Vectrix Li+ com 60 Ah

Responder

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jasmim »

Sim, houve umas intervenções que foram moderadas.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Só podes estar a brincar...
Nunca encontrei células com uma resistência interna tão alta com tão poucos ciclos e tão pouco tempo!

Logo após o inicio da descarga, com os 12A, e com temperaturas de 15ºC, as tensões caíram para 3,10V.

Já testei células ThunderSky de 40Ah e com aproximadamente o dobro dos ciclos e da idade e que se encontravam com muito melhor saúde.

Para que a tensão das CALB 60Ah FI desce-se tanto, seria necessário uma descarga de 100A. É o que acontece no Peugeot 106 Electric (tem células iguais), que puxando a fundo, debitando 204A para os 120Ah, as tensões mínimas ficam pelos 136V, para as 44S, estando a temperaturas de 15ºC.
Em resumo, estas novas baterias CALB 60Ah que se seguem, são 8 vezes mais potentes que as que foram retiradas, originais de 42Ah com pouco tempo e poucos ciclos.
Estás a comparar tensões como se elas fossem idênticas nesse aspecto, arranja uma em condições e depois aplica 100 Amp e compara então.

Será que foram assim tão poucos ciclos ? pelo que sei devem ter sido uns 500 completos, sempre a fundo em AE, umas thundersky de 40 ah duravam isso numa mota a puxar 4C delas ??? sem considerar os problemas de oxidação no bms.

Das Calb não posso falar, nunca as testei, mas as GP de 45 amperes já deram provas do que são, apesar de ter havido alguns problemas, tal como nas nimh, revelaram ser de muito boa qualidade.

Jorge Rocha Escreveu:Em relação aos sensores de temperatura, estão em todos os 4 modolos a comportar-se da mesma forma, e faz as leituras bem. Até dá para verificar os componentes são diferentes entre si. Por isso não será nada danificado neste aspecto.
Em relação aos sensores, eu expressei-me sobre as informações que forneceste aqui, se tens essa disparidade de valores, eu disse....
ou não mediste bem ou então estão avariados.

Se estão bons, ainda melhor.... :)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Após nova denúncia avaliada pela equipa de moderação, os posts que tinham trocas de palavras ou insinuações menos correctas entre duas entidades foram editados. Os originais foram transferidos para o cofre do fórum (área apenas acessível à equipa de moderação).

Pode haver neste tópico mais algum conteúdo menos correcto que necessite de moderação. Se assim o entenderem, façam denúncia e ela será avaliada.

Os originais (versão não moderada) estão disponíveis no cofre, caso os autores queiram rever ou falar sobre isso, em privado, com qualquer elemento da moderação.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RNM »

Rufus,

Confesso não perceber o pq de tanta agressividade e desdenho pelo trabalho do JR. Bem ou mal, é ele que está a fazer numa mota que não é sua.

Além do mais, se eu estivesse no seu lugar, não via o JR como concorrente. A FFM oferece produtos e serviços para valores (€€€) distintos dos praticados pelo JR (mais completos, diversos e com um grau de acabamento diferente). Ou seja, apesar de "mexerem" os 2 em Vectrix's, não creio que o vosso mercado seja o mesmo.
Digo isto sem desprimor pelo trabalho do JR.

Mesmo que estas novas CALB só durem 500 ciclos por algum erro (que porventura tenha sido feito), isso só se irá notar daqui a 50'000km, que se calhar são uns bons anos de uso. Só daqui a uns anos é que (talvez!!!) poderá dizer que tinha razão (e se o fizer, esperamos todos que o faça com mais classe e educação que os seus comentários anteriores).

E, se tiver razão, o Jasmim pode vir a ser seu cliente. Se continuar assim, dificilmente.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RuFuS »

RNM Escreveu:Rufus,

Confesso não perceber o pq de tanta agressividade e desdenho pelo trabalho do JR. Bem ou mal, é ele que está a fazer numa mota que não é sua.
Olá RNM.

Julgo que não terá lido o que aqui se passou para estar a fazer esse tipo de observações. Se tivesse lido não faria essa observação.
RNM Escreveu:Além do mais, se eu estivesse no seu lugar, não via o JR como concorrente. A FFM oferece produtos e serviços para valores (€€€) distintos dos praticados pelo JR (mais completos, diversos e com um grau de acabamento diferente). Ou seja, apesar de "mexerem" os 2 em Vectrix's, não creio que o vosso mercado seja o mesmo.
Digo isto sem desprimor pelo trabalho do JR.

Mesmo que estas novas CALB só durem 500 ciclos por algum erro (que porventura tenha sido feito), isso só se irá notar daqui a 50'000km, que se calhar são uns bons anos de uso. Só daqui a uns anos é que (talvez!!!) poderá dizer que tinha razão (e se o fizer, esperamos todos que o faça com mais classe e educação que os seus comentários anteriores).

E, se tiver razão, o Jasmim pode vir a ser seu cliente. Se continuar assim, dificilmente.
Não vou alimentar esse tipo de discussão, pois como diz e bem são produtos diferentes com ofertas bem distintas em termos de qualidade...basta verificar nas garantias e manutenção que para este projecto, até ver não foram mencionadas.

Mas infelizmente neste fórum é como se diz, só daqui a uns anos se poderá verificar quem tem razão e tenho pena que os utilizadores não partilhem também as informações quando os "projectos" não correm bem...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por galt »

Esperamos que este corra bem! ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Antes de mais, um muito obrigado pelo bom trabalho da moderação! Todo o vosso trabalho podia ser poupado se as pessoas ao final de pensarem duas vezes, pensassem ainda mais uma, antes de escrever.


Sim jmal, eu estou a avaliar umas baterias com quase 30.000Km em dois anos realizados, e que quase sempre a fundo (110Km/h) em auto-estrada daria para percorrer uma distancia de 70Km em cada um desses quase 500 ciclos. Baterias essas que poderiam estar como novas se tivessem sido devidamente poupadas, pelo tipo de condução do piloto (com velocidades mais moderadas e arranques suaves).

Mesmo assim, para que se possa afirmar resistirem a 5C de descarga nominal, deveriam também ser informado que dos 2000 ciclos possiveis a 0,5C 80%, passariam a ser apenas possíveis uns 400 ciclos a 3C 100%. Talvez assim as pessoas pensassem duas vezes antes de enrolar o acelerador, ou então não vinham queixar-se do material, criando má imagem aos VE's e à marca.

Sabendo que com condução mais moderada se pode fazer o dobro dos km com uma só carga, estas baterias poderiam fazer percorrer a totalizante distancia de uns 224.000Km, tendo ainda menor desgaste que com estes quase 30.000Km.
(140Km/100% X 80% = 112Km X 2000 cilcos = 224.000Km)

RNM,
Muito obrigado pela tua participação (não estava à espera depois de eu ter sido menos simpático contigo... só prova que tens valores)!

Se conheço o Jasmim minimamente, sei que ele vai aproveitar ao máximo a utilidade desta mota que vai quase triplicar a autonomia comparativamente com a actual. Irá poder-se a médio prazo, 2 ou 3 anos, ver realizados mais de 50.000Km com estas baterias.

Como não tenho nada a esconder, o que disse ao Jasmim foi que lhe daria como garantia para as baterias, que com este andamento moderado, poderia ser de até 100.000Km ou 5 anos, o que ocorre-se primeiro, estaria sob minha responsabilidade. Contando com uma degradação máxima de 3%/ano e mais 4%/25.000Km realizados. Revisões gratuitas a cada 5.000Km ou 6 meses, em minha oficina. Esta politica para mim é comum, para todas as viaturas que recebem baterias novas. A garantia depende sempre de vários factores, tais como capacidades do pack, tipo de uso, peso da viatura e da carga que a mesma carrega, condições atmosféricas onde a mesma anda, relevo dos circuitos usuais, etc,...
Quando desconheço para quem e para onde vai, sigo a garantia pelos mínimos, que mesmo assim será sempre bem confortável.

Tenho já alguns exemplos, onde um dos quais a rolar há ano e meio com já feitos mais de 60.000Km, sem problemas alguns. Mas nada é feito ao acaso... e a solução para um, pode não ser solução para outro, mesmo que seja irmão gémeo.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Mumia »

Jorge Rocha Escreveu:Mesmo assim, para que se possa afirmar resistirem a 5C de descarga nominal, deveriam também ser informado que dos 2000 ciclos possiveis a 0,5C 80%, passariam a ser apenas possíveis uns 400 ciclos a 3C 100%. Talvez assim as pessoas pensassem duas vezes antes de enrolar o acelerador, ou então não vinham queixar-se do material, criando má imagem aos VE's e à marca.
Bom aqui penso que isso é mais que de conhecimento geral... acontece o mesmo num carro/mota CI, anda sempre com o/a dito/a no red line e depois vê qual a durabilidade do material. Há pessoal que gosta de esticar sempre ao máximo o material seja ele qual for e depois há as consequências.

Lembro-me perfeitamente no inicio do BUM das 125cc, ter falado com um gajo da Honda, que dizia que havia montes de pcx's com motores todos rebentados porque o pessoal usava aquilo sempre no corte, sempre no limite, como se fossem 250 e depois o material não aguentava.

Como costumo dizer, usar nem no 8 nem no 80 :) é assim que penso com o que é meu...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por jasmim »

Nem mais!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RuFuS »

Com o devido respeito:

- porque razão a verdade tem que ser censurada num espaço de discussão livre e aberto a uma comunidade que quer aprender?
Última edição por serges em terça jan 20, 2015 10:03 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Retirado a pedido do autor.
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RNM »

Oh Rufus, aprender o que consigo...?
Só o vemos a dizer mal de tudo e todos! :mrgreen:

Ate o Jmal ta a dar uma "mãozinha" 'a sua maneira (respondendo com perguntas pertinentes e mandando umas bocas, mas a gente gosta dele assim mesmo... :lol: ).

Uma verdade, meu caro amigo, e' que o Rufus não é visto como um cavalheiro (talvez o oposto), nem neste forum nem no VisforVoltage.
Outra verdade é q nem a FFM nem o JR labs têm um veiculo convertido cuja bateria já fez 2000 ciclos completos, nem conheço ninguém que o possa afirmar (talvez algum condutor de um Leaf...).

Por isso, que ganhe a empresa que faça mais ciclos! ;)
Última edição por RNM em quarta jan 21, 2015 8:38 am, editado 2 vezes no total.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por MVS »

Define por favor o que entendes por "ciclos completos".
Imagem


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RNM »

MVS Escreveu:Define por favor o que entendes por "ciclos completos".
Exemplo: Para uma bateria de 1 kWh e 2000 ciclos completos (100% DOD ou equivalente), teriam que passar 2000 kWh pela mesma.
50% DOD = 4000 ciclos parciais de 0,5 kWh.
25% DOD = 8000 ciclos parciais de 0,25 kWh.
Etc.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por MVS »

Numa mota de 72V 60Ah isso são mais de 200.000Km

Mesmo para um user invulgar como o Markito (mais de 50.000Km feitos em apenas 14 meses) seriam mais de 5 anos (duros) contando com um mês de férias por ano.

Para a química LiFePO4 os 2000 ciclos referem-se a descargas de 80% DOD em condições de temperatura que pouco têm que ver com as que se verificam no dia a dia de utilizadores frequentes de veículos de duas rodas fora da zona Sul do país.

O motociclista exposto a estas duras condições vai decerto apresentar um desgaste equivalente ao encontrado nas baterias.
Imagem


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RNM »

Segundo as specs do fabricante das células que o Markito tem na sua mota (penso que são Winston) são 3000 ciclos de 80% DOD e 5000 ciclos de 70%.
http://www.nothnagel-marine.de/media/do ... 5a0befab03


Pelas minhas contas, o Markito já fez ~669 ciclos equivalentes (5,5 kWh/100km com uma bateria de 4,6 kWh, 56'000km)
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por MVS »

Os valores dessa datasheet estão infantilmente embelezados por motivos relacionados com guerras comerciais.

Quando aparece escrito na datasheet para esta química que:

Charge Voltage: 4,0V
Charge operating temperature: -45ºC a 85ºC

E não aparece de uma forma clara na datasheet:

Que se tratam de células de 0,5C de descarga nominal
Qual a duração máxima dos impulsos de descarga de 20C

Os valores referentes aos ciclos de vida (cuja corrente de descarga não está sequer referida e cujo efeito entre outros não consideras nas tuas projecções) merecem-me exactamente o mesmo crédito.

Esta química tem sido submetida a diversos estudos independentes e satisfazem para determinadas condições de aplicação.
Última edição por MVS em quarta jan 21, 2015 2:24 pm, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

RNM, o Markito não é o MarcoPNS.
(podes acompanhar aqui viewtopic.php?f=208&t=17322&start=260 )

As baterias na Faisca Negra a que o MVS se refere são uma Sinopoly 100Ah 25S que totalizam 8KWh.

Para um consumo mediano de 30 a 40A estas baterias, mesmo com baixas temperaturas, poderão não ser tão molestadas (sua tensão sempre acima dos 3,00V enquanto as descargas mais fortes) devido ao seu grande dimensionamento. Essa mota tem hoje revisão marcada, pois desde que saiu com o "novo power" nunca cá voltou para verificações algumas deste tipo. O facto de seu histórico (em níveis de balanceamento das células) muito estável, deixa-me confiante para uma boa temporada (vai para 6 meses e uns 25.000Km).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Partilho aqui mais alguns trabalhos, mas que fique claro, que não o faço por exibicionismo (como já fui alertado por mensagem privada por um utilizador deste forum), mas pelo puro acto de ensinar.
Claro que cada um pode entender do jeito que lhe convier... aos optimistas será transmitida a mensagem de que se pode fazer desta forma, este determinado trabalho, e que terá estes resultados. Para os pessimistas... nem quero pensar o que vai em suas mentes...


Em relação às carnagens... estas estão em péssimo estado, como nunca poderia imaginar, vindo de uma mota de 11.000 paus!

Deixo algumas fotos de alguns restauros nos plásticos, plásticos estes que já se encontram para pintura.
Esta peça estava partida quase na totalidade, e depois de uma operação ficou mais resistente que uma nova.
Esta peça estava partida quase na totalidade, e depois de uma operação ficou mais resistente que uma nova.
2015-01-12 06.02.30.jpg (500.92 KiB) Visto 6306 vezes
Vista por o lado de trás, mal se nota, mas existe um reforço com o triplo da espessura, com mo mesmo material fundido e soldado, formando uma única peça, só que mais resistente do que uma nova.
Vista por o lado de trás, mal se nota, mas existe um reforço com o triplo da espessura, com mo mesmo material fundido e soldado, formando uma única peça, só que mais resistente do que uma nova.
2015-01-12 06.03.55.jpg (540.93 KiB) Visto 6306 vezes
Os vértices que estavam comidos pela estrada, da quedas do anterior dono, foram cheios com o mesmo material.
Os vértices que estavam comidos pela estrada, da quedas do anterior dono, foram cheios com o mesmo material.
2015-01-12 06.11.57.jpg (470.84 KiB) Visto 6306 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Aqui tinha mais uma parte partida, embora que pequena.
Aqui tinha mais uma parte partida, embora que pequena.
2015-01-12 06.12.55.jpg (493.82 KiB) Visto 6303 vezes
Parte de trás, com mais uma soldadura no poli-carbonato
Parte de trás, com mais uma soldadura no poli-carbonato
2015-01-12 06.13.07.jpg (546.25 KiB) Visto 6303 vezes
Alguns arranhões, coisa pouca!
Alguns arranhões, coisa pouca!
2015-01-12 06.22.13.jpg (496.99 KiB) Visto 6303 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por Jorge Rocha »

Esta grelha irá levar um furo para que a água nunca mais se mantenha ali, a fazer estragos, mesmo que os parafusos novos sejam em inox.
Para esta grelha sair, foi necessário partir um parafuso que se encontrava enferrujado junto de sua bucha metálica, acabando por ter de sair tudo à força de uma broca de titânio, abrindo um furo por dentro do parafuso para lhe retirar a resistência e partir.
Para esta grelha sair, foi necessário partir um parafuso que se encontrava enferrujado junto de sua bucha metálica, acabando por ter de sair tudo à força de uma broca de titânio, abrindo um furo por dentro do parafuso para lhe retirar a resistência e partir.
2015-01-10 18.22.37.jpg (543.1 KiB) Visto 6288 vezes
Mais uma na mesma grelha...
Mais uma na mesma grelha...
2015-01-12 06.09.05.jpg (552.57 KiB) Visto 6288 vezes
Também a grelha de trás é em poli-carbonato só que desta vez tem adição de politereftalato de etileno  (juntando assim as siglas PC-PET), também se encontrava muito frágil por ter várias estaladelas.
Também a grelha de trás é em poli-carbonato só que desta vez tem adição de politereftalato de etileno (juntando assim as siglas PC-PET), também se encontrava muito frágil por ter várias estaladelas.
2015-01-12 06.09.05.jpg (552.57 KiB) Visto 6288 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”