Converter Giant Trance 4
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Converter Giant Trance 4
Boa noite novos amigos.
Sou novo aqui no forum, e venho por este meio pedir a vossa ajuda num novo projecto meu.
Material comprado:
Bicicleta Giant Trance 4
Motor de cubo 1500W 48V
E Bike Electric Scooter Handlebar Throttle (Throttle + 12V-100V Voltage Display)
iMAX B6 Charger Professional Digital RC Lipo NiMh Battery Balance
Parallel Charging Balance Board for Lipo Li-ion IMAX B6 B8 Battery Charger
40x 18650 3.7V 7200mAh Li-ion Lithium Protected Rechargeable Battery
A minha ideia e colocar este motor a trabalhar de 48 a 72V . Sera que aguenta.
Falta comprar o controlador. Que controladora me aconselham? (Gostaria de uma que que trabalha-se dos 48V aos 72V, e que fosse possivel configurar os Amperes de saida)
Obrigado desde ja a quem colaborar para me ajudar neste projecto.
Aberto tambem a conselhos de outro material que deva de adquirir para completar o projecto, bem como links de onde comprar a melhor preco.
Obrigado
Sou novo aqui no forum, e venho por este meio pedir a vossa ajuda num novo projecto meu.
Material comprado:
Bicicleta Giant Trance 4
Motor de cubo 1500W 48V
E Bike Electric Scooter Handlebar Throttle (Throttle + 12V-100V Voltage Display)
iMAX B6 Charger Professional Digital RC Lipo NiMh Battery Balance
Parallel Charging Balance Board for Lipo Li-ion IMAX B6 B8 Battery Charger
40x 18650 3.7V 7200mAh Li-ion Lithium Protected Rechargeable Battery
A minha ideia e colocar este motor a trabalhar de 48 a 72V . Sera que aguenta.
Falta comprar o controlador. Que controladora me aconselham? (Gostaria de uma que que trabalha-se dos 48V aos 72V, e que fosse possivel configurar os Amperes de saida)
Obrigado desde ja a quem colaborar para me ajudar neste projecto.
Aberto tambem a conselhos de outro material que deva de adquirir para completar o projecto, bem como links de onde comprar a melhor preco.
Obrigado
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Boas. Ficam algumas fotos:
Motor:
Acelarador:
Carregador:
Baterias:
Outras coisitas:
Motor:
Acelarador:
Carregador:
Baterias:
Outras coisitas:
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Converter Giant Trance 4
Muito bem..
Parabéns pelo projeto!
Já agora... porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si
Parabéns pelo projeto!
Já agora... porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1472
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Converter Giant Trance 4
Olá, belo projecto! Eu apenas desconfio dessas baterias... 7,2A no formato 18650 não existe. O máximo que conheço tem 3,5A e são uma fortuna. Fala com o user Fidel que te pode esclarecer melhor e constrói packs de baterias 18650. As terminações do carregador não são para carregar um pack com 48v ou 72v. Uma Giant é uma Giant!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1472
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Converter Giant Trance 4
Antes de avançar para aquisição, o ideal é ler os Diários de Bordo das bicicletas eléctricas.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1472
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Re: Converter Giant Trance 4
O RNM tem uma que é um canhão!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Basicamente podes deitar essas células ao lixo
Isso não tem 7200mah nem aqui nem na China. Passa pelos diários de bordo das bicicletas que vais aprender bastante. Quanto aos controladores o melhor que te posso recomendar é o adaptto mini-e, ficas com um controlador de topo por um preço não muito caro.
Isso não tem 7200mah nem aqui nem na China. Passa pelos diários de bordo das bicicletas que vais aprender bastante. Quanto aos controladores o melhor que te posso recomendar é o adaptto mini-e, ficas com um controlador de topo por um preço não muito caro.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1899
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Converter Giant Trance 4
Sim, o que tenho lido de reviews a essas baterias aponta para que não sejam sequer da mesma categoria das 18650 'banais'... Tinham tipo 1000 mAh de capacidade, coisas desse género :-/ :-/
O carregador é exclusivo para baterias lipo? E dá para essas?
O carregador é exclusivo para baterias lipo? E dá para essas?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Obrigado pelos comentarios.
Fidel, pelas caracteristicas do carregador penso que dá, deixo em baixo:
Operating voltage range: DC11.0-18.0 Volt / AC to DC adaptor(DC11.0-18.0V/5A)
* Circuit power: Max.charge power 50W / Max.discharge power 5W Charge Current Range: .1~5.0A
* Discharge current range: 0.1-1.0A
* Current drain for balancing Li-po: 300mAH/cell
* LiIon/LiPo/LiFe cells : 1-6
* NiCd/NiMH cells : 1-15
* Pb battery voltage: 2~20v
Quanto a qualidade das baterias, defacto nao posso dizer porque nenhum deste material ainda chegou. Mas depois de comprar estas, vi umas UltraFire 9800mAh. Se estas aprovarem, devo de fazer outro pack com mais amperagem depois com estas de 9,8.
Esse controlador parece ser muito bom, mas tem um preco um pouco alto. Tenho andado a ver um da Kelly que tb me parece ser bom, e o preco ligeiramente inferior.
Quanto a este motor, alguem conhece ? É que a minha duvida na escolha do controlador e mesmo por nao saber o que consigo tirar deste motor. Se nao conseguir tirar muito mais que o normal dele, nao vale a pena um grande investimento num controlador.
Fidel, pelas caracteristicas do carregador penso que dá, deixo em baixo:
Operating voltage range: DC11.0-18.0 Volt / AC to DC adaptor(DC11.0-18.0V/5A)
* Circuit power: Max.charge power 50W / Max.discharge power 5W Charge Current Range: .1~5.0A
* Discharge current range: 0.1-1.0A
* Current drain for balancing Li-po: 300mAH/cell
* LiIon/LiPo/LiFe cells : 1-6
* NiCd/NiMH cells : 1-15
* Pb battery voltage: 2~20v
Quanto a qualidade das baterias, defacto nao posso dizer porque nenhum deste material ainda chegou. Mas depois de comprar estas, vi umas UltraFire 9800mAh. Se estas aprovarem, devo de fazer outro pack com mais amperagem depois com estas de 9,8.
Esse controlador parece ser muito bom, mas tem um preco um pouco alto. Tenho andado a ver um da Kelly que tb me parece ser bom, e o preco ligeiramente inferior.
Quanto a este motor, alguem conhece ? É que a minha duvida na escolha do controlador e mesmo por nao saber o que consigo tirar deste motor. Se nao conseguir tirar muito mais que o normal dele, nao vale a pena um grande investimento num controlador.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Pois e, esqueci a foto mais importante, a maquina kkkkk
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1472
- Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
- Localização: Lisboa
Converter Giant Trance 4
Eu posso estar a fazer uma grande confusão, mas se pretendes montar um Pack de 48v21A ou 72v14A ou seja, com 40 células de 16s3p ou 20s2p, tens de ter um carregador de 48v ou 72v. As células têm de ser soldadas e não as podes carregar 6 de cada vez.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Ou 2 pack's de 37v ligados depois em serie
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Converter Giant Trance 4
Tenho um controlador infineon alterado pelo lyen do endless-sphere que é bom e nao é caro. Dá para até 24s lipo.
Se estiveres interessado porcura-o no outro forum e pede-lhe o melhor controlador para o que tens/queres.
Falta-te um carregador bulk para usares isso regularmente, senao perdes mais tempo a carregar do que a andar
Se estiveres interessado porcura-o no outro forum e pede-lhe o melhor controlador para o que tens/queres.
Falta-te um carregador bulk para usares isso regularmente, senao perdes mais tempo a carregar do que a andar
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Converter Giant Trance 4
Ah e mais importante que tudo: os TORQUE ARMS
Nao descures esse aspeto
Nao descures esse aspeto
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Posso estar interessado, mas para já quero ter o material nas maos para fazer testes.
So deve de chegar todo para o fim deste mes.
Falta-me sim a controladora, mas continuo a precisar de uma ideia do que posso extrair em seguranca deste motor. Calhando compro uma de 48v para 1500W, para realizar testes (Aquecimento, etc) e ver se a potencia de base chega.
Aceito ideias de controladoras que é o que me falta comprar
So deve de chegar todo para o fim deste mes.
Falta-me sim a controladora, mas continuo a precisar de uma ideia do que posso extrair em seguranca deste motor. Calhando compro uma de 48v para 1500W, para realizar testes (Aquecimento, etc) e ver se a potencia de base chega.
Aceito ideias de controladoras que é o que me falta comprar
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Sim APR, ja tinha lido sobre isso, e penso que vai ser necessario e muito importante. Isso e universal para qualquer quadro e qualquer motor ?? Alguns conselhos de uns a bom preco qualidade ?
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Converter Giant Trance 4
Nao é universal. Tens que estudar os apoios do quadro e o eixo do motor. Depois aconselho a fazeres-te amigo de um torneiro mecanico para arranjar uma solução à medida. Foi o que eu fiz.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Converter Giant Trance 4
Parabéns pela iniciativa, mas prepara-te para aprender um pouco mais sobre baterias. Isso será a chave de sucesso para qualquer projecto de veiculo eléctrico.
(precisando de ajuda, cá estaremos)
Carregamentos sempre da tensão total (esse Imax B6 serve para muitas coisas, mas como carregador de um pack de bicicleta musculada, nem penses...) Para poderes carregar tudo ao mesmo tempo e manter tudo muito bem equilibrado (nada de ter ligações extra com metade do pack ou por ali à volta).
BMS, pois com certeza (muito cuidado com suas ligações, sua ordem etc.).
Em relação ao motor, eu pessoalmente gosto muito desses motores sem qualquer desmultiplicação para aproveitar a travagem regenerativa(só quem não conhece o que isso é, é que não lhe sente a falta), e depois também é um silencio espectacular, em especial se o controlador for FOC (onda sinusoidal).
(precisando de ajuda, cá estaremos)
Carregamentos sempre da tensão total (esse Imax B6 serve para muitas coisas, mas como carregador de um pack de bicicleta musculada, nem penses...) Para poderes carregar tudo ao mesmo tempo e manter tudo muito bem equilibrado (nada de ter ligações extra com metade do pack ou por ali à volta).
BMS, pois com certeza (muito cuidado com suas ligações, sua ordem etc.).
Em relação ao motor, eu pessoalmente gosto muito desses motores sem qualquer desmultiplicação para aproveitar a travagem regenerativa(só quem não conhece o que isso é, é que não lhe sente a falta), e depois também é um silencio espectacular, em especial se o controlador for FOC (onda sinusoidal).
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 160
- Registado: terça set 29, 2015 6:43 pm
Re: Converter Giant Trance 4
Obrigado por essa resposta Jorge, mas conteolador Foc, ainda nao tinha lido sobre isso.
Conheces algum a preco acessivel, e que o adaptto e um pouco caro, e nao sei se quero gastar tanto
Conheces algum a preco acessivel, e que o adaptto e um pouco caro, e nao sei se quero gastar tanto
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Converter Giant Trance 4
Se não quiseres regeneração adiciona à lista uns travões adequados à potencia que queres debitar