Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

quando eu tinha acabado de escrever a minha mensagem, por volta das 4.30 da manha, o servidor entrou em manutençao e lixou-me o post. tinha escrito qualquer coisa como:

o sr joao nao fez uma abordagem pouco cientifica do problema, de onde deveria ter feitos modelos em escala pequena e executado mediçoes rigorosas em condiçoes laboratoriais controladas (ventilador de ar com uma velocidade constante) e tirado as respectivas conclusoes. a minha abordagens seria ...

1. numa primeira fase escolher o aerogerador ou grupo de aerogeradores adequados para este tipo de aproveitamento energetico. possivelmente redesenhar por completo vawt ou hawt para este caso especifico, com pivot de escolha de direcçao.

2. numa segunda fase estudar o comportamento dinamico entre os modelos em estudo com os aerogeradores instalados.

3. numa terceira fase a integraçao em harmonia do sistema propulsor electrico com o grupo da aerogeraçao e a mediçao da extensao de "autonomia" recuperada.

agora algumas consideraçoes ao que foi escrito anteriormente....
energia que eu consigo sacar do ar quando este se move a 5m/s por um ventilador com uma secção de 1m2 é precisamente igual à que eu saco se deslocar esse mesmo ventilador a essa mesma velocidade numa massa de ar com v=0
o movimento é relativo, quando eu refiro deslocaçao de ar ou vento, trata-se da velocidade relativa da massa de ar relativamente ao chassis do veiculo. mas penso que mas ninguem tinha duvidas neste ponto, execpto o icahro.
ao contrário do que a maioria pensa ou do que nos querem fazer crer a resistencia ao avanço não é causada pelo aumento da pressão à frente dum objecto em movimento mas sim na diminuição dessa pressão atrás!
falso. conta tanto a pressao como a depressão. a forma ideal é a da gota de agua. se um veiculo tiver uma traseira afunilada tem uma "traseira rapida", como dizem os ingleses. mas o ataque é essencial e tem de ter um perfil aerodinamico.
-se eu conseguir induzir uma corrente ar aproveitando diferenças de pressão pré-existentes, estarei a aumentar a resistencia ao avanço?
depende do perfil aerodinamico. nem sempre o comportamento é linear. vai obter uma curva para cada um dos perfis que considerar.
-se eu não aumentar a resistencia ao avanço, há aumento de consumo energia?
nao. neste caso nem sequer compreendo a duvida.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

ora bem...parece que já se pode conversar de novo!
com calma e "tranquilidade"...

pelo que me é dado a depreender o caro bluesky tem uma abordagem ao problema completamente diferente da minha! é que quando fala em "pivot de escolha de direcção" deixa-me completamente de pé atrás! o bluesky não nos quer fazer uma pequena memoria descritiva do que tem em mente?

eu fi-lo no meu post anterior, ou antes, expliquei onde me baseio para a minha proposta que será mais ou menos assim:

- movimento do ar a aproveitar será sempre relativo ao eixo longitudinal do veiculo! não haverá qualquer procura do vento real para mover o aerogerador! para mim é um factor desprezivel pela sua inconsistencia em direcção e intensidade!

- os aerogeradores a instalar serão 2 x vawt um de cada lado embutidos na carroçaria!

- a entrada de ar para os mover será numa zona de pressão neutra ou ligeiramente positiva para não haver lugar ao aumento do arrasto aerodinamico positivo, e a saída numa zona de pressão negativa de preferencia na zona limite da turbolencia, ou seja, onde o ar que flui pela superficie do veiculo de forma linear se desprende desta gerando os chamados vortexes! e com isto matamos dois coelhos com uma cajadada só....gera-se uma corrente de ar para movimentar a turbina e consegue-se diminuir a depressão existente na parte de trás do veiculo!

não não blue, o que eu disse relativamente ao avanço não é falso! pense nas bolas de golfe e no porquê de serem como são!


Grizonic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 23, 2009 12:33 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Grizonic »

desculpem lá estar a desenterrar o tópico, mas vi uma notícia deste senhor há uns dias no expresso. sendo que o expresso é supostamente um jornal de rigor, gostava de esclarecer algumas dúvidas que tenho em relação ao projecto.

pesquisei no google e vim cá parar! entretanto li todo o tópico e parece-me que a conclusão é a de que a energia eléctrica produzida pelas tais turbinas é proveniente do vento que está na altura e não pelo movimento do carro.

assim sendo, para quê colocá-las no carro e não em cima de um prédio? o efeito, pelo que percebi, é o mesmo. exceptuando o pormenor de que assim não estaríamos (obviamente) a carregar as baterias do carro. mas também não estaríamos a prejudicar o seu movimento.

conclusão da minha dúvida: estamos a colocar as turbinas no carro para que este possa ser carregado e não por de facto haver alguma vantagem por causa do movimento do carro, certo?


RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 99
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por RedRod »

correcto se levasse a turbina na mala do carro e a metesse no tejadilho quando estaciona tinha mais aproveitamento do que estando onde está.


Grizonic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 23, 2009 12:33 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Grizonic »

redrod Escreveu:correcto se levasse a turbina na mala do carro e a metesse no tejadilho quando estaciona tinha mais aproveitamento do que estando onde está.
também me parece ser tão simples quanto isso... para um leigo na matéria, é normal ser difícil compreender esse facto. agora para pessoas que parecem ser instruídas, não vejo mesmo onde possa estar a dúvida. ainda tive umas discussões valentes na faculdade, mas por fim lá consegui convencer toda a gente que o lavoisier tinha razão. obrigado pelo esclarecimento!

Avatar do Utilizador

Duxk
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 115
Registado: sexta nov 21, 2008 5:51 pm
Localização: Alentejo

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Duxk »

...estes amigos paremcem bem felizes...

http://www.youtube.com/watch?v=bkcn8zkvkkc
Duxk___«d(-.-)b»

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

também me parece ser tão simples quanto isso... para um leigo na matéria, é normal ser difícil compreender esse facto. agora para pessoas que parecem ser instruídas, não vejo mesmo onde possa estar a dúvida. ainda tive umas discussões valentes na faculdade, mas por fim lá consegui convencer toda a gente que o lavoisier tinha razão. obrigado pelo esclarecimento!
ser instruido passa por diversos niveis, cada um escolhe em qual quer ficar.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Grizonic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 23, 2009 12:33 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Grizonic »

bluesky Escreveu:ser instruido passa por diversos niveis, cada um escolhe em qual quer ficar.
concordo. isso significa que, na tua opinião, a turbina terá vantagem ao estar presa ao carro em vez de estar em qualquer outro lugar estacionário?

caso sim, gostaria que tentasses explicar-me qual o teu fundamento... é que muito sinceramente, não estou a ver onde possa estar a falhar na linha de pensamento.

obrigado!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

concordo. isso significa que, na tua opinião, (...)
diz que concorda, mas logo a seguir depreendo que nao compreendeu o que o contradiz, agora diga-me que vantagem tenho em continuar a discussão? mas como estou aqui para esclareçer e esclareçer-me vou responder-lhe pois respeito as regras deste forum. em primeiro lugar tanto a sua opinião como a minha opinião sao irrelevantes, a natureza é que dita as regras. o que aprendeu na faculdade é igualmente irrelevante quando na prática outros resultados sao obtidos - a natureza impera por muito que nos confunda ou surpreenda.
(...) a turbina terá vantagem ao estar presa ao carro em vez de estar em qualquer outro lugar estacionário?
na minha modesta opiniao a resposta à sua pergunta é não (a nao ser a vantagem indirecta de poder recarregar as baterias a bordo de um veiculo no caso móvel), pois tecnicamente deveria ser indiferente colocar um aerogerador sobre uma plataforma móvel ou estática, desde que tivessemos os aerogeradores ideiais para cada um dos casos, fazendo uma média da captaçao ao longo de um determinado periodo de tempo.

obviamente o caso móvel aumenta o desafio na implementação prática, muito mais exigente no desenho das turbinas e geradores, razão pela qual o desenho de um aerogerador (ou turbina) eólico não deverá ser semelhante com os aerogeradores estáticos tradicionais.

penso que a opiniao imediatista e generalizada é que o caso móvel acarreta consigo maiores perdas em ressonancia/vibraçoes mecanicas, calor no gerador (maiores velocidades do vento), atrito/arrasto aerodinamico e fadiga do material. a questão está em quem vai desistir e quem vai aceitar o desafio e vençer, pois penso existirem igualmente oportunidades e bastante interesse nas ditas plataformas móveis ... basta supor que, mesmo que nao sendo tão eficientes como os aerogeradores estáticos, possamos ter um modelo otimizado que apresente, em si, uma eficácia suficiente para satisfazer a aplicaçao em causa.

acrescente-se que veem ai mais umas "surpresas" que tendem a viabilizar mais esta heresia!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Grizonic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jan 23, 2009 12:33 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Grizonic »

julguei que estava em desacordo, pelo que li no resto do tópico. mas devo ter-me confundido com tanta discussão que por aqui houve.

como me diz que não vê vantagem directa na colocação de turbinas no automóvel, não entendo porque mantém esse 'desejo'. a única razão que vejo é a de que conseguindo colocar uma turbina a funcionar num automóvel, estará a ultrapassar algumas barreiras, já que esse será um processo bastante difícil. no entanto, se não trará vantagens, não entendo o porquê. mas tudo bem!

mais uma vez, obrigado pela disponibilidade. têm aqui um excelente fórum que desconhecia e que passarei a frequentar, assim que terminar os exames

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

como me diz que não vê vantagem directa na colocação de turbinas no automóvel, não entendo porque mantém esse 'desejo'.


porque existem um conjunto de novas tecnologias apropriadas às plataformas moveis, tanto em novos e revolucionarios geradores/motores electricos como novas turbinas, com especial realçe para as delicadas questoes da turbulencia, que podem mesmo ultrapassar a eficiencia dos aerogeradores tradicionais.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 99
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por RedRod »

voltamos á velha questão que é um gerador em movimento gera mais energia que parado mas a energia que gera a mais ao mover-se é menos que a necessária par o mover e isto faz com que te-lo na mala e liga-lo enquanto está estacionado é melhor que te-lo sempre montado e isto venha quem vier não vale a pena discutir porque se não metes o motor ligado directamente ao gerador e ficas com um moto continuo o que é impossível.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

mas quem falou aqui em moto-continuos? isso é um mito que nada tem em comum com maquinas auto-suficientes, que é um assunto totalmente diferente. compreendo que possa fazer confusão a muita gente, mas o esclareçimento virá com o tempo. de resto nada é impossivel desde que haja acesso a uma determinada inovaçao. e essa tecnologia está já por ai...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

de facto é mais grave que um moto-continuo!!!

além de auto-suficiente na pretensão de geração de energia pelo esforço que o carro criará ainda sobra alguma para o movimentar, alimentando perdas energéticas várias.

(leia-se o que está publicado que é o que tem menor interferência de "intermediários" que sempre deturpam a verdadeira intenção do projectista: essa mesmo: andar com a energia que ele (o carro) tem de gerar!!! e não outra que por aí se apregoa, e que nem faz sentido, de facto. )

mas para quando o fim de teorias e a apresentação pública de um carro real, ou maquete funcional???
há tanto tempo que existem os vários protótipos e nada!!!!

sonhar é uma constante da vida. porém temos de refrear a ingenuidade...
quantos já tentaram contrariar estas leis da física ( que são extremamente lógicas para todos entenderem )?
quantos tentaram ( são incontáveis, e muitos deles eruditos ) e conseguiram o "feito"? estamos a precisar mesmo de milagres nesta altura!!!

no youtube há muita coisa interessante sobre a aparente criação de energia de borla: motores magnéticos, moto-contínuos (ou auto-suficientes...) e por aí...
nenhum deles sériamente consegue bastar-se a ele mesmo, quanto mais produzir uns trocos para utilização noutra coisa!!!

será interessante dar credibilidade a este site potuguês, meus amigos!!!


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

pelos vistos parece que renasceu .... o tópico

assim um pouco marginal à questão vocês sabem qual é o maior veiculo com deslocamento electrico na actualidade?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:de facto é mais grave que um moto-continuo!!!

além de auto-suficiente na pretensão de geração de energia pelo esforço que o carro criará ainda sobra alguma para o movimentar, alimentando perdas energéticas várias.

(leia-se o que está publicado que é o que tem menor interferência de "intermediários" que sempre deturpam a verdadeira intenção do projectista: essa mesmo: andar com a energia que ele (o carro) tem de gerar!!! e não outra que por aí se apregoa, e que nem faz sentido, de facto. )


mas para quando o fim de teorias e a apresentação pública de um carro real, ou maquete funcional???
há tanto tempo que existem os vários protótipos e nada!!!!

sonhar é uma constante da vida. porém temos de refrear a ingenuidade...
quantos já tentaram contrariar estas leis da física ( que são extremamente lógicas para todos entenderem )?
quantos tentaram ( são incontáveis, e muitos deles eruditos ) e conseguiram o "feito"? estamos a precisar mesmo de milagres nesta altura!!!

no youtube há muita coisa interessante sobre a aparente criação de energia de borla: motores magnéticos, moto-contínuos (ou auto-suficientes...) e por aí...
nenhum deles sériamente consegue bastar-se a ele mesmo, quanto mais produzir uns trocos para utilização noutra coisa!!!

será interessante dar credibilidade a este site potuguês, meus amigos!!!

sim tal como disse neste tópico num post mais atrás, o projectista é meu conhecido e das várias vezes que falei com ele sobre o assunto, nunca me disse que o carro ia gerar a sua própria energia, ele falou sempre em aproveitamento quando ele vai a descer e até mesmo em reduções de velocidade, o raio dos jornalista é que distorcem as noticias para venderem mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

...aproveitamento quando ele vai a descer e até mesmo em reduções de velocidade...
situação a:
vamos pensar então num circuito ideal que é o mais fácil em termos de gasto de energia:
uma estrada sem obstáculos e onde não haja necessidade de "travagens" ou "reduções de velocidade".
o que (e como) se obterá energia para se auto sustentar enegéticamente considerando todas as resistências e perdas envolvidas?

situação b:
vamos pensar então num circuito com descidas onde lógicamente se pode gerar energia, mas normalmente se um carro desce, é suposto que irá ter de subir. então:

quando se encontrar uma pendente de subida com as mesmas características da descida, como (e onde) se conseguirá a energia necessária à subida considerando também todas as resistências e perdas envolvidas?

afinal, alguém sabe claramente expor a idéia do sr? (en termos de ganhos e débitos energéticos)

para mim a lei da conservação de energia continua imbatível!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por jmal »

sun_rise_pt Escreveu:
...aproveitamento quando ele vai a descer e até mesmo em reduções de velocidade...
situação a:
vamos pensar então num circuito ideal que é o mais fácil em termos de gasto de energia:
uma estrada sem obstáculos e onde não haja necessidade de "travagens" ou "reduções de velocidade".
o que (e como) se obterá energia para se auto sustentar enegéticamente considerando todas as resistências e perdas envolvidas?

situação b:
vamos pensar então num circuito com descidas onde lógicamente se pode gerar energia, mas normalmente se um carro desce, é suposto que irá ter de subir. então:

quando se encontrar uma pendente de subida com as mesmas características da descida, como (e onde) se conseguirá a energia necessária à subida considerando também todas as resistências e perdas envolvidas?

afinal, alguém sabe claramente expor a idéia do sr? (en termos de ganhos e débitos energéticos)

para mim a lei da conservação de energia continua imbatível!

claro que sim, a meu ver aquilo só vai fazer o carro consumir mais, nem estão a ver o peso daquela coisa toda, eu quando vi o carro ao vivo de depois estive a medir aquele ferro todo de volta do carro, além de que nunca ninguém ia aprovar este projecto, isto porque a parte da frente do carro parece que tem 2 motores a jacto, ou seja, quem se meter à frente do carro e tiver o azar de entrar para dentro de uma das turbinas pode ser desfeito pelas turbinas e virar hamburger , mas como tudo na vida,"cada cabeça sua sentença".
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

essa mesmo: andar com a energia que ele (o carro) tem de gerar!!! e não outra que por aí se apregoa, e que nem faz sentido, de facto.
caro sun_rise_pt, pára de balbuciar e lê o que te escrevo. já conheçes muito bem pelo menos um veiculo auto-suficiente, os carros e barcos solares (paineis fotovoltaicos). como compreendes, o veiculo e o ambiente constituem um sistema aberto e não fechado, o consumo (perdas, atritos, etc) do veiculo é buscado a esse mesmo ambiente, nada de novo aqui!

o mesmo para um veiculo eolico. ou seja, se o sol permanecesse na mesma posiçao do céu ou o vento soprasse constantemente todo o tempo, os veiculos auto-suficientes seriam quase um moto-continuo... mas ... nem o sol nem o vento sao eternos... logo os engenho moto-continuos são um mito, nao os veiculos auto-suficientes.

agora imagina uma fonte inesgotavel de energia (que ainda por cima conhecesses muito bem mas continuas a ignorar), que brilha fixamente no céu a toda a hora, imóvel...
...ou se preferires imagina uma fonte inesgotavel que sopra constantemente a toda a hora e em todo o lado... e que nao é o sol nem o vento!
assim um pouco marginal à questão vocês sabem qual é o maior veiculo com deslocamento electrico na actualidade?
nao é esse... o verdadeiro nem tu imaginas...
nunca me disse que o carro ia gerar a sua própria energia
jmal, ele nao disse que seria auto-suficiente, pois iria produzir somente parte da sua propria energia. mas sejamos ambiciosos, nao ingénuos mas engenhosos, eu nao disse que podemos produzir um carro auto-suficiente com as maquinas que temos disponiveis nas estantes do mercado, temos que introduzir algumas alteraçoes e produzir peças especializadas...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

comentário prévio:

bluesky, não é meu propósito entrar em discussões fúteis. apenas quero passar as verdadeiras experiências que tenho, e honestamente evitar que outros caiam em erros que eu mesmo já caí. e da mesma forma honesta chamar a atenção para coisas que até ver são incontornáveis.

balbuciar é coisa que jamais se consegue escrevendo... anguém que balbucia algo será alguém falando "atrapalhado" pela insegurança. acredito não seja este o meu caso: pelo contrário afirmo coisas que são da física corrente, seguras e jamais adiro ao blá-blá-blá da ignorância. quando desconheco algum assunto recuso-me a falar dele. caso me interesse, procuro entrosar-me na questão. se não, reconhecer a dita ignorância, referir o desinteresse, ou ficar calado é melhor posição a tomar. e esta a minha forma de ser desde há várias décadas!

quanto ao termo auto-suficiente (que parece estar a ser defendido) ele é em rigor um atributo que não existe (que se saiba) em todo o universo. portanto falar em auto-suficiência é um erro crasso!!!


eu imagino que já se está a preparar para contradizer!... mas será ótimo dar mais precisão ao vocabulário.

qualquer dicionário lhe dirá algo aproximado a isto:

auto-suficiente:
que se basta a si próprio;
que produz o suficiente para o consumo.


êpa!!! carros e barcos com paineis solares não são auto-suficientes no rigor da palavra, mas sim simples conversores de energia da mesma forma como os carros a gasolina, por exemplo... a energia que movimenta estes veículos apontados erradamente como auto-suficientes, é proveniente do sol, não é criada pelos mesmos... tal como a dos carros comuns vem convertida da energia dos combustíveis fósseis...

voltando ao âmago da questâo: a energia...
imagino que que estando o termo "auto-suficiente" errado que se pretenda dizer que o carro teria possibilidade de converter energia eólica em mecânica ( ainda que "desprezemos" perdas nos interediários eléctricos), só que "captar" essa energia tem "custos" vários, incluindo "perdas" que de facto não o são. apenas energias que não interessam para o fim em vista.
como é de conhecimento geral ( para quem está minimamente dentro do assunto ) é impossível converter algum tipo de energia apenas numa outra. sempre aparecem as "energias indesejadas" e que não se destinam ao que se pretende. a soma de todas estas é exatamente igual à energia primária.
se não for entnedível, já não sei reduzir mais o assunto. presumo que eta bem claro...
não são "teimosices minhas" nem sou eu quem inventei. apenas leis universalmente aceites e de lógica tão evidente que só quem não consegue (ou não quer!) deixará de assimilar.

já agora: em termos energéticos (continuando a acreditar na língua portuguesa...) quando o moto-contínuo nascer, então a máquina auto-suficiente nascerá paralelamente, pois esta é exactamente a característica única que aquele precisa para viver.

já agora, também: não tenho o prazer de conhecer o sr. joão, mas ainda assim é uma pessoa que admiro por gostar de criar. tenho pena que o seu sonho não funcione da forma que foi amplamente divulgada.
por isso é sempre bom ter ama boa informação antes de pegar em algo, e mais ainda: não deixar que apregoem feitos antes de eles realmente existirem.
a energia que o sr. joão gastar para tentar produzir energia mecânica vai ser insuficiente para movimentar o carro.
pensará que esta energia se cria sem esforço???
se acreditar ponha os seus conceitos a funcionar e vamos ver o resultado
ficaria muito feliz (eu) se viesse a ver estes conceitos (em que creio) completamente destruidos!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”