas ligações.

É pa, sim é de confiança, mas a alfandega por vezes tem estas paranóias. Agora não sei se foi na entrada em PT ou no país onde entrou depois da China, e segundo ele, foi devido às limitações da UE nas potências limite dos velocípedes...

Creio que vou então usar o contacto que me deste, e na volta avanço mesmo com a configuração que me sugeriram :) Depois dou novidades


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por apr »

Tenho umas baterias li-ion de 36v 10ah em caixa tipo frog. Se estiveres interessado diz.

Em relaçao a meteres 2 motores acho que vais ficar mal servido. Mais vale 1 mais potente. Parece-me muito mais simples, eficiente e leve!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

Pois! Mas se quiseres mais força/tração é sempre melhor teres 2, no entanto o que me preocupa é mesmo a resistência contínua quando o 2º motor estiver desligado (que seria até o mais constante).
Mas acho que antes de tudo vou fazer o "overclock" que o Fidel sugere :) Como posso sempre controlar a potência em 3 níveis (ando neste momento com o nível sempre no máximo) acho que fico fino, e como está frio duvído que o motor neste tempo tenha tempo de aquecer. Portanto, o que planeio fazer agora, é encomendar as novas baterias (estas já estão praticamente "no lixo", carregadas não passam os 25v e têm um peso estúpido) e o novo controlador de 500w.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por apr »

seyon Escreveu:Pois! Mas se quiseres mais força/tração é sempre melhor teres 2, .....
Não concordo. Tens a força que quiseres com um motor. Se o motor não aguenta adicionar outro igual acho mal jogado. Mais vale trocar por um mais potente.

a minha ebike é pequena mas não é leve por causa do motor hub. Nem imagino com 2 motores hub.

Cuidado com os "overclockings"!! pensa bem antes de entrar por aí, porque depois de experimentares nunca mais vais ser o mesmo... e qualquer que seja a potencia que saques do motor nunca vai ser suficiente... :)


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por CésarSalgado »

Em relação à alfandega posso dar o meu exemplo que já vai à dois anos.
O motor era de 1000w e não tive qualquer problema com isso.
Mais ainda o motor pode muito bem ser utilizado numa bicicleta que seja por exemplo para andar só no monte... Logo ai não há lei...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
seyon
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sábado ago 19, 2006 1:58 pm

Re: Upgrade Bateria a bicicleta elétrica

Mensagem por seyon »

apr Escreveu:
seyon Escreveu:Pois! Mas se quiseres mais força/tração é sempre melhor teres 2, .....
Não concordo. Tens a força que quiseres com um motor. Se o motor não aguenta adicionar outro igual acho mal jogado. Mais vale trocar por um mais potente.

a minha ebike é pequena mas não é leve por causa do motor hub. Nem imagino com 2 motores hub.

Cuidado com os "overclockings"!! pensa bem antes de entrar por aí, porque depois de experimentares nunca mais vais ser o mesmo... e qualquer que seja a potencia que saques do motor nunca vai ser suficiente... :)
hehehe! Tens noção que só me estás a dar mais incentivo! :) Sim, depois disto o próximo passo é encomendar um de 1000 (e e ainda me dá a maluqueira de lhe fazer o mesmo "overclock").

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”