Ajuda em calculo para EV

Responder

Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Ajuda em calculo para EV

Mensagem por HSilva »

Ola a todos, tenho uma duvida e ja pesquisei na net....mas nao encontro, e so "agora" reparei que o forum tem uma zona para EV ou VE, pesquisei e nao encontrei, o que eue queria saber é se alguma "formula" para saber que motor preciso para o meu projecto, ex: se o motor de combustão tiver 200Nm que motor preciso? se usar a caixa de velocidades que motor preciso e se nao usar a caixa que motor preciso, existe algum calculo para isso?

Obrigado desde ja.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por jmlflorencio »

????

Mas de que estamos a falar? Uma conversão para VE? De um carro ou mota? Que carro ou mota? Com que propósito? Para que tipo de uso? Para gastar quanto?


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por HSilva »

Boas, sim de uma conversão, de uma carro, que estou a ponderar em converter e que estou a tentar ver quanto me pode custar algo assim. Mas posso estar a pensar mal......mas acho que primeiro tenho de saber que motor tenho de usar para entao depois saber que quantidade de baterias meter para 80~100Km, e restante equipamento.
Dai estar a perguntar se existe alguma maneira de saber que motor usar. Se o motor de combustão tiver 200Nm tenho de usar um motor eléctrico de 200Nm?

Obrigado.


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por HSilva »

Boas, o carro em questão é um Ford Sierra 2.3D, de 67cv 140Nm@2000rpm 49Kw. E pretendia converter este carro (depende do custo em causa) pretendia que ele tivesse uma autonomia max 80~100Km e uma se der 80~90Km/h era 5 estrelas, a minha pergunta a cima era com o intuito de poder haver uma maneira facil de saber que motor usar em X carro. Tenho outras duvidas ao qual ando a pesquisar.... se é bom usar a caixa de velocidades do carro ou se é melhor directo no diferencial, ....e muitas outras, mas para ja era saber que motor usar.

Obrigado.


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por HSilva »

boas, acham que um motor de 25~30Kw chega para o que pretendo? ou terá de ser perto daquilo que o carro tem (49Kw)? Aconselham DC ou AC?
.....a ideia inicial era converter um 2CV.....mas entretanto foi-me oferecido €€ por ele...e la foi. Sei que este ford é bem mais pesad, mas la ver ....

Obrigado

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por rocker_pt »

Hsilva, a conversão de um carro de CI para EV envolve muitas valencias, quer em termos de mecânica que em termos de eletricidade. Quem não trabalha diariamente com veiculos acho que terá muita dificuldade de levar a conversão a bom porto, Podendo até fazer alguns investimentos sem depois conseguir terminar a conversão.
No caso de a conversão for bem sucedida, terás certamente muitas dificuldades em legalizar no IMTT se pretenderes usar o carro na via pública.
Se estiveres bem por dentro dos veículos e quiseres avençar terás aqui boa ajuda no fórum. Mas pelas perguntas tão simples, parece-me que terás bastante dificuldade na conversão. Mesmo quem percebe muito tem bastante resistencia em se meter numa empreitada destas.
Boas opções, e bom trabalho
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por Jorge Rocha »

Concordo com o rocker_pt em tudo.
Respondendo às questões, um motor de 30KW será o suficiente sim para velocidades máximas de 90Km/h. Até porque um motor eléctrico pode por breves instantes desenvolver mais do dobro da potencia nominal.
Tenho consciência de ser um investimento de elevado custo.
Acho que se justificaria mais se o carro fosse de colecção e se pretendesse passar para carro do dia a dia. Para quem gosta de um determinado modelo, por o mesmo ser Clássico, mas não queira andar com combustíveis e cheiros da má combustão a trás, fará todo o sentido uma conversão (mas sempre mais cara dos que a compra de um já eléctrico de origem).
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
HSilva
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mar 01, 2014 1:12 am

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por HSilva »

Tenho de concordar, com pena minha mas tenho de concordar, porque gostava de deixar de ter o cheiro do combustível, as tais nuvens de fumo negro a trás, cheiro do óleo e pingos....., naquele carro ou em outro qualquer a gosto, e como tinha dito os tais 80Km de autonomia era muito bom, os ditos 80~90Km/h era no máximo 8km do percurso os restantes 9km era a 50km/h, isto no mínimo 2x e máximo. 4x ao dia ( 36km e 72km)
Inicialmente o projecto de converter um carro era para um Citroen 2CV, ou ate para um carocha, Pão de forma..., algo assim porque por vezes aparecem negócios em conta, digo isso porque enquanto se junta a info podia aparecer outro candidato.
Já a uns dias que andava na pesquisa para tentar perceber o que era necessário....porque o projecto era eu converter o 2CV e um amigo um dos Fiat's uno's que tem, pois ele é que me fez voltar a pensar nisto, porque disse que tinha visto na net alguém a converter um Fiat para VE e que estava legal ( penso que ele tenha visto o do membro aqui do forum) e que o custo era inferior a 5 mil euros e se custava isso para o Fiat para o 2CV era idêntico, mas depois de pesquisar aqui no forum encontrei esse dito Fiat VE mas esse ao que parece custou acima dos 8 mil euros, legal..., parece que esta mas ja foi a algum tempo, neste momento já nao é assim fácil legalizar um.
Agora o projecto deixou de ser para o 2CV e passou para esse Ford Sierra que mencionei, não é um Sierra 2.0i Cosworth é um 2.3D e nao tem o 4x4 de resto é igual em tudo, não é um clássico mas é bonito :P admito que para mim o 2CV tinha mais "pinta" mas este meu amigo que quer converter o Fiat tentou convencer outra pessoa para seremos mais a converter VE e tentar com isso que o material ficar mais em conta.
Ao que parece essa 3ª pessoa era um amante de clássicos e segundo me constou não acha muita piada isto dos VE's .....arranjou maneira de chegar a mim......e acabei por vender o 2CV hehehehe

Com isto ficou o dito Ford, estava disposto a ir ate 10 mil para converter pois tinha ideia que os VE de compra seriam muito mais caros.....e ainda são, mas como o suposto Fiat VE nao custou 5 mil euros converter este Ford Sierra.....ui ui.
Na questão de nao ter conhecimentos, sim posso nao ter muitos mas o rapaz do Fiat tem, o pai também, depois temos a nossa volta torneiros mecânicos e electricistas....uns amigos outros conhecidos e por ai fora....hehhehe aqui na zona a malta juntasse seja qual for o projecto ....o que interessa é mesmo o convívio...logo começa a aparecer um outro e mais outro, as minis e os canecos de vinho acabam também por aparecer, e volta e meia aparece o dito porco no espeto, .... claro que também interessa concluir o projecto.

Então se a lei não facilita este tipo de projectos e parece que para o pretendido ate ja se encontra usados pelos ~10 mil e livre de percas de tempo a legalizar........logo se arranja outro projecto para a malta se juntar hehehehe
Desculpem que ja vai extenso mas tinha de explicar para nao me interpretarem mal.
Obrigado.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por rocker_pt »

Boa!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por Jorge Rocha »

É muito bom esse tipo de entreajuda e também faço um pouco deste forum esse intercâmbio de opiniões e saberes, só não tem minis nem espetos! Que pena... (nem costumo beber minis e evito alimentos provenientes de animais de exploração, mas nada contra, pois não é por querer o melhor para o planeta e para a minha saúde que deixei de gostar dessas coisas... perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe!)

Continuando, tenho um quase Clássico em idade, mas pouco de Clássico no seu verdadeiro sentido. É um Avto ZAZ Tavria eléctrico.
Marca mesma que Lada, e modelo igual a um que saiu a combustão em 1983 o 1102. Qualquer ucraniano conhece por ser de fabrico deles.

Ando também à procura de um motor sem escovas de 10 a 20KW para trocar por o que traz de origem, escovado e já escaldado.
As baterias para mim não é qualquer problema, e até já tenho para lhe colocar. Carregador é o que não falta. Controlador, tenho que saber qual motor a aplicar para depois pensar nisso, posso até ter já em stock...

Legalizado já está desde 1994, que é um aspecto muito importante também.

Uma foto de como ele me chegou:
20150825_142729.jpg
Tudo por um mundo mais limpo!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por jmlflorencio »

Na minha opinião um projecto destes deve ser um espectáculo de levar a cabo, mas apenas por diversão.

Economicamente será sempre ruinoso :-/

Fazendo por diversão, creio que a maneira que dará melhores resultados será mesmo comprar um salvado de um LEAF ou de um clone e transferir o pacote completo para o veículo de destino...

De resto, cá estarei para assistir aos desenvolvimentos! ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ajuda em calculo para EV

Mensagem por serges »

Jorge Rocha Escreveu:É muito bom esse tipo de entreajuda e também faço um pouco deste forum esse intercâmbio de opiniões e saberes, só não tem minis nem espetos! Que pena... (nem costumo beber minis e evito alimentos provenientes de animais de exploração, mas nada contra, pois não é por querer o melhor para o planeta e para a minha saúde que deixei de gostar dessas coisas... perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe!)

Continuando, tenho um quase Clássico em idade, mas pouco de Clássico no seu verdadeiro sentido. É um Avto ZAZ Tavria eléctrico.
Marca mesma que Lada, e modelo igual a um que saiu a combustão em 1983 o 1102. Qualquer ucraniano conhece por ser de fabrico deles.

Ando também à procura de um motor sem escovas de 10 a 20KW para trocar por o que traz de origem, escovado e já escaldado.
As baterias para mim não é qualquer problema, e até já tenho para lhe colocar. Carregador é o que não falta. Controlador, tenho que saber qual motor a aplicar para depois pensar nisso, posso até ter já em stock...

Legalizado já está desde 1994, que é um aspecto muito importante também.

Uma foto de como ele me chegou:
20150825_142729.jpg
Ui conheci esse veículo aliás no tempo que tinha baterias de chumbo e era preciso comer um bife para virar aquela direcção...

Força nisso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”