celsomenaia Escreveu:serges, acho que é de aproveitar a carrinha que tens, até porque todo o material que lá colocares, pode ser reutilizado com facilidade.
o que quero dizer é converte essa carrinha, se algum dia resolveres mudar de carro podes usar tudo o resto para outro carro
o bom de um motor eléctrico, cabe em qualquer lado, em qualquer carro
cumprimentos
infelizmente já está no ferro velho com esta história do imposto de circulação mesmo parada pagava o meu primo não foi de modos...
mas é uma óptima ideia, pois aquele espaço todo atrás ajudava!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
viva bluesky, está tudo perdoado e quero deixar bem claro, que a vossa luta é a minha! mas acho que a minha intervenção, aqui, neste tópico foi mal interpretada, apenas quis mostrar que um carro desportivo também pode ser ecológico e amigo do ambiente!
peço ao moderador, se for possível, mover o tópico para o teu http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=6658 , pois enquadra-se-ia melhor e estaria de acordo com a minha linha de pensamento.
deixem-me continuar a mostrar-vos extraordinarias conversões, hoje um automovel muito especial que a minha familia tambem já teve ... um 2 cv ... feito em territorio nacional
este certamente não é o melhor para converter, mas acho que vai dar um carro eléctrico interessante, mas ainda vou ter que esperar mais uns meses a usar gpl, queria já usar baterias de litio, mas tou com dificuldades por causa do sistema electronico (bms), ainda não sei como vou "descalçar" esta bota.
as baterias claro que vao ser as thundersky lfp , possivelmente as de 260ah (ai tantos euros ! mas é por uma boa causa)
a ultima vez que vi o preço o custo apenas das baterias, sem portes, taxas impostos, etc. era o seguinte:
<10000 ah - $2 usd por ah,
10001 ah <-> 50000 ah - $1,8 usd por ah
50001 ah <-> 100000 ah - $1,5 usd por ah
no pior dos casos a compar a $2 usd por ah, as baterias de 200ah ficam em $400 cada uma ou as de 260ah em $520, para o controlador/motor que pretendo usar iriam ser 32 baterias (6400 ah ou 8320 ah) ou seja:
$12 800 para um banco de baterias ~100v, 200ah ~20 kwh ou
$16 640 para um banco de baterias ~100v, 260ah - 26 kwh,
o bms talvez fique por volta de $1500 ainda estou à procura, infelizmente não tenho conhecimentos para fazer eu o meu bms, é claro se por acaso mais alguém for maluco suficiente para comprar baterias tambem já podiam ser mais baratas.
bom era mesmo ir para as baterias de 300ah , tinha era de comprar 34 baterias (10200 ah) que já iria para o proximo escalão de precos, portanto 300ah ficava em $540 ou seja:
$18 360 para um banco de baterias ~100v, 300ah - 30 kwh, e sobrava-me 2 baterias
mas $18 000 já muito mais que $12 800, ai , ai as finanças.
mas como o preço do petróleo está vale a pena pedir empréstimo ao banco para esta aventura, pro ano vamos ver !!!
os preços ainda vou enviar um e-mail para a thunder-sky para ver se consigo confir os mesmos.
é claro se por acaso mais alguém for maluco suficiente para comprar baterias tambem já podiam ser mais baratas.
por aqui nao faltam malucos, incluindo eu. penso que aqui está algo interessante a ser discutivo para arranjar um grupo interessado em baterias e podermos fazer uma encomenda única #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
celso, se me permites um conselho... acho que pedir empréstimos para tecnologia de ponta é um mau negócio, especialmente para tecnologia que vai estar em franco desenvolvimento nos próximos anos. às tantas podes dar por ti na situação caricata em que compravas o mesmo ou melhor com o valor (ou ainda menos) que ainda deves ao banco... eu se calhar iria mais por uma via de comprar só o minimo indispensável e ir fazendo upgrades (quem sabe até vendendo material antigo a outros). ou pelo menos há que fazer bem as contas... e a duração das baterias? compensa um empréstimo? e se a duração das mesmas é menor ou semelhante ao tempo de duração do empréstimo?
se fosses comprar um ev comercial, sempre existe alguma espécie de contracto de "manutenção de baterias", agora sendo tu a fazer... cuidado com certas situações "ingratas" em que te podes apanhar no futuro...
sou maluco, mas não sou estúpido (acho eu ) o grande invertimento de um veiculo eléctrico é mesmo as baterias, mas o preço tem estado a descer bastante tanto pelo lado do preço em si, como o cambio favorável para o dolar. quem sabe se ainda não acabo ai a vender baterias de litio para as conversões do pessoal, ou até mesmo a converter carros para outros??
o problema está na legislação, se não já tinha avançado com isso, porque com os preços dos combustíveis assim , quase que vale a pena até construir um tractor eléctrico para os camionistas , e acho que os taxistas também iriam gostar muito dos carros eléctricos, só tou pra ver como é que o governo vai cobrar o imposto sobre combustíveis na electricidade com que abastecemos o carro? vai obrigar a ter um contador só pra isso com tarifa super especial, com mil impostos !!!!
apesar de tudo sou a favor do iva a 21% ou 20% na energia eléctrica.
tractortp Escreveu:e em relação às baterias de aeromodelismo, lipo ?
vi uma de 11v e 2.2a por 65 euros, claro que para um carro seriam precisas 200 baterias ( acho eu ), o que fica caro.
mas a minha pergunta é se não seria uma alternativa válida por serem mais leves e pequenas ?
abraços
sairia muito caro, além de esse pack que viste estar muito caro, uma lipo de 11.1 v de 2.2a consegue-se por pouco mais de 30 euros, mesmo assim para um carro com um peso de 800-900 kilos, contando já com as baterias, precisaria de +- 15 kwh para ter 100 km de autonomia, esse pack tem 11.1 * 2.2 = 24.2 wh, então 15.000 wh / 24.2 = 619 packs * 30 = 18.570 euros.
claro que se conseguiria um grande desconto, mas não aconselho a usar as lipos em veículos tripulados, isto porque são muito perigosas e explosivas. as melhores baterias neste momento para um carro será mesmo as thundersky.