Vectrix Li+ com 60 Ah
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Vectrix Li+ com 60 Ah
Abro este tópico para apresentar o projeto de uma vectrix com baterias de lítio com 60 ah.
O trabalho irá ser feito na base de uma Li+ de 42 ah, cujas as baterias já não estão de boa saúde.
Todo o trabalho está a cargo da JR Lab (Jorge Rocha) que irá colocar aqui, se assim entender, todos os passos deste melhoramento.
O trabalho irá ser feito na base de uma Li+ de 42 ah, cujas as baterias já não estão de boa saúde.
Todo o trabalho está a cargo da JR Lab (Jorge Rocha) que irá colocar aqui, se assim entender, todos os passos deste melhoramento.
Última edição por jasmim em sexta jan 02, 2015 10:53 am, editado 1 vez no total.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Não aproveitam nada das baterias de origem? E vão meter que tipo de baterias?
PS: É uma pena o anterior dono ter recusado a assistência dentro da garantia, pois evitava-se isso. Mas paciência. Vamos a ver que vida nova ela terá. Com 60ah, se tiver 125v de tensão já será capaz de ficar com uma grande autonomia (7,5kWh contra os 5,4kWh de origem).
PS: É uma pena o anterior dono ter recusado a assistência dentro da garantia, pois evitava-se isso. Mas paciência. Vamos a ver que vida nova ela terá. Com 60ah, se tiver 125v de tensão já será capaz de ficar com uma grande autonomia (7,5kWh contra os 5,4kWh de origem).
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
As baterias de origem, irão servir para outros propósitos.
Prefiro colocar baterias novas e aproveitar ao máximo o potencial da máquina. No que diz respeito aos aspetos técnicos (Marca, tensões etc...) deixo para o Jorge Rocha se pronunciar.
Prefiro colocar baterias novas e aproveitar ao máximo o potencial da máquina. No que diz respeito aos aspetos técnicos (Marca, tensões etc...) deixo para o Jorge Rocha se pronunciar.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Aproveitar todo o potencial da máquina é uma boa filosofia. .
Mas não tens grandes opções de baterias para isso. Sem ser as de origem, julgo que há apenas uma ou duas marcas capazes de aguentar a performance para a qual ela vem preparada. E isso já vai ser um gasto significativo... Mas desde que a uses e dure muito tempo, é um investimento que trará retorno. .
PS; E o espaço que vão usar, é apenas o do compartimento das baterias ou vão fazer alguma adaptação para colocar módulos noutro lado?
Mas não tens grandes opções de baterias para isso. Sem ser as de origem, julgo que há apenas uma ou duas marcas capazes de aguentar a performance para a qual ela vem preparada. E isso já vai ser um gasto significativo... Mas desde que a uses e dure muito tempo, é um investimento que trará retorno. .
PS; E o espaço que vão usar, é apenas o do compartimento das baterias ou vão fazer alguma adaptação para colocar módulos noutro lado?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Olá Volt, tive a oportunidade de ler algumas paginas do DB desta Li+, para tentar compreender as razões para aquele estado (mau). Verifiquei que não estavas a ser compreendido, e muito te esforçaste para ajudar...
Verifiquei também que as baterias não são de Ferro (embora possam conter na sua composição), e se os materiais forem bem estimados, poderão durar uma vida. De outra forma, poderão envelhecer muito rápido.
As baterias que tinha (penso já não serem as originais de nova e que foram substituídas em garantia quando a mota tinha perto dos 15.000Km) com aproximadamente 30.000Km (de uso sempre a fundo) estão com uma resistência interna muito alta, fazendo descer a tensão para os valores mínimos, mesmo que acabadinha de ser carregada.
Também suas auto-descargas estão altas e encontrei uma célula que descarregou mais 6Ah que as outras e outra mais 15Ah (terei de verificar se o problema é das células ou se é do BMS).
As novas células serão Calb CA60FI de (3,20V / 60Ah) e o mesmo numero de células em série que as originais (40S). O BMS será mantido para o bom funcionamento de toda a mota, sem necessidade de alterações.
Conheço estas células de perto, tanto pela conversão no "Peugeot 106 electric" como em experiências realizadas em laboratório, e verifico ter uma resistência interna bastante baixa, capaz de potencializar os veículos que tenho projectado.
O pouco espaço que estas ocupam e o baixo peso são factores determinantes para a escolha das mesmas. Não será assim necessário fazer alterações ao espaço reservado, para as baterias, original da mota.
As recomendações para o uso da mota serão, andar em regimes abaixo dos 90Km/h na maior parte do tempo de uso. Isto pode fazer toda a diferença entre que se possa permanecer de boa saúde o pack até aos 200.000Km, ou de outra forma ver a sua degradação ser brutal e fazer apenas 40.000Km.
Verifiquei também que as baterias não são de Ferro (embora possam conter na sua composição), e se os materiais forem bem estimados, poderão durar uma vida. De outra forma, poderão envelhecer muito rápido.
As baterias que tinha (penso já não serem as originais de nova e que foram substituídas em garantia quando a mota tinha perto dos 15.000Km) com aproximadamente 30.000Km (de uso sempre a fundo) estão com uma resistência interna muito alta, fazendo descer a tensão para os valores mínimos, mesmo que acabadinha de ser carregada.
Também suas auto-descargas estão altas e encontrei uma célula que descarregou mais 6Ah que as outras e outra mais 15Ah (terei de verificar se o problema é das células ou se é do BMS).
As novas células serão Calb CA60FI de (3,20V / 60Ah) e o mesmo numero de células em série que as originais (40S). O BMS será mantido para o bom funcionamento de toda a mota, sem necessidade de alterações.
Conheço estas células de perto, tanto pela conversão no "Peugeot 106 electric" como em experiências realizadas em laboratório, e verifico ter uma resistência interna bastante baixa, capaz de potencializar os veículos que tenho projectado.
O pouco espaço que estas ocupam e o baixo peso são factores determinantes para a escolha das mesmas. Não será assim necessário fazer alterações ao espaço reservado, para as baterias, original da mota.
As recomendações para o uso da mota serão, andar em regimes abaixo dos 90Km/h na maior parte do tempo de uso. Isto pode fazer toda a diferença entre que se possa permanecer de boa saúde o pack até aos 200.000Km, ou de outra forma ver a sua degradação ser brutal e fazer apenas 40.000Km.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Boas Jorge,
Pelas medidas delas apenas cabem 34 células em baixo na vertical.
Onde vais "enfiar" as outras 6? Deitadas em cima?
Pelas medidas delas apenas cabem 34 células em baixo na vertical.
Onde vais "enfiar" as outras 6? Deitadas em cima?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Boas Creio que o Nuno Santos já a fez mas teve de alterar o espaço para as mesmas
Boa sorte com o projecto!
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Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Exactamente! Ainda dentro da caixa das baterias!sugarstorm Escreveu:Boas Jorge,
Pelas medidas delas apenas cabem 34 células em baixo na vertical.
Onde vais "enfiar" as outras 6? Deitadas em cima?
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Realmente esse pack está péssimo.
E essas de 60ah vão ser um espetáculo!
Parabéns ao comprador e ao cirurgião!
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
uhm boa boa!!! curioso com mais este trabalho vá vá venha de lá agora muita fotozinhaaaaaaa e muito pormenor
Isto é como tudo, o que não é bem estimado dificilmente dura muito...
Agora venha de lá mais uma Vx de 60Ah!! Boa Sorte no projecto
Curiosoooooo
Isto é como tudo, o que não é bem estimado dificilmente dura muito...
Agora venha de lá mais uma Vx de 60Ah!! Boa Sorte no projecto
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Tinha carregado as células há um mês atrás (quando também carregei as do "P106-e") e agora volto a carrega-las, e qual o meu espanto? Sua auto-descarga num mês inteiro, com temperaturas de 15ºC médias, foi de 0,25Ah para cada célula de 60Ah, o que dá 0,41% de descarga ao mês.
Pode parecer "batatas" tudo o que falo, mas quanto menor for a auto-descarga das células, menor serão os tempos de balanceamento, menor são as perdas energéticas, logo maior será a consistência de um pack em boa saúde.
Pode parecer "batatas" tudo o que falo, mas quanto menor for a auto-descarga das células, menor serão os tempos de balanceamento, menor são as perdas energéticas, logo maior será a consistência de um pack em boa saúde.
- Anexos
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- Os ligadores também serão bem dimensionados, à altura de uma boa mota
- 2014-10-24 00.50.47.jpg (138.35 KiB) Visto 10228 vezes
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Comecei a ler e ao mesmo tempo pensava quem seria o antigo proprietário a quem o Volt se referia... depois vi a foto da Li+ dentro da carrinha de transporte e... pronto, não é preciso dizer mais nada...
Jorge, porque não usar as células do Leaf?
Pelo que li no VisforVoltage, apesar de não ser fácil importa-las para a Europa, a conversão é directa!
Jorge, porque não usar as células do Leaf?
Pelo que li no VisforVoltage, apesar de não ser fácil importa-las para a Europa, a conversão é directa!
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Com estas também a conversão é directa!
Confio mais km realizáveis com estas baterias, tendo em conta uma condução moderada.
Também por não conhecer o histórico das dos Lesf's (será que não são de viaturas batidas? ou cujo o pack teve alguma anormalidade e foi substituído?), e nestas coisas que não se enviam num simples envelope, é preferível não arriscar.
Confio mais km realizáveis com estas baterias, tendo em conta uma condução moderada.
Também por não conhecer o histórico das dos Lesf's (será que não são de viaturas batidas? ou cujo o pack teve alguma anormalidade e foi substituído?), e nestas coisas que não se enviam num simples envelope, é preferível não arriscar.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Para além de que fica mais caro o despacho e as taxas alfandegárias do que as baterias...
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
O jorge sabe o que faz.....carga em paralelo...do best!
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Pelo meu ponto de vista os sensores de temperatura nesta Li+ estão em local não apropriado:
Não é por causa disto que deixo de gostar da mota. Daria-lhe nota máxima em mais de 90% dos pontos já por mim verificados. E peço desculpa por os não mencionar, pois então nunca mais daqui sairia.
P.S. - Aos moderadores, se acharem que isto não ajuda em nada os proprietários de quem tenha modelo igual, como um aviso de amigo, podem retirar sem deixar justificação, pois para esta mota já não vai servir, uma vez que vão ser colocados os sensores de temperatura em local apropriado para uma boa leitura das células.
Tenho dificuldade em perceber como é que podem ter deixado passar este pequeno pormenor, no meio de tão boa construção, sendo ele o bastante para que não se tenha forma possível de saber a que temperatura as células estão na realidade.Não é por causa disto que deixo de gostar da mota. Daria-lhe nota máxima em mais de 90% dos pontos já por mim verificados. E peço desculpa por os não mencionar, pois então nunca mais daqui sairia.
P.S. - Aos moderadores, se acharem que isto não ajuda em nada os proprietários de quem tenha modelo igual, como um aviso de amigo, podem retirar sem deixar justificação, pois para esta mota já não vai servir, uma vez que vão ser colocados os sensores de temperatura em local apropriado para uma boa leitura das células.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Preparação para a introdução das novas baterias:
- Anexos
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- Mais um pedaço de plástico que vai ser retirado, por não mais ir fazer trabalho de ventilação das células (penso que funciona muito bem para NiMh, mas não para LiFePO4 de 7,68KWh)
- PC230016.JPG (544.25 KiB) Visto 10063 vezes
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- Retirar pequenos grânulos de solda para não picar as futuras células, já que as mesmas vão entrar muito justas.
- PC230009.JPG (524.84 KiB) Visto 10063 vezes
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- Verifica-se as entradas de ar laterais pela parte de dentro da caixa das baterias, que agora vão deixar de ter efeito, por não haver necessidade de arrefecimento, e até pelo contrário, haverá isolamento térmico para que se mantenha a energia dentro do pack de baterias.
Ao fundo, nos cantos da parte da frente da caixa das baterias, também se verifica um furo por mim feito, já que só existia na parte mais alta (parte de trás) da caixa das baterias da mota. - PC230001.JPG (554.49 KiB) Visto 10063 vezes
- Verifica-se as entradas de ar laterais pela parte de dentro da caixa das baterias, que agora vão deixar de ter efeito, por não haver necessidade de arrefecimento, e até pelo contrário, haverá isolamento térmico para que se mantenha a energia dentro do pack de baterias.
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Continuação de preparativos de colocação das novas células:
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
bom eu só digo que estouuuuuuuuuuu a gostar de ver!!!!
a gostar das explicações e claro das fotos só tenho a dizer.... mais mais mais mais
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Re: Vectrix Li+ com 60 Ah
Jorge Rocha Escreveu:P.S. - Aos moderadores, se acharem que isto não ajuda em nada os proprietários de quem tenha modelo igual, como um aviso de amigo, podem retirar sem deixar justificação, pois para esta mota já não vai servir, uma vez que vão ser colocados os sensores de temperatura em local apropriado para uma boa leitura das células.
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