Velocipede electrico DIY

Responder

Autor do tópico
rvsilva
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 19, 2015 4:02 pm

Velocipede electrico DIY

Mensagem por rvsilva »

Bom dia a todos,
Sou relativamente novo no fórum e estou cada vez mais interessado nos veículos elétricos.
Estava a pensar iniciar um projeto híbrido - triciclo bioelectrico isolado! A ideia foi aconselhada ate pelo membro To Ze do fórum que me aconselhou a desviar da ideia original - conversão de carro para elétrico.
Realmente esta decisão faz muito sentido na minha posição e por isso assim decidi.. Gastos 10 vezes mais baixos e maior possibilidade de "inventar" no projeto.

Ainda estou numa fase muito inicial por isso por agora vou colocar aqui umas questões para as quais estou em dúvida...
Já andei a investigar sobre o assunto e pelos vistos o limite de potência nos velocípedes esta nos 250w o que eu penso ser muito limitador...
O nosso pais tem muitas subidas e descidas, por exemplo na zona do Porto.
Com os 250w + força humana seria comodo fazer essas subidas, num peso total próximo dos 120kg?
Estava a pensar nos motores mid drive bafang...

Quanto à velocidade máxima para utilização do motor acho que é bastante razoável os 25km/h...
Já vi aqui alguns projetos com mais dos que os 250w, alguém sabe dizer se as autoridades implicam com os watt mesmo que haja o corte de velocidade a 25km/h?

Obrigado desde já pela vossa colaboração.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por serges »

Hummmm

Um projecto interessante, que todos vamos aguardar novidades do que aí vem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por jmlflorencio »

Vou seguir este tópico também...

O triciclo vai ter as duas rodas à frente ou atrás?


Autor do tópico
rvsilva
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 19, 2015 4:02 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por rvsilva »

As duas rodas em principio serão a frente, ainda esta tudo em inicio do projeto...
Para já estou a investigar a legislação... a questão dos 250w é que deve chatear um bocado...
Se bem que em peak o bafang acho que puxa mais de 500w..
O principal objetivo é tornar as subidas fáceis e aumentar a aceleração ...
Se alguem tiver informações que partilhe :D

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por MVS »

A especificação do motor de 250W é em termos nominais, é normal o valor de pico ser superior.

250W no hub da roda é muito pouco mas na roda pedaleira e a beneficiar da transmissão do veículo torna-se interessante. A potência média dispendida por um atleta profissional numa etapa do Tour de France é inferior a esse valor.
Última edição por MVS em sexta fev 06, 2015 1:56 pm, editado 1 vez no total.
Imagem


Autor do tópico
rvsilva
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 19, 2015 4:02 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por rvsilva »

MVS Escreveu:A especificação do motor de 250W é em termos nominais, é normal o valor de pico ser superior.

250W no hub da roda é muito pouco mas na roda pedaleira e a benificiar da transmissão do veículo torna-se interessante. A potência média dispendida por um atleta profissional numa etapa do Tour de France é inferior a esse valor.
Já da para ter uma ideia!
Muito obrigado

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por BondadeSua »

rvsilva Escreveu:Bom dia a todos,
Sou relativamente novo no fórum e estou cada vez mais interessado nos veículos elétricos.
...
....
O nosso pais tem muitas subidas e descidas, por exemplo na zona do Porto.
....
No Poto? Conheço bastante bem!
Assim ainda me interessa mais ;)

BondadeSua


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por apr »

Oi,

É um facto que com motores fabricados com especificações de potencia de 250W não vais lá. Funcionam bem mas é a descer!

Eu diria que se pegares num motor de 10kW e o configurares para não debitar mais de 250W continuos estarias legal.

Depois metes um interruptor para usares a potencia máxima quando for preciso, ou para subir ladeiras ou para fugir à policia :D


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por luisdacosta »

Olá rvsilva,

interessante este projecto. Vou acompanhar.
É como o apr disse...um interruptor. Eu na minha bike tenho um. 25%, 75% ou 100% que são 5000watts. Quando deixo alguém dar uma volta, ou circulo em zonas com muita gente...25%. :mrgreen:

Boa sorte,
Luís.
Anexos
DSC_0759.JPG
DSC_0759.JPG (114.26 KiB) Visto 7602 vezes


Autor do tópico
rvsilva
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 19, 2015 4:02 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por rvsilva »

Era mesmo algo nesse genero que procurava! Alguém sabe se é mesmo legal ou é só o suficiente para o policia ser simpático? X)
O objetivo é pedalar também, o problema seria a possível falta de torque nas subidas e o tempo de aceleração ate uma velocidade considerável.
Talvez opte por 500w ou 750w mid drive...com o interruptor.
Tendo o benefício de o motor usar a cassete das mudanças acho que já seria impecável para o efeito pretendido...

Obrigado pelas dicas, ajudam imenso a estruturar o plano...
Alguém tem feedback dos motores bafang?


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por apr »

Podes começar por juntar um cycle analyst v3 que controla a vel maxima e a potencia maxima, adapta a curva de resposta do acelerador e é compativel com sensores de força do impulso dado ao pedal, que deve ser melhor que os basicos sensores de movimento dos pedais.

Ah e tambem da para meter o interruptor para ignorar isso tudo e ir a assapar...


Em termos de motores nao consigo ajudar, teras que decidir se queres de hub ou central, ambos com as suas vantagens. Creio que no site oficial do cycle analyst tens um simulador de variados motores.

Depois de decidires que motor usar ficas com uma ideia da tensao e capacidade em Ah que necessitas para construir o pack de baterias, para as velocidades e autonomias que pretendes.

Quanto ao controlador aconselho a contactar o lyen (endless-sphere.com) que é muito prestavel.


Autor do tópico
rvsilva
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 19, 2015 4:02 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por rvsilva »

É também uma ideia a explorar!
No caso do motor que estava a pensar, ele já vem com um controlador integrado...
Eu queria mesmo mid drive pq o principal objetivo é força a subir em estrada, também não é para offroad...

Conhecem algum mid sem controlador integrado para por o cycle analyst? Ou sugestões para reduzir a potencia no bafang de 750w?


Autor do tópico
rvsilva
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda jan 19, 2015 4:02 pm

Re: Velocipede electrico DIY

Mensagem por rvsilva »

https://www.youtube.com/watch?v=BYMdcSWnbBo
Muito útil, era isto que que queira.
Da para programar o controlador e limitar os amps!
Feito isto, controla-se o acelerador manual para máxima potencia e debita a potencia toda quando carregados.

Resumindo, a assistência pode estar limitada a 250w mas obtém se mais pelo acelerador.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”