Quem pode ajudar neste projecto....???


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que esse suporte está 'fraquito' como está agora. Antes das alterações e alinhamento que fizeste, creio que estava péssimo!

Como é que alguém vende uma coisa assim, com uma braçadeira a servir de fixação??

De qualquer modo bom trabalho, ficou certamente melhor com as alterações feitas ;-)

Mesmo assim, tentaria fabricar (ou pediria a alguém que o fizesse) um suporte numa peça única, que fixasse em todos os suportes no motor, e que se ligasse ao quadro de forma robusta...

Força nisso!


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

estes kits são vendidos com estes suportes porque o mercado exige preços baixos, se tivesse um suporte xpto seria muito mais caro, pode se ver pelo preço do kit egoo com o mesmo motor que a minha bike incluindo a bateria são 3500 dolares no minimo.,
mas atenção que o motor até é bom, o suporte é que é lamentavel,


nunosilvarocha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 20, 2016 1:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por nunosilvarocha »

Como vai o projeto? Quero ver a evolução.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

agora é que reparei bem na bicicleta,
Tas a pensar nessa potência e velocidade numa bike que nem tem suspensão à frente?!
A minha não é de suspensão total mas é o que recomendo.
Em estradas menos boas, com remendos ou muito onduladas a solução é levantar do selim ou baixar a velocidade.
És só mais um a querer fazer homoletes sem ovos.


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá a todos.

Falta-me ainda a bateria que está a acabar de ser montada e testada.
Mal tenha uma versão da bicicleta a andar envio mais umas fotos e talvez um vídeo.

Relativamente à escolha da bicicleta, é verdade que não é a mais apropriada, tem a vantagem de ser relativamente leve e ter um espaço no quadro que é generoso.
Tenho um selim com amortecimento que lhe vou colocar (não é o que está nas fotos). Estou também a pensar em eventualmente arranjar-lhe uma suspensão para a frente e usar uns pneus maiores para mais conforto. As bicicletas de suspensão totoal têm tipicamente muito menos espaço no quadro, no entanto não excluo a hipótese de vir a comprar uma para substituir esta.

Não estou a pensar em andar muito depressa (max 50 km/h, a bateria vai ter 48v) a minha ideia inicial foi arranjar um sistema que fosse eficiente, quero que a bateria dure o maior numero de quilómetros possível, e não ter de a recarregar todos os dias. Também por isto escolhi um sistema de motor central com uma desmultiplicação razoável, para tentar ter o motor a funcionar perto do seu regime de maior eficiência e sem aquecer. Por outro lado não estou a pensar em andar com ela em muitos trilhos, será mais estrada e alguns caminhos pouco acidentados. Quer isto dizer que desta "potência toda" deverei usar apenas alguma. Se me entusiasmar com a velocidade provavelmente irei ponderar uma bicicleta com mais segurança, com travões de disco, e suspensão total.

Um abraço a todos e até breve.


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá a todos.

O tempo que demorei a continuar este tópico prende-se com o facto de ter tido, entretanto, muitos azares neste projecto (um dos projectos mais azarados da minha vida). Quase todos se prendem com o BMS que afinal não funciona assim tão bem (o fornecedor anda ainda a tentar resolver os problemas). Não recomendo para já a sua compra.

Se tivesse antecipado tantos problemas teria optado por ter uma bateria constituída por dois blocos de 24V, cada um com a configuração 6sx6p. São mais fáceis de arrumar no quadro, e é muito mais simples carregá-los pois os carregadores que equilibrem as voltagens de cada célula são muito comuns e baratos para a configuração 6s.

Finalmente tenho tudo a funcionar e estou muito contente com o resultado final!!!
- O motor tem um binário muito bom e uma velocidade máxima que é superior ao que é necessário.
- Mesmo quando se puxa pelo motor em subidas e com velocidades na ordem dos 25 km/h (a subir) em que o binário é muito importante o controlador e motor apenas ficam mornos (em subidas com mais de 2 km).
- Já fiz alguns testes de velocidade a até agora os valores de velocidade máxima em recta são de 55 km/h, o que é mais do que suficiente para andar em cidade. Ainda vou experimentar com as baterias completamente carregadas.
- Em subida porta-se muito bem desde que se faça um uso correcto das mudanças. Para mim a maior surpresa foi a força que este motor tem, e nas subidas é muito notório
- A bateria nunca ficou quente nem morna sequer (neste momento a configuração é 13Sx5P)
- O motor faz pouco barulho mas ouve-se, não é nada que me incomode, numa rua com trânsito não dá para ouvir.
- Até agora o sistema de suporte do motor com algumas alterações minhas ( que estão nas fotos anteriores) funciona perfeitamente
- é possível pedalar e ter assistência do motor, sendo que para isso acontecer é necessário ajustar muito bem o acelerador.
- Os sistema todo (bicicleta+ motor + bateria) pesa 24 Kg.
- Tal como seria de prever e o Jordison disse, para este motor a bicicleta precisa de ser diferente. Dei por mim a ultrapassar carros mais lentos na cidade, e a ultrapassar pesados na marginal.... No fim da volta percebi que tinha sido uma irresponsabilidade total.
- Ainda não fiz um teste relativamente à autonomia
- Em estilo de conclusão tenho a dizer-vos que se este sistema for minimamente robusto ao longo do tempo, serve perfeitamente para 90% das voltas que dou na cidade substituindo carro e mota de forma muito satisfatória!!!

Estou agora e pensar na bicicleta ideal para o uso que lhe dou ( estrada ou caminho florestal sem muito obstáculos).
Mais uma vez gostava de saber a vossa opinião.

Já pensei numa FS (full suspension) mas pesando eu 90kg + os 24 kg > 100 kg da bicicleta haverá alguma FS que aguente tanto peso de forma segura? O facto de o motor ter um binário tao grande não irá fazer com que o quadro esteja sempre a dobrar? Alguém tem experiência neste tipo de motores adaptados a uma FS?

Será melhor uma HT (hardtail) com uma boa suspensão à frente e uns pneus mais largos + suspensão no selim? ( eu tenho thudbuster LT). Para o mesmo peso sempre fica mais barata.

Relativamente aos travões, valerá a pena travões de disco ou será preferível uns bons Vbrakes? Pelo que li os travões de disco são mais eficazes mas exigem que as rodas sejam mais reforçadas e como tal mais pesadas, além de todo istema de travagem ser mais complicado. Na decathlon apontam um limite de 100 kg no máximo para o peso (bicicleta+ ciclista) e é acima de tudo por causa dos travões de disco.

Qual seria a bicicleta ideal para que anda com um motor destes por vezes a 50 km/h mas maioritariamente em estrada?

Um abraço e até breve.

PS: Se alguém tiver com dúvidas e quiser experimentar o meu sistema, diga para combinarmos. Vivo em Lisboa.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jmlflorencio »

Arranja uma bike de down hill, ficas automaticamente descansado a nível de robustez do quadro e das rodas ;-)

De resto, boas notícias em relação ao desempenho do sistema, parabéns ;-)


Autor do tópico
Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por Rurbano »

Olá, não será um pouco excessivo uma de down hill? Afinal vou andar maioritariamente em estrada e a velocidades inferiores a 50, muito provavelmente entre os 20 e os 30 km/h.

Abraço


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jmlflorencio »

Até acho que pode ser o indicado... Robustez, estabilidade a alta velocidade (30 km/h de bicicleta já não é devagar), curso generoso das suspensões, poder de travagem 'para dar e vender'... E com ajuda eléctrica o peso acrescido não causa problemas ;-)


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por jordison »

Os vbrake até não são maus, o problema é o aquecimento após travagens consecutivas ou prolongadas que faz perder força de travagem.
Suspensão total é quase fundamental num motor de roda que pese mais de 5kg, num mid drive dá jeito mas na minha opinião não é fundamental ter suspensão atrás.
Bikes com muito curso de suspensão são péssimos para pedalar, parte da força que o ciclista exerce nos pedais transforma se em movimento da suspensão em vez daquilo que se quer que é andar para a frente.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Quem pode ajudar neste projecto....???

Mensagem por serges »

jmlflorencio Escreveu: sexta set 15, 2017 12:23 am Até acho que pode ser o indicado... Robustez, estabilidade a alta velocidade (30 km/h de bicicleta já não é devagar), curso generoso das suspensões, poder de travagem 'para dar e vender'... E com ajuda eléctrica o peso acrescido não causa problemas ;-)
Concordo pois há muita gente por aqui que recomenda vivamente este mesmo sistema...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”