Projecto novo e-bike (update)


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boa noite a todos,

Já fiz a minha apresentação, e queria também apresentar a minha bike eletrica,
pois já construí duas mas nenhuma ficou como eu queria (velocidade e autonomia muito reduzida), mas não encontro as fotografias que tirei na altura pois já desmontei as duas mas assim que encontrar vou postar.

Aproveito também para tirar algumas duvidas se possível, estou na Ilha do Faial e por cá existem muitas subidas e algumas delas com bastante inclinação talvez por isso os meus projectos não funcionaram como esperado.

O primeiro com um simples motor de 24v 250w, 2 baterias de 12v/7Ah de chumbo e correntes feitas há medida, a segunda com motor de 24v 350w com redução incluída em que apliquei um regulador de 48v o motor não aquecia pois foi feito ainda mais uma redução com free well e desmultiplicação mas a velocidade em subida só a bateria rondava entre 8 a 10 km/h e em estrada direita com as mudanças ia ate aos 18 km/h.

Agora estava a pensar melhorar baterias e estava apensar neste kit: http://www.ciclotekstore.com/b2c/produc ... m-h-lcd-/1
Mas como desconheço o controlo do motor se pode ser accionado sem pedalar penso que sim pois para dar 45km/h mas nunca tive a experiência com estes controladores nem com estes motores, pelo que vi são mais silenciosos e não tem engrenagens nem carretos no interior, são direct drive e manutenção mínima, o meu problema pelo que vi aqui no forum ser mesmo nas subidas, e também gosto por serem mais discretos.

Se possível alguém dar uma ajuda agradecia.

Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico projeto..l (Y)

Depois manda fotos!

Continuação.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Olá boa noite a todos,
Venho partilhar as fotos do meu projecto, pois finalmente encontrei as fotos da instalação/montagem, algo artesanal e feito com materiais disponíveis na altura e um pouco mal de aspecto. Isto foi em Agosto de 2013 e não conhecia grandes kits e o orçamento era baixo, o objectivo era utilizar um quadro (Quarter device) em alumínio e não soldar nada por isso deu nisto hehe.
Utilizai um motor de 24 volts/ 350 watt e apliquei um controlador mais tarde de 48 volts, o resultado não foi o melhor mas deixo aqui a minha experiência.

Nestas fotos as baterias são lipo mas era apenas em 24 volts e apenas dois pack de 3s 5000mha, depois passei para li-ion 18650 de portátil mas juntei varias baterias cerca de 60 usadas mas apenas me permitiram fazer cerca de 17 km e foram há vida, tive de pedalar ate casa, em termos de velocidade a subir sem pedalar entre 8 a 10km/h e em caminho direito 18 km/h. Estava ha espera de mais mas o conjunto todo não prestava desde motor de escovas fraco, controlador chinês, baterias usadas velhas e sistema mecânico com algumas falhas e algum atrito, mas como gosto de experiências e adoro invenções (projectos) acho que foi uma experiência muito boa. Pena o orçamento ser pequeno, foi o que se conseguiu com o mínimo de gastos.
Anexos
IMG_6226.JPG
IMG_6223.JPG
IMG_6222.JPG


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

mais algumas fotos...
Anexos
IMG_6224.JPG
IMG_6222.JPG
IMG_6221.JPG


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Actualmente este projecto já foi desmontado, e estou a pensar fazer um upgrade,

Como falei no inicio do topico estava interessado neste kit:
http://www.ciclotekstore.com/b2c/produc ... m-h-lcd-/1

Mas depois de pesquisar no forum ver alguns projectos e de fazer algumas pesquisas estou na duvida, estou indeciso entre motor hub e mid drive.
Queria algo bom para subidas com alguma inclinação pois cá na Ilha do Faial subidas não faltam e ao que parece os motores hub não são muito bons para subidas, no meu caso o motor hub seria direct drive, mesmo assim parece-me que os mid drive para subidas são melhores pois permite jogar com a relação dos carretos, mas por outro os de hub são mais silenciosos.

Agradeço opiniões e dicas de pessoal mais experiente.
Não queria estar a investir e depois não me servir, em termos de autonomia algo que faça cerca de 30 a 40 km com uma carga já era bom e se em subida for entre 30 a 40 km/h acho que chegava depois era apenas aumentar mha na bateria caso necessário.
Mas depois de muito ler e rever estou mesmo tipo (baralhado).

Aguardo ideias de alguém mais experiente.

Grande abraço a todos neste forum pela partilha, ajuda e gosto pelos veículos e equipamentos eléctricos e electrónicos.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por jmlflorencio »

Que brutalidade de projecto! Destes é que eu gosto, e gostava de saber/poder fazer algo deste género também.

Eu continuaria a optar pelo mid-drive, pois dizem que é o mais indicado para as sudidas, como referes e (creio que) bem.

De qualquer forma, e uma vez que tens facilidade e gosto pela fabricação de componentes, dá uma olhadela no Google às 'geo orbital wheels'... Fiquei boquiaberto!!


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas, muito obrigado,
Pois talvez vai ser melhor o mid-drive, se bem que gosto do direct drive por ser mais discreto e silencioso.
Pois já tinha visto essas geo orbital wheels achei muito interessante mas a velocidade e autonomia não me motivaram, interessantes esta a roda e o pneu anti-furo, parece me que só mesmo para estrada em terra não deve funcionar muito bem.

Obrigado pela partilha vou investigar mais e tentar decidir-me e depois partilho.


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boa noite,

Depois de alguma pesquisa na web e aqui no forum, vou optar por um sistema mid drive, encontrei este e parece-me bom mas se possível gostava de algumas opiniões do pessoal mais experiente nesta matéria:
O kit é este pelo site vem da Grécia como pertence há Europa não deve pagar nada na alfandega e o valor são: €249.37 mais transporte deve ficar por 350€ mais ou menos.
http://www.turbobikekit.com/fast-cyclon ... ttery-pack

turbobikekit-cyclone-1800watt-3000watt-36v-48v-60v-72v-motor (3)-950x750.jpg
turbobikekit-cyclone-1800watt-3000watt-36v-48v-60v-72v-electric-bike-kit-isis-bb (4)-950x750.jpg
Aguardo algumas opiniões se possível antes de mandar vir.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por jmlflorencio »

Os links devem ser metidos como link ;-)

http://www.turbobikekit.com/fast-cyclon ... ttery-pack


Bom preço, talvez fique até mais barato já com portes....


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas,
Obrigado pensava que só assim dava tenho de clicar na opção (URL)e colar o link?
Sim o kit parece interessante e o preço também, vou aguardar opiniões de pessoal com mais experiência neste tipo de mid drive.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por jordison »

esse kit não vem da grecia, eles mandam vir de taiwan directo para nossa casa.
eu andei quase 15000km num mid drive.
já existe alguma informação sobre esse kit e parecidos cá no forum.
para quem gosta de pedalar não aconselho, o motor roda depressa demais para conseguir acompanhar, talvez a 36v se consiga acompanhar pedalando um pouco rapido.
mas pelo forum são todos perguiçosos e ninguem quer saber dos pedais.

para usar os 3000w isso consome muita energia e bateria para isso não sai barato.


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por luisdacosta »

Olá,

Parabéns pelo trabalho.
O meu anterior hub, não encontrou subida nenhuma que não fizesse. Tinha era que ter as "calorias" necessárias.
O hub é muito mais fácil de montar e bem mais silencioso.
Luís


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas, jordison,

Muito obrigado pelo esclarecimento, pois assim tenho de contar também com o valor da alfandega.
Pois eu para não fugir à regra também sou preguiçoso, sou alentejano hehe (estou a brincar).
Realmente talvez não precise de puxar ao máximo os 3000w e como dizes e muito bem não vai ficar barato as baterias.
Eu queria para ir para o trabalho e voltar, no caminho só ida tenho 4 subidas logo a primeira são quase 3 km e bem inclinada mas vou tentar calcular a inclinação e fazer um gráfico do percurso para ver o que será melhor pois também não queria chegar ao trabalho a transpirar :)
Muito obrigado pelos esclarecimentos e ajuda.


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

luisdacosta Escreveu: quinta mar 23, 2017 12:33 am Olá,

Parabéns pelo trabalho.
O meu anterior hub, não encontrou subida nenhuma que não fizesse. Tinha era que ter as "calorias" necessárias.
O hub é muito mais fácil de montar e bem mais silencioso.
Luís
Olá,
Muito obrigado, pois o hub a grande vantagem é ser silencioso e fácil de montar, mas depois de ver vários tópicos fiquei com a ideia que para subidas não seria muito bom, mas com a informação que deste estou a ficar novamente na duvida entre mid drive ou hub. Os mid drive são mais barulhentos mas é possível jogar com a relação das mudanças o que acho eu ser uma vantagem, a montagem pode ser mais difícil mas penso não ter problema nessa parte.
Já agora qual a potencia do teu hub, baterias e se possível tipo as subidas fazia a que velocidade aproximada?

Obrigado.
Filipe


luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por luisdacosta »

Olá,

O meu anterior motor, da marca Crystalyte, utilizava 100 volts, no máximo 50 amperes, ou seja 5000 watts. Isto era potencia limitada, para não ter problemas de temperatura. A velocidade máxima, era de 72km/h.
Moro em Vila Nova de Gaia e nunca encontrei subida nenhuma que ele não subisse, nem pouco mais ou menos. Em subidas já bastante acentuadas, podia parar a meio e voltar a arrancar (só de acelerador) sem problema.
O motor actual, da marca Mxus, vai andar pelos mesmos níveis de voltagem e amperes. Apenas a velocidade máxima, será mais (bem mais) elevada.
Penso que um motor HUB, a puxar 1500/2000 watts, já sobe todo o tipo de subidas.
Na loja "crystalyte Europe", podes comprar um conjunto de motor e controlador a valores justos, dentro da U.E., ou seja, sem problemas de Alfandega.

Luís.
Anexos
Antigo motor Crystalyte
Antigo motor Crystalyte
20151018_174651.jpg (48.16 KiB) Visto 4332 vezes
Novo motor Mxus
Novo motor Mxus
DSC_0905.JPG (65.17 KiB) Visto 4332 vezes


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas,

Muito obrigado pelos esclarecimentos pois tinha em mente que o hub não tinha tanta força e teria de pedalar nas subidas, ainda bem que me esclareces-te.
Vou ver esses motores/controladores e analisar para depois decidir.

Obrigado, grande abraço.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por jordison »

as minhas encomendas pararam todas, nem a china post e ctt me safaram, é mesmo preciso sorte.

a desvantagem de ter um motor destes é que transforma a bike numa moto, tentar pedalar sem usar o motor por 1km parece que fiz uma maratona.


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas,
Pois por isso preferia mandar vir da Europa.

Pois isso também é mais um ponto a ter em consideração na escolha do sistema.
Mas se for bem dimensionado o sistema motor bateria para o percurso que se pretende de forma a nunca ter de pedalar hehe.

Obrigado


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas,
Não sei se aqui no forum já alguém experimentou estes kits:
http://www.ciclotekstore.com/b2c/produc ... in-bateria

Será que vale o dinheiro, esta a um preço bom e vem de Espanha mas a qualidade e fiabilidade não sei.
Se alguém já teve experiencial com estes kit's e poder informar agradecia.

Deixo algumas imagens do kit
motor_nitro.jpg
motor_nitro.jpg (37.94 KiB) Visto 4267 vezes
NITRO_LCD5_BOS.jpg
NITRO_LCD5_BOS.jpg (81.86 KiB) Visto 4267 vezes


Autor do tópico
fgsapo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo ago 09, 2009 10:05 am
Localização: Faial Açores

Re: Projecto novo e-bike (update)

Mensagem por fgsapo »

Boas,

Enquanto não me decido em relação ao kit/motor vou adiantando na bike, pois a pintura não estava grande coisa, foi toda desmontada ao osso, quadro lixado e nova pintura.

Agora é esperar que seque e depois rever tudo e montar. Ate me decidir em relação ao kit a aplicar.

Fotos do quadro da bike.
IMG_4397.JPG
IMG_4398.JPG

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”