Meia bicicleta


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Caros amigos.
Este é o meu primeiro poste, estou aqui a solicitar a vossa ajuda para o meu projecto.
Durante quinze anos a bicicleta foi o meu meio de transporte, depois fui trabalhar para 30 km de distancia e tive de optar pelo automóvel, mas mantive sempre a minha paixão pelas bicicletas.
Neste momento tenho três; uma cosmos, de corrida muito leve levanta-se com um dedo.
Uma de alumínio que encontrei sem rodas ao pé do caixote do lixo e recuperei.
Uma de dobrar ao meio, roda 20 de 1960, estava na sucata e também recuperei
Também tinha uma trotinete eléctrica, que desmontei para aplicar o motor numa das outras
Foi quando comecei a perceber que os meus joelhos já não gostavam destas coisas, então comecei a pensar em algo diferente; uma coisa com rodas que me levasse a todo o lado onde o carro não pode ir.
O que encontrei até agora são coisas muito caras e pesadas, que passam logo um atestado de aleijadinho, coitadinho. Não é isso que eu pretendo, porque gosto de ver um sorriso simpático na cara das pessoas.
Algumas horas passadas na net e acabei por encontrar algumas que até se aproximavam ao que eu pretendia, mas muito caras e barulhentas.

Então vamos aos requisitos:
Deve ter três rodas para ficar sempre de pé
Pequena, leve e dobrável. Para colocar na mala do carro.
O sistema pedaleiro e pesado e não dá jeito nenhum, deve ser substituído por motor eléctrico no cubo da roda
Deve poder andar muito devagar mas, quando necessário deve atingir uma velocidade de 20 a 30 quilómetros hora.
Autonomia de pelo menos 20 quilómetros
Não sei se é possível travagem regenerativa.

Por agora não me lembro de mais. Vou colocar umas maquetas para dar uma ideia

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Meia bicicleta

Mensagem por Emanuel Couto »

Compreendo perfeitamente.. :|

Sem dúvida um belo projeto, espero que a malta que perceba do assunto dê uma ajuda ;)

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Imagem
Imagem


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Olhando assim para a "geringonça" parece um bocado estranha,mesmo com uma roda mais pequena atrás
por isso achei melhor trocar as rodas, na frente roda 20" e atrás duas rodas de 8"
O que acham desta "geringonça" ? será que tem rodas para andar?
Imagem


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por Fidel »

Tu queres andar a 30km/h numca coisa desse genero? fdx...

A primeira coisa que me vem a cabeça é isto:
Imagem

Podes facilmente adaptar um motor e ate tem pedais caso a bateria acabe.


Tambem encontrei esta foto:
Imagem

Quanto a travagem regenerativa, facimente se aplica, é mais um spec do controlador, nada de especial.


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Olá, Fidel.
Já passei os olhos por algumas postagens tuas e acho que me podes ajudar bastante, principalmente no que diz respeito a motores. Até agora só vi algumas fotos, e parece que precisam de controladores e mais algumas coisas. Qual será o motor ideal para o meu brinquedo?
Voltando ao tópico
Já tive oportunidade de fazer umas descidas grandes em duas diferentes e gostei, são espectaculares e podem andar a mais de 60km/h. O meu irmão tem duas e um vizinho também tem duas inglesas. Para mim tem alguns problemas; são pesadas, não são fáceis de colocar na mala do carro e não podem ir a todo o lado, se eu quiser ir as compras ao supermercado não me deixam entrar.
Este meu modelo foi idealizado a partir das trikes, das bicicletas antigas e do trem de aterragem dos aviões. Ainda esta semana vou montar um protótipo e fazer alguns testes, isto se não aparecer algo mais jeitoso.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por Fidel »

Antes de teres a certeza do modelo do veículo nao vale a pena pensar no motor.

E alguma coisa com base nisto?
Imagem


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Meia bicicleta

Mensagem por jmlflorencio »

Acho que se estão a querer coisas incompatíveis...

É que fazer 30km/h implica um número de coisas. Entrar num supermercado (ou parecido) implica coisas diametralmente opostas.

Não será?


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

OK, fidel.
O sistema é o mesmo duas rodas atrás e uma na frente, só que essa é muito baixa, não precisa de se inclinar nas curvas
o meu projecto é mais alto, assim tem de se inclinar nas curvas, como as bicicletas, mas só quando vai com velocidade, isso já esta inventado é só aplicar.


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

jmlflorencio
não conheço os motores, por isso não sei se é incompatível. Vamos admitir que estou a fazer compras num sitio e quero ir para outro que está
a 800 metros não quero demorar uma hora para lá chegar. Por isso dava jeito ter um botão com duas Posições, para um lado muito lenta, para o outro rápida.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: RE: Re: Meia bicicleta

Mensagem por Fidel »

meiaroda Escreveu:OK, fidel.
O sistema é o mesmo duas rodas atrás e uma na frente, só que essa é muito baixa, não precisa de se inclinar nas curvas
o meu projecto é mais alto, assim tem de se inclinar nas curvas, como as bicicletas, mas só quando vai com velocidade, isso já esta inventado é só aplicar.
Sim sim, nao estava a dizer que era aquilo, só para teres uma ideia.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Meia bicicleta

Mensagem por jmlflorencio »

meiaroda Escreveu:jmlflorencio
não conheço os motores, por isso não sei se é incompatível. Vamos admitir que estou a fazer compras num sitio e quero ir para outro que está
a 800 metros não quero demorar uma hora para lá chegar. Por isso dava jeito ter um botão com duas Posições, para um lado muito lenta, para o outro rápida.
Não estou a falar de motores, mas de filosofias.

Uma coisa são 'cadeiras' de auxílio à locomoção, outra coisa são meios de transporte para curtas distâncias.

Nada que ande a 30 km/h pode, por exemplo, entrar num shopping. E ainda bem!


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Meus amigos, eu pedi ajuda, não pedi para me desmotivarem.
Por isso, resolvi investigar. Foi falar com um amigo gerente de uma superfície comercial, ele gostou muito da ideia, principalmente por ser um veículo muito pequeno. Não importa qual a velocidade que dá no exterior, nem tem nada a ver com isso, mas lá dentro não pode ultrapassar os 6 km/h. Claro que tem de se usar o bom senso e não criar problemas para os outros utentes.
Neste momento tenho permissão para entrar em três superfícies comerciais.
Também soube que se estão a fabricar cadeiras eléctricas com cinco velocidades, duas abaixo dos 6 km/h e três acima até aos 20km/h
Aquele veículo que o Fidel colocou deu-me uma ideia, cortar um quadro velho de bicicleta e com ele fazer uma coisa que já deu para toda a família se divertir, é o princípio da minha cadeira de rodas.
Imagem


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por Fidel »

Não se vê a imagem.
Pois, aquilo que postei era mesmo para te dar ideias.


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Não percebo porque não consegues ver a imagem, já vi em três computadores e aparece.
Encontrei esta muito perto da minha ideia, não gosto do banco e está muito traseiro. Também gosto mais do guiador, por baixo das pernas e mais prático para sentar e sair. Também tem as rodas muito pequenas.

Imagem


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

um camião de carga
https://youtu.be/K8gzarRJwmU


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: RE: Re: Meia bicicleta

Mensagem por Fidel »


meiaroda Escreveu:Não percebo porque não consegues ver a imagem, já vi em três computadores e aparece.
Encontrei esta muito perto da minha ideia, não gosto do banco e está muito traseiro. Também gosto mais do guiador, por baixo das pernas e mais prático para sentar e sair. Também tem as rodas muito pequenas.

Imagem
Também não consigo ver. Da imagem quebrada.
Tens de ver se não esta privado a partilha da imagem. É que se nesses 3 computadores tiveres logado no site onde estas a postar as fptoa é normal que consigas ver, só tu tens permissão para ver.


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Os PCs não eram meus simplesmente vim aqui e cliquei na imagem e abriu, o postimagem em principio era livre, mas já fiz o registo e criei uma galeria, espero que agora de para ver. depois ve se falta alguma.
o link do youtube dá para ver?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por Fidel »

Desculpa meiaroda, afinal dá, no tapatalk(telm) é que nao. Aqui no PC da perfeitamente.
A do video ta muito interessante, era so arranjar o frame que penso que ja vi disso.. motores sou capaz de saber onde ha para isso.


Autor do tópico
meiaroda
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 22, 2017 6:43 pm

Re: Meia bicicleta

Mensagem por meiaroda »

Não era difícil fazer aquela trike, mas não gosto das rodas, são muito pequenas. Alem disso estou inclinado para algo mais radical, tem mais graça.
Sabes se é possível aplicar um comutador para duas velocidades nos motores hub?
Eu pensei em duas baterias, em que uma seria de menor voltagem, mas não sei se dá. O que vi em vídeo tinha comutador electrónico de cinco posições.
Só agora reparei que me enganei na foto, aqui vai a correcção.

Imagem

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”