Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Responder

Autor do tópico
nunosilvarocha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 20, 2016 1:17 pm

Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por nunosilvarocha »

Boa tarde,

Estou a equacionar a possibilidade de construir uma bicicleta elétrica para me deslocar para o trabalho.

As condições do trajeto são as seguintes:
(Este é o cenário de ida, a vinda é ao contrário ;) )
Perfil de elevação.png
> Primeira subida [1.29; 4.08]km +/- 4.5%
> Segunda subida [6.49; 8.62]km +/- 3.6%
> Ultima subida [9.11; 10.5]km +/- 5.7%

> Zonas mais íngremes:
- [6.49; 6.93]km +/- 6.8%
- [9.11; 9.90]km +/- 7.2%
Portanto +/-10km sempre a subir bem logo de manhã

Kit e-Bike
Será a melhor opção o MID para aproveitar as mudanças nas subidas?

Qual dos Kits da Cyclone se adaptariam melhor?
1920-3000W
1800-3000w
650-1680W
(qual a diferença entre os dois primeiros e porque é que o preço tão semelhante ao ultimo?)

Quanto ao controlador? O do Kit da Cyclone é suficiente ou é melhor comprar separado?
Que conjunto aconselham?

Baterias penso mais tarde.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por jordison »

Eu já tenho bastante experiencia com o 1680, sobre os outros já li sobre a experiencia de outros utilizadores.
o 1920 tem muito torque, é o mais pesado e o maior de todos, mas muito torque tambem deve destruir as transmissão de uma bicicleta bem rápido.
o 1800 é quase igual mas mais pequeno mais leve e menos torque.
quando optei pelo 1680 havia poucas alternativas em mid drive e pareceu me o mais indicado por ter que fazer muitas subidas, mas não to nada arrependido, como é o que tem menos força dos 3, obriga a trocar de mudanças com mais frequencia mas pelo menos não força tanto a transmissão da bicicleta.
o 1680 faz bastante barulho, não me chateia muito em pequenas distancias, mas percursos maiores reconheço que fazer 80km por dia a ouvir o motor chateia um bocado

todos eles têm uns carretos e em nenhum deles dura para sempre e para quem faz muitos klm's vai acabar por ter que abrir o motor para os trocar.
em todos eles os suportes fornecidos são uma m...., são insuficientes até para o motor mais pequeno.


Autor do tópico
nunosilvarocha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 20, 2016 1:17 pm

Re: Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por nunosilvarocha »

Jordison, obrigado pelo teu comentário. Nesse caso penso que vou optar pelo 1800.
Mais leve que o 1920, mas com potencial para a escalada que tenho que fazer logo pela manhã.
Ainda posso não usar a potência toda para poupar toda a mecânica.

Em relação aos controladores? O que vem com o kit da Cyclone é suficiente ou devo optar por outro?

Quanto às baterias em função do percurso (principalmente a escalada da manhã) o que aconselham?
Como é constituído o teu banco de baterias para fazer tantos km?


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por jordison »

se vais compar o kit completo e já vem com o controlador eu experimentava esse antes de pensar noutro.
esse controlador não é dos melhores e não da para programar mas já desenrascar, os meus preferidos vêm quase todos de fora da europa.
o meu é um kelly e era o que vinha junto com os cyclone á alguns anos atras, infelizmente agora optaram por um controlador generico chines.
a bateria carrego duas vezes por dia, faço 70 a 102 km's por dia (foi o record num dia de semana) ,52v 15ah, raramente uso mais do que 11ah entre cargas
bateria depende se vais compar uma pronta a ligar ou contruir uma.


Autor do tópico
nunosilvarocha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta jul 20, 2016 1:17 pm

Re: Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por nunosilvarocha »

Qual a possibilidade de reciclar as células das baterias dos portáteis para usar nas e-bikes?
Claro está que todas as células devem ser testadas para excluir as más.
Se durante os testes conseguirmos resultados acima dos 2Ah por célula penso que seja plausível.

Que experiência têm quanto a esta ideia?


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por jordison »

aproveitar células usadas de portateis pode ser boa ideia se:
-forem muito baratas
-para uso ocasional
-puxar menos de 1c


Rurbano
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta mai 05, 2016 7:17 pm

Re: Projeto e-bike [nunosilvarocha]

Mensagem por Rurbano »

Olá Nuno,
O meu kit está quase pronto. Se estiveres em duvida e não te importares de esperar um pouco, podemos combinar um encontro e experimentas a minha bicicleta e logo vês se te agrada.
Moro em Lisboa.

Abraço

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”